Então, esse "Ultra" existe por um motivo: Corrigir um problema crônico que existe no Gsync e que a Nvidia nunca arrumou - ele é basicamente um tapete pra esconder o problema.
Como assim?
O Gsync tem um problema na sincronização horizontal desde sua criação, funcionando corretamente somente na vertical - independente de ter chip ou não no monitor, ou seja, sem essa correção o monitor pode apresentar tearing mesmo com o Gsync ligado.
Então a Nvidia criou uma solução:
Você habilita o V-Sync que não possui nenhum tipo de "tearing" ( ele funciona corretamente, mas acrescenta o clássico input lag que todos conhecem), no entanto, o vsync só vai acrescentar input lag se o fps do monitor ultrapassar o valor do limite de hz da sua tela; e é ai que o Ultra entra:
O Ultra faz essa função de limitar o FPS abaixo dos hz do seu monitor, mas ao mesmo tempo ele também otimiza seu input lag - ele usa o FPS extra que sua placa geraria se não tivesse limitado pra otimizar o input lag.
Se você ler a descrição do ''Ultra'' no painel de controle da Nvidia, está explicando exatamente essa função dele.
Então a forma ideal de usar é
: Ultra + V Sync + habilitar o gysnc no painel da Nvidia.
Não há necessidade de limitar o FPS (Nem riva, painel, jogo que podem ter algum acréscimo mínimo de input), o ultra já faz isso pra vc ( 175hz limita em 167hz, 120hz em 117hz, 240hz em 225hz, acima disso não me lembro, acho que 360hz vira 320+/-, também não sei como fica em 144hz porque não testei).
Esse corte maior de FPS (Sem ser -3), conforme os hz aumentam, é justamente o range onde corrige totalmente o problema do Tearing no Gsync, o V Sync vai atuar somente na sincronização horizontal ao passo que o Gsync na vertical, mas como não ultrapassa os hz do monitor, ele não gera o input tradicional - O ultra tem basicamente essa função + o Reflex Tradicional; isso que diferencia você usar o "On" que é só um Reflex normal, do Ultra.
Tem pessoas que dependendo da sensibilidade visual conseguem perceber esse tearing, a solução do -3 não necessariamente é eficaz em resolver o problema do tearing justamente porque o raio de corte necessário pode ser maior dependendo da frequência do monitor, ao mesmo tempo, o ultra otimiza o input lag. Então no fim, meio que não há motivo pra usar diferente dessa configuração.
Curiosidades:
* Imput lag é menor que se vc deixar o FPS ilimitado ou limitar manualmente - tem teste no YT em canais gringos, isso é válido para jogos competitivos.
* Não vale a pena usar esse método no CS por causa de um bug na engine que se beneficia da melhor quantidade de FPS possível, um dos poucos casos que conheço assim.
* Freesync em VGAs da AMD não possui esse problema, lá vc só liga o Anti Lag, ativa o freesync e tá pronto.
* Como o Ultra tem o Reflex junto, se você ligar num jogo que tem suporte... ele usa o reflex do jogo e desativa o do driver, mantendo somente a função original do Ultra em corrigir o Gysnc = Evitar mal funcionamento do Reflex.
Fonte da informação com detalhes técnicos:
https://blurbusters.com/gsync/gsync101-input-lag-tests-and-settings/