Dica de MMORPG.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos copa10
  • Data de Início Data de Início
Concordo e discordo. Algumas classes foram prejudicadas com o class design atual. O class design pós MoP virou uma desgraça total. Muitas specs foram se afunilando no esquema de gerar para gastar. Gera recurso com skills 1 e 2, gaste seus recursos com skills 3 e 4. Eu particularmente acho bem pobre esse tipo de gameplay. Invejo FFXIV nesse aspecto.
Na real acho que todas as classes foram prejudicadas quando acabaram com o sistema de talentos antigo :melior2:
Eu só citei o Mage porque no vanilla era ficar spammando frost bolt até ficar sem mana, o atual tá bem mais legal. Mas de resto as classes atuais estão muito genéricas mesmo.

Imagina a possibilidade de combinações de talentos agora com 120 níveis, mas não, a Blizzard acha que os jogadores são estúpidos, ou eles acham que a piazada de 8 anos que joga Fortnite vai querer jogar WoW. Estão com um
tunnel vision bizarro, e ainda tem nego que diz que a Activision não tem influência nenhuma nas decisões da Blizzard.

Os únicos MMORPGS que já prestaram, na minha opinião:

- Ultima Online (sphere. pvp de gente. TFG, Asc Shard, dentre outros. Nada de RPG, pvp de arminha, POL etc)
- RyL
- Ultima Online

No Ultima Online, estilo sphere, vale a habilidade do cara. Um pelado com poções, reagentes, scrolls de fs etc, tinha a capacidade de matar alguém com plate de adamantium, arma + 15 etc, desde que tivesse habilidade. Cara, dava pra desviar de magias. Dá pra matar na cidade e arcar com as consequências, enfim, o game era bem realista.

Inclusive, a TFG SHARD voltou, há algum tempo, e está com media de 90 players online. Não jogo mais lá.

Se alguém puder indicar um game onde conte a habilidade, sem as frescuras de WOW, com um pvp de gente, com número bacana de players, sem P2W...

Pessoal, nunca joguei WoW, mas pesquisando e tal, diz q tem MUITO conteudo PvE pra fazer e tal e acabei me interessando, queria saber a opiniao da galera q ja jogou ou ainda joga, vale a pena começar hoje do ZERO no game sem saber completamente nada, sem nunca ter jogado e tals.

Comprei o ESO, joguei um pouco, é legalzinho e tal, mas nao me cativou, nao gostei muito da jogabilidade, das skills e tal.

Quais sao os Prós e os Contras de cada um dos 2 jogos.

Qual vale mais a pena investir hj em dia, ESO ou WoW ??

Nenhum dos dois se voce quer pve -> Final Fantasy XIV

Agora pro maluco quer quer mmo de pvp? vou sugerir conqueror blades que esta pra lançar ultimo CBT e depois release
https://cb.my.com/en

A outra opçao e bom e velho warhammer online mais nao vai achando que voce solo vai fazer milagre , voce ira precisar de 12 nego pra poder matar zerg de 100-200
pra quem curte lore e pve bom e warhammer pionero em "evento dinamicos"
https://www.returnofreckoning.com/

Última edição:
Nenhum dos dois se voce quer pve -> Final Fantasy XIV

Agora pro maluco quer quer mmo de pvp? vou sugerir conqueror blades que eta pra lançar ultimo CBT e depois release
https://cb.my.com/en

A outra opçao e bom e velho warhammer online mais nao vai achando que voce solo vai fazer milagre , voce ira precisar de 12 nego pra poder matar zerg de 100-200
pra quem curte lore e pve bom e warhammer pionero em "evento dinamicos"
https://www.returnofreckoning.com/

Sempre bom lembrar que FFXIV tem free trial até lvl 35.

Nunca pensei que fosse dizer isso, mas estou órfãos de jogos.

Curto principalmente fps multiplayers (cs go é o que mais curto e depois que ficou free aumentou os hackers) e MMORPG (principalmente isométricos, movimentação wasd, hotkeys no mouse mmo logitech g600).

Os "jogos" do momento são os mesmos de um passado não tão distante e são parecidos demais um com o outro... wow, guild wars 2, eso, ffXIV...

O último jogo que eu realmente curti e que me fez ficar distraído naquele mundinho por algum tempo? Albion Online, mas não durou muito devido aos problemas de conectividade, principalmente.

Ta faltando um jogo que realmente chame a atenção da comunidade como na época 2001-2008. A galera era viciada em ultima online, ragnarok, wow, lineage 2, mu online, metin, rf, cabal, tibia, entre outros...

Hoje em dia ficou foi a nostalgia dos velhos tempos. Tibia e wow são alguns que ainda me prendem, mas não por muito tempo...

Talvez com o wow classic seja diferente, não estou muito animado por outros jogos que estão por vir.

Última edição:
Normal. É assim mesmo.
É difícil manter a fórmula funcionando. Se for ver bem, é mais de década. E os momentos da vida vão mudando. A gente quer voltar a sentir a mesma empolgação que sentia antes, mas fica difícil. E quando a gente faz aquela maratona de instalar MMO novo e/ou velho para experimentar e não passa de uma semana para cansar? Normal.

Agora, dei sorte. Instalei Warframe e estou curtindo. Passei de 100 horas de jogo e ainda estou na empolgação. Mas uma hora vai cansar. O legal é que instalei quando o jogo lançou e não curti. Mas está bem legal agora. Depois de umas 20 horas, cheguei em um lugar chamado Fortuna. Foi a primeira vez que teve uma abertura com música para uma região. Curti.

Nunca pensei que fosse dizer isso, mas estou órfãos de jogos.

Curto principalmente fps multiplayers (cs go é o que mais curto e depois que ficou free aumentou os hackers) e MMORPG (principalmente isométricos, movimentação wasd, hotkeys no mouse mmo logitech g600).

Os "jogos" do momento são os mesmos de um passado não tão distante e são parecidos demais um com o outro... wow, guild wars 2, eso, ffXIV...

O último jogo que eu realmente curti e que me fez ficar distraído naquele mundinho por algum tempo? Albion Online, mas não durou muito devido aos problemas de conectividade, principalmente.

Ta faltando um jogo que realmente chame a atenção da comunidade como na época 2001-2008. A galera era viciada em ultima online, ragnarok, wow, lineage 2, mu online, metin, rf, cabal, tibia, entre outros...

Hoje em dia ficou foi a nostalgia dos velhos tempos. Tibia e wow são alguns que ainda me prendem, mas não por muito tempo...

Talvez com o wow classic seja diferente, não estou muito animado por outros jogos que estão por vir.
Tree of Savior chegou perto disso no lançamento em 2016. Era bem difícil e demorado de upar, tinha muito theroycraft, galera fazendo grupo pra grindar, e tinha até mapas com puzzles e enigmas. O leveling era o principal objetivo no jogo nas
primeiras semanas pelo menos. Porém devido a um erro fundamental de design o pessoal começou a parar de jogar ao upar pros níveis mais altos e perceber que a build estava toda cagada e não tinha como consertar sem criar um novo char e
fazer tudo de novo. Existiam inúmeros outros problemas mas esse acredito que foi o principal ponto negativo.

Depois de um tempo ao invés de corrigir o problema inicial eles deixaram o leveling mais rápido e isso trivializou a maior parte do jogo criando outra armadilha de que o jogo não tinha conteúdo end-game suficiente e fazia o jogador perder o
gás muito rápido.

E depois disso tudo chegamos ao que, na minha opinião, é o problema principal da queda dos mmorpgs: o foco no end-game.
Antigamente não existia esse conceito de end-game, os jogadores tinham como principal objetivo upar e chegar em determinados níveis pra habilitar alguma coisa relevante, pra depois continuar upando e ter outro objetivo grande em mente
até depois de alguns meses atingir determinado ponto e decidir se vai continuar jogando, fazer pvp, criar outro char ou simplesmente parar de jogar.

Hoje em dia todos os jogos são pensados no end-game, o que é até irônico, pois end-game deveria ser um complemento final do jogo. Não é pra não ter end-game, o problema é que os jogos de hoje o cara depois de 5 ou 7 dias já está no
end-game, sendo que antigamente era questão de 1 a 3 meses pro cara começar a fazer esse tipo de conteúdo. Isso dava mais tempo pros desenvolvedores criarem novos conteúdos mantendo todas as regiões do jogo vivas.

A diferença do WoW Classic é justamente essa, apesar do jogo ser um híbrido e foi um dos que começou com esse conceito de end-game, precisa de pelo menos umas 150 a 250 horas de jogo (dependendo da classe e de forma otimizada) pra
chegar no nível máximo e começar a farmar pra pensar em participar do end-game, bem diferente de hoje em dia que em uma semana o cara já tá fazendo LFR (isso se não usar o level booster, que é outra piada).

Não sei se o estilo antigo funcionaria hoje em dia, mas o estilo novo de foco no end-game certamente não deu certo pois o mercado só regrediu depois disso. O Classic de certa forma vai servir como um termômetro, o problema é que
não dá pra tirar muitas conclusões nos primeiros meses que vai ter muito curioso e não exatamente jogadores de mmorpgs nos moldes antigos. Além do que o Classic não é um jogo perfeito, a maioria das classes no PvE principalmente
não possuem muitas variações de skills úteis contra bosses (dungeons e raids) e as rotações são muito mais simples e chatas que atualmente ou algum ponto posterior ao classic, tem que ver se o design geral vai compensar isso.

Tree of Savior chegou perto disso no lançamento em 2016. Era bem difícil e demorado de upar, tinha muito theroycraft, galera fazendo grupo pra grindar, e tinha até mapas com puzzles e enigmas. O leveling era o principal objetivo no jogo nas
primeiras semanas pelo menos. Porém devido a um erro fundamental de design o pessoal começou a parar de jogar ao upar pros níveis mais altos e perceber que a build estava toda cagada e não tinha como consertar sem criar um novo char e
fazer tudo de novo. Existiam inúmeros outros problemas mas esse acredito que foi o principal ponto negativo.

Depois de um tempo ao invés de corrigir o problema inicial eles deixaram o leveling mais rápido e isso trivializou a maior parte do jogo criando outra armadilha de que o jogo não tinha conteúdo end-game suficiente e fazia o jogador perder o
gás muito rápido.

E depois disso tudo chegamos ao que, na minha opinião, é o problema principal da queda dos mmorpgs: o foco no end-game.
Antigamente não existia esse conceito de end-game, os jogadores tinham como principal objetivo upar e chegar em determinados níveis pra habilitar alguma coisa relevante, pra depois continuar upando e ter outro objetivo grande em mente
até depois de alguns meses atingir determinado ponto e decidir se vai continuar jogando, fazer pvp, criar outro char ou simplesmente parar de jogar.

Hoje em dia todos os jogos são pensados no end-game, o que é até irônico, pois end-game deveria ser um complemento final do jogo. Não é pra não ter end-game, o problema é que os jogos de hoje o cara depois de 5 ou 7 dias já está no
end-game, sendo que antigamente era questão de 1 a 3 meses pro cara começar a fazer esse tipo de conteúdo. Isso dava mais tempo pros desenvolvedores criarem novos conteúdos mantendo todas as regiões do jogo vivas.

A diferença do WoW Classic é justamente essa, apesar do jogo ser um híbrido e foi um dos que começou com esse conceito de end-game, precisa de pelo menos umas 150 a 250 horas de jogo (dependendo da classe e de forma otimizada) pra
chegar no nível máximo e começar a farmar pra pensar em participar do end-game, bem diferente de hoje em dia que em uma semana o cara já tá fazendo LFR (isso se não usar o level booster, que é outra piada).

Não sei se o estilo antigo funcionaria hoje em dia, mas o estilo novo de foco no end-game certamente não deu certo pois o mercado só regrediu depois disso. O Classic de certa forma vai servir como um termômetro, o problema é que
não dá pra tirar muitas conclusões nos primeiros meses que vai ter muito curioso e não exatamente jogadores de mmorpgs nos moldes antigos. Além do que o Classic não é um jogo perfeito, a maioria das classes no PvE principalmente
não possuem muitas variações de skills úteis contra bosses (dungeons e raids) e as rotações são muito mais simples e chatas que atualmente ou algum ponto posterior ao classic, tem que ver se o design geral vai compensar isso.

É por isso que por muito tempo eu joguei tibia. O jogo simplesmente não tem end-game, o top level está quase 1300. Mas ai vc entra em outro problema, a repetitividade. Fazer a mesma rota dentro de uma cave por horas e horas durante dias, meses... Por isso que o jogo incentivou tanto as hunts em time, já que existe um bônus considerável de xp.

Pra quem não conhece, passa a imagem de um jogo bobinho, feio, tosco, 2D, sem som... Mas vou te falar, é o jogo que mais precisei do g600 para melhorar minha jogabilidade, já que bindando as hotkeys no mouse, eu usava o teclado principalmente para movimentar. A movimentação pode ser tanto pelo wasd (norte/oeste/sul/leste), qezc (diagonais) ou point and click. E depois que chegaram os servidores brasileiros? Br agora joga com 30-80 de ping, antigamente era 200-300. E depois que colocaram o battleye? Acabaram os bots! E depois que colocaram o treino off? Facilitou a vida de TODOS tibianos. E depois que atualizaram o cliente? Ficou muito mais intuitivo, responsivo, imersivo e moderno. E depois... Enfim, foi um dos poucos jogos que eu vi perdas enormes de players, jurava que o game estaria morto em 2019 e o que posso dizer é que está em um dos seus melhores momentos, a cipsoft conseguiu fazer o impossível!

O problema? Eu jogo isso desde 2006 (com vários retireds no caminho). Simplesmente "já deu" para mim. Já em outros MMO's empre encontro algum problema que eu já passei no tibia ou em outros jogos e que eu realmente odiava. Jogar com ping de 200, problemas com rollbacks, kicks, lags, bots, falta de imersão, jogo focado somente no pve ou somente no pvp...

Tem uma porrada de jogo aparentemente maneiro vindo ai em 2019-2021. Ashes of creation, pantheon rise of the fallen, crowfall, chronicles of elyria... A questão é saber se vão ter o mesmo "sucesso" de archage ou black desert online, ou se realmente vão vingar. Só sei que eu não vou ser o beta tester que comprou o ultimate pack with diamond white unicorns mount para te dizer isso.

Última edição:
Eu estava me lamentando esses dias do mesmo assunto acima, mesma situação aqui, nenhum jogo me prende. Tibia como o amigo falou acima realmente é um ótimo jogo, pena ser repetitivo o grind.
Mas vamos ver, 2020 promete alguns novos títulos para testarmos, até lá o jeito é continuar nos battle royale de sempre.

Eu estava me lamentando esses dias do mesmo assunto acima, mesma situação aqui, nenhum jogo me prende. Tibia como o amigo falou acima realmente é um ótimo jogo, pena ser repetitivo o grind.
Mas vamos ver, 2020 promete alguns novos títulos para testarmos, até lá o jeito é continuar nos battle royale de sempre.
Tenho a mesma ideia que você.

Eu estava nessa também e resolvi testar o FFXIV (indicação aqui nesse forum mesmo) e gostei bastante! De uma olhada, ele é grátis até o lvl 35 (da para testar bastante até esse nivel).

Eu to querendo testar, ja q a parte q eu mais gosto é o PvE, é o Grind pra conseguir os materiais de craft, os itens em si. (e dizem q o FFXIV é o melhor game pra isso atualmente)

Ainda nao baixei, pq nao achei uma resposta "concreta" se o game pode ser jogado SOLO no End Game, meu receio é q ele siga a linha dos jogos de hj em dia q te FORÇAM a jogar em Grupo no conteudo do End Game, sendo quase impossivel jogar SOLO ou com grupo Aleatorio.

Quase sempre vc precisa "coordenar" com amigos ou companheiros de guild, pra conseguir fazer as raids/dungeons End Game e conseguir os equipamentos e etc do game.

E eu nao tenho Tempo e nem Paciencia pra assumir um "compromisso" com guild e etc, ter horario, jogar tantas horas por dia, ajudar em tantas coisas, como a maioria das guilds Exigem hj em dia.

Ja passei da Idade de levar os jogos como "trabalho", agora eu jogo 2~3 horas por dia pra relaxar e pronto.

Assim como os amigos acima ficam no Tibia mesmo ja tendo "enjoado" do jogo, eu continuo no Path Of Exile, principalmente pelo fator de vc conseguir fazer TUDO no game jogando Solo, sem depender de ninguem, tenho procurado um jogo com a mesma "independencia" do Path of Exile, mas ta dificil encontrar algo.

Eu to querendo testar, ja q a parte q eu mais gosto é o PvE, é o Grind pra conseguir os materiais de craft, os itens em si. (e dizem q o FFXIV é o melhor game pra isso atualmente)

Ainda nao baixei, pq nao achei uma resposta "concreta" se o game pode ser jogado SOLO no End Game, meu receio é q ele siga a linha dos jogos de hj em dia q te FORÇAM a jogar em Grupo no conteudo do End Game, sendo quase impossivel jogar SOLO ou com grupo Aleatorio.

Quase sempre vc precisa "coordenar" com amigos ou companheiros de guild, pra conseguir fazer as raids/dungeons End Game e conseguir os equipamentos e etc do game.

E eu nao tenho Tempo e nem Paciencia pra assumir um "compromisso" com guild e etc, ter horario, jogar tantas horas por dia, ajudar em tantas coisas, como a maioria das guilds Exigem hj em dia.

Ja passei da Idade de levar os jogos como "trabalho", agora eu jogo 2~3 horas por dia pra relaxar e pronto.

Assim como os amigos acima ficam no Tibia mesmo ja tendo "enjoado" do jogo, eu continuo no Path Of Exile, principalmente pelo fator de vc conseguir fazer TUDO no game jogando Solo, sem depender de ninguem, tenho procurado um jogo com a mesma "independencia" do Path of Exile, mas ta dificil encontrar algo.
Então, é um grande problema meu nos jogos também. Eu particularmente amo WoW (mesmo que hoje não chegue aos pés do que era) mas o que me impede de jogar é exatamente isso!

O FFXIV eu joguei bem pouco mas me parece que da para jogar com menos compromisso, existem sim coisas para se fazer em grupo mas não são tantas pessoas quanto os outros que já joguei (tem bastante video no youtube mostrando isso) e o melhor de tudo é que desde o começo é 0% P2W ..

Vale a tentativa viu, acho que vai te agradar bastante!! Eu estou jogando com um amigo e nem 2h por dia estou conseguindo jogar, memso assim está me divertindo muito.

Eu estava nessa também e resolvi testar o FFXIV (indicação aqui nesse forum mesmo) e gostei bastante! De uma olhada, ele é grátis até o lvl 35 (da para testar bastante até esse nivel).
Rapaz não tenho mais tempo pra MMO não kkkkk

Tô. Jogando The division 2, que é um MMO por assim dizer...

Já tô no end game... Entro faco as semanais, diárias e saiu... Aí quando realmente tenho tempo pra relaxar eu vou lá e dou uma jogada maneira e saiu... Sem a dor na consciência de ter que jogar mais pra ficar mais forte... Afinal pve lá é facil, e apenas grind e pronto.

Veremos com a entrada da Raid que está por vir se fica uma coisa mais tática.

Rapaz não tenho mais tempo pra MMO não kkkkk

Tô. Jogando The division 2, que é um MMO por assim dizer...

Já tô no end game... Entro faco as semanais, diárias e saiu... Aí quando realmente tenho tempo pra relaxar eu vou lá e dou uma jogada maneira e saiu... Sem a dor na consciência de ter que jogar mais pra ficar mais forte... Afinal pve lá é facil, e apenas grind e pronto.

Veremos com a entrada da Raid que está por vir se fica uma coisa mais tática.
Eu joguei muito o Divison 1..Jogo muito divertido e as dungeons sao boas demais.

Sinto falta daquele grindzinho gostoso, tipo Ragnarok. Coloca um podcast relevante e vai lá farmando ...
Um jogo que achei interessante e que gostei da empresa foi Maplestory 2, mas infelizmente ao meu ver pecou muito em gameplay (coisa que pesa bastante pra mim). Esse lance de ficar spamando um botão não rola pra mim, vim do ragnarok e do wow ambos jogos tem um gameplay avançado que pra ser bom tem que ter playerskill, dependendo da classe é claro mas no geral é isso. Negócio de spmmar um botão é mto console.... eu curto ter 20 skills na barra e saber escolher quall usar na hora certa.

Algum MMO atual com gameplay do wow ou do ragnarok?

MMO atual de sobrevivência é o ATLAS
MMO atual mais próximo do Ragnarok é Tree of Savior
MMO atual com câmera estilo Ragnarok é Lost Ark (ainda não chegou no ocidente)
MMO B2P atual é Guild Wars 2
MMO B2P atual é The Elder Scrolls Online: Home
MMO B2P pay to win atual é Black Desert
MMO atual com assinatura é Final Fantasy XIV

Tree of Savior eu joguei muito quando lançou, infelizmente os Bots acabaram com o game (coincidentemente igual ao Rag)

Esse Lost Ark tem alguma forma de jogar por aqui?

Faltou ALBION :cuti:

Assisti alguns videos de Final Fantasy XIV no canal do Deathweaver e curti bastante o jogo pelo oq eu vi.

Vou Aproveitar q o jogo tem o free trail ate o lvl 35 e baixei pra testar.

Só to em duvida sobre qual classe jogar nesse inicio, Gostei bastante do ninja, mas pesquisei um pouco e o pessoal diz q é uma das classes mais dificeis de jogar, Ai Pensei em ir de Black Mage q dizem ter a rotaçao mais facil de skills e ser o melhor ranged DPS (gosto de ser DPS), mas tbm pensei em talvez ir de Warrior, visto q dizem q Tank é bem requisitado nas Dungeons, nao tenho o habito de jogar como tank, sempre jogo de DPS, mas to pensando.

Se Tiverem alguma dica só falar ai q to mais perdido que cego em tiroteio :)

O Tree of Savior de uma mudada no sistema de stats e de classes, mas no geral tu joga quase que como um jogo off-line, se tiver a combinação de classes boa não vai sentir dificuldades no game, só acho que o mapa dele depois de um tempo é muito confuso para se seguir a Lore.

Assisti alguns videos de Final Fantasy XIV no canal do Deathweaver e curti bastante o jogo pelo oq eu vi.

Só to em duvida sobre qual classe jogar nesse inicio, Gostei bastante do ninja, mas pesquisei um pouco e o pessoal diz q é uma das classes mais dificeis de jogar, Ai Pensei em ir de Black Mage q dizem ter a rotaçao mais facil de skills e ser o melhor ranged DPS (gosto de ser DPS), mas tbm pensei em talvez ir de Warrior, visto q dizem q Tank é bem requisitado nas Dungeons, nao tenho o habito de jogar como tank, sempre jogo de DPS, mas to pensando.

Não ligue muito para isso de classe mais difícil ou mais fácil, escolhe aquela que você gosta e aproveite o jogo, não adianta jogar com tal classe que você não curte apenas por ser fácil ou ser mais requisitado em dungeon. Alias, no fim das contas no final fantasy você pode mudar a classe depois.

Eu testei rogue e gostei demais! Bem divertido de jogar e tem um DPS legal.

Users who are viewing this thread

Voltar