[TÓPICO OFICIAL] Dragon Age: The Veilguard

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Manfred é legal demais mesmo haha.

Cheguei nas 59 horas por aqui e comecei a gostar bem mais da Taash. Não passa nem perto da chatice da Sera, aliás, bem longe mesmo.

Ainda acho a Bellara a mais chatinha dos companions por enquanto. E depois de conversar mais com o Davrin, estou achando ele meio chato também, pois é grifo isso, grifo aquilo. Mas o problema não é o personagem em si, acho que a BioWare quis martelar demais essa coisa de grifo, fica repetitivo demais toda conversação focar nisso. Até entendo que seja o foco principal desse personagem ao menos por agora, mas sei lá, o cara é um Grey Warden, dá pra elaborar mil coisas além disso.
Pra mim, as quests da Neve são as mais legais!
 
Pra mim, as quests da Neve são as mais legais!

Não peguei mais quests dela além das iniciais, aquela coisa de 'sair com o companion para conhecê-lo mais um pouco'.
Pelo que eu lembre não passei disso com ela, mas acredito que logo deve abrir mais quests.

Inclusive, por falar no Davrin, achei que libertar os grifos fosse uma missão bem crucial, inclusive pelo cenário que está se desenvolvendo. Mas o negócio ficou super de lado, esquecido mesmo, achei que teria alguma quest em seguida pra isso, e nada. Bem estranho.
 
Não peguei mais quests dela além das iniciais, aquela coisa de 'sair com o companion para conhecê-lo mais um pouco'.
Pelo que eu lembre não passei disso com ela, mas acredito que logo deve abrir mais quests.

Inclusive, por falar no Davrin, achei que libertar os grifos fosse uma missão bem crucial, inclusive pelo cenário que está se desenvolvendo. Mas o negócio ficou super de lado, esquecido mesmo, achei que teria alguma quest em seguida pra isso, e nada. Bem estranho.

Também achei que o jogo teria uma urgência maior, mas ficou de lado mesmo. Claro, provavelmente irá ter a resolução disso tudo com os grifos capturados, (inclusive eu já fiz uma sequência de missão relacionada ao resgate), mas há momentos em outras missões com o Davrin que faz parecer que nada aconteceu; nenhum comentário, nenhuma menção sobre o resgate. Eu acho que faltou coerência nas missões e diálogos. Não é necessário que o jogo lembre dos objetivos importantes o tempo todo, mas também não dá para simplesmente ignorá-los em várias sequências.

Está em que nível de personagem por ai?
 
Última edição:
Também achei que o jogo teria uma urgência maior, mas ficou de lado mesmo. Claro, provavelmente irá ter a resolução disso tudo com os grifos capturados, (inclusive eu já fiz uma sequência de missão relacionada ao resgate), mas há momentos em outras missões com o Davrin que faz parecer que nada aconteceu; nenhum comentário, nenhuma menção sobre o resgate. Eu acho que faltou coerência nas missões e diálogos. Não é necessário que o jogo lembre dos objetivos importantes o tempo todo, mas também não dá para simplesmente ignorá-los em várias sequências.

Está em que nível de personagem por ai?

Exatamente isso que senti. Eu até comentei lá algumas páginas atrás que o jogo não me passa esse senso de urgência, de horror, de ter gente em perigo, e isso inclui nas conversações. O cara fica lá lamentando sobre o ocorrido, mas não aparece uma única missão pra resolver o problema. Eu acho que essa cadeia de missões dele deveria ter uma resolução mais rápida, afinal, é realmente algo urgente e importante.

Estou no nível 31 agora, com 61 horas de jogo. E você?
Estava lutando na arena da Soberania, estou na oitava luta e achando bem tranquilo (isso porque estou com personagens que não possuem sinergia entre si, então nem estou usando combos). Mas eu aposto que na décima luta vai aparecer algum dragão ou algo do tipo, só pra missão ficar incompleta até chegar num nível maior haha.
 
Exatamente isso que senti. Eu até comentei lá algumas páginas atrás que o jogo não me passa esse senso de urgência, de horror, de ter gente em perigo, e isso inclui nas conversações. O cara fica lá lamentando sobre o ocorrido, mas não aparece uma única missão pra resolver o problema. Eu acho que essa cadeia de missões dele deveria ter uma resolução mais rápida, afinal, é realmente algo urgente e importante.

Estou no nível 31 agora, com 61 horas de jogo. E você?
Estava lutando na arena da Soberania, estou na oitava luta e achando bem tranquilo (isso porque estou com personagens que não possuem sinergia entre si, então nem estou usando combos). Mas eu aposto que na décima luta vai aparecer algum dragão ou algo do tipo, só pra missão ficar incompleta até chegar num nível maior haha.
Estou no 45, indo pra 54 horas de jogo. Não fiz muitas missões secundárias de mapa. Fiz algumas, mas o foco maior foi em missões de companions e puzzles do mapa. Irei dar um foco em secundárias de região, na próxima jogatina. Estou com 3 facções na reputação máxima.

Essa arena aí eu finalizei esses dias. Achei estranha a dificuldade dos desafios de cada luta. Tinha algumas anteriores que eram mais difíceis que a próxima. Não fazia muita sentido, mas enfim.
 
Estou no 45, indo pra 54 horas de jogo. Não fiz muitas missões secundárias de mapa. Fiz algumas, mas o foco maior foi em missões de companions e puzzles do mapa. Irei dar um foco em secundárias de região, na próxima jogatina. Estou com 3 facções na reputação máxima.

Essa arena aí eu finalizei esses dias. Achei estranha a dificuldade dos desafios de cada luta. Tinha algumas anteriores que eram mais difíceis que a próxima. Não fazia muita sentido, mas enfim.

E não fez sentido mesmo, terminei agora a pouco a arena. Foi bem coisa pra encher linguiça mesmo haha. Inclusive no nível que eu estou, foi super fácil. Pensei que na última luta teria algo absurdo... Que nada, super de boa. E o anel que você recebe é muito bom, pena que não vou conseguir usar pois vou perder algumas coisas que não vale a pena.

Ainda estou achando todas as armaduras, roupas e elmos muito feios haha. Não sei o que fizeram, mas o pessoal responsável por isso mandou mal demais. Estou usando inclusive a armadura do Mass Effect que deram de presente no dia 7 de novembro.
 
E não fez sentido mesmo, terminei agora a pouco a arena. Foi bem coisa pra encher linguiça mesmo haha. Inclusive no nível que eu estou, foi super fácil. Pensei que na última luta teria algo absurdo... Que nada, super de boa. E o anel que você recebe é muito bom, pena que não vou conseguir usar pois vou perder algumas coisas que não vale a pena.

Ainda estou achando todas as armaduras, roupas e elmos muito feios haha. Não sei o que fizeram, mas o pessoal responsável por isso mandou mal demais. Estou usando inclusive a armadura do Mass Effect que deram de presente no dia 7 de novembro.

Sim, eles poderiam muito bem ter colocado algo interessante na ultima luta. Seria o óbvio a se fazer.

Sobre as armaduras, eu já desisti também. Faz um bom tempo que eu estou com a mesma, que foi a que eu mais curti pra personagem rogue feminina. É uma normal, laranja, e não aquela baixaria que postei esses dias. 😄 Aquela do N7 é uma das melhores mesmo.
Elmo eu não uso. Apenas deixo pelos stats adicionais, mas coloquei pra sempre ocultar o Elmo, tanto em gameplay quanto cutscenes.
 
Ontem tive o primeiro combate com um dragão de verdade, lá no lugar onde encontramos Emmrich. Tomei um pau haha. O dragão tinha uns 10 níveis acima do meu grupo. Estranho que os inimigos que enfrentamos para chegar até esse combate estavam bem tranquilos, a quest teve aumento de dificuldade absurdo com esse dragão no final.

Aliás, começou a juntar missão secundária complicada. Das três que tentei fazer ontem, só consegui fechar uma, porque o boss só estava 5 níveis acima.

Vou ter que voltar para a missão principal antes de continuar essas quests secundárias.
 
Dropei o game quando eles começaram a repetir demais os dialogos sobre determinada quest. Dai tomei nojo e não abri mais o game coitado.

Acredito que seja o maior problema
já que tem lê e fazer escolhas, faltou capricho
 
Aqui eu também desisti o jogo não me empolgou.

Como estava jogando pelo EA não tive esse custo mas fico triste esperava muito mais do game, já desinstalei.
 
Pior que eu também achei o início do jogo devagar, mas me forcei a ir pra frente, já pensando que poderia melhorar. E estou gostando muito mais dele agora do que estava semana passada ou retrasada, principalmente porque a história deu uma bela melhorada, ainda mais com algumas revelações que impactam inclusive os jogos anteriores. Além do mais, o combate começa a brilhar depois do nível 20 e ainda mais no 30. Mas entendo quem largou, o início dele é realmente complicado e não segura muito.
 
Pior que eu também achei o início do jogo devagar, mas me forcei a ir pra frente, já pensando que poderia melhorar. E estou gostando muito mais dele agora do que estava semana passada ou retrasada, principalmente porque a história deu uma bela melhorada, ainda mais com algumas revelações que impactam inclusive os jogos anteriores. Além do mais, o combate começa a brilhar depois do nível 20 e ainda mais no 30. Mas entendo quem largou, o início dele é realmente complicado e não segura muito.
Meu ponto por ter desistido, foi como falei esperava um game mais RPG.

Mas o combate e bem legal mesmo quem sabe um dia que volte a jogar.

O combate só e chato jogando de Mago com cajado. Aquilo ali não da para aceitar.
 
Mais um que dropou aqui. O combate é até divertido e a ambientação é muito boa.... Mas a escrita é tenebrosa, as escolhas fakes broxam bastante pois fica muito escancarado que estão ali sem peso algum. O pior foi terem tentando passar uma ideia contrária nas reviews.

Nesse caso, acho muito mais louvável o que fizeram com Final Fantasy XVI: Admitiram que não era mais um RPG e abraçaram o action (com uma gameplay maravilhosa) e focado em narrativa (sem escolhas) com uma ótima escrita.

Um dia talvez eu tente novamente.
 
Última edição:
Mais um que dropou aqui. O combate é até divertido e a ambientação é muito boa.... Mas a escrita é tenebrosa, as escolhas fakes broxam bastante pois fica muito escancarado que estão ali sem peso algum. O pior foi terem tentando passar uma ideia contrária nas reviews.

Nesse caso, acho muito mais louvável o que fizeram com Final Fantasy XVI: Admitiram que não era mais um RPG e abraçaram o action (com uma gameplay maravilhosa) e focado em narrativa com uma ótima escrita.

Um dia talvez eu tente novamente.

No caso seria só aceitar o estilo das escolhas, que é bem similar ao tipo de escolha que tem no Horizon Zero Dawn. O que está realmente me prendendo no jogo além do combate, é a história. Tem muita coisa bem escrita na resolução de Solas, Mythal, a podridão e as divindades. Tudo muito bem conectado. Acredito que estou chegando próximo da reta final do jogo, e está muito interessante ver o desenrolar das coisas.

Acho que quem pegou esse jogo só por pegar, sem querer se aprofundar na continuação do Inquisition, não vai ir até o fim.
 
Eu estou gostando da evolução da Rook. Digo em termos de comprometimento com a missão. E o desfecho da parte 9 foi muuuuito legal.

Realmente, depois de um tempo, a história melhora bastante. Estou gostando muito do jogo.
 
@Ron Marquee Naquela cena onde temos a chance de conversar ou dar um soco no Primeiro Guardião, você escolheu qual opção?

Não lembro se já passei por essa cena hahaha. Mas normalmente sou mais pacifista, apesar que eu acho que escolheria o soco com esse cara haha. Mas não lembro mesmo. Se passei, acho que fui pacifista mesmo.
 
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Após 71 horas de jogo, cheguei ao final.

Não irei entrar em detalhes, pois ainda estou absorvendo tudo, mas irei deixar aqui minha deixa após recém ter finalizado o jogo:

QUE...FINAL...ÉPICO!

Acho que foram as 3~4 horas mais cinemáticas que já vi em um jogo.

Aproveitei cada momento desse jogo, e isso colaborou muito pro peso do final. O jogo possui suas falhas, conteúdos e inclusões desnecessárias, mas conseguiu entregar uma das melhores experiências que já tive em um jogo, se tratando da junção gameplay, história e cinemática. Acho que os únicos jogos que conseguiram entregar esse nível de imersão cinematográfica pra mim, foi Mass Effect e Witcher.

É isso. Bom jogo para quem ir até o fim, e para quem abandonou, tentem novamente mais pra frente com mais paciência.


---

Após finalizar, vi que faltavam apenas 3 troféus e fiz questão de fazer o 100% dos achievements.

achievs.png


Bom que os baús não fazem parte dos achievements. As estatuetas são bem tranquilas de se achar na exploração.
20241117153920-1.jpg
 
Última edição:
Após 71 horas de jogo, cheguei ao final.

Não irei entrar em detalhes, pois ainda estou absorvendo tudo, mas irei deixar aqui minha deixa após recém ter finalizado o jogo:

QUE...FINAL...ÉPICO!

Acho que foram as 3~4 horas mais cinemáticas que já vi em um jogo.

Aproveitei cada momento desse jogo, e isso colaborou muito pro peso do final. O jogo possui suas falhas, conteúdos e inclusões desnecessárias, mas conseguiu entregar uma das melhores experiências que já tive em um jogo, se tratando da junção gameplay, história e cinemática. Acho que os únicos jogos que conseguiram entregar esse nível de imersão cinematográfica pra mim, foi Mass Effect e Witcher.

É isso. Bom jogo para quem ir até o fim, e para quem abandonou, tentem novamente mais pra frente com mais paciência.


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Após finalizar, vi que faltavam apenas 3 troféus e fiz questão de fazer o 100% dos achievements.

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Bom que os baús não fazem parte dos achievements. As estatuetas são bem tranquilas de se achar na exploração.
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Achou melhor que Starfield? talvez quando tiver com uns 85%-90% de desconto eu pego.
 
Após 71 horas de jogo, cheguei ao final.

Não irei entrar em detalhes, pois ainda estou absorvendo tudo, mas irei deixar aqui minha deixa após recém ter finalizado o jogo:

QUE...FINAL...ÉPICO!

Acho que foram as 3~4 horas mais cinemáticas que já vi em um jogo.

Aproveitei cada momento desse jogo, e isso colaborou muito pro peso do final. O jogo possui suas falhas, conteúdos e inclusões desnecessárias, mas conseguiu entregar uma das melhores experiências que já tive em um jogo, se tratando da junção gameplay, história e cinemática. Acho que os únicos jogos que conseguiram entregar esse nível de imersão cinematográfica pra mim, foi Mass Effect e Witcher.

É isso. Bom jogo para quem ir até o fim, e para quem abandonou, tentem novamente mais pra frente com mais paciência.


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Após finalizar, vi que faltavam apenas 3 troféus e fiz questão de fazer o 100% dos achievements.

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Bom que os baús não fazem parte dos achievements. As estatuetas são bem tranquilas de se achar na exploração.
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Massa demais. Tu terminou com 71 horas e eu estou com umas 60 e não saí do ato 7 hahahaha.
Só para ver como vou passar dos 100 aqui, facilmente...

Eu queria era começar de novo, mas dessa vez com escudo e espada. Sempre jogo mais de guerreiro/paladino/etc, dessa vez fui de rogue e estou sentindo falta do escudo. Vamos ver se vou ter saco pra recomeçar depois de terminar, pelo menos posso fazer algumas escolhas diferentes (mesmo que não altere muito as coisas).
 
Achou melhor que Starfield? talvez quando tiver com uns 85%-90% de desconto eu pego.

São experiências diferentes. Gostei de Starfield por conta do tema espacial, que me atrai, e também achei a campanha bacana. Joguei sem grandes expectativas, até porque tenho pouca experiência com os jogos da Bethesda.

Uma das coisas que me agradaram em The Veilguard foi o fato de a protagonista ter mais voz nos diálogos e nas cutscenes. Isso evita aquela dinâmica simples onde o personagem principal só fala o que escolhemos na roda de opções, enquanto outro personagem monopoliza a conversa por cinco minutos. Essa interação mais ativa da protagonista torna o jogo mais envolvente e cinematográfico em várias cenas, o que me agradou bastante.

Já nos pontos negativos, o principal foi a personagem Taash e a inclusão desnecessária de termos neutros em alguns textos e personagens. Isso me gerou uma certa insatisfação em vários momentos. Nosso idioma, infelizmente, não ajuda: em inglês, essa inclusão é mais sutil, com mudanças mínimas como o uso de they, their, etc. Já no português, muitas palavras precisam ser adaptadas, o que acaba soando forçado e causando incômodo.

Por exemplo, há momentos em que a personagem Taash diz "Thanks", mas a tradução aparece como "Obrigade". Acho que o jogo teria se saído muito melhor se essas escolhas não tivessem sido feitas. Acredito que a Taash poderia ter sido uma personagem interessante se tivessem seguido outro caminho, deixando essa inclusão apenas como uma opção para o personagem principal mesmo.

Massa demais. Tu terminou com 71 horas e eu estou com umas 60 e não saí do ato 7 hahahaha.
Só para ver como vou passar dos 100 aqui, facilmente...

Eu queria era começar de novo, mas dessa vez com escudo e espada. Sempre jogo mais de guerreiro/paladino/etc, dessa vez fui de rogue e estou sentindo falta do escudo. Vamos ver se vou ter saco pra recomeçar depois de terminar, pelo menos posso fazer algumas escolhas diferentes (mesmo que não altere muito as coisas).

Pois é, também pretendo iniciar um New Game pra testar um pouco essas outras duas classes, mas gostei muito da Rogue pra essa jogatina. O Arco carregado estava dando muito dano aqui, exceto contra inimigos de armadura. Esses eram meu terror. 😄
 
São experiências diferentes. Gostei de Starfield por conta do tema espacial, que me atrai, e também achei a campanha bacana. Joguei sem grandes expectativas, até porque tenho pouca experiência com os jogos da Bethesda.

Uma das coisas que me agradaram em The Veilguard foi o fato de a protagonista ter mais voz nos diálogos e nas cutscenes. Isso evita aquela dinâmica simples onde o personagem principal só fala o que escolhemos na roda de opções, enquanto outro personagem monopoliza a conversa por cinco minutos. Essa interação mais ativa da protagonista torna o jogo mais envolvente e cinematográfico em várias cenas, o que me agradou bastante.

Já nos pontos negativos, o principal foi a personagem Taash e a inclusão desnecessária de termos neutros em alguns textos e personagens. Isso me gerou uma certa insatisfação em vários momentos. Nosso idioma, infelizmente, não ajuda: em inglês, essa inclusão é mais sutil, com mudanças mínimas como o uso de they, their, etc. Já no português, muitas palavras precisam ser adaptadas, o que acaba soando forçado e causando incômodo.

Por exemplo, há momentos em que a personagem Taash diz "Thanks", mas a tradução aparece como "Obrigade". Acho que o jogo teria se saído muito melhor se essas escolhas não tivessem sido feitas. Acredito que a Taash poderia ter sido uma personagem interessante se tivessem seguido outro caminho, deixando essa inclusão apenas como uma opção para o personagem principal mesmo.



Pois é, também pretendo iniciar um New Game pra testar um pouco essas outras duas classes, mas gostei muito da Rogue pra essa jogatina. O Arco carregado estava dando muito dano aqui, exceto contra inimigos de armadura. Esses eram meu terror. 😄
Porra, eu até tava me animando em jogar por conta dos seus relatos, mas depois que você falou que gostou de Starfield eu vou passar reto. :limo:
 

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