Entendendo o Backbone, Backhaul e a Última milha

Será um grande avanço para BR-EU.

Tenho Ping de 20-25 para SP, então provavelmente terei algo em 130ms para Madrid.

Vamos aguardar para verificar se a empresas irão contratar o link.

EDIT: http://www.telesintese.com.br/ellalink-vai-usar-landing-station-da-telefonica-em-fortaleza/

muito difícil, a Claro/NET/Embratel, Telefônica/VIVO/GVT, Algar/CTBC já possuem cabos próprios para os USA.
eles não pagam 1 puto pra qual quer outra empresa pra ter trafego internacional.

o muito que pode rolar, é igual o que ta na noticia ae. uma troca de favores, a telefônica administra a ponta do cabo aqui no BR e ganha acesso a capacidade livre no cabo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

a lembrei aqui, a Embratel tem direitos sobre o cabo Atlantis-2, nunca vi 1 unica rota se quer direta pra europa com eles.
é bem capaz deles usarem só pra ligações esse cabo.

o mesmo se coloca pra TIM, mesmo caso da embratel com esse cabo já existente.
 
muito difícil, a Claro/NET/Embratel, Telefônica/VIVO/GVT, Algar/CTBC já possuem cabos próprios para os USA.
eles não pagam 1 puto pra qual quer outra empresa pra ter trafego internacional.

o muito que pode rolar, é igual o que ta na noticia ae. uma troca de favores, a telefônica administra a ponta do cabo aqui no BR e ganha acesso a capacidade livre no cabo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

a lembrei aqui, a Embratel tem direitos sobre o cabo Atlantis-2, nunca vi 1 unica rota se quer direta pra europa com eles.
é bem capaz deles usarem só pra ligações esse cabo.

o mesmo se coloca pra TIM, mesmo caso da embratel com esse cabo já existente.

Atualmente possuo NET, seria triste não usarem o novo cabo, a melhora de latência e dados é absurda.
 
Atualmente possuo NET, seria triste não usarem o novo cabo, a melhora de latência e dados é absurda.
ae é que esta.
o que exatamente hj que a massa da população utiliza que tem acesso único nos datacenters na europa? é praticamente nada, quase tudo é no usa.
pra justificar um investimento desse, a empresa tem que sair no lucro, sem isso é bem difícil.

eu mesmo tb queria ter um acesso mais direto pra europa, mas é bem complicado justificar um custo tão absurdo pra praticamente não ser bem utilizado.
 
Bom eu não sei mas fica a pergunta pra quem sabe.
Unifique alguém sabe com quem ela está trabalhando? pois eu acho que ela é a ultima milha de alguma operadora.
 

o monstro tava saindo da jaula final desse ano mas foi adiado :/
sabe como é ne zaca, governo brasileiro deu uma braçada no projeto, usando a telebras fizeram altas promessas no inicio do projeto falando que ia pagar parte do custo do projeto e ter pares de fibra próprios, ae falto aquele cascalho $$$, fizeram promessa de compra garantida de % de capacidade ae falto mais $$$ ainda e praticamente caíram fora e deixaram na mão dos acionistas privados de fora =p
 

Em maio o monstro sai da jaula.

Finalmente! Acredito que a TIM, Vivo e Claro devam contratar alguma capacidade nesse cabo.

O bom que tem vários jogos com servidores na EU, principalmente os que entram em período de beta/pré-lançamento, etc.
 
agora é torcer para os ISP aqui no BR contratarem capacidade nesse cabo :haha:

Finalmente! Acredito que a TIM, Vivo e Claro devam contratar alguma capacidade nesse cabo.

O bom que tem vários jogos com servidores na EU, principalmente os que entram em período de beta/pré-lançamento, etc.

Das grandes, nao me surpreenderia se a CLARO nao utilizar para o trafego "normal". Talvez apenas para backup. Das grandes a Claro é a unica com pessimo roteamento para america do sul. 99% do trafego sobe pros eua e voltava para america do sul. Ja a TIM e Vivo possuem cabos proprios do BR pros EUA e do EUA pra Zoropa, ou seja, ja possuem custos baixos para levar trafego do BR para Zoropa. Mas provavelmente vao querer conexao "direta" para aliviar o backbone BR > Eua e Eua > Zoropa, principalmente a TIM que possui apenas 1 cabo ligando os continnentes, consequentemente uma capacidade menor comparado a Claro e Vivo que possuem dois cabos, e ambas com um cabo recem ativo com alta capacidade.

Quem vai amar e usar este novo cabo serao as empresas q vendem transito ip, como a gtt, ntt, telia sonora, century (level3), zenlayer, parkle, he (todas essas vendem transito no BR e ja vi ISP pequenos o as utilizando).
 
me desculpe a pergunta de jovem padawan, mas REALMENTE todos do Brasil vão ter os 60ms? ou dependendo da localidade, um pouco mais? xd
depende da localidade, 60ms quem vai ter é o pessoal de fortaleza ate o ponto de ancoragem na Europa.
quem for aqui do sul/suldesde vai ter uns ~120ms, já que de SP ate Fortaleza via submarino é media de 50 a 60ms desentendendo do cabo.

e outra essa latência anunciada pela ellalink, é a latência ponto a ponto sem trafego nem um no cabo.
quando tiver carga nesse cabo, de Fortaleza ate Europa deve subir pra uns 70ms, fora a questão de prioridade de trafego que vai rolar.
 
depende da localidade, 60ms quem vai ter é o pessoal de fortaleza ate o ponto de ancoragem na Europa.
quem for aqui do sul/suldesde vai ter uns ~120ms, já que de SP ate Fortaleza via submarino é media de 50 a 60ms desentendendo do cabo.

e outra essa latência anunciada pela ellalink, é a latência ponto a ponto sem trafego nem um no cabo.
quando tiver carga nesse cabo, de Fortaleza ate Europa deve subir pra uns 70ms, fora a questão de prioridade de trafego que vai rolar.
hmm então. nosso ping em jogos online em servidores europeus[principalmente da Alemanha], onde há muitos deles. não vai ser como nós pensávamos[60~80ms].. acho que pra quem mora no Centro-Oeste deve ser entre 100~120ms talvez.. e ainda as operadoras vão ter que contratar capacidade no cabo né. então vai demorar um pouco mais que Maio para realmente podermos 'desfrutar' do cabo. espero que a Vivo Fibra faça isso logo quando colocarem o cabo pra funcionar.
 
hmm então. nosso ping em jogos online em servidores europeus[principalmente da Alemanha], onde há muitos deles. não vai ser como nós pensávamos[60~80ms].. acho que pra quem mora no Centro-Oeste deve ser entre 100~120ms talvez.. e ainda as operadoras vão ter que contratar capacidade no cabo né. então vai demorar um pouco mais que Maio para realmente podermos 'desfrutar' do cabo. espero que a Vivo Fibra faça isso logo quando colocarem o cabo pra funcionar.
centro-oeste vai ficar com ping pior ainda. maioria das operadoras usa saida via SP e RJ nessa localidade, igual a quem esta no sul e sudeste.

vai ficar melhor do que passando pelo USA, mas não vai ser aquele milagre.
 
Seria otimo esse cabo direto de SP ignorando rota de fortaleza,subiu o país a latência piora ou estou enganado sobre isso?
 
depende da localidade, 60ms quem vai ter é o pessoal de fortaleza ate o ponto de ancoragem na Europa.
quem for aqui do sul/suldesde vai ter uns ~120ms, já que de SP ate Fortaleza via submarino é media de 50 a 60ms desentendendo do cabo.

e outra essa latência anunciada pela ellalink, é a latência ponto a ponto sem trafego nem um no cabo.
quando tiver carga nesse cabo, de Fortaleza ate Europa deve subir pra uns 70ms, fora a questão de prioridade de trafego que vai rolar.
eu não espero muito, bem provável que fica com o mesmo ping que para o EUA 140/170ms.
 
acho que um pouco menos, dependo do estado em que a pessoa mora. e se as operadoras fazerem uma boa rota tbm né. até esse cabo ae
eu fiz esse teste com o "noping" no truckermp(euro truck simulation online), servidor deles é na europa (paris talvez) e da uma boa diferença. Se a pessoa mora em Fortaleza talvez caia muito usando esse app.
dZtcJJt-XCqvxo9IQfOjwTE8b5YGI9E3m6j7b0VmzJf3z0iSZAi9KVkxvnXsMcG9GLEyuROO3O3l1dmlxb5Iw5z33hCZBmuwgQGu_pQMcVXxpK58qiqH0_Kk5TImyXnD11A4ALItKSBDiACNbkCwXAxOutTxckzjtLYfO_9YvM3tGB5hpzkL8qjMufheNwfIlGiKxMXfb1GEiyBUN5HTWf3n3AfzTzYfPUAQew_D7AWD1cdws8LpY0TqNth8oEbySnGy8VrE32rqp2kSCJEdaBILEHQkrwvBMK9fHHPCCwy0tuJQH7bVTILobXy9gQ0kLgOKtj7CfAyUVT1Z3buJVB74dHqE3Ptf0rnfVH2-2pceY6PL031MEnswgiyYNYwGohSw4coejFj2E2J3d9fCN_C9vQUVGKbsC73BYe-CssCatwY8p_aalRfz7JCRN9cWxtfaoOua7WQiU_OgroP41Iidx9vultwYMq3jmGxz_Xyf6Jkfxl-OrVAEhsrDiZDNaLbSgz5UVLz56sVfFtrNDJlVbv4mTpykGJzEqdG2Fgc7T1LgWRk6Tby65kSFwkVi-eQF9mZbfRaDpLwMHjGbA4HflKFC4gwHB8tPn_VvDGSYmAOFNipHOAIme0g0HwjtDjoF7D0UxGbLCsmy3Zlu579jf7apyi0vGvqzUb2oeI_Hg6bawcyBG3HM8FrFfA=w528-h937-no
oVtCsnDY9dd0TQw3oCc8tqiGxIL7KZogALCjvXiezN1mKfiB6Nla8B32HXdrdxVQ7M2iUhXRXxGMkZnGZBhlcF99YrixWC_7T6ybPHE_C1I_Euv4eelFEZxolDHrZsCN3OS2iXIGTqCWA_rUHNx_sICNXngrBzW2B0DM15sZ9eFCriOPHAk1tdjwQJzOm4Iln_U5dibegktjdY5MeYGEu-CxySvlVA-RmNQyG9QHpwUt7XveMXjZm1-4kMOQlyQjztiFKejIJNxtldM37zMB6D1GyLhbviIsF4QHLFgkczitlvFZ-5sB7Gyf5poQ0bYbsYOeqSddoyivQ5IomYM64WlVksST5XCtc47pAEShe6AwHK0ndzS9BYN3xe83jJivdOLZxoLO9xz4YVhzCKtl0zuRj0uIfvAWVcP-G89AB1D4-HkKBYXGupqh2383icfA7qsCtEo2S86a3iL2HXo2HiMfvJf93htr6yIqLrLBfO7q4QzOCqQrvrs4SfO1PSjRPmoShvsYhwGe-T0npEBT8pKKE8vI7lhy-RN1WF34XLqM2IzEzj6SJSf4_30iRMfi2SSlfD4kaOhCOA5HgAD03-W5H2T_p0Nfy_RgHl9vtVSAbv2cUW3uaJJK5d88OIpUO7ZHGDFch1yJHm7CnrC5bPNQDzvbum7wRE7K4JZLsvKA3O_MKcwJ0V0LbwcgRQ=w528-h937-no
 
eu fiz esse teste com o "noping" no truckermp(euro truck simulation online), servidor deles é na europa (paris talvez) e da uma boa diferença. Se a pessoa mora em Fortaleza talvez caia muito usando esse app.
dZtcJJt-XCqvxo9IQfOjwTE8b5YGI9E3m6j7b0VmzJf3z0iSZAi9KVkxvnXsMcG9GLEyuROO3O3l1dmlxb5Iw5z33hCZBmuwgQGu_pQMcVXxpK58qiqH0_Kk5TImyXnD11A4ALItKSBDiACNbkCwXAxOutTxckzjtLYfO_9YvM3tGB5hpzkL8qjMufheNwfIlGiKxMXfb1GEiyBUN5HTWf3n3AfzTzYfPUAQew_D7AWD1cdws8LpY0TqNth8oEbySnGy8VrE32rqp2kSCJEdaBILEHQkrwvBMK9fHHPCCwy0tuJQH7bVTILobXy9gQ0kLgOKtj7CfAyUVT1Z3buJVB74dHqE3Ptf0rnfVH2-2pceY6PL031MEnswgiyYNYwGohSw4coejFj2E2J3d9fCN_C9vQUVGKbsC73BYe-CssCatwY8p_aalRfz7JCRN9cWxtfaoOua7WQiU_OgroP41Iidx9vultwYMq3jmGxz_Xyf6Jkfxl-OrVAEhsrDiZDNaLbSgz5UVLz56sVfFtrNDJlVbv4mTpykGJzEqdG2Fgc7T1LgWRk6Tby65kSFwkVi-eQF9mZbfRaDpLwMHjGbA4HflKFC4gwHB8tPn_VvDGSYmAOFNipHOAIme0g0HwjtDjoF7D0UxGbLCsmy3Zlu579jf7apyi0vGvqzUb2oeI_Hg6bawcyBG3HM8FrFfA=w528-h937-no
oVtCsnDY9dd0TQw3oCc8tqiGxIL7KZogALCjvXiezN1mKfiB6Nla8B32HXdrdxVQ7M2iUhXRXxGMkZnGZBhlcF99YrixWC_7T6ybPHE_C1I_Euv4eelFEZxolDHrZsCN3OS2iXIGTqCWA_rUHNx_sICNXngrBzW2B0DM15sZ9eFCriOPHAk1tdjwQJzOm4Iln_U5dibegktjdY5MeYGEu-CxySvlVA-RmNQyG9QHpwUt7XveMXjZm1-4kMOQlyQjztiFKejIJNxtldM37zMB6D1GyLhbviIsF4QHLFgkczitlvFZ-5sB7Gyf5poQ0bYbsYOeqSddoyivQ5IomYM64WlVksST5XCtc47pAEShe6AwHK0ndzS9BYN3xe83jJivdOLZxoLO9xz4YVhzCKtl0zuRj0uIfvAWVcP-G89AB1D4-HkKBYXGupqh2383icfA7qsCtEo2S86a3iL2HXo2HiMfvJf93htr6yIqLrLBfO7q4QzOCqQrvrs4SfO1PSjRPmoShvsYhwGe-T0npEBT8pKKE8vI7lhy-RN1WF34XLqM2IzEzj6SJSf4_30iRMfi2SSlfD4kaOhCOA5HgAD03-W5H2T_p0Nfy_RgHl9vtVSAbv2cUW3uaJJK5d88OIpUO7ZHGDFch1yJHm7CnrC5bPNQDzvbum7wRE7K4JZLsvKA3O_MKcwJ0V0LbwcgRQ=w528-h937-no
aqui as imagens não estão aparecendo..
 
aqui as imagens não estão aparecendo..
e agora? aproveitando fiz o teste com o app no servidor dos EUA ficou 158ms e sem o app ficou 148ms. Vivo fibra tem uma rota boa mesmo kkkkkk.
IMG-20201224-202312.jpg
IMG-20201224-202406.jpg
 
e agora? aproveitando fiz o teste com o app no servidor dos EUA ficou 158ms e sem o app ficou 148ms. Vivo fibra tem uma rota boa mesmo kkkkkk.
IMG-20201224-202312.jpg
IMG-20201224-202406.jpg
show!! se melhorar pra europa com uns 120ms~140ms pra nós, já é algo!! mas, fiquei na dúvida, quem mora na Europa, quando esse cabo for instalado... o ping vai melhorar pra eles aqui no Brasil também? ou o 'efeito' vai ser só pra nós?
 
show!! se melhorar pra europa com uns 120ms~140ms pra nós, já é algo!! mas, fiquei na dúvida, quem mora na Europa, quando esse cabo for instalado... o ping vai melhorar pra eles aqui no Brasil também? ou o 'efeito' vai ser só pra nós?

vai melhorar para eles tmbm... desde que as operadoras europeias tmbm comprem capacidade no cabo. algo q provavelmente acontecera.
 
show!! se melhorar pra europa com uns 120ms~140ms pra nós, já é algo!! mas, fiquei na dúvida, quem mora na Europa, quando esse cabo for instalado... o ping vai melhorar pra eles aqui no Brasil também? ou o 'efeito' vai ser só pra nós?
eu não duvido que pra eles vai ser um pouco melhor kkkkkkkk
 

ELLALINK CONCLUI INSTALAÇÃO MARINHA DO CABO QUE LIGA BRASIL À EUROPA​



Agora só falta a ativaçao do cabo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo