[TÓPICO DEDICADO] Configuração de Roteadores/Repetidores: Dicas, Dúvidas e Configurações

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos tecpix
  • Data de Início Data de Início
QoS exige processamento.. dependendo da velocidade de internet, o QoS vai carregar seu processador.
Agora, vc precisa de QoS ativado?

Sobre o alcance, faça um teste com canais altos, acima do 149.
Obrigado por responder.

Sobre o QoS eu ativei por poder priorizar dispositivos específicos e como particularmente faço videoconferências, vejo stream e jogo online então achei que poderia ser benéfico, porém já desativei pelo tether e notei melhoria. Vou testar essa alteração do canal como você sugeriu (atualmente creio que esteja no automático em ambas as redes), talvez seja isso mesmo.

Boa noite pessoal, é possível configurar o roteador para distribuir IP 192.168.50.0/24 e 192.168.60.0/24? Gostaria de estar separando os equipamentos de testes com os de produção. Sabem me dizer se tem como? E um dica de como eu consigo fazer isso? Obrigado.

Boa noite pessoal, é possível configurar o roteador para distribuir IP 192.168.50.0/24 e 192.168.60.0/24? Gostaria de estar separando os equipamentos de testes com os de produção. Sabem me dizer se tem como? E um dica de como eu consigo fazer isso? Obrigado.
Não sei precisar como você poderia fazer isso, mas imagino que seja usando VLANs ou interfaces separadas para cada rede.
Muito provavelmente os roteadores comuns de prateleira não são capazes de fazer essas redes.. Talvez vc tenha que partir para um Mikrotik ou algum roteador capaz de rodar OpenWRT

Uma forma é usando VLANs. Tem que ver se o teu roteador suporta isso.

Não sei precisar como você poderia fazer isso, mas imagino que seja usando VLANs ou interfaces separadas para cada rede.
Muito provavelmente os roteadores comuns de prateleira não são capazes de fazer essas redes.. Talvez vc tenha que partir para um Mikrotik ou algum roteador capaz de rodar OpenWRT
Entendi, eu tenho um mikrotik. Verifiquei que nele tem Vlan, agora vou dar uma pesquisada como faço isso. Valeu
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uma forma é usando VLANs. Tem que ver se o teu roteador suporta isso.
Valeu pela dica, tem sim. Vou pesquisar como faz. Obrigado.

Pessoal alguém me ajuda com um problema?

acabei de configurar meu archer c6 com openwrt e fiz a config p/ usar ele como dumb AP, a internet está funcionando corretamente e eu consigo acessar ele pelo ip fornecido pela ONT.

porém eu não consigo acessar a ONT da boi pelo ip 192.168.254 quando cabeado na lan, nem pelo celular utilizando a rede wifi. só consigo acessar a ONT utilizando meu notebook (n faço a menor ideia porque).

como resolvo isso?

Pessoal alguém me ajuda com um problema?

acabei de configurar meu archer c6 com openwrt e fiz a config p/ usar ele como dumb AP, a internet está funcionando corretamente e eu consigo acessar ele pelo ip fornecido pela ONT.

porém eu não consigo acessar a ONT da boi pelo ip 192.168.254 quando cabeado na lan, nem pelo celular utilizando a rede wifi. só consigo acessar a ONT utilizando meu notebook (n faço a menor ideia porque).

como resolvo isso?
O C6 não tem função de funcionar como AP sem precisr usar o OpenWRT?
Seu notebook acessa a HGU por cabo ou wifi? Qual é o IP e gateway que seu notebook usa? é o mesmo do celular?

Galera, contratei uma internet fibra 200mb (me mudei para um bairro novo e essa é a única que passa aqui)
Comprei um roteador Huawei Ws7000 Ax2s Wifi 6 e para minha surpresa quando fui trocar o mesmo, me informaram que não era possível fazer a troca, pois o roteador que o provedor me forneceu já estava configurado e nem podiam me informar o login e senha para acessar as configurações.
Fui instruída a colocar esse novo roteador depois do roteador da internet. Como IP Dinâmico.
Alguém pode me ajudar a configurar, já tentei tudo que vi pelo YouTube e não consigo 😓😓😓😓
O Provedor até tem um pouco de razão, pois os ajustes necessários para efetuar a autenticação em sua rede muitas vezes necessita de um firmware customizado, com ajustes que roteadores de prateleira não possuem.
De qualquer forma, essa forma de adicionar outro roteador é a mais comum, mas faz com que vc crie outra rede dentro da rede da operadora.
Teoricamente basta ligar a WAN do seu Huawei na LAN do roteador do provedor e ele deveria funcionar sem nenhum tipo de configuração.
Qual é o problema que você está enfrentando? Quais foram os ajustes que vc tentou e qual foi o erro que deu?

Última edição:
Alguém que manje de OpenWRT, como eu configuro o SQM em um access point? só consegui fazer funcionar no wifi, mas o meu PC ligado pelo cabo nao pega o SQM

Pessoal, qual a velocidade maxima da rede wifi6? Tenho internet de 2gb de download e 1gb de upload, a ont da operadora tem porta 2.5g e esta ligada a um roteador xiaomi 7000(todas as 4 portas sao 2.5g). Pelo cabo de rede consigo a velocidade maxima, pq a placa de rede do pc é 2.5g. Porem, no note consigo menos da metade. Esse note tem placa de rede intel ax210, em 160mhz, 5ghz ao lado do roteador, consigo no maximo uns 980/990mb em download e no upload passa um pouquinho de 1gb. Esta dentro da normalidade?

Pessoal, qual a velocidade maxima da rede wifi6? Tenho internet de 2gb de download e 1gb de upload, a ont da operadora tem porta 2.5g e esta ligada a um roteador xiaomi 7000(todas as 4 portas sao 2.5g). Pelo cabo de rede consigo a velocidade maxima, pq a placa de rede do pc é 2.5g. Porem, no note consigo menos da metade. Esse note tem placa de rede intel ax210, em 160mhz, 5ghz ao lado do roteador, consigo no maximo uns 980/990mb em download e no upload passa um pouquinho de 1gb. Esta dentro da normalidade?
Qual a velocidade negociada pelo Windows no Wifi?
2500

Os 8 canais dos 160MHz de largura estão livres ou há outros Wifis próximos nesses canais?
Desculpe a demora... estão sim. Fiz varios testes no speedtest e o maximo que chega é pouco menos de 1100Mbps tanto em download quanto em upload. Ja quando esta no cabo, a conexão da em torno de 2100Mbps de download e 1100Mbps de upload. Será que porque essas plaquinhas de wifi sao mimo 2x2 e ai conectam em 2402Mbps? Sei que resse Roteador Xiaomi 7000 tem mimo 4x4 e velocidade teórica de 5764.8Mbps em 5ghz

Desculpe a demora... estão sim. Fiz varios testes no speedtest e o maximo que chega é pouco menos de 1100Mbps tanto em download quanto em upload. Ja quando esta no cabo, a conexão da em torno de 2100Mbps de download e 1100Mbps de upload. Será que porque essas plaquinhas de wifi sao mimo 2x2 e ai conectam em 2402Mbps? Sei que resse Roteador Xiaomi 7000 tem mimo 4x4 e velocidade teórica de 5764.8Mbps em 5ghz
Na teoria, cada canal de 20MHz consegue transportar 150mbps de banda em Wifi6.
Duplique as streams (2x2) e ele atingiria 300mbps.
Usando 40mMHz de largura (dois canais) chega a 600mbps.
80MHz com 4 canais, 1200mbps.
160MHz usando 8 canais bate o máximo de 2400mbps com duas streams. Com 4, dobra para 4800mbps.
A velocidade informada deve ser a somatória de outras velocidades em 5G que não são Wifi (NFC, IoT, etc).

MInha conexão aqui é de 1200mbps teóricos (2x2 a 80MHz), mas na prática não passa de 800mbps.
Para 160Mhz eu imaginaria uma velocidade real de ~1500mbps..

O Wifi Analyzer está realmente mostrando que não há nenhum outro WIfi nos 8 canais usados para os 160MHz?

Bom dia!
Não tenho certeza se aqui seria o tópico correto para pedir uma ajuda.
Minha situação é a seguinte:
Eu precisaria configurar o acesso à internet aqui em casa em três redes separadas - tanto para o wifi quanto para a cabeada. Atualmente uso o roteador da vivo (wifi desligado) conectado em dois roteadores para gerar essas duas redes (um twibi giga - que é ligado em outro twibi giga) e um xiaomi mi 4. Está longe do ideal - acabo não conseguindo separar/isolar as redes como gostaria - fora que volta e meia o roteador da vivo fica maluco e tenho que reiniciar.
Enfim - vocês tem alguma sugestão? Cheguei a ler sobre a ubiquiti, por exemplo, mas o custo de instalação seria bem elevado.

