[DÚVIDA] Contatar o pós venda por altas temperaturas de uma RTX 3060 Ti ou fazer UV?

IJMM

👀
Registrado
Galera, tô com um problema aqui com minha nova RTX 3060 Ti Ventus 2X OCV1 da MSI. Ela chegou sexta, mas só hoje tive tempo de testar por mais tempo. Comecei a jogar Assassins Creed Valhalla aqui e assustei quando a placa bateu 83°C com pouco mais de 1h30min de jogo em temperatura ambiente de 26°C.

Antes de comprar ela, pesquisei a respeito da VGA, e vi que ela tinha esse problema de aquecimento na versão original, mas achei que tinha sido corrigido na OCV1 LHR, que foi lançada depois. Também reconheço que meu gabinete é uma estufa, com frente e lateral de vidro e poucas entradas de ar, e minhas fans também não são muito boas, servindo apenas para melhorar o já fraco fluxo de ar. Devo entrar em contato com a loja/fabricante ou arrisco um undervolt?

Sobre o segundo, não tenho experiência nenhuma na área, então caso me convençam a fazer, vou precisar de ajuda (sei que é por minha conta e risco).
 
Tem algum print do Hwinfo pra facilitar ver a % que os fans da GPU estavam, clocks, GPU power etc? E se o gabinete é meio estrangulado de airflow, eu testaria algo como jogar 30min com ele fechado e depois fazer o mesmo com ele aberto e monitorar como ficam as temps, talvez dar uma subida nos fans frontais também pra ver se ajuda um pouco jogando ar direto na GPU, e undervolt é uma opção que pode ajudar bastante também
 
Tem algum print do Hwinfo pra facilitar ver a % que os fans da GPU estavam, clocks, GPU power etc? E se o gabinete é meio estrangulado de airflow, eu testaria algo como jogar 30min com ele fechado e depois fazer o mesmo com ele aberto e monitorar como ficam as temps, talvez dar uma subida nos fans frontais também pra ver se ajuda um pouco jogando ar direto na GPU, e undervolt é uma opção que pode ajudar bastante também
Vou abrir o jogo aqui e depois posto o print do HWINFO.
 
Galera, tô com um problema aqui com minha nova RTX 3060 Ti Ventus 2X OCV1 da MSI. Ela chegou sexta, mas só hoje tive tempo de testar por mais tempo. Comecei a jogar Assassins Creed Valhalla aqui e assustei quando a placa bateu 83°C com pouco mais de 1h30min de jogo em temperatura ambiente de 26°C.

Antes de comprar ela, pesquisei a respeito da VGA, e vi que ela tinha esse problema de aquecimento na versão original, mas achei que tinha sido corrigido na OCV1 LHR, que foi lançada depois. Também reconheço que meu gabinete é uma estufa, com frente e lateral de vidro e poucas entradas de ar, e minhas fans também não são muito boas, servindo apenas para melhorar o já fraco fluxo de ar. Devo entrar em contato com a loja/fabricante ou arrisco um undervolt?

Sobre o segundo, não tenho experiência nenhuma na área, então caso me convençam a fazer, vou precisar de ajuda (sei que é por minha conta e risco).

Esse modelo é meio esquentado mesmo...
Não sei se pra tanto.
 
Galera, tô com um problema aqui com minha nova RTX 3060 Ti Ventus 2X OCV1 da MSI. Ela chegou sexta, mas só hoje tive tempo de testar por mais tempo. Comecei a jogar Assassins Creed Valhalla aqui e assustei quando a placa bateu 83°C com pouco mais de 1h30min de jogo em temperatura ambiente de 26°C.

Antes de comprar ela, pesquisei a respeito da VGA, e vi que ela tinha esse problema de aquecimento na versão original, mas achei que tinha sido corrigido na OCV1 LHR, que foi lançada depois. Também reconheço que meu gabinete é uma estufa, com frente e lateral de vidro e poucas entradas de ar, e minhas fans também não são muito boas, servindo apenas para melhorar o já fraco fluxo de ar. Devo entrar em contato com a loja/fabricante ou arrisco um undervolt?

Sobre o segundo, não tenho experiência nenhuma na área, então caso me convençam a fazer, vou precisar de ajuda (sei que é por minha conta e risco).
eu sempre faço ajustes com o MSI Afterburner, fica um pouco barulhento porém bem frio a GPU.
 
Ja tive placas que o padrão era 80° e ia pra 83°

Se você mesmo diz que seu airflow é ruim vai ter que ajeitar isso, mas um undervolt tende a melhorar também.

Seria interessante postar informações de monitoramente pra nós vermos o comportamento da placa, se nos 83° ela estava abaixando os clocks, a velocidade das fans e etc.
 
Tem algum print do Hwinfo pra facilitar ver a % que os fans da GPU estavam, clocks, GPU power etc?
Aqui o print do HWINFO com quase 40min de jogo com os mesmos 26°C ambiente.
TjPpboV.png
 
Impressionante ver como essas Ventus mais novas caíram de qualidade.

Tenho uma Ventus (2080 Ti) há anos e nunca vi a temperatura dela passar dos 70°C com fans em 50~60% (automático) mesmo em dias bem quentes, só que tenho um gabinete grande, bem ventilado e a temperatura ambiente média aqui é um pouco mais amena (mas passar dos 30°C não é raro).

Como não tenho mais paciência pra ficar carregando e testando perfis de uv/oc eu provavelmente devolveria a placa e iria atrás de um modelo mais robusto.
 
Aqui o print do HWINFO com quase 40min de jogo com os mesmos 26°C ambiente.
TjPpboV.png

Cara faz assim, baixa o GPU-Z.

Nele, tem uma opção lá em baixo de deixar salvando o log em .txt, joga um tempo e depois disponibiliza esse TXT aqui.

Com ele dá pra saber exatamente como a placa se comportou quando a temperatura subiu, que velocidade subiu e etc. Como ela manteve clock e voltagem.
 
Aqui o print do HWINFO com quase 40min de jogo com os mesmos 26°C ambiente.
Realmente está bem alto e parece que o fan chegou até 96%, por via das dúvidas eu tentaria manter em rotação fixa caso a GPU tenha esquentado em algum momento específico que o fan estava em baixa rotação e não deu tempo da GPU subir automaticamente e estabilizar um pouco mais baixo, pesquisando aqui no fórum parece que tiveram outros com a mesma placa e experiência similar e outros que não tiveram problemas com as temps então me passa pela cabeça que a montagem pode estar com pressão meia boca e não fazendo contato direito no die

Mas pelo visto ela chega ali nos 1935-1950mhz com 1,081v e os 200w padrão dela, pra um teste rápido dá pra tentar fazer um undervolt só travando o clock/voltagem e ver como afeta a temp/consumo, aí se agradar o mais indicado seria mais pra frente fazer undervolt ajustando a curva já que jogos diferentes vão ter comportamento diferente, mas como uma "colinha" vou pegar alguns results da 3060ti Ventus 2x pela net e deixar em spoiler

cGXQkoS.png


qQUr9EY.png


VkdTufS.png


ttwoJXY.png


OXjwxZu.png

Pegando uma média dos resultados (que varia um pouco de placa pra placa e jogo pra jogo) e pra um teste rápido, eu tentaria setar algo como 1900mhz/900mv e ver se fica estável e como as temps/consumo ficam e deixar os fans em rotação fixa. Pra aplicar é só apertar CTRL+F no MSI AB, puxar o quadradinho dos 900mv ali pra faixa dos 1900mhz, aperta L pra travar aí fecha a janelinha e da um OK/Apply no MSI AB e confere no Hwinfo se está tudo correto (GPU Core/Effective clock em 1900mhz e GPU Voltage em 0,9v


8KoX3vh.png
 
  • Curtir
Reações: Bat
Cara, devolve logo essa placa. Não fique contando com undervolt para ter temperaturas aceitáveis. A placa tem a obrigação de ser boa como veio de fábrica. Nada te impede de dar umas mexidas e melhorar a temperatura, mas a placa não pode ser ruim na configuração padrão dela.

Eu usei por 5 dias uma 3060 Ti da MSI desse modelo aí e devolvi. Porcaria de placa visivelmente mais simples do que essa 3060 Ti da Galax que peguei no lugar. Esse modelo da MSI sequer custa mais barato pra compensar a construção simples. É uma vergonha a MSI lançar uma placa desse nível de preço com backplate de plástico e sistema de refrigeração pouco parrudo sem ao menos cobrar um preço um bocado menor.

Eu não pensaria 2 vezes e devolveria logo essa placa. Tem outros modelos melhores. O da Galax eu garanto que é bem superior por experiência própria, só lembrando que esse modelo da Galax não é dos tops com o melhor sistema de refrigeração, mas é mais que suficiente e bem superior a esse modelo da MSI. Proprietários de outros modelos superiores também podem relatar boas experiências. Mas fuja desse modelo Ventus da MSI.
 
é uma placa com cooler de baixa massa, cooler ruim para uma GPU como a 3060Ti!
Devolve e compra uma melhor!
 
Obrigado a todos pelas respostas, mas acabou que vou ficar com a placa, pois descobri o motivo dela estar esquentando tanto: Eu estava usando um fix para forçar o ultrawide nas cutscenes do Valhalla.

Ontem de manhã eu estava quase decidido a devolver a placa, mas resolvi fazer mais alguns testes com outro jogo para ver como ela se saía. No Horizon Zero Dawn a placa deu um pico de 74°C com mais de uma hora de jogo ontem de tarde, só que esqueci de salvar o print, mas hoje fiz o último teste com o mesmo Valhalla e 30°C ambiente (era 15:30 quando comecei o teste), joguei por pouco mais de uma hora com tudo igual, mas o jogo reparado e sem o fix, a temperatura caiu dos 82.2°C para 75.7°C como mostra o HWINFO abaixo, ficando bem estável durante toda a sessão.

GVM8tgZ.png
 
Troca isso meu, msi está usando componentes de baixa qualidade na Ventus
 
Tô com o mesmo problema numa 3060Ti Asus TUF Gaming OC, no teste do gpuz ela bate mais de 80c, em menu de jogo vai a 90, não tem como ser normal. Comprei usada de um cara que minerava, ele me mandou um teste no furmark onde ela não passou de 59c, chegou aqui dessa forma, vou acionar o RMA e se não der certo vou devolver.

EDIT: Sobre o teste furmark, observei mais a fundo e percebi se tratar de outra placa do mesmo modelo, de qualquer modo resolvi o problema.
 
Última edição:
83 tá ok, ainda mais se tiver com curva do fan original que é bem conservadora. Não tem motivo de xilique. Recomendo usar uma curva custom no MSI afterburner.
 
83 tá ok, ainda mais se tiver com curva do fan original que é bem conservadora. Não tem motivo de xilique. Recomendo usar uma curva custom no MSI afterburner.

Não acho que tenha chilique algum. É um modelo de baixa qualidade e com péssima refrigeração que custa o mesmo que modelos decentes.
 
Séloco, a minha RX 6600 sapphire chega nos 74º C em alguns jogos com curva padrão, imagina se chegasse a 80~90. Eu iria pedir a troca o mais rápido possível.
 
No caso da minha, tive que romper o lacre e se um dia precisar do RMA e a Asus negar por isso, vou usar os mesmos argumentos que um moderador do fórum usou quando precisou para sua 1080Ti. A pasta térmica parecia rejunte, agora a placa não passa de 65c. Ao abrir chequei os chips de memória e GPU e não tinham sinais de desgaste.
 
No caso da minha, tive que romper o lacre e se um dia precisar do RMA e a Asus negar por isso, vou usar os mesmos argumentos que um moderador do fórum usou quando precisou para sua 1080Ti. A pasta térmica parecia rejunte, agora a placa não passa de 65c.
Qual pasta termica vc colocou na sua amigo?
 
Qual pasta termica vc colocou na sua amigo?

Uma MX-4 que ainda estava por aqui, resolveu 100%. A pasta que veio nela era uma branca, duvido que fosse de alto desempenho.
 
Uma MX-4 que ainda estava por aqui, resolveu 100%. A pasta que veio nela era uma branca, duvido que fosse de alto desempenho.
Obrigado pelo relato. Esta MX4 vc colocou por cima do die da GPU né? Trocou aquelas mais grossas também que vão em cima daqueles mosfets/vrms? (Acho q eh isso, me corrija se eu estiver errado)
 
Obrigado pelo relato. Esta MX4 vc colocou por cima do die da GPU né? Trocou aquelas mais grossas também que vão em cima daqueles mosfets/vrms? (Acho q eh isso, me corrija se eu estiver errado)

Essas não mexi, as themalpads estavam boas e eu não teria as espessuras necessárias aqui. Somente apliquei a pasta no DIE.
 
Aqui com uma 3060 ti galax 2 fans eu limito no msi afterburner em 70% energia, rpm fixo 64%, 1860mhz core Max baseado numa curva da 3060 ti palit e mantém 50 e poucos graus sem AC no ambiente

Jogando com framerate solto provavelmente eu teria esse problema tb ~70-80 graus, mas prefiro qualidade de imagem a frames - até pelo monitor 1080p 75hz ser ruim de tecnologias ainda. Limito em 73 nos MP e 58 no SP no riva pra dlss/dsr em 1440p ou uma resolução maior sem msaa global em nenhum iogo
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo