Vou editar o post para juntar todas as informações que descobri sobre a ONU intelbras R1 em um lugar só:
A interface web é um pouco limitada, mas pelo telnet (192.168.1.1 porta 23) aceita os mesmos comandos do stick ODI DFP-34X-2C2, esses foram os que eu usei para clonar a ONT G-1425G-A da Tim (Vtal):
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL(EDITADO)
flash set GPON_SN ALCL(EDITADO)
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568IJJK06
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568IJJK06
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A
flash set HW_HWVER 3FE77771ADAA
flash set OUI 783EA1
flash set HW_SERIAL_NO 783EA1(EDITADO)
flash set ELAN_MAC_ADDR 783EA1(EDITADO)
flash set OMCC_VER 128
reboot //importante para salvar as configurações
A maioria desses dados estão escritos na etiqueta atrás do modem da operadora ou então estão na interface web
Às vezes a VLAN padrão da operadora já funciona normalmente (210 na Vtal) vale a pena testar, pois se funcionar pula muitas das etapas chatas a seguir. Caso não suba, o comando para descobrir a VLAN real
omcicli mib get 84 até funciona, mas só imprime a resposta na porta serial, e não no telnet
Tive que abrir a ONU fisicamente e soldar um conversor USB/TTL de 3.3v nos pinos de TX, RX e GND, assim consegui pegar a VLAN correta
Por último consegui colocar a ONU em bridge, no modo ROUTER, usando as configurações WAN abaixo:
Ativar VLAN
VLAN ID utilizar o número do comando
omcicli mib get 84 ou então em alguns casos funciona a VLAN original do modem (210 na VTAL) mas para mim não funcionou
Marcar Mapeamento de portas para LAN_1
É importante essa ser a única conexão WAN, pois se tiver mais de uma podem haver conflitos
Colocando o windows como DHCP, ele pega o IP público da V.tal, aí é só alegria
Enfim, consegui substituir o Nokia G-1425G-A pela ONU intelbras R1 na Tim (V.tal), sem problemas até agora
A única coisa ruim é que não encontrei nenhuma forma fácil de pegar a VLAN real, e minha operadora não facilitou usando a mesma do modem original, já que o comando omcicli só imprime as respostas na porta serial, tive que abrir a ONU fisicamente, soldar 3 pinos (TX, RX e GND) para ler o comando pelo conversor TTL/USB. É mais barato que o stick da ODI, mas tem esse empecilho caso a operadora não facilite