• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] CPU Coolers

Thermalright Introduz TA 120 EX Cooler para CPU tipo torre.

A Thermalright está em alta com sua série de lançamentos recentes de coolers para processadores, o mais recente deles é o TA 120 EX. Posicionado um entalhe acima de sua série TRUE Spirit 120, o TA 120 EX é caracterizado por uma pilha densa de aletas de alumínio com 52 aletas embaladas com uma lacuna de 1,6 mm, em comparação com 48 aletas no TRUE Spirit 120. O refrigerador é um pouco maior e mais pesado , também. O calor puxado por uma base de cobre com acabamento espelhado é conduzido para a pilha de aletas por meio de cinco tubos de calor de cobre de 6 mm de espessura.

Uma ventoinha Thermalright TL-C12 PRO-G vem incluída com o cooler. Este girador de 120 mm possui um rolamento fluido-dinâmico, gira a velocidades de até 1.850 RPM, empurrando até 82 CFM de fluxo de ar, a 2,1 mm de pressão estática H₂O e uma saída de ruído máxima de até 29,6 dBA. Com a ventoinha instalada, o TA 120 EX mede 124 mm x 70 mm x 154 mm (LxPxA), pesando 680 g. Entre os tipos de soquete de CPU suportados estão AM4, LGA1200, LGA115x e LGA2066. A empresa não revelou preços.

uszGZxT.jpg


kKlRcga.jpg


KZmNhpo.jpg


NSB29Iu.jpg


UMuk1vc.jpg
 
Alguma recomendação de cooler para um Ryzen 5 3600 rodando em 4200mhz a 1,325v ?
 
Mandei errado pessoal!
 
Última edição:
Esse modelo baixou bem o preço e ainda da pra rodar acima de 4,5Ghz e principalmente com voltagem alta que mesmo assim vai segurar a temperatura.
 
Amigos to usando um Ryzen 5 3600 com um CM 212 Hyper TURBO (é um 212 com um cooler de cada lado) e tá batendo 74-77 graus celsius no cinebench num gabinete Corsair de airflow frontal restrito e com fans originais 3 na frente puxando e 1 atrás como exaustor, todas fans originais da case e certamente bem ruins.

O que vocês acham? Vale mais a pena eu somente trocar as duas fans ou vender o 212 e pegar algum outro modelo mais robusto com fans melhores/mais heatpipes?
Eu acredito que vendo o 212 por uns 200 reais mais ou menos. Consigo algum modelo interessante no valor de 500 reais além do Mugen 5 que já recomendaram?


BTW, me chamou atenção esse modelo, será que vale a pena?
 
Amigos to usando um Ryzen 5 3600 com um CM 212 Hyper TURBO (é um 212 com um cooler de cada lado) e tá batendo 74-77 graus celsius no cinebench num gabinete Corsair de airflow frontal restrito e com fans originais 3 na frente puxando e 1 atrás como exaustor, todas fans originais da case e certamente bem ruins.

O que vocês acham? Vale mais a pena eu somente trocar as duas fans ou vender o 212 e pegar algum outro modelo mais robusto com fans melhores/mais heatpipes?
Eu acredito que vendo o 212 por uns 200 reais mais ou menos. Consigo algum modelo interessante no valor de 500 reais além do Mugen 5 que já recomendaram?


BTW, me chamou atenção esse modelo, será que vale a pena?
Sinceramente só trocaria no seu cooler em ultimo caso em jogos ta batendo quanto em Fulload ? Caso querer trocar mesmo eu optaria o Fuma2.

 
Nos jogos, em torno de 70-74 graus celsius em stock. Acredito que seja uma temperatura até que OK, já que no cooler box batia mais de 90 graus fácil.
Moro em Salvador/BA e aqui é quente todo dia e o tempo todo.
 
Nos jogos, em torno de 70-74 graus celsius em stock. Acredito que seja uma temperatura até que OK, já que no cooler box batia mais de 90 graus fácil.
Moro em Salvador/BA e aqui é quente todo dia e o tempo todo.
Pegando o Fuma2 ou Scythe Mugen certamente vai baixar principalmente em jogos que não deve passar de 65° com uma boa ventilação no gabinete, mas cara você tem um bom cooler ainda.
 
Nos jogos, em torno de 70-74 graus celsius em stock. Acredito que seja uma temperatura até que OK, já que no cooler box batia mais de 90 graus fácil.
Moro em Salvador/BA e aqui é quente todo dia e o tempo todo.
Eu também não mexeria. Essa é uma temperatura ok considerando que você mora num lugar bem quente. O que você poderia fazer era um undervolt no processador, normalmente em stock o bicho puxa muita voltagem e pode ser um dos motivos de superaquecimento.
 
