Bom dia pessoal!
Recentemente peguei um Ryzen 5800x com uma Asrock X570 Phantom X, pourtanto decidi substitir o meu antigo lendário air cooler EVGA Superclock que eu usava desde 2012. Antes eu usava um R5 2600x numa Biostar X470gt8, e sim, essa mobo tem compatibilidade com coolers AM3.
Bom, como não quis gastar horrores num Noctua NH D15 da vida, arrisquei a pegar um dragão chinês no AliExpress que foi este do link abaixo:
O fato de possuir 7 heatpipes me chamou a atenção. Paguei 430 no dia com o frete incluso, hoje deve estar ligeiramente mais barato devido à queda do dólar.
Ao receber o produto fiquei chateado por conta da situação da caixa. Sim, estava bem amassada, e pra minha "sorte", o produto é mal embalado de fábrica, certamente não foi feito pra resistir a tortura dos serviços postais. O cooler chegou meio danificado com algumas aletas tortas. Porém, deu pra ajeitar com ajuda de um cartão.
Tirando essa questão negativa da embalagem, o cooler me pareceu razoavelmente construído. Fiz alguns testes superficiais no dia e postei uma review no anúncio onde comprei.
Após refinar algumas opções no BIOS da mobo, o processador ficou alguns graus a menos.
Minha conclusão:
Fiquei satisfeito com o desempenho. Sabendo que o R7 5800x é o processador mais esquentado da geração 5000, as temperaturas não me preocupam. Jogando fica beirando os 70c. Deixei o PBO ativo com 200mhz e na opção "Curve Optimizer", deixei o valor negativo de 13 pra todos os cores.
Segue uma print abaixo do resultado após rodar o CinebenchR23. (temperatura ± 25c), e algumas fotos (essa poeira acumulada com 1 semana de uso me entristece, mexer com reforma na casa é osso, não adianta manter o quarto limpo pois a poeira é inevitável)