[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Fala pessoal... vou postar minha máquina e falar um pouco sobre os coolers q coloquei, seria apenas minha impressão sobre o fluxo de ar ok, nada como teste específico ou nada do tipo, testei 1 por 1 em rotação Max só pra ter noção do barulho individual, e dps todos ao mesmo tempo, sempre em rotação Max.

O gabinete seria um Lian Li O11 Air Mini + AIO Lian Li Galahad 240mm. (Antes usava um Fuma 2).

Fans são 2x140mm Scythe Kaze Flex (frente intake), 3x120mm PCyes Sangue Frio 2 (baixo intake), 3x120mm Montech Metal (cima exaust) e 1x120mm PCyes Sangue Frio 2.

Falando sobre os fans:
- Scythe são extremamente eficientes, com fluxo absurdo, mas em rotação Max tem um ruído ok, nada comparado aos do meu Fuma 2, q em rotação max não escuto nada praticamente.

- PCyes tem tb um fluxo ridiculamente alto p um fan de 120mm, mas em compensação em rotação Max faz bastante barulho, quem tem gabinete pequeno ou vai usar uns 2 ou no Max 3 dele vai ser um ótimo CxB.

- Montech Metal, comprei eles logo quando lançou na Terabyte por 49,00, nunca tinha ouvido falar nem da marca, mas fui mais pelo preçoXespecificacao... e não me arrependi, se soubesse tinha comprado uns 6 dele, pu*a fan eficiente, tem fluxo pouca coisa menor que o da PCyes, mas em rotação Max faz bem menos barulho.

Agr o barulho de todos ao mesmo tempo, em 30% de rotação fica tranquilo demais, bem baixo, mas consequentemente diminui o fluxo, 60% achei talvez o ideal p mim sem usar fone, barulho bem de boa p meus ouvidos, e tudo em 100% virou um exaustor de cozinha industrial kkkkk muito barulhento, mas com um fluxo ignorante :).... como só uso PC 99% do tempo com fone, takei 100% mesmo, nem escuto nada kkkk.

No mais é isso, bem resumido mas espero q ajude alguém q estiver querendo comprar algum desses.

20230311-141640.jpg

20230312-222613.jpg

Burrice, era p ter tirado a tampa p fotografar! Malz.

Última edição:
Fala pessoal... vou postar minha máquina e falar um pouco sobre os coolers q coloquei, seria apenas minha impressão sobre o fluxo de ar ok, nada como teste específico ou nada do tipo, testei 1 por 1 em rotação Max só pra ter noção do barulho individual, e dps todos ao mesmo tempo, sempre em rotação Max.

O gabinete seria um Lian Li O11 Air Mini + AIO Lian Li Galahad 240mm. (Antes usava um Fuma 2).

Fans são 2x140mm Scythe Kaze Flex (frente intake), 3x120mm PCyes Sangue Frio 2 (baixo intake), 3x120mm Montech Metal (cima exaust) e 1x120mm PCyes Sangue Frio 2.

Falando sobre os fans:
- Scythe são extremamente eficientes, com fluxo absurdo, mas em rotação Max tem um ruído ok, nada comparado aos do meu Fuma 2, q em rotação max não escuto nada praticamente.

- PCyes tem tb um fluxo ridiculamente alto p um fan de 120mm, mas em compensação em rotação Max faz bastante barulho, quem tem gabinete pequeno ou vai usar uns 2 ou no Max 3 dele vai ser um ótimo CxB.

- Montech Metal, comprei eles logo quando lançou na Terabyte por 49,00, nunca tinha ouvido falar nem da marca, mas fui mais pelo preçoXespecificacao... e não me arrependi, se soubesse tinha comprado uns 6 dele, pu*a fan eficiente, tem fluxo pouca coisa menor que o da PCyes, mas em rotação Max faz bem menos barulho.

No mais é isso, bem resumido mas espero q ajude alguém q estiver querendo comprar algum desses.

20230311-141640.jpg
E as temperaturas neses 5600x com eses galahad ai?

E as temperaturas neses 5600x com eses galahad ai?
Muito de boa, em idle fica na casa dos 40, e jogando agr q mudei os fans não passa de 55... tô usando apenas PBO nele, variando entre -15 e -20, sem boost (4.65 máx). Moro no nordeste e meu quarto é do lado do sol, dentro fica na casa dos 31, 32 graus T_T

Muito de boa, em idle fica na casa dos 40, e jogando agr q mudei os fans não passa de 55... tô usando apenas PBO nele, variando entre -15 e -20, sem boost (4.65 máx). Moro no nordeste e meu quarto é do lado do sol, dentro fica na casa dos 31, 32 graus T_T
Qual tensão que seu 5600x pega por núcleo?
em full load deve bater menos de 1.2mv, mas por núcleo

Se tu tiver um gabinete aero 800 o thermalright não vai caber de qualquer modo, altura dele é 157mm e o teu gabinete só suporta até 155.
sera que estamos falando do mesmo aircooler? na descrição do thermalright diz q ele é 155

Qual tensão que seu 5600x pega por núcleo?
em full load deve bater menos de 1.2mv, mas por núcleo
cara, pior q não, o silício desse meu acho q é bem ruim... do jeito q está pega 1.25 no pior e 1.23 nos demais. Sendo os melhores os núcleos 2 (1.23/-15pbo) e 6 (1.23/-15pbo). Monitorando agr com os fans em 100% e temp ambiente de 27, bateu máx 32.7 em idle e 50.3 em load.

cara, pior q não, o silício desse meu acho q é bem ruim... do jeito q está pega 1.25 no pior e 1.23 nos demais. Sendo os melhores os núcleos 2 (1.23/-15pbo) e 6 (1.23/-15pbo). Monitorando agr com os fans em 100% e temp ambiente de 27, bateu máx 32.7 em idle e 50.3 em load.
O meu pega 1.35-1.38 hahahahahaa
Menos que isso dá ruim
Por exemplo, em 4.5 tenho que usar 1.2mv com LLC extremo para em load bater 1.21-1.22

O meu pega 1.35-1.38 hahahahahaa
Menos que isso dá ruim
Por exemplo, em 4.5 tenho que usar 1.2mv com LLC extremo para em load bater 1.21-1.22
eita... já testei travado e usando em 4.5 tb... mas no meu usei 1.225v, LLC 3 e CPU current capability 110%. mas não ahei q valeu a pena, ai voltei p pbo.

eita... já testei travado e usando em 4.5 tb... mas no meu usei 1.225v, LLC 3 e CPU current capability 110%. mas não ahei q valeu a pena, ai voltei p pbo.
Entendi, ruim que tem alguns jogos que se beneficiam do clock fixo, ao invés do resto dos cores ficarem "dormindo", ficam com clock fixo travado
Aqui no caso em alguns mapas do game que jogo, eles se beneficiam mais do clock fixo, percebo que do nada o clock cai para 3800-3.6 em algumas partes do mapa e o fps vai lá em baixo

Falando sobre os fans:

Agr o barulho de todos ao mesmo tempo, em 30% de rotação fica tranquilo demais, bem baixo, mas consequentemente diminui o fluxo, 60% achei talvez o ideal p mim sem usar fone, barulho bem de boa p meus ouvidos, e tudo em 100% virou um exaustor de cozinha industrial kkkkk muito barulhento, mas com um fluxo ignorante :).... como só uso PC 99% do tempo com fone, takei 100% mesmo, nem escuto nada kkkk.

20230311-141640.jpg

20230312-222613.jpg

obrigado pelo relato,
Eu pesquisei sobre essas ventoinhas MONTECH..mas nao achei em nenhum lugar mais...

Edit; eu acabei comprando na pichau 2x coolermaster sickleflow e 1x pceyes sangue frio 2 no mercadolivre...
de todas que pesquisei, dentre CFM/pressao estatica...etc...essas foram as que cabiam no meu orçamento...nao sao nenhuma ventoinha masterblaster da galaxia, mas sao medianas e eu acho que vai dar uma melhorada aqui no fluxo de ar...eu espero rsrs..

Última edição:

Falando sobre os fans:

20230311-141640.jpg

20230312-222613.jpg

Quais as temperaturas? Conta pra gente, please!

obrigado pelo relato,
Eu pesquisei sobre essas ventoinhas MONTECH..mas nao achei em nenhum lugar mais...

Edit; eu acabei comprando na pichau 2x coolermaster sickleflow e 1x pceyes sangue frio 2 no mercadolivre...
de todas que pesquisei, dentre CFM/pressao estatica...etc...essas foram as que cabiam no meu orçamento...nao sao nenhuma ventoinha masterblaster da galaxia, mas sao medianas e eu acho que vai dar uma melhorada aqui no fluxo de ar...eu espero rsrs..
Já tive a sickleflow, mas pessoalmente não gostei muito, fazia muito barulho em média rotacao... os da PCyes Tb peguei pq era o que dava, senão tinha pego os da montech, mas tava 20,00 mais caro.... mas foi uma grata surpresa essa Sangue Frio, achei muito bons...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quais as temperaturas? Conta pra gente, please!
Trocando só os fans, principalmente os da Scythe na frente, baixou uns 5 a 10 graus no processador até pq o radiador tá na lateral do gabinete, antes ficava na faixa de 58 a 60, e agr não vi passar de 53.... já a placa de vídeo agr não passa de 70, antes ficava na faixa de 75, 77.

Última edição:
Já tive a sickleflow, mas pessoalmente não gostei muito, fazia muito barulho em média rotacao... os da PCyes Tb peguei pq era o que dava, senão tinha pego os da montech, mas tava 20,00 mais caro.... mas foi uma grata surpresa essa Sangue Frio, achei muito bons...

Trocando só os fans, principalmente os da Scythe na frente, baixou uns 5 a 10 graus no processador até pq o radiador tá na lateral do gabinete, antes ficava na faixa de 58 a 60, e agr não vi passar de 53.... já a placa de vídeo agr não passa de 70, antes ficava na faixa de 75, 77.
Interessante..eu comprei 2 sickleflow e 1 sangue frio pra ir atras...
vamos ver...pelo menos na descrição, a fan da cooler master se diz mais silenciosa que sangue frio..

Preciso de fan com alta pressão estática.
Quais as melhores do mercado?
Melhor ->> Phantecks T30... resto ->> Arctic P12, Noctua NF-A12, etc.... um que poucos falam mas q pelas especificações parece excelente é o da Silver Stone, o Air Blaze. Vale a pena dar uma olhada nele.

Melhor ->> Phantecks T30... resto ->> Arctic P12, Noctua NF-A12, etc.... um que poucos falam mas q pelas especificações parece excelente é o da Silver Stone, o Air Blaze. Vale a pena dar uma olhada nele.
Essas Phantecks T30 parecem ser insanas, mas é muito dinheiro em fan.
Gostei das especificações da Air Blaze Silver Stone. Encontrei as Scythe KazeFlex 120 também, o que você me diz dela?
Entra essa opções, qual seria a melhor custo-benefício?
Obrigado desde já!
PS: Tenho 5 corsair AF 120, teria muita diferença na performance? As minhas já estão um pouco velhas. Obrigado!

Essas Phantecks T30 parecem ser insanas, mas é muito dinheiro em fan.
Gostei das especificações da Air Blaze Silver Stone. Encontrei as Scythe KazeFlex 120 também, o que você me diz dela?
Entra essa opções, qual seria a melhor custo-benefício?
Obrigado desde já!
PS: Tenho 5 corsair AF 120, teria muita diferença na performance? As minhas já estão um pouco velhas. Obrigado!
excelentes tb... mas apenas os com rotação acima de 1800 rpm, pois tenho os de 1200 - 1500 rpm e não são bons p fluxo ou pressâo. Veja os KaseFlex de 1800 e 2000 rpm q tem na tera, mas lembre... quanto mais rpm mais ruido. Se não se importa com isso pode pegar o que estiver mais barato.

• Curtir
Reações: snw
Boa tarde, pessoal!
Qual opinião de vocês sobre o fan Aigo AR12 PRO? To querendo pegar uns nessa promoção do Alie, e as especs parecem bem boas (2.2 de pressão e 74 de cfm).

Uma coisa que seria legal seria poder comprar partes customizadas pro seu gabinete. Tipo eu procurei um painel frontal de mesh pro meu em todo lugar e não encontrei pra vender. Nem no Aliexpress nem em lugar algum. Se alguém monta um negocio com isso usando impressoras 3d iria achar mercado fácil.

Uma coisa que seria legal seria poder comprar partes customizadas pro seu gabinete. Tipo eu procurei um painel frontal de mesh pro meu em todo lugar e não encontrei pra vender. Nem no Aliexpress nem em lugar algum. Se alguém monta um negocio com isso usando impressoras 3d iria achar mercado fácil.
Eu tambem sempre quis um painel frontal mesh pro meu Corsair 900D
Ate achei, mas, custa nada menos do que €129.90, fora taxa de importaçao :(

EK apresenta novos ventiladores EK Quantum Impulse.

A EK, fabricante premium de soluções de refrigeração líquida, está lançando novos ventiladores de levitação magnética, o EK-Quantum Impulse 120 D-RGB. Esses ventiladores Impulse premium apresentam a implementação RGB mais abundante da EK até o momento, com duas zonas iluminadas por LED no quadro carregando 12 LEDs cada, com outra dentro do rotor. Esses ventiladores oferecem uma relação desempenho/ruído otimizada e equilibrada na ampla faixa operacional do ventilador.

EK-Quantum Impulse são radiadores de PC de 120 mm e ventiladores de caixa otimizados para efeitos D-RGB ricos e exuberantes, mantendo uma operação muito silenciosa em toda a sua faixa operacional. Há uma zona iluminada por LED ao redor do quadro em ambos os lados do ventilador, portanto, não importa qual orientação do ventilador você precise, você obterá a rica iluminação do RGB endereçável difundido por uma tampa branca leitosa. O rotor também é iluminado por sua própria faixa D-RGB para uma estética elegante enquanto gira.

p5PwgDS.jpg

1F6lJSF.jpg

yxY1cQm.jpg

Esses ventiladores usam o rolamento VAPO, projetado para praticamente eliminar a oscilação, para que permaneçam incrivelmente estáveis em todas as aplicações. O rolamento VAPO adiciona um efeito magnético (levitação magnética) ao rolamento para reduzir o ruído e aumentar a estabilidade do eixo. Ao contrário dos ventiladores de rolamento de esferas tradicionais que ficam mais barulhentos com o tempo, os rolamentos VAPO são resistentes à poeira e não secam. A faixa de operação para esses ventiladores é de 400-1800 RPM.

1bOnloY.jpg

Assim como os ventiladores FPT, os ventiladores Impulse também permitem encadeamento, reduzindo a confusão de cabos e facilitando o roteamento de cabos por meio do EK-OmniLink, um ecossistema de conectores Micro-Fit de 8 pinos. Toda a fiação de sinal e energia para PWM e D-RGB passa por um único cabo e conector, que então utiliza outro único cabo para se conectar à fonte.

Cantos grossos de borracha podem ser encontrados em ambos os lados do ventilador para reduzir a transferência de vibração para o resto do PC. A ventoinha em si tem 26 mm de espessura, com cantos de borracha projetando-se 1,5 mm de cada lado para um total de 29 mm de profundidade, tendo em mente que esses cantos de borracha irão amassar conforme você aperta os parafusos. Ao contrário dos ventiladores com molduras circulares ou incompletas, a moldura quadrada desta ventoinha reduz o vazamento de ar lateral.

gKXBp9W.jpg

Mais importante ainda, o ecossistema EK-OmniLink não requer nenhum controlador especial, pois a conexão termina nos conectores padrão da placa-mãe - um PWM de 4 pinos para a alimentação do ventilador e um D-RGB de 5 V de 3 pinos para os conectores.

EK-OmniLink
A solução EK-OmniLink permite o encadeamento de vários ventiladores, reduzindo a confusão de cabos e facilitando muito o gerenciamento de cabos. O ecossistema de interconexão Omni-Link será significativamente expandido em um futuro próximo para benefícios adicionais. Ele usa conectores Micro-Fit de 8 pinos entre os produtos, mas padrão de 4 pinos para PWM e 3 pinos para RGB endereçável de 5 V no final da cadeia.

m0jWc2V.jpg

Iluminação LED de 3 zonas na ventoinha EK-Quantum Impulse 120 PC
Uma das principais características que a nova ventoinha EK-Quantum Impulse 120 oferece é a sua simplicidade. Ele utiliza a conexão D-RGB padrão de 3 pinos e 5 V, o que significa que você pode usá-lo com qualquer controlador RGB endereçável padrão de 3 pinos e 5 V ou qualquer uma das populares tecnologias de sincronização RGB de todos os principais fabricantes de placas-mãe. A marcação da seta no conector LED de 3 pinos deve estar alinhada com a marcação +5V no conector D-RGB (ARGB).

Principais recursos EK-Quantum Impulse 120 D-RGB
  • Três zonas premium iluminadas por LED
    Ao contrário de outros ventiladores EK, que possuem LEDs exclusivamente no rotor, os ventiladores Impulse possuem LEDs adicionais em ambos os lados do quadro.
  • Rolamento MagLev e VAPO
    O rolamento VAPO adiciona um efeito magnético (levitação magnética) ao rolamento para reduzir o ruído e aumentar a estabilidade do eixo.
  • Estrutura quadrada para foco do fluxo de ar
    A forma quadrada prática da estrutura do ventilador oferece desempenho ideal no regime de puxar ou empurrar sem perdas hidráulicas, o que garante a capacidade de resfriamento ideal de seus radiadores de refrigeração líquida.
  • Conectores D-RGB padrão
    A iluminação D-RGB do ventilador EK-Quantum Impulse 120 não requer nenhum controlador adicional sofisticado ou caro para que você desfrute de efeitos de luz vibrantes. Uma simples conexão D-RGB endereçável de 3 pinos e 5 V para controladores padrão ou qualquer tecnologia de sincronização D-RGB (ARGB) popular dos principais fabricantes de placas-mãe é tudo o que você precisa.
  • OmniLink
    A capacidade de encadear a potência do ventilador, D-RGB e até mesmo bombear energia através de um único cabo oferece a máxima flexibilidade enquanto reduz a confusão de cabos. Todos os cabos são do tipo fita plana sem mangas adicionais para uma experiência de roteamento de cabos ainda melhor.
Disponibilidade e preço
Os ventiladores EK-Quantum Impulse 120 D-RGB - Black estão prontamente disponíveis na loja virtual da EK e na rede de revendedores parceiros. Na tabela abaixo, você pode ver o preço de varejo sugerido pelo fabricante (MSRP), incluindo IVA.

V87cuS9.jpg

Pessoal, estou precisando de 3 ventoinhas para colocar em um gabinete (HX100, 2 embaixo e 1 no topo)) e ia comprar um kit daquelas FK120 da Deepcool na Pichau, mas acabaram.

Indicam alguma outra ventoinha que seja um bom Custo X Benefício? Essas 3 deepcool sairiam 220 reais, ou seja, mais ou menos 75 reais cada fan, sendo que ainda vinha um splitter junto (algo que preciso para controlar todas).

Obrigado!

PcYes Sangue Frio 2, Montech Metal, Scythe Kaze Flex (1800rpm), Silver Stone Air Blazer. Todos 120mm. Bom fluxo, boa pressão, relativo baixo ruído. Problema só encontrar em estoque
Pessoal, estou precisando de 3 ventoinhas para colocar em um gabinete (HX100, 2 embaixo e 1 no topo)) e ia comprar um kit daquelas FK120 da Deepcool na Pichau, mas acabaram.

Indicam alguma outra ventoinha que seja um bom Custo X Benefício? Essas 3 deepcool sairiam 220 reais, ou seja, mais ou menos 75 reais cada fan, sendo que ainda vinha um splitter junto (algo que preciso para controlar todas).

Obrigado!

Users who are viewing this thread

Voltar