[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

A questão não é problema, é que esses comandos só dão certo por serial.
hmm entendi, então ao menos que tenha algum membro com UART e o TP-LINK XZ000-G7 não tem como a gente saber se ele sofre do mesmo problema. Vou acabar comprando o Intelbras R1 mesmo. Depois mando aqui se deu em sucesso
 
hmm entendi, então ao menos que tenha algum membro com UART e o TP-LINK XZ000-G7 não tem como a gente saber se ele sofre do mesmo problema. Vou acabar comprando o Intelbras R1 mesmo. Depois mando aqui se deu em sucesso
Sim, e eu acho que esse g7 é a mesma coisa.
 
Esse ONT ta saindo um pouco mais barato que o Intelbras R1 na minha região. Como tenho Oi meu processo é mais complicado, dai to pensando se vai acontecer o problema descrito em https://forum.adrenaline.com.br/thr...-da-operadora-provedor.699243/post-1076690873.
Como você tem o TP-LINK XZ000-G7 e esta ativo no forum, queria te pedir:
Poderia conectar por telnet e falar o tamanho do output desse comando
Código:
flash get HW_HWVER
Esse comando não modifica nada, só fala o valor que ta gravado na memória.
Se o resultado for somente 4 digitos, então cai no mesmo problema do XZ000-G3 e vou comprar o Intelbras R1 mesmo que já é garantido de funcionar pra mim

Olhei por alto nos documentos ITU G.984 procurando qual padrão ta faltando no XZ000-G3 pra que HW_HWVER tenha só 4 digitos, mas não achei o documento que especifica a estrutura desses parâmetros. Talvez @KILLME saiba me dizer.

Tenho essa dúvida. Existe uma versão para provedor que tem opções ocultas.

Os vendidos normalmente tem essa opção?

Como esse no vídeo, essas opções liberadas são interessantes né? 🙃

Mas vou comprar o Intelbras r1 e um ata para colocar o telefone.

Mas para quem quiser arriscar. Tenho um firmware desse tp-link de debug.
Onde ache os firmwares.


 
Última edição:
Tenho essa dúvida. Existe uma versão para provedor que tem opções ocultas.

Os vendidos normalmente tem essa opção?

Como esse no vídeo, essas opções liberadas são interessantes né? 🙃

Mas vou comprar o Intelbras r1 e um ata para colocar o telefone.

Mas para quem quiser arriscar. Tenho um firmware desse tp-link de debug.
Onde ache os firmwares.



As opções disponíveis no firmware desbloqueado do TP-LINK XZ000-G3 (que por sinal ainda são totalmente acessíveis no firmware de fabrica, observando o q foi dito no post #1290) não incluem a opção que impede que esse ONT funcione com a Oi Fibra. Essa opção, quando acessada pelo telnet se chama HW_HWVER e tem um numero diferente de caracteres disponível. Como o KILLME falou isso provavelmente não é um bug e sim uma consequência dele implementar uma especificação técnica anterior ao Intelbras.

A unica coisa que queria confirmar é se o G7 sofre do mesmo problema. Esse firmware modificado não vai ajudar nesse caso.
 
Vou editar o post para juntar todas as informações que descobri sobre a ONU intelbras R1 em um lugar só:

A interface web é um pouco limitada, mas pelo telnet (192.168.1.1 porta 23) aceita os mesmos comandos do stick ODI DFP-34X-2C2, esses foram os que eu usei para clonar a ONT G-1425G-A da Tim (Vtal):

flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL(EDITADO) flash set GPON_SN ALCL(EDITADO) flash set OMCI_OLT_MODE 3 flash set PON_VENDOR_ID ALCL flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568IJJK06 flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568IJJK06 flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A flash set HW_HWVER 3FE77771ADAA flash set OUI 783EA1 flash set HW_SERIAL_NO 783EA1(EDITADO) flash set ELAN_MAC_ADDR 783EA1(EDITADO) flash set OMCC_VER 128 reboot //importante para salvar as configurações
A maioria desses dados estão escritos na etiqueta atrás do modem da operadora ou então estão na interface web

Às vezes a VLAN padrão da operadora já funciona normalmente (210 na Vtal) vale a pena testar, pois se funcionar pula muitas das etapas chatas a seguir. Caso não suba, o comando para descobrir a VLAN real omcicli mib get 84 até funciona, mas só imprime a resposta na porta serial, e não no telnet
Tive que abrir a ONU fisicamente e soldar um conversor USB/TTL de 3.3v nos pinos de TX, RX e GND, assim consegui pegar a VLAN correta

Ll0OVv7.jpeg

F77Tenm.jpeg


Por último consegui colocar a ONU em bridge, no modo ROUTER, usando as configurações WAN abaixo:
Ativar VLAN
VLAN ID utilizar o número do comando omcicli mib get 84 ou então em alguns casos funciona a VLAN original do modem (210 na VTAL) mas para mim não funcionou
Marcar Mapeamento de portas para LAN_1
É importante essa ser a única conexão WAN, pois se tiver mais de uma podem haver conflitos
8GLeIYY.png



Colocando o windows como DHCP, ele pega o IP público da V.tal, aí é só alegria
Zr1rkfY.png



Enfim, consegui substituir o Nokia G-1425G-A pela ONU intelbras R1 na Tim (V.tal), sem problemas até agora

JTEfBo9.png


A única coisa ruim é que não encontrei nenhuma forma fácil de pegar a VLAN real, e minha operadora não facilitou usando a mesma do modem original, já que o comando omcicli só imprime as respostas na porta serial, tive que abrir a ONU fisicamente, soldar 3 pinos (TX, RX e GND) para ler o comando pelo conversor TTL/USB. É mais barato que o stick da ODI, mas tem esse empecilho caso a operadora não facilite
Ótimo tutorial. Agora fiquei com uma dúvida: se ele está em bridge e eu botar um roteador ax3600 ou 6000, vai precisar fazer a autenticação [com login/senha da v.tal] por ele, como normalmente deveria neste modo ou tem que deixar em AP e conectar o cabo na porta wan do ax?
 
Ótimo tutorial. Agora fiquei com uma dúvida: se ele está em bridge e eu botar um roteador ax3600 ou 6000, vai precisar fazer a autenticação [com login/senha da v.tal] por ele, como normalmente deveria neste modo ou tem que deixar em AP e conectar o cabo na porta wan do ax?

Em bridge mesmo, depende da onu, em algumas tem que colocar a vlan no seu roteador principal e para isso terá que ter suporte a vlan. No caso do intelbras r1, ele colocou a vlan na ONU. Nesse caso só entrar no seu roteador principal e colocar conexão dinâmica com o cabo do intelbras r1 na porta wan do seu roteador.

Se for ppoe, será o mesmo procedimento, só colocar o e usuário e senha.
 
Última edição:
Vou editar o post para juntar todas as informações que descobri sobre a ONU intelbras R1 em um lugar só:

A interface web é um pouco limitada, mas pelo telnet (192.168.1.1 porta 23) aceita os mesmos comandos do stick ODI DFP-34X-2C2, esses foram os que eu usei para clonar a ONT G-1425G-A da Tim (Vtal):

flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL(EDITADO) flash set GPON_SN ALCL(EDITADO) flash set OMCI_OLT_MODE 3 flash set PON_VENDOR_ID ALCL flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568IJJK06 flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568IJJK06 flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A flash set HW_HWVER 3FE77771ADAA flash set OUI 783EA1 flash set HW_SERIAL_NO 783EA1(EDITADO) flash set ELAN_MAC_ADDR 783EA1(EDITADO) flash set OMCC_VER 128 reboot //importante para salvar as configurações
A maioria desses dados estão escritos na etiqueta atrás do modem da operadora ou então estão na interface web

Às vezes a VLAN padrão da operadora já funciona normalmente (210 na Vtal) vale a pena testar, pois se funcionar pula muitas das etapas chatas a seguir. Caso não suba, o comando para descobrir a VLAN real omcicli mib get 84 até funciona, mas só imprime a resposta na porta serial, e não no telnet
Tive que abrir a ONU fisicamente e soldar um conversor USB/TTL de 3.3v nos pinos de TX, RX e GND, assim consegui pegar a VLAN correta

Ll0OVv7.jpeg

F77Tenm.jpeg


Por último consegui colocar a ONU em bridge, no modo ROUTER, usando as configurações WAN abaixo:
Ativar VLAN
VLAN ID utilizar o número do comando omcicli mib get 84 ou então em alguns casos funciona a VLAN original do modem (210 na VTAL) mas para mim não funcionou
Marcar Mapeamento de portas para LAN_1
É importante essa ser a única conexão WAN, pois se tiver mais de uma podem haver conflitos
8GLeIYY.png



Colocando o windows como DHCP, ele pega o IP público da V.tal, aí é só alegria
Zr1rkfY.png



Enfim, consegui substituir o Nokia G-1425G-A pela ONU intelbras R1 na Tim (V.tal), sem problemas até agora

JTEfBo9.png


A única coisa ruim é que não encontrei nenhuma forma fácil de pegar a VLAN real, e minha operadora não facilitou usando a mesma do modem original, já que o comando omcicli só imprime as respostas na porta serial, tive que abrir a ONU fisicamente, soldar 3 pinos (TX, RX e GND) para ler o comando pelo conversor TTL/USB. É mais barato que o stick da ODI, mas tem esse empecilho caso a operadora não facilite
Você teria a dump dessa eprom dele SOC8 por acaso?
 
Você teria a dump dessa eprom dele SOC8 por acaso?
Do intelbras R1? Não fiz, mas vc consegue baixar o arquivo de update no site oficial e descompactar, é um sistema linux. Em teoria dá pra mexer, recompactar, refazer o checksum e a ONU provavelmente vai aceitar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ótimo tutorial. Agora fiquei com uma dúvida: se ele está em bridge e eu botar um roteador ax3600 ou 6000, vai precisar fazer a autenticação [com login/senha da v.tal] por ele, como normalmente deveria neste modo ou tem que deixar em AP e conectar o cabo na porta wan do ax?
Na Vtal é IPoE, então não precisa login e senha igual no PPPoE, botou a VLAN certa ele já passa o IP e só alegria

A VLAN vc pode setar ou na ONU ou no roteador, no meu caso eu fiz na ONU pois no meu roteador é bem mais complicado pra setar isso
 
Última edição:
Do intelbras R1? Não fiz, mas vc consegue baixar o arquivo de update no site oficial e descompactar, é um sistema linux. Em teoria dá pra mexer, recompactar, refazer o checksum e a ONU provavelmente vai aceitar
No caso eu preciso a dump completa pra fazer um experimento no Vsol, não tendo a estrutura mtd do boot eu não tenho onde colocar o rootfs.
 
No caso eu preciso a dump completa pra fazer um experimento no Vsol, não tendo a estrutura mtd do boot eu não tenho onde colocar o rootfs.
Consegui fazer o dump da memória flash da ONU intelbras R1, vou deixar o link aqui https://www.transfernow.net/dl/20230902sYbI1HnK

a memória tem o código XMC 25QH128G e é de 16MB, bem maior que da VSOL. Espero que lhe seja útil, pois deu uma trabalheira pra extrair kkkkk tinha um capacitor muito perto e não encaixava a garrinha, então tive que desoldar ele primeiro pra daí sim conseguir

Dá uma olhada nesse repositório, tem alguns códigos e datasheets sobre essas ONUs https://github.com/hades2013/rtl96xx
 
Última edição:
Colocar um modem perto de um iclamer da interferência? No caso do iclamper vou ligar só o modem e o roteador
 
Do intelbras R1? Não fiz, mas vc consegue baixar o arquivo de update no site oficial e descompactar, é um sistema linux. Em teoria dá pra mexer, recompactar, refazer o checksum e a ONU provavelmente vai aceitar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Na Vtal é IPoE, então não precisa login e senha igual no PPPoE, botou a VLAN certa ele já passa o IP e só alegria

A VLAN vc pode setar ou na ONU ou no roteador, no meu caso eu fiz na ONU pois no meu roteador é bem mais complicado pra setar isso
Massa. Tô pensando em pegar o modelo 110B da intelbras. achei ele num preço bem em conta. tu sabe se ele tem o mesmo chip do R1?

EDIT: olhei o datasheet de ambos os modelos e informa serem quase o mesmo chipset, porém com variação. O R1 é RTL9601D e o 110B é RTL9601B. Não sei até que ponto isto influencia no final das contas.
 
Última edição:
Massa. Tô pensando em pegar o modelo 110B da intelbras. achei ele num preço bem em conta. tu sabe se ele tem o mesmo chip do R1?

EDIT: olhei o datasheet de ambos os modelos e informa serem quase o mesmo chipset, porém com variação. O R1 é RTL9601D e o 110B é RTL9601B. Não sei até que ponto isto influencia no final das contas.
Abrindo o firmware do site da intelbras, é parecido com a R1, tem o linux semelhante, tem o programa omcicli

Mas se funciona certinho com os mesmos comandos, só tem um jeito de saber....
 
Última edição:
Consegui fazer o dump da memória flash da ONU intelbras R1, vou deixar o link aqui https://www.transfernow.net/dl/20230902sYbI1HnK

a memória tem o código XMC 25QH128G e é de 16MB, bem maior que da VSOL. Espero que lhe seja útil, pois eu uma trabalheira pra extrair kkkkk tinha um capacitor muito perto e não encaixava a garrinha, então tive que desoldar ele primeiro pra daí sim conseguir

Dá uma olhada nesse repositório, tem alguns códigos e datasheets sobre essas ONUs https://github.com/hades2013/rtl96xx
Memória interna ou ram?
 
Tem certeza que a vsol só tem 4mb?

Sim, 32Mbits == 4MBytes

Tem esse post no github com as fotos internas e dump da VSOL V2802RH https://github.com/Anime4000/RTL960x/discussions/179
257055691-bfd8cc3c-b948-47cf-b056-70ef90719991.jpg

Com o código da memória flash ZB25VQ32, de 32Mbits ou 4MBytes
 
Mas acho que pra bridge isso não importa não é?
Isso é mais a quantidade de código que cabe na ONU, eu acho que no ODI e Intelbras tem espaço suficiente pra rodar um linux basicão, enquanto na VSOL eles têm que fazer umas gambiarras pra fazer caber tudo e por isso roda um sistema mais leve diferente dos outros

A ram pelo visto fica dentro do RTL9601D, pois não tem nenhum chip externo pra isso, então a performance em bridging dos 3 dispositivos é teoricamente a mesma, o tamanho da memória flash não deve afetar quase nada nisso
 
Abrindo o firmware do site da intelbras, é parecido com a R1, tem o linux semelhante, tem o programa omcicli

Mas se funciona certinho com os mesmos comandos, só tem um jeito de saber....
Eu estou de olho tbm no zyxel PMG2005-T20B pra ver se funciona. Outra coisa que eu pensei é que como não tem porta voip e eu tenho fixo, não sei se eu poderia usar o telefone através do microsip pelo pc ou celular, como já faço atualmente. Caso não seja possível, eu teria que verificar se a huawei hg8120L resolveria o problema já que tem porta para fixo.

E ter o programa omcicli, pode significar que não será necessário usar o acesso via serial?
 
Última edição:
Esse ONT ta saindo um pouco mais barato que o Intelbras R1 na minha região. Como tenho Oi meu processo é mais complicado, dai to pensando se vai acontecer o problema descrito em https://forum.adrenaline.com.br/thr...-da-operadora-provedor.699243/post-1076690873.
Como você tem o TP-LINK XZ000-G7 e esta ativo no forum, queria te pedir:
Poderia conectar por telnet e falar o tamanho do output desse comando
Código:
flash get HW_HWVER
Esse comando não modifica nada, só fala o valor que ta gravado na memória.
Se o resultado for somente 4 digitos, então cai no mesmo problema do XZ000-G3 e vou comprar o Intelbras R1 mesmo que já é garantido de funcionar pra mim

Olhei por alto nos documentos ITU G.984 procurando qual padrão ta faltando no XZ000-G3 pra que HW_HWVER tenha só 4 digitos, mas não achei o documento que especifica a estrutura desses parâmetros. Talvez @KILLME saiba me dizer.
respondendo só agora... no telnet não tem o comando.... pra trocar o HWVER, dá uma olhada mesmo no ZX000-G3 com o firmware 'desbloqueado' do vídeo do YT. Não há nada de info no ZX000-G7
 
Consegui fazer o dump da memória flash da ONU intelbras R1, vou deixar o link aqui https://www.transfernow.net/dl/20230902sYbI1HnK

a memória tem o código XMC 25QH128G e é de 16MB, bem maior que da VSOL. Espero que lhe seja útil, pois deu uma trabalheira pra extrair kkkkk tinha um capacitor muito perto e não encaixava a garrinha, então tive que desoldar ele primeiro pra daí sim conseguir

Dá uma olhada nesse repositório, tem alguns códigos e datasheets sobre essas ONUs https://github.com/hades2013/rtl96xx
Putz eu peguei um chip Winbond w25q128fvsig de 16mb que tinha num dos roteadores velhos da TPlink jogado por aqui e fiz a substituição do original de 4mb do Vsol, eu tentei varias formas de tentar inicializar o boot via rootfs usando o uboot da dump do R1, porém por algum motivo desconhecido que não aparece no UART ele não dar o launch, creio que possa ser limite da incrível memoria DRAM de 32mb possivelmente.

Bem não sou pro nesse negocio de engenharia reversa, porém tenho certeza que ainda é possível fazer um port do linux pra caber certinho nos 32MB da RAM, com o chip Winbond de 16mb eu rodei a firmware original do Vsol e não deu nenhum problema, só basta mesmo algum hack conseguir.

4Lk8nqJ.png
oGjeiA3.jpg
 
Putz eu peguei um chip Winbond w25q128fvsig de 16mb que tinha num dos roteadores velhos da TPlink jogado por aqui e fiz a substituição do original de 4mb do Vsol, eu tentei varias formas de tentar inicializar o boot via rootfs usando o uboot da dump do R1, porém por algum motivo desconhecido que não aparece no UART ele não dar o launch, creio que possa ser limite da incrível memoria DRAM de 32mb possivelmente.

Bem não sou pro nesse negocio de engenharia reversa, porém tenho certeza que ainda é possível fazer um port do linux pra caber certinho nos 32MB da RAM, com o chip Winbond de 16mb eu rodei a firmware original do Vsol e não deu nenhum problema, só basta mesmo algum hack conseguir.

4Lk8nqJ.png
oGjeiA3.jpg

Quiser tentar com um dump do ODI DFP-34X-2C2, tem um aqui https://github.com/Anime4000/RTL960x/discussions/177

Tem do UF-instant que usa quase o mesmo chip realtek também https://github.com/Anime4000/RTL960x/tree/main/Firmware/UF-Instant

Eu acho que além do problema de rodar isso, vc ainda vai ter que pegar o arquivo de calibração do laser e carregar no firmware novo. Outro problema vai ser o driver do RTL8221B (phy de 2.5Gb) que tem na Vsol e não tem nos outros
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo