[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Putz eu peguei um chip Winbond w25q128fvsig de 16mb que tinha num dos roteadores velhos da TPlink jogado por aqui e fiz a substituição do original de 4mb do Vsol, eu tentei varias formas de tentar inicializar o boot via rootfs usando o uboot da dump do R1, porém por algum motivo desconhecido que não aparece no UART ele não dar o launch, creio que possa ser limite da incrível memoria DRAM de 32mb possivelmente.

Bem não sou pro nesse negocio de engenharia reversa, porém tenho certeza que ainda é possível fazer um port do linux pra caber certinho nos 32MB da RAM, com o chip Winbond de 16mb eu rodei a firmware original do Vsol e não deu nenhum problema, só basta mesmo algum hack conseguir.

4Lk8nqJ.png
oGjeiA3.jpg
Provavelmente o uboot da R1 ta incompativel com a vsol, como ja substituiu o chip, daria pra tentar regravar apenas o kernel e o rootfs direto pelo uboot usando tftp, se não me engano é com o comando upk pro kernel e upr pro rootfs ( foi assim que brickei minha vsol antes de desistir e partir pra r1)

essas linhas do env do uboot podem ser uteis
up_osk=tftp 80000000 router.img;crc32 ${fileaddr} ${filesize};sf erase 27000 +${filesize};sf write ${fileaddr} 27000 ${filesize} upb=tftp ${tftp_base} plr.img && crc32 ${fileaddr} ${filesize} && sf erase 0 +${fl_boot_sz} && sf write ${fileaddr} 0 ${filesize} upb_osk=tftp 80000000 plr.img;crc32 ${fileaddr} ${filesize};sf erase 0 +${filesize};sf write ${fileaddr} 0 ${filesize} upe=tftp ${tftp_base} uboot-env-98d-eng.bin && sf erase ${fl_env} +${fl_env_sz} && sf write ${fileaddr} ${fl_env} ${fl_env_sz} && sf erase ${fl_env2} +${fl_env_sz} && sf write ${fileaddr} ${fl_env2} ${fl_env_sz} upk=tftp ${tftp_base} uImage && crc32 ${fileaddr} ${filesize} && sf erase ${fl_kernel1} +${fl_kernel1_sz} && sf write ${fileaddr} ${fl_kernel1} ${filesize} upk1=tftp ${tftp_base} uImage && crc32 ${fileaddr} ${filesize} && sf erase ${fl_kernel2} +${fl_kernel2_sz} && sf write ${fileaddr} ${fl_kernel2} ${filesize} upr=tftp ${tftp_base} rootfs && crc32 ${fileaddr} ${filesize} && sf erase ${fl_rootfs1} +${fl_rootfs1_sz} && sf write ${fileaddr} ${fl_rootfs1} ${filesize} upr1=tftp ${tftp_base} rootfs && crc32 ${fileaddr} ${filesize} && sf erase ${fl_rootfs2} +${fl_rootfs2_sz} && sf write ${fileaddr} ${fl_rootfs2} ${filesize} upt=tftp 80000000 img.tar && upimgtar ${fileaddr} ${filesize} upv=tftp 80000000 vm.img;upvmimg ${fileaddr}
 
olá, sou novo por aqui, não sou do Brasil, mas é um fórum maravilhoso com muito conhecimento, tenho um problema, quero mudar meu roteador huawei huawei com porta 1gb por um huawei com porta 10gb modelo hn8010ts, o problema é que não se como clonar meu roteador si fueran tan amables de me guiar neste les agradeceria muchisimo.
 
olá, sou novo por aqui, não sou do Brasil, mas é um fórum maravilhoso com muito conhecimento, tenho um problema, quero mudar meu roteador huawei huawei com porta 1gb por um huawei com porta 10gb modelo hn8010ts, o problema é que não se como clonar meu roteador si fueran tan amables de me guiar neste les agradeceria muchisimo.
Primeira coisa importante é verificar se sua operadora não habilitou nenhum bloqueio de ONT padrão. Caso não, inicie uma busca se outros colegas já conseguiram trocar a ONT pelo modelo que vc quer substituir

Já se ela implementou esse bloqueio, precisa ver se o ONT da Huawei permite modificar suas configurações da mesma forma que você teria numa Vsol da vida. Geralmente essas modificações mais profundas (MAC, serial number, product number, vlan, porta, pppoe etc) são quando há bloqueio e vc precisa meio que burlar essa autenticação fazendo com que sua nova ONT se passe pela atual da operadora.

Se não houver bloqueio, vc teria que acessar a ONT e inserir algumas infos como a vlan, porta, pppoe, passar para a nova e ver se ela sobe. Vc pode exportar essas infos por XML ou acessar direto a ONT da sua operadora e ir nas configurações

Nunca mexi em Huawei pra saber se ela possibilita modificações profundas como vc consegue na Vsol, mas caso sim basicamente é acessando via telnet ou ssh e vc consegue pegar o user e senha na net
 
olá, sou novo por aqui, não sou do Brasil, mas é um fórum maravilhoso com muito conhecimento, tenho um problema, quero mudar meu roteador huawei huawei com porta 1gb por um huawei com porta 10gb modelo hn8010ts, o problema é que não se como clonar meu roteador si fueran tan amables de me guiar neste les agradeceria muchisimo.

Provavelmente não vai funcionar pois o Huawei antigo deve ser EPON ou GPON, enquanto o hn8010ts é XGS-PON, ou seja, são tecnologias diferentes, que a rede da sua operadora nem deve suportar ainda
 
Provavelmente não vai funcionar pois o Huawei antigo deve ser EPON ou GPON, enquanto o hn8010ts é XGS-PON, ou seja, são tecnologias diferentes, que a rede da sua operadora nem deve suportar ainda
Mas esse modelo é compatível no GPON normal (pelo menos foi o que li nas specs dele num PDF), funciona que nem o modo X-GPON que detecta o modulo automaticamente.
 
Última edição:
Qual pdf?
achei um no google, mas não tem informações sobre esse modo GPON
Olá, atualmente tenho um terminal gpon (EG8145x6-10) embora a configuração interna do hn8010ts tenha essa opção LOID suponho que seja o número de série do roteador antigo mas não sei a senha lógica hoje vou tentar para entrar no roteador ISP já tenho as senhas mas tenho umas 13 e vai demorar para provar qual delas é válida agora. O problema que vejo é que se validarem pelo Mac este roteador não tem um clone do Mac mas estou trabalhando nisso, entre em contato também com o fornecedor do equipamento e eles me explicarão que é um roteador bridge nativo
 
Qual pdf?
achei um no google, mas não tem informações sobre esse modo GPON
Eu acho que já postei aqui uma print dele, agora não vou saber onde está, porém tem essa matéria aqui que diz que o XGS e retro compatível


 
Bom dia

Por acaso algum tem o firmware da ONU EG8010h da Huawei ? Tentei conseguir na Huawei mas como é da linha "enterprise" eles não disponibilizam (msm insistindo...) tenho uma dessa só que preciso atualizar o firmware para o mais recente...

Desde já agradeço, Obrigado...
 
Eu sou azarado demais em...

Coloquei tanto as info originais aqui do V5, como do tutorial que o triple utilizou nos testes dele, mas não foi dessa vez que funcionou essa bagaça aqui
W9LRlZ6.png


Ainda continua sem subir as VLANs 🤡
r286Ots.png


Obs: aqui a OLT/ONT é Huawei
 
Última edição:
Eu sou azarado demais em...

Coloquei tanto as info originais aqui do V5, como do tutorial que o triple utilizou nos testes dele, mas não foi dessa vez que funcionou essa bagaça aqui
W9LRlZ6.png


Ainda continua sem subir as VLANs 🤡
r286Ots.png


Obs: aqui a OLT é Huawei
putz, eu comprei essa V2802RH, aqui a ONT é nokia qdo chegar vou testar
 
Boa tarde.. Na tim fibra, rede tim, qual melhor onu para substituir o modem fast 5657? XZ000-G7 ou vsol ou outro modelo?
 
Eu sou azarado demais em...

Coloquei tanto as info originais aqui do V5, como do tutorial que o triple utilizou nos testes dele, mas não foi dessa vez que funcionou essa bagaça aqui
W9LRlZ6.png


Ainda continua sem subir as VLANs 🤡
r286Ots.png


Obs: aqui a OLT/ONT é Huawei
experimentou outro VLAN id?
 
Pessoal,

Vou vender minha stick ODI + adaptador + conversor fibra TP-Link 1GB, pois não consegui botar para funcionar. Caso alguém tenha interesse, manda um DM.
 
Eu sou azarado demais em...

Coloquei tanto as info originais aqui do V5, como do tutorial que o triple utilizou nos testes dele, mas não foi dessa vez que funcionou essa bagaça aqui
W9LRlZ6.png


Ainda continua sem subir as VLANs 🤡
r286Ots.png


Obs: aqui a OLT/ONT é Huawei
Mas o modelo V2802RH não é UPC? A oi usa APC, pelo menos aqui. tem que usar o adaptador neste caso?
 
Eu sou azarado demais em...

Coloquei tanto as info originais aqui do V5, como do tutorial que o triple utilizou nos testes dele, mas não foi dessa vez que funcionou essa bagaça aqui
W9LRlZ6.png


Ainda continua sem subir as VLANs 🤡
r286Ots.png


Obs: aqui a OLT/ONT é Huawei
tentou alterar o mac?
as vezes funciona.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem o bug que não permite mais de 5 caracteres como software version, isso impede o funcionamento na Vtal
acho que com a versão 1.9.2 agora da pra alterar essa opção.
mas se não me engano você quer dizer o HW_VERSION né?
 
Última edição:
Alguém saberia me explicar este bug com o upload na porta 2.5Gb da Vsol?
Conectado a porta 2.5Gb:
9fb31a95-6c76-40b1-9776-15fca0e47152.png
a0a2baeb-ffc5-410c-b263-644382be9f07.png


Conectado a porta 1Gb da Vsol:
f6482137-b6e6-48fe-9747-14d6cbd183ef.png
79bd3657-bafe-44d4-b4b8-c30715bf07a5.png


Testei de duas formas:
1 - Conectando o PC diretamente a Vsol em modo bridge e o PC recebendo o IP público (teste realizado em ambas as portas de 2,5Gb e 1Gb)
2 - Conectando o PC a porta 2.5Gb do MiniPC N5105 e este conectado a Vsol em modop bridge e o MiniPC recebendo o IP público (teste realizado em ambas as portas de 2,5Gb e 1Gb).

E seja conectado diretamente a Vsol, seja conectado pelo MiniPC o resultado é o mesmo. O upload na porta 2.5Gb da Vsol mal passa de 50Mb para fora do Brasil.
Que bruxaria é essa???
:naza:

A Vsol usa firmware versão V1.1.3.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo