[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Oficialmente consegui estabilizar o ODI com O5, fiz a troca para o cordão e também descobri que a Vivo pelo menos no meu caso aqui ela esta verificando se o MAC ADRESS que vai da bridge está batendo com o MACKEY gerado, além de todos os demais padrões. Somente assim consegui achar 100% da Vlan e parar de pegar O5 fake.

Novamente obrigado @Psygod
 
Estou no aguardo do lançamento do TP-LINK XGZ030 10G ou XZ005-G6 com a porta de 2.5G... A limitação de 250MB de upload para ping alto, tando dos módulos ODI quanto da TP link G3 faz meus torresmos se contorcerem!
Padrões:
Fc5pPHh.jpeg

n2FKeNP.jpeg

jnHxt37.jpeg
limitação de 250mb? sério isso? e o tal de "1.244Gbps upstream" que consta no anúncio?
 
limitação de 250mb? sério isso? e o tal de "1.244Gbps upstream" que consta no anúncio?
tem user ae com ODI que já mostrou velocidade maior de upstream, algum bo deve ter rolado por la.

e 1.2Gb que todas as onus anunciam é a velocidade de upstream maxima do GPON.
 
Estou no aguardo do lançamento do TP-LINK XGZ030 10G ou XZ005-G6 com a porta de 2.5G... A limitação de 250MB de upload para ping alto, tando dos módulos ODI quanto da TP link G3 faz meus torresmos se contorcerem!
Padrões:


Mas a sua operadora já trabalha com XGS-PON?
 
Mas a sua operadora já trabalha com XGS-PON?
Trabalha nada, fica so nos sonhos mesmo... Vou esperar lançar a onu de 2.5Gb aqui no BR, lá fora ta uns R$300,00
limitação de 250mb? sério isso? e o tal de "1.244Gbps upstream" que consta no anúncio?
Ocorre que no switch mikrotik e em placas pci, tipo x520-da2, quando o trafego vem de uma porta comum rj45 de 1Gb flui normalmente full em ambas as direções de download e upload. No entanto, quando o trafego vem de uma porta acima de 1Gb, tipo rj45 2.5GB e portas sfp de 10Gb, o upload fica capado, mesmo limitando a porta no switch a 1Gb para não inundar de pacotes, não passa de 250Mb, mesmo com todas as correções.
Já verifiquei com o ethool, o modulo aparenta ter flow control somente de download, tentei mudar os modos mas não surtiu efeito.
 
Existe algum ganho de perfomance em trocar um modem da VIVO que está em bridge por outro ONU como os da tplink por exemplo?
 
Existe algum ganho de perfomance em trocar um modem da VIVO que está em bridge por outro ONU como os da tplink por exemplo?

Resposta curta: não terá ganho de desempenho.

Reposta longa:

Se tua rede cabeada for 1Gbps, em performance não fará diferença. Vc terá algum ganho talvez em economia de energia elétrica (que acredito não ser muito significativo), em espaço (uma ONU é bem menor que um modem de provedor) e em controle (vc poderá ter acesso a mais configurações).

Se tua rede cabeada for 2.5Gbps, se tua internet for fibra de 1Gbps, se teu roteador tiver porta de 2.5Gbps, e se você comprar uma ONU que tenha porta 2.5Gbps (ex: VSOL), aí sim você poderá ter ganho de velocidade, mas se e somente se todas essas condições estiverem presentes.
 
Última edição:
Existe algum ganho de perfomance em trocar um modem da VIVO que está em bridge por outro ONU como os da tplink por exemplo?
Eu obtive a info que através do modem da Operadora, elas praticam Traffic Shaping, que é quando a operadoras podem regular meio que capar a velocidade de sua conexão em determinados horários ou para determinados serviços.

Você trocando esse modem da operadora, vc se livraria de qualquer controle ou interferência da operadora em sua Internet.
 
Eu obtive a info que através do modem da Operadora, elas praticam Traffic Shaping, que é quando a operadoras podem regular meio que capar a velocidade de sua conexão em determinados horários ou para determinados serviços.

Você trocando esse modem da operadora, vc se livraria de qualquer controle ou interferência da operadora em sua Internet.
Mas, se realmente existir traffic shapping nao seria independente do dispotivo, seja o modem deles ou outro que eu usar? Pq o traffic shapping ocorreria pro meu usuario (identificacao na rede) .
 
pra Vivo SP região 1?

Se for, não precisa gastar tudo isso..
dá pra usar uma TP-Link TX-6610 (com firmware custom) que custa uns 80 reais no MercadoLivre..
amanhã vou ver se consigo gravar um vídeo mostrando como substituir o roteador Askey RTF8115VW da vivo por uma TP-Link TX-6610 e por uma VSOL V2802RH.

Eu tenho uma XZ000-G3 aqui, com firmware padrão.
Me convença a usar algo que tenha custom rom (firmware custom) nesse caso. Se não tiver uma página de projeto com documentação (que mostre o que o firmware faz), hash de verificação, e outras informações, como os projetos OpenWRT e outros do tipo, não uso.
Prefiro aprender a fazer minha própria versão, do que usar algo assim nesse caso. Nada contra, mas sem documentação, sem detalhes, não rola comigo.

Valeu pela dica.

Oficialmente consegui estabilizar o ODI com O5, fiz a troca para o cordão e também descobri que a Vivo pelo menos no meu caso aqui ela esta verificando se o MAC ADRESS que vai da bridge está batendo com o MACKEY gerado, além de todos os demais padrões. Somente assim consegui achar 100% da Vlan e parar de pegar O5 fake.

Novamente obrigado @Psygod

Posso afirmar, que eles filtram pelo MAC, tanto em regiões novas de fibra, quanto de antigas. Tentei subir uma XZ000-G3, mas nada em ambos os casos. Logo, creio que na OLT o MAC do aparelho da operadora tem que estar cadastrado.
ODI e outras que possibilitam alterações no MAC (desde que o MAC adicionado, saia como um MAC real, se for, só um MAC fake, e no payload do pacote for o MAC real, e a OLT pegar, ai não rola milagre), tem muito mais chances de subirem do que as outras que não possibilitam adicionar mais informações além de S/N Gpon e SLID

Trabalha nada, fica so nos sonhos mesmo... Vou esperar lançar a onu de 2.5Gb aqui no BR, lá fora ta uns R$300,00

Ocorre que no switch mikrotik e em placas pci, tipo x520-da2, quando o trafego vem de uma porta comum rj45 de 1Gb flui normalmente full em ambas as direções de download e upload. No entanto, quando o trafego vem de uma porta acima de 1Gb, tipo rj45 2.5GB e portas sfp de 10Gb, o upload fica capado, mesmo limitando a porta no switch a 1Gb para não inundar de pacotes, não passa de 250Mb, mesmo com todas as correções.
Já verifiquei com o ethool, o modulo aparenta ter flow control somente de download, tentei mudar os modos mas não surtiu efeito.

Já pensou que pode ser limitação de alguma coisa ai na sua rede?
Desde uma regra de firewall, que interprete a carga de pacote como algo suspeito (um DDoS talvez?), até alguma possível limitação na carga de processamento do processado nesse caso.
Ai você teria que ir testando uma máquina de cada vez (se esse for o caso), adicionado ou retirando os equipamentos da sua rede, ou seja, ir filtrando os possíveis "culpados".


Agora, rolou uma dúvida aqui hoje.
Existe algum local, onde eu consigo estudar como os firmwares dos roteadores são construídos? Pergunto, pois por exemplo, os hgus da vivo. Eles tem no mínimo 2 memórias winbond, 2 partições com duas versões de firmwares.... Só tem que preciso de mais informações pra entender o processo de construção nesse tipo de hardware.
Como ainda estou no processo de estudo da placa do Mitra, para achar a sequência certa de extração do firmware (vou ter que comprar um hardware pra isso), quero ir entendo mais sobre esses firmwares e sua construção.

Valeu
 
Já pensei sim
Já pensou que pode ser limitação de alguma coisa ai na sua rede?
Desde uma regra de firewall, que interprete a carga de pacote como algo suspeito (um DDoS talvez?), até alguma possível limitação na carga de processamento do processado nesse caso.
Ai você teria que ir testando uma máquina de cada vez (se esse for o caso), adicionado ou retirando os equipamentos da sua rede, ou seja, ir filtrando os possíveis "culpados".
Já pensei sim, fiz em eliminação como vc disse, terminei hoje de configurar tudo. Achei o culpado, não identifiquei o problema em sí. A RB5009 da mikrotik fez eu queimar os neurônios, processamento e memória abaixo de 20%, ativação de flow-control, depois limitando direto no switch interno e a junção de ambos, wan direto na sfp, wan na porta de 2.5Gb, wan na porta de 1Gb, regras padrões de fw. Testei inclusive com outros switchs como intermediários, troquei de onu, usei o módulo sfp da ODI e nadaa! A solução no meu caso foi usar uma VM do OPNsense e ligar diretamente na porta de 2.5Gb da onu vsol com a firmware V1.9.G.
Não ficou 100% mas agora dobrou a velocidade de upload que estava:
53b84012-40be-4c6c-90bc-13ebc648fbc6.png

Fogo é que gasta muita energia, mais de 150Wh coisa de mais ou menos 108KWh mês, rodando 24/7 em vista dos 25wh da rb5009, que chegava no máximo em 18KWh no mês
 
Última edição:
Já pensei sim

Já pensei sim, fiz em eliminação como vc disse, terminei hoje de configurar tudo. Achei o culpado, não identifiquei o problema em sí. A RB5009 da mikrotik fez eu queimar os neurônios, processamento e memória abaixo de 20%, ativação de flow-control, depois limitando direto no switch interno e a junção de ambos, wan direto na sfp, wan na porta de 2.5Gb, wan na porta de 1Gb, regras padrões de fw. Testei inclusive com outros switchs como intermediários, troquei de onu, usei o módulo sfp da ODI e nadaa! A solução no meu caso foi usar uma VM do OPNsense e ligar diretamente na porta de 2.5Gb da onu vsol com a firmware V1.9.G.
Não ficou 100% mas agora dobrou a velocidade de upload que estava:
53b84012-40be-4c6c-90bc-13ebc648fbc6.png

Fogo é que gasta muita energia, mais de 150Wh coisa de mais ou menos 108KWh mês, rodando 24/7 em vista dos 25wh da rb5009, que chegava no máximo em 18KWh no mês
Então vale a pena para você comprar um mini pc com porta 2.5Gbps que tem o consumo baixíssimo.
O meu mesmo não passa de 20w em idle e 25w a 100%.
 
Então vale a pena para você comprar um mini pc com porta 2.5Gbps que tem o consumo baixíssimo.
O meu mesmo não passa de 20w em idle e 25w a 100%.
Valeria a pena sim, mas, no meu caso, o Proxmox tá concentrando o Router, Nas, Nextcloud, NVR com minhas cameras ip... Aí precisa de várias portas sata, porta de rede e pistas pci fora a cpu potente. Já que vai ficar ligado então vai assumir essa missão tbm.
 
Eu não consegui fazer funcionar um Ubiquiti UF-LOCO na Vivo Fibra, alguém tem alguma orientação pra me ajudar?
Estou na cidade de Santa Bárbara d'Oeste / SP.
 
Opa, tudo jóia ?

Eu segui o tutorial do Tito Tech para configuração de PPoE. Assim, essa é a parte mais fácil. Li que vc é de Florianópolis, talvez alguma configuração seja diferente ( VLAN ? SLID/Password ?).

Segue abaixo que utilizei como referência.



Qlq dúvida pode me perguntar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Opa, tudo bem ? Sim, tem que desabilitar o DHCP para não dar um possível conflito com o Deco. O Deco ficará responsável pela discagem e distribuição de IPs dentro da sua rede via DHCP. O G7/G2 ficará em modo bridge.

Tito mora em campo grande MS
Eu também moro em campo grande MS
Aqui a vivo usa a rede da antiga GVT
Já fiz alguns testes aqui e todos os modem que peguei sobe sem problemas, só trocar o seria gpon e já era
 
Boa noite pessoal

Troquei um Askey Wifi6, por um TP-Link xz000-g3 , no início estava uma beleza, porém agora nos últimos dias, a velocidade foi caindo , caindo , que agora está batendo 300/40 d/u
Lembrando que tenho plano de 500mbps, antes sempre batia 550/280
Tentei reiniciar o TP-Link e nada... , alguma ideia? alguém também com esse problema?
 
Boa noite pessoal

Troquei um Askey Wifi6, por um TP-Link xz000-g3 , no início estava uma beleza, porém agora nos últimos dias, a velocidade foi caindo , caindo , que agora está batendo 300/40 d/u
Lembrando que tenho plano de 500mbps, antes sempre batia 550/280
Tentei reiniciar o TP-Link e nada... , alguma ideia? alguém também com esse problema?
Colocando o Askey novamente, a velocidade volta a bater o contratado?
 
Colocando o Askey novamente, a velocidade volta a bater o contratado?
Testei e não, o problema é o Upload, o download está batendo 540/550 mbps, agora o Upload, não passa de 30mbps !, tanto no Askey, como no TP-Link, tive que ligar no 103, pedi pra mandarem uma "carga" pra ver se funcionava e nada, deve ser algum problema de perfil sei lá....

Agora eis a questão, por eu ter trocado o Askey pelo TP-Link, pode ter desconfigurado o perfil de velocidade?

Aqui é Vivo 2 (antiga GVT)
 
Já pensei sim

Já pensei sim, fiz em eliminação como vc disse, terminei hoje de configurar tudo. Achei o culpado, não identifiquei o problema em sí. A RB5009 da mikrotik fez eu queimar os neurônios, processamento e memória abaixo de 20%, ativação de flow-control, depois limitando direto no switch interno e a junção de ambos, wan direto na sfp, wan na porta de 2.5Gb, wan na porta de 1Gb, regras padrões de fw. Testei inclusive com outros switchs como intermediários, troquei de onu, usei o módulo sfp da ODI e nadaa! A solução no meu caso foi usar uma VM do OPNsense e ligar diretamente na porta de 2.5Gb da onu vsol com a firmware V1.9.G.
Não ficou 100% mas agora dobrou a velocidade de upload que estava:
53b84012-40be-4c6c-90bc-13ebc648fbc6.png

Fogo é que gasta muita energia, mais de 150Wh coisa de mais ou menos 108KWh mês, rodando 24/7 em vista dos 25wh da rb5009, que chegava no máximo em 18KWh no mês

Estranho.
Testou os cabos de rede? Testou a fibra que vai pro módulo sfp (usa fibra, não?)
Quando tiver um tempo, pega um de cada vez, e testa direto no pc, por exemplo, começa pela onu/ont, depois liga algo que saia dela, por exemplo, um switcher e joga direto pro pc. E testa todos os cabos. Na pior das hipóteses, pode ser alguma entrada ou algum dos aparelhos dando sinais de que tá indo embora.

Boa sorte ai na empreitada ;)

Testei e não, o problema é o Upload, o download está batendo 540/550 mbps, agora o Upload, não passa de 30mbps !, tanto no Askey, como no TP-Link, tive que ligar no 103, pedi pra mandarem uma "carga" pra ver se funcionava e nada, deve ser algum problema de perfil sei lá....

Agora eis a questão, por eu ter trocado o Askey pelo TP-Link, pode ter desconfigurado o perfil de velocidade?

Aqui é Vivo 2 (antiga GVT)

Não deve ter desconfigurado nada. Pode ser problema de rota, faixa de ip usada, alguma coisa está "monopolizando" a rede ai... Testou cabos e direto no pc?
 
Alguem sabe como configurar DHCP relay no VSOL V2802RH? Nas opções em LAN -> DHCP não aparece esse modo.Vlw
 
Testei e não, o problema é o Upload, o download está batendo 540/550 mbps, agora o Upload, não passa de 30mbps !, tanto no Askey, como no TP-Link, tive que ligar no 103, pedi pra mandarem uma "carga" pra ver se funcionava e nada, deve ser algum problema de perfil sei lá....

Agora eis a questão, por eu ter trocado o Askey pelo TP-Link, pode ter desconfigurado o perfil de velocidade?

Aqui é Vivo 2 (antiga GVT)
Não tem nada a ver se o problema persiste nos dois dispositivos
Algo está consumindo upload da sua rede, seja na sua rede privada ou na própria rede da Vivo na sua região
O jeito é registrar uma queixa e ir cobrando sempre que possível
 
@RiX @_Piccini_ @KILLME

Vamos la, o que configurei na vsol:

Já coloquei logo de cara o FW do tripleoxygen 1.9.G
  • GPON Serial Numbe
  • OMCI OLT Mode no modo Huawei olt
Dados OMCI clonados na onu original:
  • OMCI Vendor ID
  • OMCI software version 1
  • OMCI software version 2 (o mesmo colocado no campo version 1)
  • OMCC version: 0x86
  • HW version

LOID mantive o que veio da vsol: 123456789
LOID Password mantive o que veio da vsol: 123456
PLOAM Password mantive o que veio da vsol: 1234567890

Configuração da WAN
  • VLAN 100 internet
  • VLAN 200 telefone
ainda estou tentando passar as duas vlan ao mesmo tempo pra frente na vsol, mas não estou conseguindo, ou passo uma ou a outra.
quando configuro as duas em em bridge na vsol, simplesmente para o acesso as duas vlans.

image.png

image.png

image.png

image.png
Caro, poderia informar qual o modelo do SFP que utilizou? Para troca da FW, ou configuração da FW original, precisa de um conversor de mídia para acessar? Sabe as especificações do SFP que é necessário para configuração?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo