[TÓPICO DEDICADO] FIRMWARE ALTERNATIVO - Trocando o sistema do fabricante do modem ou roteador por um melhor

Você acha que compensa deixar o Cisco E900 de roteador principal ou WR941ND? Nunca mexi na firmware do WR941ND, do WR4300 mexi várias vezes, mas só foi dinheiro perdido, comprei assim que lançou, então deviam estar testando toda essa questão de dual band quando lançaram.

Não posso afirmar nada pois nunca usei o Cisco E900. Dizem que ele é bosta com a firmware original, e muito bom com o Tomato/DD-WRT. Mas não posso afirmar nada, nunca tive contato. Posso falar pelo meu TP-Link WR941ND V5, com o OpenWRT atendeu muito bem!
 
Coloquei o padavan no 3g yay
Agora tenho que fazer o bagulho do vpn que o bob falou
 
Galera, tenho um D-Link DIR-611 e preciso fazer uma VPN com ele. Seria possível usando algum desses firmwares alternativos?
O manual dele cita uma função Virtual Server que parece ser a mesma coisa, procede?
 
Peguei aqui um Siroco W301AR e coloquei o LEDE nele só que com o modem em bridge ele nao conecta de maneira alguma, estou achando que pode ser alguma conf que eu fiz errada ou coisa do tipo, alguem sabe o que pode ser ?

Outra coisa que achei estranho é de nao poder trocar o penultimo numero do ip do roteador com esse firm, um exemplo é se eu colocar 192.168.0.2 ele nao vai mas se eu colocar 1.2 no final ele vai, no caso o ip do modem é outro bem diferente
 
Não posso afirmar nada pois nunca usei o Cisco E900. Dizem que ele é bosta com a firmware original, e muito bom com o Tomato/DD-WRT. Mas não posso afirmar nada, nunca tive contato. Posso falar pelo meu TP-Link WR941ND V5, com o OpenWRT atendeu muito bem!

Aqui também, uso OpenWRT em um TP-Link, e tá top! Já peguei 15dias de uptime nele:


 
Coloquei o padavan no 3g yay
Agora tenho que fazer o bagulho do vpn que o bob falou

@Arris

Até comentei contigo por inbox que tava mudando de casa e tals... agora tô de volta mano!

Ainda bem que não precisou mexer com VPN... legal que já compartilhou tutorial lá no tópico da Xiaomi sobre o PADAVAN com o FTP!
 
Galera, tenho um D-Link DIR-611 e preciso fazer uma VPN com ele. Seria possível usando algum desses firmwares alternativos?
O manual dele cita uma função Virtual Server que parece ser a mesma coisa, procede?

@Truck'n Hemi

Tanto no site do dd-wrt.com e no openwrt não achei nada! Tentei localizar as informações de hardware dele no wikidevi.com e não tá cadastrado, pra ver se a falta de firmware tem relação com o flash dele.
Seria interessante você propor aos desenvolvedores do LEDE (antigo OpenWRT) e PADAVAN, se existe interesse:

https://lede-project.org/
https://bitbucket.org/padavan/rt-n56u

Referente ao Virtual Server, pelo que recordo do universo D-Link, é encaminhamento de portas (port forwarding)!

Se precisar de um roteador, o Xiaomi Router 3 ou 3G, ambos atendem suas necessidades, usando o PADAVAN neles, tem VPN Server e outros recursos!
 
Peguei aqui um Siroco W301AR e coloquei o LEDE nele só que com o modem em bridge ele nao conecta de maneira alguma, estou achando que pode ser alguma conf que eu fiz errada ou coisa do tipo, alguem sabe o que pode ser ?

Outra coisa que achei estranho é de nao poder trocar o penultimo numero do ip do roteador com esse firm, um exemplo é se eu colocar 192.168.0.2 ele nao vai mas se eu colocar 1.2 no final ele vai, no caso o ip do modem é outro bem diferente

@God Of Thunder

Você esta conectando em qual provedor? No momento da conexão, mostra algum erro nos logs? Seu LEDE esta com LuCI?
@DuoLEd e @edud2k já usam LEDE, e talvez possam compartilhar algo! Preciso pegar algum roteador entre os familiares para realizar o teste.

Sobre a parte de IP, isso ocorre em qual campo a tentativa de mudança do IP? Na parte de DHCP Server? Abs
 
Aqui também, uso OpenWRT em um TP-Link, e tá top! Já peguei 15dias de uptime nele:


 


@Arris

Até comentei contigo por inbox que tava mudando de casa e tals... agora tô de volta mano!

Ainda bem que não precisou mexer com VPN... legal que já compartilhou tutorial lá no tópico da Xiaomi sobre o PADAVAN com o FTP!
 


@Truck'n Hemi

Tanto no site do dd-wrt.com e no openwrt não achei nada! Tentei localizar as informações de hardware dele no wikidevi.com e não tá cadastrado, pra ver se a falta de firmware tem relação com o flash dele.
Seria interessante você propor aos desenvolvedores do LEDE (antigo OpenWRT) e PADAVAN, se existe interesse:

https://lede-project.org/
https://bitbucket.org/padavan/rt-n56u

Referente ao Virtual Server, pelo que recordo do universo D-Link, é encaminhamento de portas (port forwarding)!

Se precisar de um roteador, o Xiaomi Router 3 ou 3G, ambos atendem suas necessidades, usando o PADAVAN neles, tem VPN Server e outros recursos!
 


@God Of Thunder

Você esta conectando em qual provedor? No momento da conexão, mostra algum erro nos logs? Seu LEDE esta com LuCI?
@DuoLEd e @edud2k já usam LEDE, e talvez possam compartilhar algo! Preciso pegar algum roteador entre os familiares para realizar o teste.

Sobre a parte de IP, isso ocorre em qual campo a tentativa de mudança do IP? Na parte de DHCP Server? Abs


Agradeço muito a ajuda, acho que por enquanto não tenho condições de comprar outro roteador. No caso minha situação seria para a casa da namorada, acredito que mais pra frente eu invista nisso, vou ficar co Netflix e YouTube por enquanto.

Fora o Xiaomi Router tem algum vendido aqui com essa funcionalidade?
 
ts_b0b

Cara semana que vem eu chego em casa e vejo certinho pra voce, acredito que seja alguma conf minima que esta causando isso pois é a primeira vez que uso um firm alternativo no meu roteador, tambem é bom que aconteça isso pra mim ir aprendendo mais e daqui algum tempo pego um melhor, esse Siroco na verdade nada mais é que o WR741ND V1 da Tplink, mesmo assim ele quebra um galho legalzinho aqui em casa
 
Agradeço muito a ajuda, acho que por enquanto não tenho condições de comprar outro roteador. No caso minha situação seria para a casa da namorada, acredito que mais pra frente eu invista nisso, vou ficar co Netflix e YouTube por enquanto.

Fora o Xiaomi Router tem algum vendido aqui com essa funcionalidade?

@Truck'n Hemi

Tem vários outros roteadores com VPN Server, porém todos os modelos custam acima de R$ 700,00 (TP-LINK, D-LINK e etc).

Sucesso em sua rede colega!!!
 
ts_b0b

Cara semana que vem eu chego em casa e vejo certinho pra voce, acredito que seja alguma conf minima que esta causando isso pois é a primeira vez que uso um firm alternativo no meu roteador, tambem é bom que aconteça isso pra mim ir aprendendo mais e daqui algum tempo pego um melhor, esse Siroco na verdade nada mais é que o WR741ND V1 da Tplink, mesmo assim ele quebra um galho legalzinho aqui em casa

@God Of Thunder

Se tiver algum modem que esteja com autenticação e DHCP, sobe uma DMZ para o seu Siroco, é um paliativo! Sucesso!
 
@Truck'n Hemi

Tem vários outros roteadores com VPN Server, porém todos os modelos custam acima de R$ 700,00 (TP-LINK, D-LINK e etc).

Sucesso em sua rede colega!!!
 


@God Of Thunder

Se tiver algum modem que esteja com autenticação e DHCP, sobe uma DMZ para o seu Siroco, é um paliativo! Sucesso!

Vish, salgado ein. Acho que o Xiaomi Mi Router 3/3G será a melhor opção então. Agradeço muito a ajuda...
 
Em uma situação assim fica meio complicado pra mim. Como meu roteador (Intelbras WRN 240i) já é um pouco antigo, não há nenhuma atualização de firmware por parte da fabricante, resultando assim em menos segurança. Nesse caso o uso de um firmware alternativo é bastante válido mesmo, já que vai realmente tornar a conexão mais segura (por ser atualizado). Sobre isso, procurei nos sites dos principais firmwares alternativos desse tópico e o meu roteador não está nas listas de dispositivos suportados. Como a fabricante do meu roteador é brasileira, imaginei que realmente não estaria. Assim, caso eu opte por utilizar um firmware alternativo, em que critérios tenho que me basear para julgar se determinado firmware pode ser compatível com meu roteador?

Esse roteador é um WR743ND V1 com a firm modificada pela intelbras, se o seu for a versão 1.0 da pra instalar a firm da Tplink, no forum do dd-wrt parece que tem uma versao dele pra esse roteador, tenho um igual só que dei azar de atualizar pra versao 2.0 e agora nao consigo mais fazer downgrade, nessa versao nao tem como atualizar mesmo trocando o ID
 
Estou usando o ultimo firm do LEDE no meu Siroco aqui e por enquanto o unico problema que notei é o ping alto se comparado com o firm original dele, antes ficava entre 8~10ms e agora pulou pra 20~22 ou seja dobrou, alguem sabe o que pode ser ?


Outra coisa, como eu faço pra colocar o "bloqueador" nele ? Pode colocar em qualquer modelo ou precisa de um roteador parrudo pra poder instalar
 
Eu ainda tenho a VM com ubuntu que eu usei para colocar o PADAVAN no primeiro Mi 3g, posso reutilizar ela para colocar o padavan no seguindo mi 3, sem ter que recompilar tudo etc...? Se sim, depois de colocar o SSH no 3G, parto de qual passo?
 
Eu ainda tenho a VM com ubuntu que eu usei para colocar o PADAVAN no primeiro Mi 3g, posso reutilizar ela para colocar o padavan no seguindo mi 3, sem ter que recompilar tudo etc...? Se sim, depois de colocar o SSH no 3G, parto de qual passo?

vai pro passo de instalar a firmware (se não me engano opção 4), provavelmente ele vai confirmar se o acesso SSH está liberado, estando liberado faça como fez da primeira vez, não precisa refazer tudo de novo e ai é só aguardar o reset do roteador e ser feliz....
 
vai pro passo de instalar a firmware (se não me engano opção 4), provavelmente ele vai confirmar se o acesso SSH está liberado, estando liberado faça como fez da primeira vez, não precisa refazer tudo de novo e ai é só aguardar o reset do roteador e ser feliz....
Na verdade, surgiu um outro método de instalação via bash no windows, e eu to pensando em por o padavan dessa forma para testar se é mais rápido.
OU
fazer o que vc disse rsrsrs

Vou deixar aqui um passo a passo simples para quem tem Windows 10 e quer fazer a instalação do Padavan sem precisar usar maquina virtual. Comigo funcionou tudo certinho.

Instruções para instalar Bash no windows 10
https://www.windowsclub.com.br/como-...no-windows-10/

Depois de instalado para entrar na bash va no executar e digite "cmd", botão direito do mouse em cima e clique em executar como administrador.
Com o prompt aberto digite "bash" + enter
O bash sera aberto em modo normal, para modo admin digite "sudo su" + enter
Entre com a senha que voce criou para o usuário root
Atualize a bash com os comandos abaixo:
-sudo apt get udpdate
-sudo apt get upgrade

Dentro da bash voce pode navegar nos diretorios e criar uma pasta especifica para o Prometheus se quiser, eu fiz da seguinte forma.
Dentro da bash:
# cd /
# mkdir prometheus
# cd /prometheus
-Rodar o script de instalação dentro deste diretório.

Instalar prometheus
wget -O start.sh http://prometheus.freize.net/script/start-99.sh
chmod +x start.sh
./start.sh


O restante para frente é o mesmo esquema dos tutoriais ja postados.
 
Última edição:
Na verdade, surgiu um outro método de instalação via bash no windows, e eu to pensando em por o padavan dessa forma para testar se é mais rápido.
OU
fazer o que vc disse rsrsrs

Vou deixar aqui um passo a passo simples para quem tem Windows 10 e quer fazer a instalação do Padavan sem precisar usar maquina virtual. Comigo funcionou tudo certinho.

Instruções para instalar Bash no windows 10
https://www.windowsclub.com.br/como-...no-windows-10/

Depois de instalado para entrar na bash va no executar e digite "cmd", botão direito do mouse em cima e clique em executar como administrador.
Com o prompt aberto digite "bash" + enter
O bash sera aberto em modo normal, para modo admin digite "sudo su" + enter
Entre com a senha que voce criou para o usuário root
Atualize a bash com os comandos abaixo:
-sudo apt get udpdate
-sudo apt get upgrade

Dentro da bash voce pode navegar nos diretorios e criar uma pasta especifica para o Prometheus se quiser, eu fiz da seguinte forma.
Dentro da bash:
# cd /
# mkdir prometheus
# cd /prometheus
-Rodar o script de instalação dentro deste diretório.

Instalar prometheus
wget -O start.sh http://prometheus.freize.net/script/start-99.sh
chmod +x start.sh
./start.sh


O restante para frente é o mesmo esquema dos tutoriais ja postados.

Eu instalei via bash do windows....esse método apenas evita de ter que usar WMware , nos dois casos bastar rodar o prometheus e já instalado e tocar o barco.
 
Eu instalei via bash do windows....esse método apenas evita de ter que usar WMware , nos dois casos bastar rodar o prometheus e já instalado e tocar o barco.
Saquei, como já tenho a VM compilada, acho que vou aproveitar ela mesmo.
 
Peguei mais um modem daquelas da OI Sagemcom F@ast 2705, se ao menos tivesse um firware limpo dessas tranqueiras da Oi ja iria valer a pena mas nem isso tem, pelas fotos que vi parece ser a versao gringa do 2704 V2 aonde possui Openwrt só que nao consegui instalar, alguem ja pegou um desses na mão ?
 
Algum desses firmwares pode ser flashado no roteador que a vivo fornece? O modelo Askey RTA9227W?
 
Essas da Oi parece não ter muito o que fazer quanto a firmwares alternativos.

Tenho dois Technicolor 5336 aqui com USB 3.0 e alcance muito bom do wifi, o que matou o aparelho por completo é o firmware lixo da Oi, ontem fui tentar troca e acabei dando brick nos dois aparelhos, pra piorar nao acho nada desses modelos na internet (se alguem souber de ajudar eu agradeço)

Agora quando for trocar os meus 3 aqui de casa só vou pegar algum modelo que de suporte a firware alternativo, fiquei com trauma desses originais de fabrica depois que comecei a usar algum custom
 
Tenho dois Technicolor 5336 aqui com USB 3.0 e alcance muito bom do wifi, o que matou o aparelho por completo é o firmware lixo da Oi, ontem fui tentar troca e acabei dando brick nos dois aparelhos, pra piorar nao acho nada desses modelos na internet (se alguem souber de ajudar eu agradeço)

Agora quando for trocar os meus 3 aqui de casa só vou pegar algum modelo que de suporte a firware alternativo, fiquei com trauma desses originais de fabrica depois que comecei a usar algum custom
Qual firmware vc tentou instalar neles?
 
Qual firmware vc tentou instalar neles?

Achei um na internet da versão limpa desse 5336 (tinha em cima o da OI) e acabou dando brick nele, até a luz do power acende mas nao passa disso, entrei em contato coma Technicolor pra ver se eles conseguem conserto desses dois aparelhos mas até agora nada de me responderem, o problema é que nao consegui achar o firmware original de jeito algum, peguei um 5136v2 com o mesmo problema aqui mas esse consegui o firmware

Usei eles por alguns dias e o alcance do wifi era otimo mesmo ele nao tendo antena externa
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo