[TÓPICO DEDICADO] CPU Coolers

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos onurb666
  • Data de Início Data de Início
Galera eu comprei um 3700x, ele ja vem com cooler né ? é necessario eu colocar um water cooler ou posso fica tranquilo por um tempo ?
Eu tenho um Raijintek Themis Evo 120mm sera que da pra usar nele com a b550m steel legend ?
Vem com cooler sim, vem o Wraith Prism.

Dá pra vc usar ele sim tranquilo, acredito que o seu Themis seja superior mas o Wraith Prism não deixa a desejar e é bonito pra caramba.

Caso queira controlar o RGB do wraith prism usa esse programa da Cooler Master.

Pela mobo vc consegue controlar mas apenas os leds do fan, tem mais um anel de led por volta do fan e o logo da AMD que eu só consegui ajustar com esse programa.

Vem com cooler sim, vem o Wraith Prism.

Dá pra vc usar ele sim tranquilo, acredito que o seu Themis seja superior mas o Wraith Prism não deixa a desejar e é bonito pra caramba.

Caso queira controlar o RGB do wraith prism usa esse programa da Cooler Master.

Pela mobo vc consegue controlar mas apenas os leds do fan, tem mais um anel de led por volta do fan e o logo da AMD que eu só consegui ajustar com esse programa.
Entendi, muito obrigado

Seria mais por visual mesmo. O Akasa me atende super bem, nenhum problema, mas o que quebra é os fan amarelo. Eu ia trocar por dois fan 140mm, mas a média de valor é 70 conto cada fan, ai pensei em vender o medusa e pegar o Fuma, que é mais caro.
Praticamente vai ter o mesmo desempenho mas pelo visual vai mudar sim.

Fans para radiador ou air cooler não tem que se olhar o CFM, mas sim a pressão estática, aí sim ganharia performance.

CFM mais altos é indicado para gabinetes.

Provavelmente não servirá um fan de 140mm no heatsink do air cooler.

Mas esse da Cooler Master que eu postei, serviria???

Mas esse da Cooler Master que eu postei, serviria???
Compara a pressão, se for maior teria um ganho sim. Mas tem que ver também o barulho se realmente vale o investimento.

Compara a pressão, se for maior teria um ganho sim. Mas tem que ver também o barulho se realmente vale o investimento.

O investimento seria mais com um fim estético, como vou comprar essas fans pro gabinete, aproveitaria para trocar o do air cooler que está meio feinha, ela é led apenas vermelho e ele está um pouco estourado, vazou um pouco do led e não ficou tão legal.

Olha a comparação do fan original da Thermaltake para o da Cooler Master que quero trocar:

Thermaltake (original):

Fluxo de Ar

53 CFM

Pressão de Ar
1.23 mm-H2O

Velocidade da Ventoinha
500~1400 RPM

Cooler master que quero colocar:

Fluxo de ar do Fan:

62 CFM ± 10%

Pressão de ar do Fan:
2,5 mmH2O ± 10%

Velocidade do Ventilador:
650-1800 RPM ± 10%

Acha que a fan da Cooler Master atenderia de boa? Aparentemente ele é mais forte, certo? Quanto ao barulho, acredito que se não for algo estrondoso não teria importância para mim.

O investimento seria mais com um fim estético, como vou comprar essas fans pro gabinete, aproveitaria para trocar o do air cooler que está meio feinha, ela é led apenas vermelho e ele está um pouco estourado, vazou um pouco do led e não ficou tão legal.

Olha a comparação do fan original da Thermaltake para o da Cooler Master que quero trocar:

Thermaltake (original):

Fluxo de Ar

53 CFM

Pressão de Ar
1.23 mm-H2O

Velocidade da Ventoinha
500~1400 RPM

Cooler master que quero colocar:

Fluxo de ar do Fan:

62 CFM ± 10%

Pressão de ar do Fan:
2,5 mmH2O ± 10%

Velocidade do Ventilador:
650-1800 RPM ± 10%

Acha que a fan da Cooler Master atenderia de boa? Aparentemente ele é mais forte, certo? Quanto ao barulho, acredito que se não for algo estrondoso não teria importância para mim.
Vale a pena sim, muito boa as especificações desse Cooler Master

Não sei o ruído pois vc não colocou mas acredito que não seja tão mais alto que o TT

Vale a pena sim, muito boa as especificações desse Cooler Master

Não sei o ruído pois vc não colocou mas acredito que não seja tão mais alto que o TT

Valeu amigo!! Acho que vou nele então.

Nivel de ruído do Cooler Master é um pouco maior, acho que até por ser mais "potente" que o Thermaltake.

Cooler master:
Nível de Ruído do Fan:
8 - 27 dBA

Thermaltake:

Ruído
18 ±1 dBA

Galera a principio eu iria comprar um KIT desses: https://www.terabyteshop.com.br/pro...f120-halo-rgb-120mm-1800rpm-mfx-b2dn-183pa-r1

Tenho um gabinete igual a esse: https://gamemax-br.com/produto/h605targb

O problema que tenho deixado o vidro frontal aberto, que diminui cerca de 10 a 15 graus de temperatura. Porém a quantidade de poeira que entra é absurda, preciso limpar praticamente 1x a cada 3 semanas. Iria comprar esse kit de fans, instalar 2 na parte superior se possível e o terceiro iria trocar o cooler do meu air cooler que é um Thermaltake Riing Silent 12.

Porém pensei na possibilidade de comprar 2 fans e comprar um water cooler desse: https://www.terabyteshop.com.br/pro...gb-120mm-intel-amd-mly-d12x-a20pc-r1-open-box

Meu gabinete só tem suporte para water cooler de 120mm. Então compraria ele e mais 2 fans avulsos. Será que vale mais a pena? Com um spliter eu conseguiria fazer o RGB dos fans funcionarem, visto que não vai vir com controladora? Minha placa mãe tem 2 sys_fan e meu gabinete veio com um controladorzinho para controlar os fans originais, que são 3 no total.

Valeu!

Edit: ou esse é melhor: https://www.terabyteshop.com.br/pro...Jo8-c2R7BU_FdXVsX6aX45TasoZf-lsBoCWN8QAvD_BwE

caso valha a pena colocar um water cooler ao invés de comprar o kit.

Quando medi desempenho em jogos, estava frio em BH (tipo máxima de 22°C ambiente), então com o cooler stock ficava por volta de 75°C usando a fan curve que mencionei na página anterior. Não testei antes de desmontar o stock pra colocar o Fuma 2 igual fiz com o Cinebench R20 e o AIDA64, então não tenho um ponto de comparação muito preciso, porque está quente bagarai agora (máxima de 36°C hoje aqui). Feita essa ressalva, não vi temperatura acima de 70°C ainda, e sem ouvir um pio do cooler, que é silencioso demais.

Edit: fiz a medição de uma hora de jogatina agora usando o HWiNFO64 e a coisa é melhor do esperava. A temperatura máxima é de 71,4°C, mas a média é de 59,5°C. Os Ryzen de terceira geração dão uns picos meio sem explicação em temperatura por um segundo e caem de novo, então a média nesse caso é mais significativa que o pico.

Sobre o gabinete, o Cooler Master HAF 912 Plus que eu uso é muito bom de airflow, provavelmente porque é um gabinete velho, antes da moda de vidro e RGB. O lado ruim dele é que entra poeira bagarai, exatamente por entrar e sair ar demais. Pega umas dicas no tópico de fluxo de ar aqui no Forum antes de colocar esses fans todos que está pensando, às vezes fans demais mais atrapalham do que ajudam.

Olá, tudo bem? Desculpa o erro na resposta. Poderia me tirar uma dúvida?
Essa parte térmica que vem junto com o cpu cooler da scythe é boa? você usou ela ou adquiriu outra para fazer a instalação?
Eu comprei o mugen rev.b e não sei se devo usar a pasta térmica que veio junto ou não. É o primeiro computador que estou montando.

Eu comprei o mugen rev.b e não sei se devo usar a pasta térmica que veio junto ou não. É o primeiro computador que estou montando.

Tem um comparativo de temperaturas onde aparece a pasta Scythe incluído nos coolers aqui.

Pelo teste o desempenho é praticamente o mesmo de outras marcas conceituadas.
Provavelmente não vai valer muita a pena gastar com outra a não ser que tenha preferência por outra marca.

Tem um comparativo de temperaturas onde aparece a pasta Scythe incluído nos coolers aqui.

Pelo teste o desempenho é praticamente o mesmo de outras marcas conceituadas.
Provavelmente não vai valer muita a pena gastar com outra a não ser que tenha preferência por outra marca.
Opa, obrigado pela indicação do link no tópico. vou fazer a leitura

Galera a principio eu iria comprar um KIT desses: https://www.terabyteshop.com.br/pro...f120-halo-rgb-120mm-1800rpm-mfx-b2dn-183pa-r1

Tenho um gabinete igual a esse: https://gamemax-br.com/produto/h605targb

O problema que tenho deixado o vidro frontal aberto, que diminui cerca de 10 a 15 graus de temperatura. Porém a quantidade de poeira que entra é absurda, preciso limpar praticamente 1x a cada 3 semanas. Iria comprar esse kit de fans, instalar 2 na parte superior se possível e o terceiro iria trocar o cooler do meu air cooler que é um Thermaltake Riing Silent 12.

Porém pensei na possibilidade de comprar 2 fans e comprar um water cooler desse: https://www.terabyteshop.com.br/pro...gb-120mm-intel-amd-mly-d12x-a20pc-r1-open-box

Meu gabinete só tem suporte para water cooler de 120mm. Então compraria ele e mais 2 fans avulsos. Será que vale mais a pena? Com um spliter eu conseguiria fazer o RGB dos fans funcionarem, visto que não vai vir com controladora? Minha placa mãe tem 2 sys_fan e meu gabinete veio com um controladorzinho para controlar os fans originais, que são 3 no total.

Valeu!

Edit: ou esse é melhor: https://www.terabyteshop.com.br/pro...Jo8-c2R7BU_FdXVsX6aX45TasoZf-lsBoCWN8QAvD_BwE

caso valha a pena colocar um water cooler ao invés de comprar o kit.
No teu caso não precisa trocar de cooler, como está a temperatura dele ? Só trocaria se tivesse muito quente, tu pode add 02 fans que o fluxo vai melhorar bastante.

Galera, não sei se aqui é o lugar certo pra perguntar isso mas vamo lá.
Eu tenho um ryzen 7 2700 porém o cooler que veio com ele tava c defeito e me enviaram outro só que da terceira geração (AMD Wraith Prism RGB). Porém, ao tentar utilizar o software pra trocar as cores, nada funciona, ou melhor, funciona parcialmente. Tudo que eu salvo não vai, apenas uma ou outra função. Coloco uma cor, ou um efeito diferente e não funciona e eu não sei o que fazer. Alguém pode me dar uma mão ou é assim mesmo (software horrivel)?

Eu tenho um ryzen 7 2700 porém o cooler que veio com ele tava c defeito e me enviaram outro só que da terceira geração (AMD Wraith Prism RGB). Porém, ao tentar utilizar o software pra trocar as cores, nada funciona, ou melhor, funciona parcialmente. Tudo que eu salvo não vai, apenas uma ou outra função. Coloco uma cor, ou um efeito diferente e não funciona e eu não sei o que fazer. Alguém pode me dar uma mão ou é assim mesmo (software horrivel)?

Vc conectou o cabo do USB header?

Ele quem permite que o cooler seja controlado pelo software.
Acho que se conectar o do RGB header junto, não funciona (aí o controle seria pela mobo).

Liga o cabo USB e usa o programa abaixo

Atualmente eu possuo um air cooler Alseye EDDY 90B Plus e até consigo fazer over para 3.9Ghz 1.2V no Ryzen 2600 com max de 75°C no IntelBurnTest, penso em pegar um DeepCool Gammaxx 400 mas eu queria alguma coisa melhor pensando em algum upgrade futuro de processador, pois eu não penso em desfazer da plataforma am4 tão cedo. Queria pegar um Fuma 2, mas eu acho um absurdo para 400 reais em um air cooler, não teria nada melhor que o Gammaxx 400 na faixa de até uns 250 reais?

Atualmente eu possuo um air cooler Alseye EDDY 90B Plus e até consigo fazer over para 3.9Ghz 1.2V no Ryzen 2600 com max de 75°C no IntelBurnTest, penso em pegar um DeepCool Gammaxx 400 mas eu queria alguma coisa melhor pensando em algum upgrade futuro de processador, pois eu não penso em desfazer da plataforma am4 tão cedo. Queria pegar um Fuma 2, mas eu acho um absurdo para 400 reais em um air cooler, não teria nada melhor que o Gammaxx 400 na faixa de até uns 250 reais?
Aquele cooler master ma410p não é?
Mas acredito que você não verá diferença significativa

Aquele cooler master ma410p não é?
Mas acredito que você não verá diferença significativa
Realmente, os dois são bem equivalentes. Parece não ter nenhum custo beneficio igual ao Gammaxx.

Nessa faixa de preço tu não vai achar, tem o Hyper Spectrum mas é inferior ao Gammaxx 400.

Tu poderias colocar 100 reais a mais nesse teu orçamento e investir num scythe Mugen 5, vale a pena o investimento.

eu peguei o MA410P para o meu R5 3600 e nao me arrependo por ter pago 70 reais a mais, o acabamento eh bem melhor que o gammaxx - vi uma foto do detalhe dos leds e parece meio gambiarra.

Pergunta besta mas enfim: estou montando um PC com ryzen 5 3500x, aqui onde eu moro verão é muito seco e quente, o inferno e não confio no cooler box.

Este é um bom cooler? E gostaria de saber se este ou outros coolers costumam vir com pasta térmica pré aplicada (igual cooler box) ou mesmo na caixa.

Users who are viewing this thread

Voltar