Bom, vou deixar minha impressão:
Quem não ficar nervoso jogando FIFA não é normal. Acho que é um dos poucos jogos que me tira do normal, me faz xingar, querer quebrar o controle. Já tenho minha opinião: FIFA é feito para criar dificuldade para o jogador dependendo do momento do jogo, pode aumentar, pode diminuir, no modo Squad Battles, por exemplo, quem quer vida fácil (e sem graça) tem que jogar abaixo da dificuldade Internacional (para mim até a dificuldade profissional é muito fácil, já foi difícil antes quando comecei neste 2018, hoje é fácil e até "sem graça"), da Internacional para cima (no meu caso), o bicho pega e não culpo Handicap, já entendi que o jogo não vai dar moleza, se você começar ganhando a pressão no segundo tempo é tamanha que às vezes você mal consegue sair com a bola, quando conseguem o empate ou até mesmo a virada em pouco tempo, a pressão volta a diminuir.
Isso tem a ver com o tal "momentum" que a EA tanto tenta explicar no lugar daquilo que chamamos de handicap.
Esse meu raciocínio só me serve para o modo que tenho jogado neste Fifa 18, Squad Battles. Não sei nos demais modos.
Concordo que em Fifas mais antigos (jogo desde o início dos tempos) as coisas funcionavam diferente, a tecnologia era diferente, a IA era muito diferente (ganhava-se fácil no modo off-line jogando na maior dificuldade) hoje é tudo muito diferente, houve uma evolução e consequentemente mudanças e o ser humano é muito resistente a mudanças, quebra de paradigmas. Eu, por exemplo, adorei o Fifa 16, mas talvez porque tenha sido um que eu me dei muito bem no modo on-line do FUT, mas não posso me prender a isso, não posso ser parcial.
Muito pior são os xiters que estragam o modo on-line do FUT.
Mas então, o que é o handicap? O handicap nada mais é do que uma mudança de atributos ou mudança na IA para ajudar ou prejudicar alguém ou a própria cpu. Resumindo, o handicap nada mais é do que uma atitude não normal de de um determinado personagem. Veja, até Street Fighter tem handicap, lá você pode até desativar, mas existe. Jogos de carros tem handicap, todo jogo tem handicap. O Mommentum que a EA chama é praticamente um estado de mudança de postura de um time em determinadas circunstâncias da partida.
Acontece que este momentum, não seja realmente um momentum, pois nele está o fato de que faz com que os atributos dos jogadores sejam modificados durante a partida, ou seja, jogadores com corrida 64 por exemplo, passam a ter corrida 88. Jogadores com defesa 76 passam a ter defesa 30 e assim por diante. Sem falar na forma como a bola é guiada. O jogo tem uma física interessante, mas lembre-se, tudo ali esta dentro de uma programação, tudo ali foi escrito em um programa de edição com linguagens e isso nada dificulta de ter uma manipulação contra ou a favor da bola. Se eu fosse comentar sobre o handicap, pode ter certeza que vocês iriam ficar lendo durante umas 6 horas seguidas, e eu não estou de sacanagem. Não é achismo, é estudo, analise, teorias e fatos que estão dentro de tudo que já recolhi até hoje.
Na minha opinião o handicap precisa existir, se não o jogo fica morto, uma verdadeira porcaria. Mas o problema do handicap do Fifa é o exagero nesse sentido. Acho que não precisava disso tudo e tirar méritos de quem merece vencer a partida. Uma coisa é acontecer na vida real aos 45 minutos, 90 minutos um gol de desespero um concentração, outra é forçar sempre a mesma coisa todo santo jogo. O handicap nasceu nos anos 90 e a ideia era genial, mas a EA pegou tudo que teve mercado e bateu no liquidificador e o resultado é uma manipulação gigante.
No Squad Battles pra mim o Lendário é o mais fácil, e mais fácil ainda quando o time tem 5 estrelas e mais fácil ainda quando tem Ronaldo, Ronaldinho etc. Agora, abaixo disso e com times bronze e de pouca química a coisa fica tensa. Os bronzes correm mais que qualquer Ouro Raro durante o jogo inteiro, tem mais força que o Bailly e acerta chutes de fora da área melhor que um Nainggolan. Mas porque isso? Justamente para equilibrar o jogo, se não seria 50x0. Mas eu acho que a EA deveria investir na IA, melhorar o "raciocínio" da inteligência artificial, apostar nisso e não em manipulação modificação de atitudes, atributos ou que quer que seja.
Jogadores errando passem sem sentido, bolas sempre sobrando para quem esta com handicap em mãos, quem esta sendo ajudado precisa aproveitar a chance se não o handicap muda de lado. Ou seja, não vira um jogo de humano contra humano e sim de cpu contra cpu mesmo tendo humanos comandando o time. A EA quer fazer do Fifa um jogo competitivo, mas como se existe handicap? handicap são para jogos de recreação, for fun e não competitivo, ainda mais num jogo que esta quase um pay to win com esses packs absurdos de caros e que cada vez mais a galera se vicia para montar times monstruosos.
Acho que, se continuar nessa pegada o jogo só tem a perder, volto a repetir, o handicap é sim importante, mas na dose certa, saber usar de uma forma inteligente e não forçar situações. É apenas um resumo do que acho sobre o assunto, pois este assunto é gigantesco e envolve muitas coisas.