Bom dia!
Não tenho certeza se aqui seria o tópico correto para pedir uma ajuda.
Minha situação é a seguinte:
Eu precisaria configurar o acesso à internet aqui em casa em três redes separadas - tanto para o wifi quanto para a cabeada. Atualmente uso o roteador da vivo (wifi desligado) conectado em dois roteadores para gerar essas duas redes (um twibi giga - que é ligado em outro twibi giga) e um xiaomi mi 4. Está longe do ideal - acabo não conseguindo separar/isolar as redes como gostaria - fora que volta e meia o roteador da vivo fica maluco e tenho que reiniciar.
Enfim - vocês tem alguma sugestão? Cheguei a ler sobre a ubiquiti, por exemplo, mas o custo de instalação seria bem elevado.
Cada rede está num range de IP distinto? Tipo Vivo 192.168.15.x, Twibi 192.168.0.x e Mi4 192.168.1.x?

Pessoal, voces que tem roteador com o recurso smart wifi, costumam usar ? Quais os prós e os contras ? Peço desculpas caso tenha sido discutido ja esse assunto aqui.

Pessoal, voces que tem roteador com o recurso smart wifi, costumam usar ? Quais os prós e os contras ? Peço desculpas caso tenha sido discutido ja esse assunto aqui.
Não to por dentro desse recurso.. O que ele faz?

Não to por dentro desse recurso.. O que ele faz?
No meu AX23 basicamente fica TUDO no auto, canais, largura, modo de operação, as duas redes com o mesmo nome...Quem é 2.4 fica na 2.4 , quem é 5 vai pra 5 e se um celular que tá na 5ghz ir mto longe troca pra 2.4 e nem percebe.... Percebi testando aqui que consegui economizar um pouquinho, mas consegui, de bateria do celular configurando manualmente ao inves de tudo no auto...Pq no smart wifi as vezes te joga num canal fora do 1, 6 e 11 na 2.4 por exemplo.

Boa tarde, Estou com um certo problema na hora de configurar meu novo Roteador Xiaomi BE7000. No momento em que reseto o modem e inicio a configuração acessando ele diretamente pelo cabo de rede pelo ip (192.168.31.1), ele automaticamente vai para a configuração pelo modo DHCP (modem de internet está ligado na porta LAN 1 do roteador). Porém no momento em que informo os dados credenciais para o wifi, ele da erro de acesso. Não finaliza o processo da forma que deveria ocorrer. Mais alguem com o mesmo problema?
Não entendi: A internet do Modem da sua operadora sai de que porta?
No Xiaomi, ele entra por qual porta?
Para acessar as configurações pelo IP, vc está fazendo pelo PC cabeado ou por Wifi?

Bom dia ! Tenho um ax3000 Chinese e quando conecto o wifi dele o maximo que bate e 50 80 mega, tenho 300 de vivo fibra, ja testei o mesmo cabo no computador e transfere 300 megas.

A conexao foi feita do meu ONT da vivo para a porta WAN dele, os 2 modens estao pertissimos um do outro , quando conecto pela vivo bate 300 mega, quando conecto pelo XIOMI 50, 80 mega.

Alguem sabe se tem alguma opcao para melhorar a velocidade ?

Estou com firmware 1.0.48 , desde que veio.

Bom dia ! Tenho um ax3000 Chinese e quando conecto o wifi dele o maximo que bate e 50 80 mega, tenho 300 de vivo fibra, ja testei o mesmo cabo no computador e transfere 300 megas.

A conexao foi feita do meu ONT da vivo para a porta WAN dele, os 2 modens estao pertissimos um do outro , quando conecto pela vivo bate 300 mega, quando conecto pelo XIOMI 50, 80 mega.

Alguem sabe se tem alguma opcao para melhorar a velocidade ?

Estou com firmware 1.0.48 , desde que veio.
Verifica no router e no modem qual é a velocidade que está sendo negociada entre eles. Se o problema não é o cabo então pode ser a velocidade negociada

Users who are viewing this thread

Voltar