Eu também não mexeria. Essa é uma temperatura ok considerando que você mora num lugar bem quente. O que você poderia fazer era um undervolt no processador, normalmente em stock o bicho puxa muita voltagem e pode ser um dos motivos de superaquecimento.
Nesse caso nem precisa fazer undervolt no 3600, mesmo na temperatura que ele disse na faixa de 75° que é perfeitamente normal, oque eu tentaria é melhorar o fluxo no gabinete ou em último caso trocar o cooler, mas mesmo assim ficaria com o CM212 Hyper Turbo.
 
Boa tarde, pessoal! Eu montei meu pc recentemente (estou começando nesse mundo kk) e notei que a temperatura da CPU estava aquecendo demais e enquanto eu fazia live chegou a bater 97°C. Não sei se devo optar por um water cooler ou trocar o gabinete.

Abaixo a configuração do meu PC:

Placa mãe: B450M Steel Legends
CPU: Ryzen 7 3800X (Utilizo o cooler box amd Wraith Prism)
Memória: Corsair Vengeance LPX, 16GB (2x8GB), 3000MHz
GPU: NVIDIA GeForce GTX 1060 Dual 6GB
Fonte: Fonte Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650
Gabinete: Bluecase BG-011. Tenho dois fans na frente e um atrás

Normalmente a temperatura fica por volta de 65 °C e não faço nenhum tipo de OC, está tudo em stock.

PS: Não tenho ar condicionado no local que uso o computador, ou seja, ele fica na temperatura ambiente mesmo.

Agradeço quem puder dar uma força
 
Última edição:
Boa tarde, pessoal! Eu montei meu pc recentemente (estou começando nesse mundo kk) e notei que a temperatura da CPU estava aquecendo demais e enquanto eu fazia live chegou a bater 97°C. Não sei se devo optar por um water cooler ou trocar o gabinete.

Abaixo a configuração do meu PC:

Placa mãe: B450M Steel Legends
CPU: Ryzen 7 3800X (Utilizo o cooler box amd Wraith Prism)
Memória: Corsair Vengeance LPX, 16GB (2x8GB), 3000MHz
GPU: NVIDIA GeForce GTX 1060 Dual 6GB
Fonte: Fonte Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650
Gabinete: Bluecase BG-011. Tenho dois fans na frente e um atrás

Normalmente a temperatura fica por volta de 65 °C e não faço nenhum tipo de OC, está tudo em stock.

PS: Não tenho ar condicionado no local que uso o computador, ou seja, ele fica na temperatura ambiente mesmo.

Agradeço quem puder dar uma força
3800x é meio esquentadinho mas mesmo assim o cooler que vem nele era para segurar bem menos essa temperatura que chegou, tu pode tenta reinstalar ele e monitorar a temperatura novamente caso atingir esse pico de 97°C recomendo trocar o cooler como você não faz OC tu pode pega um Gammaxx que tem um excelente CXB.

 
Boa tarde, pessoal! Eu montei meu pc recentemente (estou começando nesse mundo kk) e notei que a temperatura da CPU estava aquecendo demais e enquanto eu fazia live chegou a bater 97°C. Não sei se devo optar por um water cooler ou trocar o gabinete.
Quais os settings da stream? Isso influencia bastante também, já vi gente botando >1080p60, encoding slow etc e isso faz bastante diferença e nem sempre compensa, seja pelo aumento enorme de uso da cpu/temperatura por pouca qualidade a mais ou por ficar dando buffer pra muita gente

Ah, e não lembro os números de cabeça agora mas creio que o Gammaxx 400 não é um upgrade tão significativo pro Wraith Prism, que no RPM máximo é barulhento mas tem performance ok comparado com os AC de entrada, vale a pena dar uma pesquisada mais a fundo pelo menos, porque se bate >95c com o Prism não acho que o Gammaxx 400 salve
 
Última edição:
Boa tarde!

Aqui está as configurações que utilizo. Antes eu transmitia a live pela GPU e mesmo assim a CPU tinha picos de 85°C, mas como ela ficava limitada nos jogos, estou usando o processador para transmitir a live de uma forma a desafogar a placa de video.

E durante o uso normal e games fora de live de vez em quando tem uns picos de 80°C, mas como disse anteriormente, normalmente fica em torno de 65-70°C.

CXunRfi.jpg

ONNOV9y.jpg
 
Aqui está as configurações que utilizo. Antes eu transmitia a live pela GPU e mesmo assim a CPU tinha picos de 85°C, mas como ela ficava limitada nos jogos, estou usando o processador para transmitir a live de uma forma a desafogar a placa de video.

E durante o uso normal e games fora de live de vez em quando tem uns picos de 80°C, mas como disse anteriormente, normalmente fica em torno de 65-70°C.
Aah tá, achei que pulava direto de 65 pra >95 com stream, aí acreditei serem as configurações exageradas mesmo, de qualquer forma eu recomendaria pelo menos testar 1080p30 e 720p60, e dar uma baixada no bitrate pra uns 4000-4500 e ver como fica em questão de qualidade de imagem e temperaturas, nem que seja algo temporário, mas se só com jogos já dá uns picos de 80c é bom um up de cooler mesmo, talvez ver se não rola fazer um undervolt ou offset voltage, verificar se o PBO tá ativado, e também testar o Eco Mode pra ver quais são os resultados, tá batendo essas temperaturas com o Prism a 100% de RPM?
 
Aah tá, achei que pulava direto de 65 pra >95 com stream, aí acreditei serem as configurações exageradas mesmo, de qualquer forma eu recomendaria pelo menos testar 1080p30 e 720p60, e dar uma baixada no bitrate pra uns 4000-4500 e ver como fica em questão de qualidade de imagem e temperaturas, nem que seja algo temporário, mas se só com jogos já dá uns picos de 80c é bom um up de cooler mesmo, talvez ver se não rola fazer um undervolt ou offset voltage, verificar se o PBO tá ativado, e também testar o Eco Mode pra ver quais são os resultados, tá batendo essas temperaturas com o Prism a 100% de RPM?
Ok!, vou mudas as configurações da stream. E em relação ao RPM do prism, eu não verifiquei se estava a 100%, mas o barulho do cooler aumenta consideravelmente conforme atinge esses picos. Caso necessite trocar o cooler, vc recomendaria algum?

O PBO é em relação ao processador, ne? sou meio leigo nesses assuntos
 
Ok!, vou mudas as configurações da stream. E em relação ao RPM do prism, eu não verifiquei se estava a 100%, mas o barulho do cooler aumenta consideravelmente conforme atinge esses picos. Caso necessite trocar o cooler, vc recomendaria algum?

O PBO é em relação ao processador, ne? sou meio leigo nesses assuntos
Tem o Gammaxx 400 por volta de 120 reais, aqui mostra uma diferença perto de 5c, que não sei se seria suficiente se está esquentando tanto assim, e upgrade considerável do Gammaxx 400 que eu tenha conhecimento vai ficar na faixa ali de 300-400 (Scythe Fuma 2, Scythe Mugen 5 pra Air Cooler e vi recomendarem o CoolerMaster ML120L V2 e Corsair H45 em outro thread como WCs de entrada).

Isso, baixa o Ryzen Master e dá uma fuçada por lá, já vi bons relatos do Eco mode quando os Ryzen 3000 ainda eram novidade, creio que deve dar uma limitada no TDP do processador, e o PBO costumava aumentar bastante as temperaturas pra um ganho mínimo de performance, as vezes acaba resolvendo sem nem precisar trocar o cooler, ou pelo menos melhorando a situação e daí segurando com o Gammaxx pra ficar um pouco mais frio e com menos barulho do fan.
 
Boa tarde!

Aqui está as configurações que utilizo. Antes eu transmitia a live pela GPU e mesmo assim a CPU tinha picos de 85°C, mas como ela ficava limitada nos jogos, estou usando o processador para transmitir a live de uma forma a desafogar a placa de video.

E durante o uso normal e games fora de live de vez em quando tem uns picos de 80°C, mas como disse anteriormente, normalmente fica em torno de 65-70°C.

CXunRfi.jpg

ONNOV9y.jpg
Cara refaça a instalação Wraith Prism que você tem caso não adiantar como mencionei pegue o Gammaxx V2 que é baratinho e vai resolver seu problema de temperatura.
 
Antes de gastar dinheiro por agora, eu tentaria travar o CPU em 4.0GHz, e tentar colocar o Vcore em 1.1v ou 1.15v.
Acredito que esse 3800X consiga isso fácil.

Logo que montei meu sistema (assinatura) há 1 ano e meio, me incomodava muito aquela variação e aqueles picos de voltagem, clock, temps e rotação do cooler, do esquema default da AMD.
A perda de performance é ínfima diante do ganho de temperatura e economia de energia, além do menor desgaste do conjunto, além do silêncio.
Meu CPU não passa de 72~74°C depois de vários minutos em stress test (meu Wraith Prism é travado toda vida em 60%).
Jogando, nunca passa dos 60~65°C.
 
Fala, Zezés


Estou na busca por opções que possuam base de cobre para meu processador Interposer que está vindo do Ali

Sei que há um modelo de cooler box Intel antigo que possui, mas é difícil achar

Cooler Master i70c e i71c são opções que conheci recentemente



Se tiverem mais dicas, aceito 🙇🏻‍♂️
 
Fala, Zezés


Estou na busca por opções que possuam base de cobre para meu processador Interposer que está vindo do Ali

Sei que há um modelo de cooler box Intel antigo que possui, mas é difícil achar

Cooler Master i70c e i71c são opções que conheci recentemente



Se tiverem mais dicas, aceito 🙇🏻‍♂️
Hoje em dia complicado achar, qual processador vai usar? Tem o NH-D14 mas custa muito e tem esse da cooler master.

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo