• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] CPU Coolers

Você vai para WC apenas por falta de espaço ou por escolha mesmo? Porque ainda tem opções de Air Cooler para esses gabinetes, estilo esses, já que sua CPU não demanda muito:

Vou para WC porque o meshlicious "foi feito" para WC, apesar de particularmente preferir aircooler pelo silêncio. Eu até cheguei a olhar o l12 e o big shuriken, mas eles ficam bem no limite do meshlicious, sem contar que pretendo fazer um mod com standoffs no cabo riser para ter mais espaço para o cable management, aí esses coolers não caberiam, infelizmente.

@topic

Pessoal, acabei de comprar o H100i Pro XT na Kabum por R$ 830,00 com frete. Escolhi ele porque fiquei receoso com uns relatos de problema com a cooler master e sei que a garantia da corsair é boa, bem como gostei da informação de que eles cobrem as demais peças do sistema em caso de vazamento.

Como pretendo manter todos os leds desligados desisti do H100X, já que teria que cobri-lo com fita adesiva, e do NZXT porque o grande diferencial é a bomba, mas desligada não fará qualquer diferença.

Obrigado a todos pela ajuda/opinião!
 
Agradeço a atenção.

Provavelmente é diferente. Eu li um tutorial em que uma pessoa comprou o kit upgrade da noctua, usou o apenas o backplate e parafusos e funcionou com o bracket do 212x, já outro relato fala que o bracket não encaixa bem e por aí vai... Provavelmente terei que ou comprar um outro cooler ou pegar o 11600k que está no mesmo preço.

Em todas as lojas tem kit am4 noctua, pós venda cooler master não é dos melhores.
Eu já fiz mod com o kit da Noctua quando migrei de AM3 para 1155 e fiz tb com meu Venomous que só tinha kit para AM3 e com um pouquinho de "carinho" no suporte para AM3 ele casou certinho com o AM4.

Vc pode tentar com o kit da Noctua, o ruim que se não der vc já gastou quase o valor de um Gammaxx.
 
Você vai para WC apenas por falta de espaço ou por escolha mesmo? Porque ainda tem opções de Air Cooler para esses gabinetes, estilo esses, já que sua CPU não demanda muito:

Interessante esse NH-L12 deve ser super silencioso caso tivesse um mini itx seria a minha escolha.
 
SilentiumPC anuncia Fera 5 ARGB Cooler e Fluctus 120 PWM ARGB Fan.


SilentiumPC, o fabricante europeu de coolers de CPU, unidades de fonte de alimentação e gabinetes de PC, anuncia uma nova versão do popular Fera 5 CPU Cooler, que é valorizado por sua excelente relação preço / desempenho e está definido para corresponder aos altos níveis atuais de iluminação de PC demandas. A nova versão Fera 5 ARGB combina o alto desempenho, eficiência e propriedades acústicas sublimes do Fera 5 CPU Cooler original com uma cobertura RGB endereçável, junto com o novo ventilador RGB endereçável Fluctus 120 PWM. A base do sistema de resfriamento é composta por uma base de alumínio otimizada com quatro heatpipes presos a um dissipador de calor assimétrico coberto por aletas densamente compactadas. Outro elemento distintivo é o ventilador Fluctus 120 PWM ARGB poderoso e virtualmente silencioso com suas lâminas de borda serrilhada características. Eles fornecem os altos níveis de pressão estática necessários para garantir o fluxo de ar adequado através do dissipador de calor Fera 5. Com seu sistema de iluminação endereçável, o Fera 5 ARGB representa uma nova geração de inovações de refrigeração de CPU SilentiumPC.

A iluminação RGB endereçável pode ser controlada de três maneiras diferentes: diretamente por meio do controlador Nano-Reset ARGB incluído, conectando-o a uma placa-mãe compatível (2) ou sincronizando com o controlador avançado incluído em caixas SilentiumPC selecionadas (3). O controlador ARGB Nano-Reset manual incluído permite que o usuário experimente todas as qualidades visuais do cooler Fera 5 ARGB. Graças aos divisores de sinal ARGB, o refrigerador pode ser conectado a um único conector ARGB e também pode ser sincronizado com muitos outros produtos SilentiumPC: por exemplo, Aurora Stripes Tiras de LED ARGB, ventiladores ARGB (por exemplo, Stella HP ou Corona HP ARGB), bem como caixas Astrum, Armis, Regnum, Signum e Ventum (com compatibilidade ARGB).

Um dissipador de calor densamente equipado com aletas e recursos
Como afirmado anteriormente, a base do Fera 5 ARGB é uma base de alumínio otimizada com quatro heatpipes presos a um dissipador de calor assimétrico coberto por aletas densamente compactadas. Esses tubos de calor estão em contato direto com o processador, o que garante que o calor passe rapidamente para o dissipador de calor, que consiste em 56 aletas com bordas com contornos especiais. Devido ao seu design assimétrico, o dissipador de calor Fera 5 ARGB foi otimizado para fluxo de ar unidirecional. Para o usuário, isso se traduz em temperaturas mais baixas do processador, bem como em uma operação geral mais agradável. Graças às suas pequenas dimensões (155 mm), o Fera 5 ARGB cabe na grande maioria dos gabinetes populares. Além disso, o cooler (dissipador de calor e ventoinha) não se sobrepõe aos módulos de RAM, que podem ter qualquer altura.

Novo ventilador Fluctus 120 PWM ARGB
O Fera 5 ARGB é equipado com um ventilador Fluctus 120 PWM ARGB. Suas lâminas de borda serrilhada características garantem altos níveis de pressão estática, fluxo de ar muito alto e níveis de ruído percebidos mais agradáveis em geral. O ventilador Fluctus 120 PWM ARGB é equipado com um mancal FDB moderno e durável (MTBF 100.000 h), enquanto os cantos são revestidos com elementos de borracha antivibração. Assim como o cooler, a ventoinha do Fluctus 120 PWM ARGB tem LEDs embutidos que podem ser controlados da mesma forma. Uma ampla gama de velocidades úteis do ventilador de 300 a 1.800 (± 10%) rpm permite que os usuários ajustem os parâmetros operacionais do Fera 5 ARGB às suas próprias necessidades específicas. É ainda possível desligar temporariamente os ventiladores do Fluctus ("parada do ventilador") para manter o computador funcionando passivamente e silenciosamente durante condições de baixa carga.

Soluções de refrigeração de sinergia
Os sistemas de resfriamento da família Fera 5 são o resultado da colaboração entre SilentiumPC e Synergy Cooling. Piotr Pietras é o engenheiro-chefe responsável pelo design e tecnologia exclusivos contidos nos ventiladores Fluctus 120 PWM e Fluctus 120 PWM ARGB. O dissipador de calor combinado com o ventilador tem uma forma e densidade de aletas especialmente projetadas. As soluções Synergy Cooling usadas no Fera 5 também aparecerão em futuros coolers SilentiumPC de última geração que estão sendo preparados para 2021 e 2022. Os ventiladores Fluctus 120 PWM ARGB também serão oferecidos para venda como um produto independente.

Sistema de montagem conveniente e simplificado
Um sistema de montagem totalmente redesenhado foi preparado especialmente para o Fera 5, o que melhora a pressão aplicada no processador, um recurso crucial quando se trata de eficiência de resfriamento. O conjunto é composto por um número menor de peças, o que permite que o cooler seja montado na orientação selecionada pelo usuário (vertical ou horizontal), também é mais fácil do que nunca de instalar. O sistema de resfriamento vem com a pasta térmica Pactum PT-3 testada ao longo do tempo em uma quantidade suficiente para usos múltiplos. O kit de acessórios permite a instalação de até dois ventiladores no total. O cooler é compatível com todos os soquetes de processador mais populares atualmente, e todos os produtos incluídos no conjunto são cobertos por uma garantia do fabricante de 6 anos.

O novo Fera 5 ARGB está disponível a partir de hoje com um preço sugerido de 36,99 €.





yvaz9gH.jpg



mGBxLki.jpg



MBpHzaK.jpg



Av8xxYP.jpg
 
Akasa apresenta o cooler SOHO H4 tipo torre para CPU.


Akasa, fornecedora líder de soluções de resfriamento ativo, lançou seu resfriador de torre mais brilhante até o momento, com funcionalidade aRGB. Com 157 mm de altura, o cooler SOHO H4 é um excelente complemento para qualquer construção de PC topo de linha, e sua classificação de 185 W TDP permite que as CPUs mais potentes sejam domadas, como o Core i9 destravado e o Ryzen 9. Este cooler possui recursos estética premium aRGB, brilhante o suficiente para chamar a atenção e mostrar o melhor do seu PC.

O SOHO H4 é composto por um dissipador de calor de alumínio premium com tubos de calor de cobre e um painel superior Akasa aRGB. O aRGB é sincronizado com a maioria dos principais softwares de iluminação de placa-mãe, incluindo MSI JRainbow, ASUS AURA ASRock RGB Sync, Gigabyte RGB Fusion e Razer Chroma. Com até 16 milhões de combinações de cores, o mundo é sua ostra ao personalizar os efeitos de iluminação - exiba seu PC em seu potencial máximo! Dentro da caixa, um ventilador SOHO AR também está incluído, parte da linha SOHO da Akasa. A instalação é tão fácil quanto uma torta; simplesmente encaixe a ventoinha no cooler e conecte-a na placa-mãe! A ventoinha pode ser elevada no cooler para espaço de memória RAM, e uma segunda ventoinha também pode ser instalada no lado oposto para dissipação de calor ainda melhor


A ventoinha SOHO AR incluída com o cooler é capaz de fornecer excelente refrigeração e alto fluxo de ar, em comparação com seu baixo nível de ruído. O ventilador silencioso e de alto desempenho é excelente para produtividade, produzindo menos distrações e mais foco nas tarefas em mãos. O cooler é perfeito para quem quer o talento que vem com o aRGB, misturado com os poderosos recursos de resfriamento que são capazes de domar alguns dos melhores processadores do mercado atualmente!

Preço e disponibilidade
O SOHO H4 (AK-CC4018EP01) começa em £ 52,95 / € 55,85 (os preços podem variar de acordo com o revendedor)
O SOHO H4 está disponível para encomenda na Europa e nos EUA.

SkzBk6D.jpg
 
Sabem me dizer se a diferença entre o Corsair H100i RGB PRO XT e o H100x? Me parece ser somente o RGB ou estou enganado?
 
Sabem me dizer se a diferença entre o Corsair H100i RGB PRO XT e o H100x? Me parece ser somente o RGB ou estou enganado?
O H100x não suporta qualquer tipo de iluminação RGB e a velocidade do ventilador não pode ser monitorada ou controlada via Corsair Link, praticamente isso é a diferença.
 
velocidade do ventilador não pode ser monitorada ou controlada via Corsair Link
Mas via MOBO, sim? Só não teria essa integração icue que é proprietária da Corsair, isso né?
 
Thermalright lança o Silver Soul 135 Refrigerador de fluxo lateral de torre dupla de 135 mm.


O cooler para CPU de dupla torre de fluxo lateral com uma ventoinha localizada no centro para evitar interferência com a memória e diminuir a altura geral para 135 mm é apresentado pela Thermalright.

Dois dissipadores de calor são conectados à base receptora de calor, que é fornecida com tubos de calor medindo 6 mm x 6 mm. 0,4 mm de espessura, 1,6 mm de altura, 46 aletas no total e uma cobertura cinza na parte superior das aletas dão às aletas sua aparência distinta. A ventoinha de resfriamento possui as seguintes especificações: velocidade máxima de rotação de 1.850 rpm menos 10%, nível de ruído de 29,6 dBA, volume de ar de 82 CFM, pressão estática de 2,1 mmH2O e rolamentos do tipo S-FDB. As dimensões externas são as seguintes: 120 mm de largura, 120 mm de profundidade, 25 mm de espessura e 160 g de peso.


O dissipador de calor tem 120 mm de largura, 135 mm de altura, 94 mm de espessura e pesa 580 g. Suas dimensões são 120 mm de largura, 135 mm de altura, 94 mm de espessura e 580 g de peso. As plataformas suportadas incluem Intel LGA115x / 1200/2011 / 2011-3 / 2066, AMD Socket AM4 e AMD LGA115x / 1200/2011 / 2011-3 / 2066.

Silver Soul 135


i3GHw0s.jpg



V5K51lS.jpg



pyi1TMG.jpg



0m9EYJu.jpg



gsIEj2w.jpg



giEh8SV.jpg



QBdMmHs.jpg
 
Última edição:
ZALMAN lança Série 5 All-in-One Liquid CPU Coolers.

A ZALMAN hoje reviveu a marca Reserator de produtos premium de resfriamento líquido com os novos reserator 5 série AIO de resfriadores líquidos para CPU. A linha estreia com quatro modelos, o Z24 Black e o Z24 White com radiadores de 240 mm x 120 mm; e Z36 Preto e Z36 Branco com 360 mm x 120 mm. Projetado internamente pela ZALMAN (e não licenciado pela Asetek), o Reserator 5 é caracterizado por um projeto de bomba de lâmina dupla patenteada que oferece maior vazão de refrigerante em uma determinada velocidade do que as bombas convencionais. Isso envolve dois motores, eixos e impulsores independentes. A bomba recebe entrada PWM de 4 pinos e gira entre as velocidades de 1.000 a 2.100 RPM. O bloco da bomba é complementado por difusores LED RGB endereçáveis.

Incluídos com os resfriadores, estão os ventiladores SF120 de 120 mm com rolamentos EBR classificados para 50.000 horas. Essas ventoinhas aceitam conexão PWM de 4 pinos, giram em velocidades de até 800 a 2.000 RPM, empurrando até 77,37 CFM de fluxo de ar, com pressão estática de até 2,92 mm H₂O. Entre os tipos de soquete de CPU suportados estão AM4, LGA1200, LGA115x e LGA2066. A ZALMAN está apoiando isso com garantias de 3 anos. A empresa não revelou preços, mas mencionou que estarão disponíveis a partir deste mês.



5t2aHI5.jpg



2wuAxW9.jpg




OlLUd6G.jpg



ks5pUma.jpg



D7Tw6Z7.jpg
 
Achei que a Zalman tinha sumido. Nunca mais ouvi falar ou tinha visto produtos.
 
ZALMAN lança Série 5 All-in-One Liquid CPU Coolers.

A ZALMAN hoje reviveu a marca Reserator de produtos premium de resfriamento líquido com os novos reserator 5 série AIO de resfriadores líquidos para CPU. A linha estreia com quatro modelos, o Z24 Black e o Z24 White com radiadores de 240 mm x 120 mm; e Z36 Preto e Z36 Branco com 360 mm x 120 mm. Projetado internamente pela ZALMAN (e não licenciado pela Asetek), o Reserator 5 é caracterizado por um projeto de bomba de lâmina dupla patenteada que oferece maior vazão de refrigerante em uma determinada velocidade do que as bombas convencionais. Isso envolve dois motores, eixos e impulsores independentes. A bomba recebe entrada PWM de 4 pinos e gira entre as velocidades de 1.000 a 2.100 RPM. O bloco da bomba é complementado por difusores LED RGB endereçáveis.

Incluídos com os resfriadores, estão os ventiladores SF120 de 120 mm com rolamentos EBR classificados para 50.000 horas. Essas ventoinhas aceitam conexão PWM de 4 pinos, giram em velocidades de até 800 a 2.000 RPM, empurrando até 77,37 CFM de fluxo de ar, com pressão estática de até 2,92 mm H₂O. Entre os tipos de soquete de CPU suportados estão AM4, LGA1200, LGA115x e LGA2066. A ZALMAN está apoiando isso com garantias de 3 anos. A empresa não revelou preços, mas mencionou que estarão disponíveis a partir deste mês.



5t2aHI5.jpg



2wuAxW9.jpg




OlLUd6G.jpg



ks5pUma.jpg



D7Tw6Z7.jpg
D7Tw6Z7.jpg


Zalman voltando, top demais!!!

Tomara que continue com a mesma qualidade de antes
 
D7Tw6Z7.jpg


Zalman voltando, top demais!!!

Tomara que continue com a mesma qualidade de antes
Tomara mesmo Sid sempre gostei da Zalman, sempre fez bons Air Cooler.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

ID-COOLING anuncia os refrigeradores de ar com CPU SE-226-XT.


A ID-COOLING anunciou hoje os refrigeradores de ar SE-226-XT ARGB e SE-226-XT BLACK. Ambos os coolers incluem o mesmo dissipador de calor preto com 6 heatpipes e base de cobre. A ventoinha ARGB de 120 mm e a ventoinha preta são usadas na versão ARGB / BLACK, respectivamente. A série SE-226-XT é projetada para resfriar os processadores com um TDP de até 250 W. Ambos os modelos são construídos com um dissipador de calor sólido que é especialmente projetado com 100% de compatibilidade RAM. O revestimento preto é aplicado para uma aparência furtiva.

Para SE-226-XT ARGB, a ventoinha de 120x120x25mm incluída é construída com rolamento 2Ball e tem amortecedores de borracha 8pcs em todos os cantos de ambos os lados, funcionando de 800 a 2.000 rpm com suporte PWM enquanto empurra 56.6CFM de ar em velocidade máxima, nível de ruído medido 16,2 a 31,5dB (A). Para SE-226-XT PRETO, a ventoinha padrão de 120x120x25mm incluída tem amortecedores de borracha de 8pcs em todos os cantos de ambos os lados, funcionando a 700 a 1800 rpm com suporte PWM enquanto empurra 76,16CFM de ar em velocidade máxima, nível de ruído medido de 15,2 a 35,2 dB (A )


Um conjunto extra de clipes de ventilador está incluído para uma configuração push-pull. O cabo divisor ARGB 1-4 e um controlador de cabo estão incluídos na edição ARGB.

A graxa térmica agrupada é denominada ID-TG25, que tem uma condutividade térmica de 10,5 W / m-K.

Com um conjunto de suportes de montagem de metal, o SE-226-XT é compatível com todos os soquetes de CPU convencionais, incluindo Intel LGA2066 / 2011/1700/1200 / 115X e AMD AM4.

MSRP para SE-226-XT ARGB: 44,99USD.
MSRP para SE-226-XT BLACK: 39,99USD.
Data disponível: Depende da região.

Para maiores informações:




OpESaqQ.jpg




9eJUsk0.jpg
 
Última edição:
Pessoal, boa noite

Eu uso um Gammax 400 há um tempo mas sempre me irritou o led da fan dele pois fica sempre ligada. Será que eu perderia eficiência se trocasse a fan dele por uma Fan ID Cooling - XF-12025-RGB? Vou trocar de gabinete e de placa mãe* e queria aproveitar pra eliminar essa luz e colocar algo que eu possa ter controle. Caso alguém tenha sugestão de uma boa substituta barata e sem led eu aceito, mas se essa da ID Cooling servir, eu prefiro para deixar o setup mais uniforme.







*No período de 1 ano, só desliguei meu computador umas 20 vezes porque, por algum motivo, ele só liga encostando uma chave de fenda nos pinos do power ou fazendo uma gambiarra usando um clips na fonte pra forçar o boot. Herdei uma steel legends de um amigo e vou aproveitar pra trocar junto com o gabinete.
 
Pessoal, boa noite

Eu uso um Gammax 400 há um tempo mas sempre me irritou o led da fan dele pois fica sempre ligada. Será que eu perderia eficiência se trocasse a fan dele por uma Fan ID Cooling - XF-12025-RGB? Vou trocar de gabinete e de placa mãe* e queria aproveitar pra eliminar essa luz e colocar algo que eu possa ter controle. Caso alguém tenha sugestão de uma boa substituta barata e sem led eu aceito, mas se essa da ID Cooling servir, eu prefiro para deixar o setup mais uniforme.







*No período de 1 ano, só desliguei meu computador umas 20 vezes porque, por algum motivo, ele só liga encostando uma chave de fenda nos pinos do power ou fazendo uma gambiarra usando um clips na fonte pra forçar o boot. Herdei uma steel legends de um amigo e vou aproveitar pra trocar junto com o gabinete.
Não perde eficiência não, achei esse modelo aqui sem led.

 
DeepCool apresenta Cooler AK620 Dual Fin-Stack para CPU.


A DeepCool apresentou o AK620, um cooler de CPU do tipo torre dual fin-stack premium. O cooler raspa o painel lateral a 160 mm de altura e inclina a balança a 1,45 kg. Uma base de cobre niquelado extrai o calor do processador, que é passado para duas pilhas de aletas de alumínio nas extremidades de seis heat-pipes de 6 mm de espessura. Duas ventoinhas de rolamento fluido-dinâmico de 120 mm vêm incluídas com o resfriador, cada uma delas gira a velocidades de 500 a 1.850 RPM, empurrando 68,99 CFM de fluxo de ar, com uma pressão estática de 2,19 mm H₂O. As pilhas de aletas são rebaixadas na parte inferior para liberar espaço para seus módulos de memória ou dissipadores de calor VRM. Entre os tipos de soquete de CPU suportados estão AM4, LGA1200, LGA115x e LGA2066. O próximo LGA1700 não encontra menção nas especificações da DeepCool. A empresa não revelou preços.


O3yJwZg.jpg



oCnGFvx.jpg
 
DeepCool apresenta Cooler AK620 Dual Fin-Stack para CPU.


A DeepCool apresentou o AK620, um cooler de CPU do tipo torre dual fin-stack premium. O cooler raspa o painel lateral a 160 mm de altura e inclina a balança a 1,45 kg. Uma base de cobre niquelado extrai o calor do processador, que é passado para duas pilhas de aletas de alumínio nas extremidades de seis heat-pipes de 6 mm de espessura. Duas ventoinhas de rolamento fluido-dinâmico de 120 mm vêm incluídas com o resfriador, cada uma delas gira a velocidades de 500 a 1.850 RPM, empurrando 68,99 CFM de fluxo de ar, com uma pressão estática de 2,19 mm H₂O. As pilhas de aletas são rebaixadas na parte inferior para liberar espaço para seus módulos de memória ou dissipadores de calor VRM. Entre os tipos de soquete de CPU suportados estão AM4, LGA1200, LGA115x e LGA2066. O próximo LGA1700 não encontra menção nas especificações da DeepCool. A empresa não revelou preços.


O3yJwZg.jpg



oCnGFvx.jpg
Bonito!

Curti os fans "quadrados"
 
Comprei um Fuma 2 de um amigo daqui do forum para substituir meu Deepcool GT V2. Fiz uns testes rápidos e não notei muita diferença. Deem suas opiniões. Só acho que gastei dinheiro atoa. :( Pode ser que a pasta térmica ainda não curou.

Deepcool GT V2 Idle
Ly3e7Eg.png


Deepcool Full Prime
O7aBXqy.png


Fuma 2 Idle
wCmOmpf.png


Fuma 2 Full Prime
7QeOO6F.png


A diferença física entre ambos é absurda porém em desempenho é o que já tinha pesquisado na internet. Diferença de 1 a 2ºC, visto que em meus testes, foi nula a diferença.

v7pU9Ki.jpg
 
Comprei um Fuma 2 de um amigo daqui do forum para substituir meu Deepcool GT V2. Fiz uns testes rápidos e não notei muita diferença. Deem suas opiniões. Só acho que gastei dinheiro atoa. :( Pode ser que a pasta térmica ainda não curou.

Deepcool GT V2 Idle
Ly3e7Eg.png


Deepcool Full Prime
O7aBXqy.png


Fuma 2 Idle
wCmOmpf.png


Fuma 2 Full Prime
7QeOO6F.png
Rode o cinebench mas espera mais alguns dias, tu usou qual pasta térmica?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo