• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Entendendo o Backbone, Backhaul e a Última milha

têm algum site que dá pra ver quais cabos submarinos o provedor de internet tá usando? ou algo assim?
 
Eu só queria que a Claro usasse esse cabo, mas de qualquer forma durante algumas reuniões quem se motrou presente era o CEO da No-Ping, se vocês querem testar o negocio esperem a no-ping subir um VPN com esse cabo.
 
Video da inauguração do cabo


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

acho que não vai ser tão rapido para vermos um roteamento melhor

HopHostHostnameLossTransmittedBestAverageWorst
1​
201.20.8.37static.201.20.8.37.datacenter1.com.br
0.0%​
5​
0.4​
0.6​
0.4​
2​
200.143.173.113ge-0-0-1-edge-02.sp1.net.alog.com.br
0.0%​
5​
0.3​
0.6​
0.4​
3​
177.126.175.127ae45-gw2.sp4.equinix.net
0.0%​
5​
1.4​
1.4​
1.5​
4​
177.126.190.4040.190.126.177.static.sp2.alog.com.br
0.0%​
5​
1.2​
1.2​
1.2​
5​
8.243.55.41
0.0%​
5​
1.8​
45.4​
20.6​
6​
4.69.219.142ae-2-3609.edge6.Miami1.Level3.net
0.0%​
5​
107.2​
107.2​
107.2​
7​
4.68.71.226TelecomItalia-level3-Miami1.Level3.net
0.0%​
5​
107.3​
108.0​
113.0​
8​
213.144.176.213
0.0%​
5​
218.7​
218.8​
218.8​
9​
213.144.176.186
0.0%​
5​
221.5​
221.5​
221.5​
10​
185.229.188.143unassigned.cdn77.com
20.0%​
5​
221.5​
221.5​
221.5​
11​
138.199.14.66798132439.mrs.cdn77.com
20.0%​
5​
221.4​
221.5​
221.5​
 
Última edição:
Video da inauguração do cabo


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

acho que não vai ser tão rapido para vermos um roteamento melhor

HopHostHostnameLossTransmittedBestAverageWorst
1​
201.20.8.37static.201.20.8.37.datacenter1.com.br
0.0%​
5​
0.4​
0.6​
0.4​
2​
200.143.173.113ge-0-0-1-edge-02.sp1.net.alog.com.br
0.0%​
5​
0.3​
0.6​
0.4​
3​
177.126.175.127ae45-gw2.sp4.equinix.net
0.0%​
5​
1.4​
1.4​
1.5​
4​
177.126.190.4040.190.126.177.static.sp2.alog.com.br
0.0%​
5​
1.2​
1.2​
1.2​
5​
8.243.55.41
0.0%​
5​
1.8​
45.4​
20.6​
6​
4.69.219.142ae-2-3609.edge6.Miami1.Level3.net
0.0%​
5​
107.2​
107.2​
107.2​
7​
4.68.71.226TelecomItalia-level3-Miami1.Level3.net
0.0%​
5​
107.3​
108.0​
113.0​
8​
213.144.176.213
0.0%​
5​
218.7​
218.8​
218.8​
9​
213.144.176.186
0.0%​
5​
221.5​
221.5​
221.5​
10​
185.229.188.143unassigned.cdn77.com
20.0%​
5​
221.5​
221.5​
221.5​
11​
138.199.14.66798132439.mrs.cdn77.com
20.0%​
5​
221.4​
221.5​
221.5​

Tentei achar o ASN da EllaLink e não consegui. Alguém sabe?
 
Alguem testando por ai?
 
Aqui pelo menos no ASN da vogel não mudou nada
Pelo jeito não vão usar as rotas

Axo que por enquanto no brasil, apenas a Telxius utiliza o cabo Ellalink.

 
Axo que por enquanto no brasil, apenas a Telxius utiliza o cabo Ellalink.

Sim
A vogel que é a mesma que fornece aqui para o meu provedor e para o @Mosqueteirors deve comprar mais para frente
 
Sim
A vogel que é a mesma que fornece aqui para o meu provedor e para o @Mosqueteirors deve comprar mais para frente

Meu provedor utiliza link dedicado da TI Sparkle (TIM). Sera que eles pretendem comprar caapacidade no Ellalink? AS do meu provedor: https://bgp.he.net/AS53184#_asinfo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguns ips interessantes para testes, e ainda vc pode usar o site ovh para testar diferentes localidades


5.200.5.80
188.165.12.106
185.80.233.178
185.38.15.92
37.58.58.140

  • Frankfurt: 185.102.219.93
  • London: 185.59.221.51
  • Madrid: 185.93.3.50
  • Marseille: 138.199.14.66



obrigado amigo.
 
@Mosqueteirors pode tirar uma dúvida meio off aqui?
Minhas rotas aqui no rio de janeiro ta batendo tudo pra SP e pulando para outro país, tem como meu provedor pedir a vogel para trocar a rota para o rio de janeiro?

Por exemplo, eu acesso um site internacional ou jogo em algum sv internacional, ele passa primeiro por SP e vai lá para fora, ao invés de saltar daqui do RJ mesmo
 
Aproveitando que tem muitos aqui utilizando a Vogel:

Vogel Telecom e Silica Networks firmam parceria para oferecer conexão direta entre Brasil, Chile e Argentina

Agora a comunicação via internet entre empresas do Brasil, Chile e Argentina poderá acontecer de maneira direta e muito mais rápida. No início de agosto, a Vogel Telecom e a Silica Networks estabeleceram um acordo de cooperação que resultará na conexão entre as estruturas pertencentes às duas operadoras nos três países. A iniciativa resultará na interconexão das redes trazendo soluções inovadoras ao mercado.

Com funcionamento previsto para o início de 2021, esse gigantesco cabeamento passará a representar a maior parceria do tipo já feita na América do Sul. A nova estrutura também permitirá o transporte de até 4 Tbps (tera bits por segundo) de informação em aproximadamente 40 milissegundos de um país ao outro. Essa marca reverterá um ganho de cerca de 200% na velocidade média com a qual operações brasileiras, chilenas e argentinas de diferentes companhias compartilham o mesmo volume de dados umas com as outras atualmente.

“A partir da parceria com a Silica Networks, poderemos atender de maneira ainda melhor todas as necessidades de clientes que demandam conectividade de alta performance tanto com o Chile, quanto com a Argentina. Paralelamente, estaremos assumindo uma posição diferenciada no mercado, já que seremos uma das únicas operadoras no Brasil a oferecer serviços de ponta-a-ponta para esses dois países. Além de garantir desempenho superior em relação à concorrência, esse avanço permitirá custos mais competitivos, já que uma companhia não incidirá cobranças sobre a outra”, explica Sandro Augusto, Diretor de Projetos Estruturantes da Vogel.

Vantagem para multinacionais
A conexão direta proporcionada pela interligação entre as redes das duas operadoras também não estará restrita a grandes centros urbanos. Em função da grande capilaridade da Silica Networks, clientes da Vogel em todo o Brasil poderão acessar datacenters de qualquer cidade da Argentina ou do Chile, sem que seja necessário passar por trechos intermediários. Diminuir a latência e melhorar a comunicação entre pontos distantes reduzirá possibilidades de erro em operações comuns, mas que demandam alta capacidade de transmissão, como fechamentos de folha de pagamento, planejamentos de fabricação ou encaminhamentos de estoque, proporcionando um modelo ideal de serviço para multinacionais com unidades nos três países.

“Embora a Silica Networks possua grande abrangência entre o Chile e a Argentina, todas as vantagens oferecidas por essa parceria só serão possíveis porque a Vogel também possui redes de excelência estendidas por amplas faixas de território, principalmente no Sul do Brasil. Tanto que a decisão de concretizar essa aliança se deve ao fato de que a Vogel é uma das únicas operadoras do país com estrutura suficiente para agir de forma complementar ao trabalho que desenvolvemos nos mercados em que atuamos. Outro diferencial importante da Vogel está no atendimento. Temos observado que, além de prestar serviços com extrema rapidez, a companhia é sempre muito sensível às necessidades específicas de cada tipo de cliente, o que está em pleno acordo com a nossa filosofia de trabalho”, afirma Jorge Salomão, Country Manager da Silica Networks.


Conexão com Sudeste Asiático
Silica Networks é a única operadora a ter cinco pontos de cruzamento na cordilheira dos Andes. Por isso, hoje é responsável pela menor latência e maior disponibilidade obtida entre São Paulo, Santiago e Buenos Aires. Mas esse não é o único diferencial importante da companhia. Com saídas tanto no Pacífico, quanto no Atlântico, a Silica Networks também mantém conexão com Los Angeles, nos Estados Unidos.

“Através dessa nova via de acesso, Vogel e Silica Networks combinadas serão capazes de levar o mercado financeiro de São Paulo ao Sudeste Asiático, a partir de uma velocidade média de conexão equivalente a que hoje existe entre a capital paulista e Nova Iorque, por exemplo. A parceria entre as duas operadoras trará opções sem precedentes para inúmeras empresas brasileiras, argentinas e chilenas, além de usuários de outros países que, cada vez mais, precisarão estreitar o seu relacionamento com as nações do Cone Sul”, conclui Salomão.

Fonte: https://www.vogeltelecom.com/vogel-...onexao-direta-entre-brasil-chile-e-argentina/
 
@Mosqueteirors pode tirar uma dúvida meio off aqui?
Minhas rotas aqui no rio de janeiro ta batendo tudo pra SP e pulando para outro país, tem como meu provedor pedir a vogel para trocar a rota para o rio de janeiro?

Por exemplo, eu acesso um site internacional ou jogo em algum sv internacional, ele passa primeiro por SP e vai lá para fora, ao invés de saltar daqui do RJ mesmo

Bem complicado yurizinho porque normalmente estas rotas são montadas pensando na demanda geral. Mudar rota é sim possível, mas aí a operadora fazer é complicado.
 
Posso estar falando uma GRANDE merd* (POR FAVOR, ME CORRIGEM!) mas acho que a ella link so vai oferecer o transporte "fisico".. consequentemente nao precisa de ASN. No sentido que ela vai "alugar" uma porta 100Gbps q conecta entre duas localidades (fortaleza<--> Sines) para as grandes Operadoras/IP Carrier tipo Claro, Telefonica, Tim, HE, Telia, Tata, Century etc...
E para essas empresas conectarem na infra da ellalink, ou elas mesma podem chegar com a infra la ou alugar de alguem que a infra fisica chegue la (tipo os PTT da vida)

EDIT: Agora q vi a mensagem do usuario Kilzone. A VIVO provavelmente vai ser a primeira grande ISP do BR a de fato mandar trafego pelo novo cabo.
 
Última edição:
Posso estar falando uma GRANDE merd* (POR FAVOR, ME CORRIGEM!) mas acho que a ella link so vai oferecer o transporte "fisico".. consequentemente nao precisa de ASN. No sentido que ela vai "alugar" uma porta 100Gbps q conecta entre duas localidades (fortaleza<--> Sines) para as grandes Operadoras/IP Carrier tipo Claro, Telefonica, Tim, HE, Telia, Tata, Century etc...
E para essas empresas conectarem na infra da ellalink, ou elas mesma podem chegar com a infra la ou alugar de alguem que a infra fisica chegue la (tipo os PTT da vida)

EDIT: Agora q vi a mensagem do usuario Kilzone. A VIVO provavelmente vai ser a primeira grande ISP do BR a de fato mandar trafego pelo novo cabo.

Pensei isso tmbm. Se nao me falha a memoria, eles nem vao construir um DC aqui no Brasil. Vao apenas utilizar o DC da Equinix.
 
Basicamente, basta ficar de olho no PeeringDB e ver se a Claro por exemplo aparece com o EQIX SP
 
Bem complicado yurizinho porque normalmente estas rotas são montadas pensando na demanda geral. Mudar rota é sim possível, mas aí a operadora fazer é complicado.
Sim, entendo
Acho que não vão mudar mesmo por ser da própria vogel isso
mas falaram que iriam verificar, até postei um tracert para o mesmo ip da minha internet e da internet de um amigo
 
Estava conversando com o Ayub no TW e ele estava falando que após um novo cabo submarino ser ativado, geralmente demora em torno de 12 meses até uma quantidade razoavel de provedores passar a usar a rota do novo cabo.
 
Já está aparecendo.
To vendo a PTT.br (Public).
j9ufQ8a.png


Ao menos que seja ASN residencial.
 

TecMundo: Google anuncia cabo submarino de fibra óptica com escala no Brasil.
 

TecMundo: Google anuncia cabo submarino de fibra óptica com escala no Brasil.
Não vai ser o primeiro, certo? Pela reportagem em inglês dá a entender que já existe em operação um cabo ligando exatamente os mesmos locais ("Tannat") e outro cabo ("Monet") ligando oBrasil diretamente com outro cabo do backbone do Google nos EUA ("Junior").

Está correta minha interpretação?

(...) The Tannat cable, a joint venture between Antel Uruguay and Google, for example, already connects the same locations while the Monet cable connects the U.S. and Brazil, where Google’s Junior cable already connects various parts of the country.(...)
 
Não vai ser o primeiro, certo? Pela reportagem em inglês dá a entender que já existe em operação um cabo ligando exatamente os mesmos locais ("Tannat") e outro cabo ("Monet") ligando oBrasil diretamente com outro cabo do backbone do Google nos EUA ("Junior").

Está correta minha interpretação?

(...) The Tannat cable, a joint venture between Antel Uruguay and Google, for example, already connects the same locations while the Monet cable connects the U.S. and Brazil, where Google’s Junior cable already connects various parts of the country.(...)
Me parece que quase um cabo "backup".

Esse cabo Junior é nacional ne?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo