• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Entendendo o Backbone, Backhaul e a Última milha

ELLALINK CONCLUI INSTALAÇÃO MARINHA DO CABO QUE LIGA BRASIL À EUROPA​



Agora só falta a ativaçao do cabo.
A questão que fica é se isso irá beneficiar nós, usuários comuns pois vai depender de nossos provedores utilizarem ele.
 
Das grandes, nao me inspantaria a Claro nao utilizar... é so ver as rotas da Claro com a America do sul. Quase tudo vai pro EUA/Fortaleza e volta.
 
Video mostrando como é feito uma emenda de um cabo submarino.


Uma enorme responsabilidade fazer esta emenda. Imagina quantos milhões estão em jogo por causa desta "emenda" kkk.
E como é que fazem para checar se a emenda está OK? Injetam um sinal na ponta do cabo de onde ele saiu (país de origem do cabo)?
 
O que é de matar é a latência dos links internacionais (a velocidade é até aceitável).

Abaixo exemplos de latência da Claro/NET para os EUA (Miami 180ms), França (Paris 241ms) e Brasil (Porto Alegre 8ms)...

Código:
root@odroid:~ # speedtest -s 1779

   Speedtest by Ookla

     Server: Comcast - Miami, FL (id = 1779)
        ISP: Claro NET
    Latency:   180.99 ms   (0.23 ms jitter)
   Download:   222.11 Mbps (data used: 351.0 MB)
     Upload:    18.98 Mbps (data used: 26.0 MB)
Packet Loss:     0.0%
Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/ea0ef9ac-ba85-4079-ad47-5773f3e9329f

root@odroid:~ # speedtest -s 24215

   Speedtest by Ookla

     Server: ORANGE FRANCE - Paris (id = 24215)
        ISP: Claro NET
    Latency:   241.39 ms   (1.59 ms jitter)
   Download:   212.20 Mbps (data used: 255.6 MB)
     Upload:    18.75 Mbps (data used: 25.1 MB)
Packet Loss:     0.0%
Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/6541bd44-207a-47ae-a024-38b506625911

root@odroid:~ # speedtest

   Speedtest by Ookla

     Server: Claro net vírtua - Porto Alegre (id = 14143)
        ISP: Claro NET
    Latency:     8.31 ms   (4.72 ms jitter)
   Download:   251.69 Mbps (data used: 294.8 MB)
     Upload:    18.58 Mbps (data used: 16.4 MB)
Packet Loss:     0.0%
Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/8e46cadc-0a21-434c-a581-c6c7a9f9e735

root@odroid:~ #
 
Uma enorme responsabilidade fazer esta emenda. Imagina quantos milhões estão em jogo por causa desta "emenda" kkk.
E como é que fazem para checar se a emenda está OK? Injetam um sinal na ponta do cabo de onde ele saiu (país de origem do cabo)?
É verificado por um OTDR.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui vai uma excelente palestra sobre cabos submarinos.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E essa excelente Live sobre latência, ela começa aos 29min mas é bom ver do inicio.

 
Última edição:
O que é de matar é a latência dos links internacionais (a velocidade é até aceitável).

Abaixo exemplos de latência da Claro/NET para os EUA (Miami 180ms), França (Paris 241ms) e Brasil (Porto Alegre 8ms)...
Não tem jeito.. ainda não inventaram um acelerador pra velocidade da luz.. :haha:

Brincadeiras à parte, só o comprimento do SeaBras-1 é de quase 11000Km.. Ou seja: Só de viagem no oceano a luz precisaria de 75ms pra ir e voltar.. Aí vc adiciona a latencia de POA até SP.. O resto é roteamento e manobra de rota..

Pra Europa, dependendo da rota, vai pro EUA e depois vai pra Europa em cabos de 13000Km.. Aí pode adicionar no mínimo mais uns 90ms só de cabo, fora o roteamento até o SpeedTest de Paris..
 
Não tem jeito.. ainda não inventaram um acelerador pra velocidade da luz.. :haha:

Brincadeiras à parte, só o comprimento do SeaBras-1 é de quase 11000Km.. Ou seja: Só de viagem no oceano a luz precisaria de 75ms pra ir e voltar.. Aí vc adiciona a latencia de POA até SP.. O resto é roteamento e manobra de rota..

Pra Europa, dependendo da rota, vai pro EUA e depois vai pra Europa em cabos de 13000Km.. Aí pode adicionar no mínimo mais uns 90ms só de cabo, fora o roteamento até o SpeedTest de Paris..
Só está errado o calculo, em 11000km a luz leva 110ms para ir e voltar e em 13000km a luz leva 130ms para ir e voltar.
 
Só está errado o calculo, em 11000km a luz leva 110ms para ir e voltar e em 13000km a luz leva 130ms para ir e voltar.
Pode ser.. Usei a velocidade da luz no vácuo pra dar exemplo.. mas isso daria o que? 200km/s na fibra? Bom saber..
 
Última edição:
Pode ser.. Usei a velocidade da luz no vácuo pra dar exemplo.. mas isso daria o que? 200km/s na fibra? Bom saber..
A luz viaja a aprox. 200.000km/s no vidro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não tem jeito.. ainda não inventaram um acelerador pra velocidade da luz.. :haha:

Brincadeiras à parte, só o comprimento do SeaBras-1 é de quase 11000Km.. Ou seja: Só de viagem no oceano a luz precisaria de 75ms pra ir e voltar.. Aí vc adiciona a latencia de POA até SP.. O resto é roteamento e manobra de rota..

Pra Europa, dependendo da rota, vai pro EUA e depois vai pra Europa em cabos de 13000Km.. Aí pode adicionar no mínimo mais uns 90ms só de cabo, fora o roteamento até o SpeedTest de Paris..
Fora o pessoal que acha que se aumentar a velocidade da conexão, vai diminuir a latência. Já atendi um cliente que me disse assim: "Eu tenho uma amigo que mora em São Paulo que tem 25 mega e o ping nos jogos é de 10ms e a minha que é de 200 mega fica de 30-60ms". Só o tempo que a luz leva para ir e voltar de Porto Alegre até São Paulo (onde fica alguns servidores de jogos) da uns 15-20ms e todo o roteamento até o servidor, nunca que em Porto Alegre vai ficar com a latência de quem mora em São Paulo.
 
Última edição:
Pra quem quer saber quantos MS de ping algumas localidades aqui do Brasil vão ter com esse cabo da ellalink, veja a print abaixo que eles me mandaram no twitter..
mNZeHRXA.png
 
Alguém entendido da área de Telecom poderia me dizer se esta tecnologia irá substituir o GPON?
não é o intuído dessa tecnologia substituir um rede gpon de acesso a clientes.

esse xr optics, é um pra ser utilizado em redes core, basicamente uma ideia de converter uma rede backbone que é majoritariamente ponto a ponto, em uma rede ponto multi ponto igual a rede gpon.

pela explicação marketeira da empresa que desenvolver essa solução, é um transceiver óptico com um puta lazer bom pra conseguir fazer sub portadoras no dwdm, com isso utilizam na rede core pra interligar pontos core da rede.

é tipo um meio de utilizar a rede PON criada pra dar acesso ao gpon dos clientes e utilizar as lambidas vagas pra passar dados da rede core.

e sobre o gpon, a faz parte de um grupo que já esta a um tempo desenvolvendo o 25Gb pra rede PON pra coexistir com o gpon, xgpon e xgspon, o coexistir é em toda a cadeia, mantendo o legado de gerenciamento e tudo mais interoperáveis, e ti falar que creio eu que esse grupo que vai lançar o próxima tecnologia PON de acesso a cliente final.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra quem quer saber quantos MS de ping algumas localidades aqui do Brasil vão ter com esse cabo da ellalink, veja a print abaixo que eles me mandaram no twitter..
mNZeHRXA.png
ping de POP a POP, não quer dizer que a pessoa que mora numa dessas cidades vai ter um ping desse pro outro lado do cabo :haha:
 
Ah não sabia.. então, na pratica vamos ter mais MS do que está na foto?
sim, vai depender da operadora que a pessoa usa ter rotas por esse cabo novo, caso não tenha não vai mudar nada.
e outra questão tb é, acesso comum não vai ter e nunca terá prioridade, quem pode conseguir o ping mais próximo do mostrado no ponto a ponto desse cabo é os que pagam absurdos em link dedicado de baixa latência(a exemplo quem trabalha com mercado de ações inter continental).
 

Esse mes o monstro sai da jaula!!!!

Tomara que as grandes comprem capacidade da Ellalink, por enquanto a única que tenho certeza da utilização é a Vivo, pois a Ellalink vai usar a landing station Telxius (que é da Telefónica) em Fortaleza, também vão fazer um hub com o BRUSA, cabo da Telefónica que liga o Brasil aos Estados Unidos.

 
Tomara que as grandes comprem capacidade da Ellalink, por enquanto a única que tenho certeza da utilização é a Vivo, pois a Ellalink vai usar a landing station Telxius (que é da Telefónica) em Fortaleza, também vão fazer um hub com o BRUSA, cabo da Telefónica que liga o Brasil aos Estados Unidos.


Das grandes a unica q eu acho q nao vai utilizar vai ser a Claro... é so ver o roteamento porco/louco dela com conexoes da america do sul.
 
Já que finalmente o Ellalink vai iluminar eu atualizei a primeira página do tópico com algumas informações...

 
Pessoal, voces tem como postar alguns IPs de servers europeus tipo: portugal, espanha, frança e inglaterra para mim ver por onde minha rota passa até chegar a Europa? Tem algum lugar onde eu possa achar ips de paises especificos? obrigado!
 
Última edição:
Pessoal, voces tem como postar alguns IPs de servers europeus tipo: portugal, espanha, frança e inglaterra para mim ver por onde minha rota passa até chegar a Europa? Tem algum lugar onde eu possa achar ips de paises especificos? obrigado!
Alguns ips interessantes para testes, e ainda vc pode usar o site ovh para testar diferentes localidades


5.200.5.80
188.165.12.106
185.80.233.178
185.38.15.92
37.58.58.140

  • Frankfurt: 185.102.219.93
  • London: 185.59.221.51
  • Madrid: 185.93.3.50
  • Marseille: 138.199.14.66


 
Última edição:
Alguns ips interessantes para testes, e ainda vc pode usar o site ovh para testar diferentes localidades


5.200.5.80
188.165.12.106
185.80.233.178
185.38.15.92
37.58.58.140

  • Frankfurt: 185.102.219.93
  • London: 185.59.221.51
  • Madrid: 185.93.3.50
  • Marseille: 138.199.14.66


Qual é o ASN da EllaLink?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo