[TÓPICO OFICIAL] Final Fantasy VII Rebirth

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Catos
  • Data de Início Data de Início
Pra quem quiser ver, existe um vídeo fresquinho explicando como configura o Gsync e até um teste de latência para matar a dúvida das pessoas se essas configurações geram latência ou não.

Pô, agora que eu fui ver esse vídeo que vc linkou. O cara dá as duas opções como válidas, ué. Tanto Reflex on+boost + v-sync que vc recomendou quanto RTSS -3 fps + v-sync que eu recomendei. E nos testes dele, o input lag com ambos os casos foi praticamente idêntico, dentro de margem de erro. Com uma vantagem pro método do RTSS de ele não depender de que o jogo seja compatível com reflex (apesar de que eu acho que dá pra forçar via driver, não tenho certeza).

Assiste o vídeo a partir dos 5:29

Pô, agora que eu fui ver esse vídeo que vc linkou. O cara dá as duas opções como válidas, ué. Tanto Reflex on+boost + v-sync que vc recomendou quanto RTSS -3 fps + v-sync que eu recomendei. E nos testes dele, o input lag com ambos os casos foi praticamente idêntico, dentro de margem de erro. Com uma vantagem pro método do RTSS de ele não depender de que o jogo seja compatível com reflex (apesar de que eu acho que dá pra forçar via driver, não tenho certeza).

Assiste o vídeo a partir dos 5:29
Sim, mas aí no método do -3 o tearing ainda teria possibilidade de acontecer; por isso que recomendei o método do modo latência no Ultra - mesmo input e sem essa possibilidade de tearing, e essa diferença de hz aí já é praticamente irrelevante (Ninguém consegue dizer a diferença de 237hz para 225hz - nesse nível a fluidez já é bastante alta ao ponto do aumento de hz ser cada vez menos perceptível).

Além disso, alguns limitadores de FPS causa aumento de input lag também em alguns jogos, o RTSS é um deles; mas ele não abordou isso nesse vídeo.

Tem outros gringo no YT falando sobre tudo isso ai, vale a pena conferir (Aqui no Brasil nunca vi ninguém explorando isso).

O modo Ultra força o reflex em qualquer jogo... no caso de 240hz, ele usa a diferença para os 225hz a fim de otimizar a latência/input lag e otimizar o stutter.

No método do Ultra; 240hz vira 225hz, 165hz vira 157hz, 144hz vira 137hz e 120hz vira 117hz - acima de 240hz nunca testei, mas o corte é ainda maior.
Repara que é mais sensível o corte em frequência maiores, quanto menor a frequência; mas fácil de resolver o bug do tearing cortando menos FPS.

O Reflex do Ultra só é forçado em jogo sem suporte.
Se o mesmo tiver suporte e estiver ativado, aplicasse o do jogo.

Última edição:
Sim, mas aí no método do -3 o tearing ainda teria possibilidade de acontecer

Insisto que isso não tá correto. O tearing pode acontecer se o limitador for usado sozinho, sem v-sync. Mas ativando o v-sync junto, não tem como haver tearing, o v-sync puxa pelo rabo os frames fujões que o causariam.

Sobre o RTSS aumentar input lag em alguns jogos, é o motivo pelo qual o blurbusters recomendou dar preferência a um limitador in-game, o problema é que são poucos os limitadores in-game que permitem ajustar o limite de forma granular, a maioria é 30 ou 60 ou 120 redondo, aí não adianta muito. Qualquer software externo tende a acrescentar de 1/2 a 1 frame de lag, inclusive o da Nvidia. Não sei como isso se compara ao low latency ultra, mas pelo menos no vídeo que vc postou, o LLM e o limitador de frames empataram em latência, mas o cara não deixou claro por onde ele ativou tanto um quanto o outro, se foi direto na engine do jogo ou usando driver/software externo.

Anyway, uma boa vantagem do limitador do RTSS em particular é que ele tem frametimes extremamente consistentes, bate até o limitador da Nvidia, nisso aí bate até a maioria dos limitadores in-engine. E eu tenho experiência com o Reflex, ao contrário, de às vezes ele causar microstutters, mesmo ligando só no on.

Resumo da história é que eu não me convenci a mudar o método de configurar meu g-sync não. Não que eu tenha grandes ressalvas contra o seu, funciona também. Mas é que vc alegou, e quase me convenceu, que usar o RTSS pra isso era um equívoco, enquanto o vídeo que vc postou na verdade reforçou que é um método bom, então...

Eu comprei pelos seguintes motivos:

01-Preço justo no lançamento.
02-Sem DRM agressivo.
03-Sem vinculação de conta.
04-Bom game.
05-Sem DLC de conteúdo "in game".
06-Sem militância.

Vou fazer uma previsão aqui: Na parte 3 a Square vai desfazer ao menos os 3 primeiros acertos que fizeram esse game vender bem no PC e depois vai reclamar que vendeu mal na plataforma.

Ponto negativo:

01- Mal otimizado. Vai impactar na minha compra da próxima versão.

Só de em pleno 2025 ver um jogo onde uma das companions é incrivelmente linda e carismática (Tifa) e a outra é (meu gosto) um pouco menos gata mas doce e meiga, cara... Parece um jogo das antigas, ninguém de cabelo azul dizendo como eu devo me referir a elUUU;

O problema do desempenho é real, relativamente problematico e dá várias travadas aqui, mesmo deixando as texturas no médio. Não sei se é minha placa de vídeo trancando a performance por conta de VRAM

Insisto que isso não tá correto. O tearing pode acontecer se o limitador for usado sozinho, sem v-sync. Mas ativando o v-sync junto, não tem como haver tearing, o v-sync puxa pelo rabo os frames fujões que o causariam.

Sobre o RTSS aumentar input lag em alguns jogos, é o motivo pelo qual o blurbusters recomendou dar preferência a um limitador in-game, o problema é que são poucos os limitadores in-game que permitem ajustar o limite de forma granular, a maioria é 30 ou 60 ou 120 redondo, aí não adianta muito. Qualquer software externo tende a acrescentar de 1/2 a 1 frame de lag, inclusive o da Nvidia. Não sei como isso se compara ao low latency ultra, mas pelo menos no vídeo que vc postou, o LLM e o limitador de frames empataram em latência, mas o cara não deixou claro por onde ele ativou tanto um quanto o outro, se foi direto na engine do jogo ou usando driver/software externo.

Anyway, uma boa vantagem do limitador do RTSS em particular é que ele tem frametimes extremamente consistentes, bate até o limitador da Nvidia, nisso aí bate até a maioria dos limitadores in-engine. E eu tenho experiência com o Reflex, ao contrário, de às vezes ele causar microstutters, mesmo ligando só no on.

Resumo da história é que eu não me convenci a mudar o método de configurar meu g-sync não. Não que eu tenha grandes ressalvas contra o seu, funciona também. Mas é que vc alegou, e quase me convenceu, que usar o RTSS pra isso era um equívoco, enquanto o vídeo que vc postou na verdade reforçou que é um método bom, então...
Então, acho que você ainda não entendeu.... o problema não é somente pela utilização do limitador em si... mas limitar -3 em qualquer frequência; se você limitar somente nesse valor em 240hz... o Vsync ainda vai atuar na sincronização horizontal sem gerar o input, mas não será o bastante para corrigir o problema do tearing que é crônico do próprio Gsync (É um problema técnico da tecnologia Gsync, freesync da AMD não tem nada disso - só ligar e ser feliz).

O Vsync atua na correção, mas ele sozinho não resolve o problema do Gsync, precisa da união desses critérios que estamos conversando.

-3 só funciona em 120hz, no comentário anterior expliquei como funciona o corte nas frequências de acordo com o que a Nvidia seleciona no seu driver.
Detalhe: não inventei os valores, isso é o que driver da Nvidia aplica de corte automaticamente para corrigir o problema em qualquer PC.

O modo "Ultra" é somente uma maneira mais prática de fazer tudo isso de uma forma mais rápida, ou seja: corte certo de FPS já com o reflex aplicado de forma global em qualquer jogo, bastando ligar o Gsync e o Vsync junto.

Pra que ter esse trabalho todo se posso só ir no modo Ultra e já deixar tudo certinho? Sem risco de causar input lag dos limitadores e tearing por valores errados? Entende? É muito mais prático e sem risco de algum erro.

A não ser que você ache que vale a pena ter o risco de ter tearing e algum acréscimo de input lag aleatório em algum jogo aplicando -3 somente para ter um pouquinho a mais de fluidez que é praticamente imperceptível. E repare que em frequências mais baixas que 240hz o corte necessário geralmente já é menor, ou seja, o ''prejuízo'' de fluidez vai diminuindo onde realmente importa.

Sobre o ''Ultra'', a descrição do driver da Nvidia já recomenda o uso do Vsync junto com ele nessa situação - recomendo que os interessados faça uma leitura, está lá em praticamente qualquer driver de vídeo da Nvidia dos últimos dois anos.

Além disso, limitadores por fora do driver tem o risco de causar o input lag, o RTSS mesmo pode causar em alguns jogos, mas é bem aleatório, no entanto acontece em alguns casos.

Sobre microstutter com o Reflex, isso não vai acontecer justamente porque o reflex vai utilizar o FPS cortado para otimizar - jogo fica lisinho sem um único pico, claro; se o jogo for mal otimizado não existe milagre. O Ultra não é a mesma coisa do modo ''On'', o modo Ultra já tem esse objetivo que estamos comentando aí. O ''On'' é somente a aplicação pura do Reflex em qualquer jogo.

Geralmente o Reflex não fica tão legal quando o FPS tá solto... aí de fato tem esse risco que você mencionou, mas quando o FPS tem esse limitador, ele usa os quadros que iriam ser gerados para otimizar a latência, sem prejudicar o FPS corrente.

Enfim; no fim, não acho que o seu método é o correto, tanto que só insisti em comentar sobre isso porque sabia dessa forma e é a própria recomendado pela Nvidia pensando no competitivo e qualidade de imagem no Gsync; na verdade, toda vez que vejo comentários com essas orientações acabo comentando porque é como falei antes: não é uma informação bem difundida na comunidade e é extremamente confusa para muitas pessoas - a maioria mesmo só liga o Gsync e pensa que está tudo certo e não tá infelizmente.

Poderia pegar mais vídeos para mostrar tudo isso, principalmente a parte de alguns limitadores causar input lag, mas não vou insistir porque o tópico é sobre um jogo (Começa a poluir o tópico com um assunto secundário que nem todos tem interesse), pessoal já entendeu e dá para tirar suas próprias conclusões.

Recomendo que quem tenha interesse pesquise no YT.

Última edição:
depois de quase 72hrs cheguei em cosmo canyon, to no lvl 39, acho q vou focar só na main quest agora

depois de quase 72hrs cheguei em cosmo canyon, to no lvl 39, acho q vou focar só na main quest agora
Estou num ritmo parecido com o seu, estou com 66 horas e terminei a parte de história de Gongaga...agora vou explorar e fazer 100% do mapa pra depois falar com o Cid.

desculpa a indiscrição, mas qual é a diferença do ffvii remake e esse rebirth?
O FF7 foi dividido, nessa reimaginação, em 3 partes. A primeira parte foi o remake, que reconta a historia de midgar. O Rebirth continua a historia, desde da saída de midgar. E ainda terá mais uma terceira parte do remake

O FF7 foi dividido, nessa reimaginação, em 3 partes. A primeira parte foi o remake, que reconta a historia de midgar. O Rebirth continua a historia, desde da saída de midgar. E ainda terá mais uma terceira parte do remake
a vlw muito obrigado.

Depois dessa última att, fiquei com a impressão que o modo foto deixa o gráfico mais feio ainda que antes :eca:. Mudei o botão de screenshot com 1 cllique no trackpad do dualsense pra tirar SS sem ter que pausar.
Atualização de 17gb só pra esse pouquinho de correçoes e ainda acho que perdi 2fps no geral🤔.

jogo ta tendo muito drop de fps, tem umas partes q cai pra 30-40fps

Comecei a jogar estou bem no inicio ainda mas já vi uma coisa que gostei muito.

Uma matéria que faz com os aliados não controlados usem magia automaticamente, não e um Gambit da vida mas ja e muito melhor do que o que tínhamos no FF7 Remake.

Espero que tenha mais matérias assim durante o jogo.

Comecei a jogar estou bem no inicio ainda mas já vi uma coisa que gostei muito.

Uma matéria que faz com os aliados não controlados usem magia automaticamente, não e um Gambit da vida mas ja e muito melhor do que o que tínhamos no FF7 Remake.

Espero que tenha mais matérias assim durante o jogo.
Tem várias materias assim, do meio para o fim do game dá pra vc deixar os 2 membros não controláveis fazendo praticamente tudo sozinho. Gambits nesse jogo seria a coisa mais foda que a Square poderia implementar, mas infelizmente não veio.

Porém, tem um problema...os personagens controlados pela IA são extremamente passivos, então eles ficam um bom tempo parados e se defendendo do vento. Mas tem um mod (o mais baixado dentre todos da nexus, com exceção de 2 de performance), que deixa os personagens mais ofensivos. Junte isso com as materias automáticas e se sinta numa verdadeira batalha , como se estivesse jogando advent children.

Tem várias materias assim, do meio para o fim do game dá pra vc deixar os 2 membros não controláveis fazendo praticamente tudo sozinho. Gambits nesse jogo seria a coisa mais foda que a Square poderia implementar, mas infelizmente não veio.

Porém, tem um problema...os personagens controlados pela IA são extremamente passivos, então eles ficam um bom tempo parados e se defendendo do vento. Mas tem um mod (o mais baixado dentre todos da nexus, com exceção de 2 de performance), que deixa os personagens mais ofensivos. Junte isso com as materias automáticas e se sinta numa verdadeira batalha , como se estivesse jogando advent children.

Opa já vou baixar o mod aqui.

Opa já vou baixar o mod aqui.
Lembrando que o mod acima quebra a dificuldade do game

Use junto com o que multiplica a vida dos inimigos 2.5 ou 5x

Já ia perguntar isso, hehe. Parece bem OP.

pessoal que está usando Dlss4 estão usando o present J ou K?, achei o K melhor mas ele parece que tem um filtro de nitidez mais forte com ele igual o Dldsr.

Já ia perguntar isso, hehe. Parece bem OP.
Pior que não achei nada de OP, achei só que faz sentido com um jogo desse tipo, mas até me perguntei se o mod realmente estava funcionando algumas vezes, visto que a IA ainda sim parece burra e passiva as vezes kkkk. O jogo por si só, é fácil na dificuldade padrão, esse mod do HP só faz as batalhas do mapa durarem MUITO mais e deixa o jogo mais longo artificialmente. O de 2.5x até que vai (mas acho que o correto deveria ser 1.5 ou 2x), o de 5x é simplesmente genérico ao extremo, é gastar tempo da vida, visto que a batalha n fica mais difícil ou exigindo mais habilidade do jogador, apenas fica 5x mais longa (e algumas as batalhas já são bem longas).

Eu achei que a dificuldade ficou ok com o mod. Ajuda muito a velocidade das batalhas e os grinds, mas, mesmo no dificil, as batalhas contra boss duram um tempo justo.
Diferente da ridicula demora e dificuldade do remake.

PS:: Cheguei na gold saucer. Meu Deus, que jogo lindo. Ver a gold saucer com gráficos mais atualizados era um sonho. Que jogo maravilhoso

Vou colocar uma duvida minha aqui em spoiler e logo do inicio do jogo.

Reparei que os olhos do Cloud não estão tão brilhantes por causa do Mako.

Não precisa responder se essa minha duvida foi respondida mais para frente.

Pior que não achei nada de OP, achei só que faz sentido com um jogo desse tipo, mas até me perguntei se o mod realmente estava funcionando algumas vezes, visto que a IA ainda sim parece burra e passiva as vezes kkkk. O jogo por si só, é fácil na dificuldade padrão, esse mod do HP só faz as batalhas do mapa durarem MUITO mais e deixa o jogo mais longo artificialmente. O de 2.5x até que vai (mas acho que o correto deveria ser 1.5 ou 2x), o de 5x é simplesmente genérico ao extremo, é gastar tempo da vida, visto que a batalha n fica mais difícil ou exigindo mais habilidade do jogador, apenas fica 5x mais longa (e algumas as batalhas já são bem longas).
Eu joguei alguns capitulos com esse mod e o 2.5, decidi voltar para o normal pq exceto os summons do chadley tudo ficou bem mais facil

Alguns SS, jogo simplesmente não cansa e não para de surpreender.

RiIvYc6.jpeg
ln9muiX.jpeg
EVrrgcg.jpeg
ZaFLOOX.jpeg
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu joguei alguns capitulos com esse mod e o 2.5, decidi voltar para o normal pq exceto os summons do chadley tudo ficou bem mais facil
Eu já achei que mal estava fazendo efeito em alguns momentos kkkk. O jogo mudou mesmo quando chegou na hora de encontrar materias de autocast, auto skillls, etc. A gameplay desse jogo está muito boa msm.

Users who are viewing this thread

Voltar