[TÓPICO OFICIAL] Dragon Age: The Veilguard

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Catos
  • Data de Início Data de Início
Bom, terminei a jogatina do domingão. Contabilizei 24 horas de jogo no total, até agora.

20241103233436-1.jpg

Eu deveria ter gasto um tempinho ajustando as opções de jogabilidade. Pro meu estilo de jogo, essas opções básicas aqui já ficaram perfeitas, sobre a marcação da Missão. Não sei como deixei tanto tempo aquela ícone sendo exibido o tempo todo na tela, marcando o local e distância do objetivo, sendo que o mesmo já está sendo marcado no minimapa. O loot eu gosto que seja exibido o tempo todo.

Dragon-Age-The-Veilguard-Screenshot-2024-11-03-20-19-27-09.png

Dessa forma, a marcação só aparece ao se aproximar da área, ou apertando o D-Pad pra cima, pra trazer informações sobre a missão:

Dragon-Age-The-Veilguard-Screenshot-2024-11-03-20-19-41-04.png

Ao pressionar D-Pad pra cima:

Dragon-Age-The-Veilguard-Screenshot-2024-11-03-20-19-44-33.png

20241103235432-1.jpg

Sim, as expressões faciais em geral estão bem boas, arrisco dizer as melhores que vi em jogos até hoje.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não sei se a comparação com o outro jogo faz sentido, não joguei o outro, mas o que ele comentou sobre os dialogos nesse Dragon Age tá certo, as escolhas até agora te levam sempre pro mesmo caminho, unica diferença que percebi é que seus companheiros podem gostar mais ou menos da sua decisão que no fim das contas não faz diferença pro desenrolar dos fatos.

O jogo é razo. Escolhas que levam pro mesmo caminho diminuem a nessecidade de variações de roteiro, deixa o jogo mais simples e mais barato. As escolhas nesse jogo são só pra enganar que a história tem um certo nível de complexidade que na verdade não existe. Parece história da area "infanto juvenil" de uma loja de livros.
Correto.
Não tem nada que você possa fazer que irá fazer com que teus companions não façam mais parte do teu grupo.

Do mais, todos os temas complexos de todas a facções não existem e/ou não são mais mencionados.

Ninguém é mais racista contra elfo, os Crows lutam contra opressores (sendo que na realidade, eles que são os opressores, sequestram crianças e a matam caso não consigam ser fortes o suficiente).
Não ficaria incomodado com uma redenção da piratinha, mesmo que via CODEX.

Religião/fanatismo, especialmente a Chantry não existe.

Do mais, trate esse jogo com uma nova IP que tu consegue engolir tudo isso, pra mim eu tô me esforçando.

Sim, as expressões faciais em geral estão bem boas, arrisco dizer as melhores que vi em jogos até hoje.

Não sei se a comparação com o outro jogo faz sentido, não joguei o outro, mas o que ele comentou sobre os dialogos nesse Dragon Age tá certo, as escolhas até agora te levam sempre pro mesmo caminho, unica diferença que percebi é que seus companheiros podem gostar mais ou menos da sua decisão que no fim das contas não faz diferença pro desenrolar dos fatos.

O jogo é razo. Escolhas que levam pro mesmo caminho diminuem a nessecidade de variações de roteiro, deixa o jogo mais simples e mais barato. As escolhas nesse jogo são só pra enganar que a história tem um certo nível de complexidade que na verdade não existe. Parece história da area "infanto juvenil" de uma loja de livros.

Sobre os diálogos eu não discordo, só acho um pouco exagerado falar que é um jogo pra quem tem dez anos de idade. Mas já falei por aqui mesmo que é um dos pontos fracos, apesar de não me incomodar tanto assim (ainda). Ele é muito mais "simples" que os jogos anteriores. Até onde eu vi, tem apenas uma possibilidade dos companheiros saírem da sua party mais perto do final do jogo, que eu não vou falar pra não dar spoiler. E o fato dos companheiros gostar mais ou menos de você vai alterar no elo com o personagem principal, que altera no número de pontos de habilidade que você pode utilizar com eles.

Mesmo assim não tem nada a ver com o jogo citado. Não quis me alongar na resposta para ele, por isso apenas fiquei na comparação entre os jogos, que não tem cabimento algum, já que são propostas e estilos bem diferentes.

Galera no final acabei pegando o jogo, curti muito mais que eu esperava, o combate é sensacional e me lembrou demais os anteriores que me diverti bastante. A história eu desisti de ver ali pela metade, que sinceramente é pra retardado mental, uma dica pro jogo ficar bom é pular todos os diálogos e cutscenes, não zerei ainda mas a minha nota seria um 5/10 por enquanto, os sons são bem fracos senti falta de mais emoção, as missões são aquele feijão com arroz, e os personagens em si são o negócio mais ridíclo que eu já vi, depois de eu ver a xifruda pedindo se ela podia usar vestido larguei de mão, provavelmente eu zere hoje, pois estou bem avançado no game, acho que é isso ai, não faltou eu comentar nada acho. Se vale a pena comprar é um "NÃO" gigantesco. :alan:

Aaa editando porque esqueci de comentar, mas o que eles fizeram com maestria nesse jogo é o HDR, muito bem calibrado e dosado, tiveram cuidado até nas cenas que a tela fica totalmente branca pra não queimar os olhos de quem está jogando.

Última edição:
Bom, terminei a jogatina do domingão. Contabilizei 24 horas de jogo no total, até agora.

20241103233436-1.jpg

Eu deveria ter gasto um tempinho ajustando as opções de jogabilidade. Pro meu estilo de jogo, essas opções básicas aqui já ficaram perfeitas, sobre a marcação da Missão. Não sei como deixei tanto tempo aquela ícone sendo exibido o tempo todo na tela, marcando o local e distância do objetivo, sendo que o mesmo já está sendo marcado no minimapa. O loot eu gosto que seja exibido o tempo todo.

Dragon-Age-The-Veilguard-Screenshot-2024-11-03-20-19-27-09.png

Dessa forma, a marcação só aparece ao se aproximar da área, ou apertando o D-Pad pra cima, pra trazer informações sobre a missão:

Dragon-Age-The-Veilguard-Screenshot-2024-11-03-20-19-41-04.png

Ao pressionar D-Pad pra cima:

Dragon-Age-The-Veilguard-Screenshot-2024-11-03-20-19-44-33.png

20241103235432-1.jpg
Valeu pela dica! Também tentei tirar esse marcador do meio da tela e não achei a configuração devida.

Uma delas é essa mesma. A outra é uma quest pra matar um demônio em Treviso e abrir um caminho na Encruzilhada. Estava no nível 10, o demônio no 25. Fiquei 20 minutos batendo nele e não consegui tirar nem metade do life, até que acabei morrendo e não tentei de novo. Mais pra frente eu volto nele.
Fui pego de surpresa por esse demônio também. Tentei umas dez vezes derrotá-lo estando abaixo do nível (entre 10 e 15), quase consegui, mas acabei largando a mão.

(...) uma dica pro jogo ficar bom é pular todos os diálogos e cutscenes (...)
Excelente dica para um jogo de RPG, hein?

O problema de tentarem fazer um jogo para o povão, que abranja o maior público o possível (e isso obviamente refletiria em maior receita), é esse perfil de jogador sendo alcançado.

Última edição:
Uma coisa que eu sempre acho estranha nos jogos, é o sorriso dos personagens. Nunca fica natural, ou a qualidade dos dentes é estranha. Sempre tem alguma coisa que não bate.

Por mais que seja um detalhe sem tanta importância, ficou muito bom no jogo.

07.png

Cena em gameplay:

Esse char meio elfa, meio Lady Gaga (ou Gogo, vai saber...) ficou muito legal.
O melhor que vi até agora.
:safadao:

Excelente dica para um jogo de RPG, hein?

O problema de tentarem fazer um jogo para o povão, que abranja o maior público o possível (e isso obviamente refletiria em maior receita), é esse perfil de jogador sendo alcançado.
Eu quero ver alguém ser herói em falar que se salva alguma coisa na história, porque se não é o pior amontoado de lixo que eu já vi não sei o que é, eu teria vergonha.

Tem que lembrar que o jogo se passa em Tevinter e é uma magocracia. É decadente e tem escravidão instituída.

Tem que entender o contexto. Estamos em um lugar diferente do que se passou os três anteriores. Aqui, não há um exército ou Inquisição como ao sul. A proteção vem de grupos mercenários ou externos. É muito mais bagunçado do que ao sul, onde os grupos como elfos e seguidores de Andraste se estabeleceram, fugindo da bagunça que virou.

Por isso as coisas vão ser diferentes do que se via nos jogos anteriores. Não está incoerente.

Só não gostei muito que todos são amigos de todos do grupo, e quando rola uma briga já é resolvida na sequência. No Origins era troca de farpa toda hora entre Morrigan e Alistar por exemplo. Estou com 30 horas de jogo, e até agora só teve uma decisão que mudou alguma coisa, lembro que nos outros jogos tinha bem mais. De RPG só tem o level e skills, porque no restante é Action apenas.

Achei o Solas mal aproveitado também, mas o background dele até chegar em tudo que aconteceu, gostei.

Carai, vi uns reviews falando que os companions não morrem....sequer tem HP

É isso mesmo produção?
Sim, basicamente eles são extensões das skills. Você tem basicamente 3 skills (fora a suprema), +3 skills de cada companheiro e pode combar algumas.

Só não gostei muito que todos são amigos de todos do grupo, e quando rola uma briga já é resolvida na sequência. No Origins era troca de farpa toda hora entre Morrigan e Alistar por exemplo. Estou com 30 horas de jogo, e até agora só teve uma decisão que mudou alguma coisa, lembro que nos outros jogos tinha bem mais. De RPG só tem o level e skills, porque no restante é Action apenas.

Achei o Solas mal aproveitado também, mas o background dele até chegar em tudo que aconteceu, gostei.

Toda situação de conflito, preconceito, desagrados, farpas, tiraram tudo. O cagaço dos caras de ofender alguma minoria transformou o jogo nisso aí.

Tá foda hein gente... tudo tem algum guia pra deixar o jogo mastigado, parece que a gente é retardado.

Última edição:
Galera no final acabei pegando o jogo, curti muito mais que eu esperava, o combate é sensacional e me lembrou demais os anteriores que me diverti bastante. A história eu desisti de ver ali pela metade, que sinceramente é pra retardado mental, uma dica pro jogo ficar bom é pular todos os diálogos e cutscenes, não zerei ainda mas a minha nota seria um 5/10 por enquanto, os sons são bem fracos senti falta de mais emoção, as missões são aquele feijão com arroz, e os personagens em si são o negócio mais ridíclo que eu já vi, depois de eu ver a xifruda pedindo se ela podia usar vestido larguei de mão, provavelmente eu zere hoje, pois estou bem avançado no game, acho que é isso ai, não faltou eu comentar nada acho. Se vale a pena comprar é um "NÃO" gigantesco. :alan:

Aaa editando porque esqueci de comentar, mas o que eles fizeram com maestria nesse jogo é o HDR, muito bem calibrado e dosado, tiveram cuidado até nas cenas que a tela fica totalmente branca pra não queimar os olhos de quem está jogando.

Fundador da Moon Studios (Ori e No Rest for the Wicked): “Dragon Age: The Veilguard é um jogo de mau gosto e com um roteiro terrível”​

"[...] Acabei de assistir a um gameplay de Dragon Age e é bem incompreensível o quão infantil e terrível a escrita é. Tudo parece higienizado e desumanizado.

Não sei por que de repente estamos pensando que isso é aceitável. Seu trabalho como escritor é escrever sobre coisas que são sinceras, interessantes e verdadeiras, para atrair pessoas para esse mundo que você criou e se isso é o melhor que você pode imaginar, você não deveria ser um escritor em primeiro lugar.

Odeio soar tão duro porque tenho certeza de que essas pessoas tinham as melhores intenções em mente, mas é isso que acontece quando a arte é criada por amadores, quando temos que pisar em ovos e não ousamos abordar assuntos difíceis - você acaba com um produto insosso e ruim em vez de arte.

Sempre aborde a escrita primeiro de um ângulo humano, baseie-se em suas próprias experiências e ouse abordar assuntos que possam parecer arriscados - porque muitas vezes a mágica acontece quando não nos importamos em nos tornar vulneráveis."

Última edição:
Eu entendo a crítica de que pra uma franquia que já teve 3 jogos, realmente a mudança acabou sendo um downgrade, na parte de dialógos mais bobos. Também tô notando isso. Mas é aquela, o nível de diálogo desse Veilguard não tá muito distante de vários JRPGs aclamados ai não, com aquelas japices de maluco. Reclamar que mudou dentro da franquia ok, mas se reclamar que tá bobo mas os do JRPGs continuar achando bom ai não faz sentido

Fundador da Moon Studios (Ori e No Rest for the Wicked): “Dragon Age: The Veilguard é um jogo de mau gosto e com um roteiro terrível”​

"[...] Acabei de assistir a um gameplay de Dragon Age e é bem incompreensível o quão infantil e terrível a escrita é. Tudo parece higienizado e desumanizado.

Não sei por que de repente estamos pensando que isso é aceitável. Seu trabalho como escritor é escrever sobre coisas que são sinceras, interessantes e verdadeiras, para atrair pessoas para esse mundo que você criou e se isso é o melhor que você pode fazer, você não deveria ser um escritor em primeiro lugar.

Odeio soar tão duro porque tenho certeza de que essas pessoas tinham as melhores intenções em mente, mas é isso que acontece quando a arte é criada por amadores, quando temos que pisar em ovos e não ousamos abordar assuntos difíceis - você acaba com um produto insosso e ruim em vez de arte.

Sempre aborde a escrita primeiro de um ângulo humano, baseie-se em suas próprias experiências e ouse abordar assuntos que possam parecer arriscados - porque muitas vezes a mágica acontece quando não nos importamos em nos tornar vulneráveis."

Vai ter gente grande falando bem e mal. O cara da Larian elogiou.

Eu entendo a crítica de que pra uma franquia que já teve 3 jogos, realmente a mudança acabou sendo um downgrade, na parte de dialógos mais bobos. Também tô notando isso. Mas é aquela, o nível de diálogo desse Veilguard não tá muito distante de vários JRPGs aclamados ai não, com aquelas japices de maluco. Reclamar que mudou dentro da franquia ok, mas se reclamar que tá bobo mas os do JRPGs continuar achando bom ai não faz sentido
Curiosamente o ultimo jogo de japice que tive vontade de jogar é melhor que esse infelizmente.
Metaphor: ReFantazio.

Vai ter gente grande falando bem e mal. O cara da Larian elogiou.
O mesmo que falou que o GOTY dele é o Star Wars: Outlaw.

A opinião dele já é meio duvidosa.

Esse que é o ponto. Entender que pessoas diferentes têm gostos e interesses diferentes.

O gosto do cara é duvidoso para quem? Para mim não é porque o gosto dele está alinhado ao meu. Mas não está alinhado a muitos outros, então não vai ter crédito para muitos outros. :)

Só para deixar claro, não discordo de tudo e vejo de forma cega. Realmente os diálogos estão mais rasos e são todos amigos sem aquelas brigas internas aprofundadas.

É que para mim, isso simplesmente não impacta na minha vontade de jogar. Entendo que a proposta é outra e continuo me divertindo.

Ao meu ver esse jogo suspende a descrença (minha) porque nos anteriores, havia personagens de diferentes grupos que estavam sempre em guerra entre eles. Neste, temos um grupo de infiltrados (que claramente se dão bem porque trabalharam juntos) em um território diferente, onde a magia reina e o império é decadente e todos estão na mesma lama. Normal quando todo mundo está na lama se juntar para tirar o elefante branco da frente. Por isso eu estou tranquilo com as mudanças, porque para mim faz sentido.

Mas sem problema que tenha gente que pense diferente. O problema é martelar o que nao gosta e deixar de curtir o que gosta.

Por enquanto, o Inquisition continua sendo melhor. Mas não acho que este jogo seja ruim. Estou gostando bastante.

Última edição:
Pô, eu acho legal demais ver a Harding comentando sobre a inquisição. Ela sempre foi uma personagem interessante. Eu sempre tentava falar com ela entre as missões, no Inquisition. Era engraçado os diálogos dela, sobre alguém que fazia parte do grupo principal da inquisição, como a Josephine, ter dado oi pra ela, etc. Isso agregava demais ao mundo do jogo. É muito legal ver ela sendo parte do grupo principal agora no Veilguard e comentando sobre a inquisição. Vou deixar o vídeo em Spoiler.

Esse que é o ponto. Entender que pessoas diferentes têm gostos e interesses diferentes.

O gosto do cara é duvidoso para quem? Para mim não é porque o gosto dele está alinhado ao meu. Mas não está alinhado a muitos outros, então não vai ter crédito para muitos outros. :)

Só para deixar claro, não discordo de tudo e vejo de forma cega. Realmente os diálogos estão mais rasos e são todos amigos sem aquelas brigas internas aprofundadas.

É que para mim, isso simplesmente não impacta na minha vontade de jogar. Entendo que a proposta é outra e continuo me divertindo.

Por enquanto, o Inquisition continua sendo melhor. Mas não acho que este jogo seja ruim. Estou gostando bastante.

Então, acredito que ninguém aqui está tentando mudar sua opinião e convencer vc que o jogo é ruim ou qualquer outra coisa. Todos aqui estão apenas compartilhando opiniões e informações sobre o jogo e por isso não existe certo nem errado, apenas pontos de vistas diferentes.

Assim como tem gente postando o que gostou tem gente postando o que não gostou e para isto que serve um FORUM (de DISCUSSÕES). Quem gostou não precisa se defender e muito menos quem não gostou também deveria, conviver com as diferenças inclusive é um dos temas do Veilguard...

Última edição:

Diria pra grande parte do público. O Outlaws tá com 75 Metacritic e 5.3 Userscore.

Tem TANTOS candidatos para GOTY melhor que esse em score e na parte técnica também:
Wukong
Astrobot
Final Fantasy
Dogma 2
HellDivers 2

Stellar Blade

Realmente os diálogos estão mais rasos e são todos amigos sem aquelas brigas internas aprofundadas.
Lembra que te falei que o ÚNICO problema desse jogo seria provavelmemten o Revisor Sensível? Pois é.

Diria pra grande parte do público. O Outlaws tá com 75 Metacritic e 5.3 Userscore.

Tem TANTOS candidatos para GOTY melhor que esse em score e na parte técnica também:
Wukong
Astrobot
Final Fantasy
Dogma 2
HellDivers 2

Stellar Blade

Lembra que te falei que o ÚNICO problema desse jogo seria provavelmemten o Revisor Sensível? Pois é.

Eu não joguei o Outlaws para opinar sobre os possíveis pontos fortes que o jogo pode ter, pois acho que todo jogo precisa ter um certo padrão de qualidade mínimo que Outlaws não parece ter para justificar o preço. Pode até ter uma boa história e um bom jogo no meio de tanto problema técnico, mas me recuso por enquanto a gastar tempo pra descobrir.

Metacritic não conta como base para jogos controversos como o Veilguard ou o ataque que o Outlaws teve sobre sua parte técnica. Qualquer pessoa pode dar a nota mais baixa possível sem ter jogado de fato, apenas seguindo as críticas de outros. E o oposto também acontece, como no caso de Stellar Blade, onde muitos avaliaram com nota máxima sem jogar, apenas porque o jogo desafia alguns estereótipos de representação feminina nos games.

Não é nenhuma novidade que o hate em massa sempre acaba falando mais alto. Não sinto necessidade de ir ao Metacritic para avaliar The Veilguard com uma nota mais justa, mas muitos fazem questão de ir lá e dar nota zero só por ver alguns minutos de cenas da personagem Taash.

Eu não joguei o Outlaws para opinar sobre os possíveis pontos fortes que o jogo pode ter, pois acho que todo jogo precisa ter um certo padrão de qualidade mínimo que Outlaws não parece ter para justificar o preço. Pode até ter uma boa história e um bom jogo no meio de tanto problema técnico, mas me recuso por enquanto a gastar tempo pra descobrir.

Metacritic não conta como base para jogos controversos como o Veilguard ou o ataque que o Outlaws teve sobre sua parte técnica. Qualquer pessoa pode dar a nota mais baixa possível sem ter jogado de fato, apenas seguindo as críticas de outros. E o oposto também acontece, como no caso de Stellar Blade, onde muitos avaliaram com nota máxima sem jogar, apenas porque o jogo desafia alguns estereótipos de representação feminina nos games.

Não é nenhuma novidade que o hate em massa sempre acaba falando mais alto. Não sinto necessidade de ir ao Metacritic para avaliar The Veilguard com uma nota mais justa, mas muitos fazem questão de ir lá e dar nota zero só por ver alguns minutos de cenas da personagem Taash.
Por isso que eu citei tanto o score dos críticos como de usuários.

Users who are viewing this thread

Voltar