[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Novo ARCTIC P12 MAX

61czHYzrA0L._SL1000_.jpg

https://www.arctic.de/en/P12-Max/ACFAN00280A

14,99 dólares

Última edição:
Eu não sei se, esse é o lugar certo pra tirar essa dúvida.. mas o fluxo de ar desse gabinete está correto ?
eu sei que o WC não está na posição ideal, mas eu quero que ele fique ali :fami:

na minha cabeça, as fans inferiores estão puxando o ar, e o WC e a traseira estão fazendo a exaustão, é isso mesmo? preciso mudar alguma coisa?

IMG_20230402_234616__1_.jpg

Eu não sei se, esse é o lugar certo pra tirar essa dúvida.. mas o fluxo de ar desse gabinete está correto ?
eu sei que o WC não está na posição ideal, mas eu quero que ele fique ali :fami:

na minha cabeça, as fans inferiores estão puxando o ar, e o WC e a traseira estão fazendo a exaustão, é isso mesmo? preciso mudar alguma coisa?

IMG_20230402_234616__1_.jpg
É isso ai mesmo, só adiciona mais 3 em cima tirando o ar também que vai ficar ok
O ar quente sobe

É isso ai mesmo, só adiciona mais 3 em cima tirando o ar também que vai ficar ok
O ar quente sobe
é.. eu esperava que tivesse algo errado.. minha GPU tem a pasta trocada recentemente, thermal pad novinhos.. e em alguns jogos ela bate 78 79 .. em média 75

eu queria melhorar, sou meio traumatizado :fami:

de vidro aberto, ela fica fria, em media 68

vou ver se faço um undervolt e melhoro.. agora o processador que é o da assinatura, segue em 60 65, é um sonho kkk

é.. eu esperava que tivesse algo errado.. minha GPU tem a pasta trocada recentemente, thermal pad novinhos.. e em alguns jogos ela bate 78 79 .. em média 75

eu queria melhorar, sou meio traumatizado :fami:

de vidro aberto, ela fica fria, em media 68

vou ver se faço um undervolt e melhoro.. agora o processador que é o da assinatura, segue em 60 65, é um sonho kkk
Adiciona +3 fans no topo como exaust para ver qual é
Undervolt na 3070 é gostosinho, aqui uso 1920 0.925mv e fica bem fria, mal bate 60 graus jogando the last of us

Adiciona +3 fans no topo como exaust para ver qual é
Undervolt na 3070 é gostosinho, aqui uso 1920 0.925mv e fica bem fria, mal bate 60 graus jogando the last of us
eu nunca fiz, sou meio leigo pra essas coisas, deu diferença de FPS significativa ?

Fala turma, tudo jóia?

Eu ganhei um presente de índio, que foram Noctua NF-A14 iPPC-3000 PWM, tentei coloca-las na parte frontal e fazer alguns ajustes no FanControl, mas 1 delas esta em conflito com algum software e não me deixa setar uma velocidade por volta dos 1000RPM, qualquer coisa acima disso é simplesmente intolerávelmente alto!

No final, acho que a melhor opção seria novos coolers! Com isso gostaria da sugestão de vocês para 2 Noctua 140mm para parte frontal e acredito que 1 noctua de 140mm na parte superior já daria conta do serviço?! Afinal, o quarto sempre ta bem gelado e as temperaturas ( i9 9900k + RTX 3080 ) nunca foram alarmantes, gabinete é um Corsair Obsidian 500D
IMG-4220.jpg
Vou tentar vender os NF-A14 :hihi:

Iae galera, beleza?!

Utilizar um water cooler de 240mm com o radiador no topo ajudaria no fluxo de ar do gabinete? Já que teria 2 fans no topo expulsando mais ar quente, e o interior do gabinete ficaria menos obstruído, comparado a um air cooler torre.

Valeu!

Última edição:
Iae galera, beleza?!

Utilizar um water cooler de 240mm com o radiador no topo ajudaria no fluxo de ar do gabinete? Já que teria 2 fans no topo expulsando mais ar quente, e o interior do gabinete ficaria menos obstruído, comparado a um air cooler torre.

Valeu!
Acho que depende do caso, se for um gabinete muito obstruído de intake possivelmente ajuda sim, no meu caso tenho um Lancool II Mesh e faz 0 diferença fans no topo com meu setup atual, e mesmo os fans frontais estarem em 50% ou 100% praticamente não muda nada então creio que só os 2 frontais + 1 exhaust já reciclam todo o ar do case em pouquíssimo tempo, mas cada caso é diferente então só testando

• Curtir
Reações: VnS
Acho que depende do caso, se for um gabinete muito obstruído de intake possivelmente ajuda sim, no meu caso tenho um Lancool II Mesh e faz 0 diferença fans no topo com meu setup atual, e mesmo os fans frontais estarem em 50% ou 100% praticamente não muda nada então creio que só os 2 frontais + 1 exhaust já reciclam todo o ar do case em pouquíssimo tempo, mas cada caso é diferente então só testando
Será que não faz diferença?
To com lancool 216 aqui e as fans de 160mm da frente e da traseira já são muito boas
Ai adicionei +3 no topo pra fechar o combo, to para pegar 2 de 140mm para ficar melhor

• Curtir
Reações: VnS
Será que não faz diferença?
To com lancool 216 aqui e as fans de 160mm da frente e da traseira já são muito boas
Ai adicionei +3 no topo pra fechar o combo, to para pegar 2 de 140mm para ficar melhor
Eu sempre testaria por conta porque se pesquisar na internet dificilmente acha um setup 100% igual nas mesmas condições, e mesmo se achar 2 fontes confiáveis vai dar discrepância as vezes

Pelos setups que já passaram no meu Lancool II Mesh aqui de 3700x/5600x/5800x e 1660super, 3060, 3070 e 4070ti só não testei mesmo com a 4070ti mas em todos os outros a diferença foi zero pra 1 ou 2 fans no topo, inclusive troquei os fans stock frontais de 1200rpm pelos Noctua NF-A14 (1500rpm) e Kaze Flex 140mm (1800rpm) e novamente a diferença foi 0 (talvez 1c que nem considero) pra CPU/GPU que é o que eu monitoro, VRM não monitoro aqui porque a mobo é bruta, algo que vejo um pouco de diferença é nos M2 mas desconsidero também, e inclusive eu uso o topo do gabinete 100% tampado por um travesseiro pra minha gata não subir e mesmo com ele tampado não tem mudança de temperatura aqui, aí baseado nisso tudo decidi que não vale a pena adicionar mais fans e nem usar rpm alto na maior parte do tempo, só aumento os frontais se o SSD for ficar em load por muuito tempo pra dar uma ajudinha, mass já vi casos que adicionar 1 ou 2 fans no topo deu uma ajuda, sempre ou quase sempre em gabinetes mais fechados

Um fan barato de 1200 rpm, 3 pinos, se deixar 100% dura menos? Nem dá pra escutar. Comprei sem nem me atentar a DC vs PMW. Não tenho CPU + GPU consumindo muito mesmo.

Já tive fans boas como os da CM e Akasa que tinham rotação máxima de 1800 rpm - 1900 rpm.
Mas com o controle de rotação, ficavam em torno de 800 rpm - 900 rpm.
Depois de alguns anos notei que tinham perdido uns uns- 200 rpm.

Tive fans básicas que vinham nos gabinetes da Corsair e Deepcool que funcionaram bem por anos.

Então não creio que a fan funcionando em média ou em sua rotação máxima faça alguma diferença em sua longevidade.

Alguem conhece Cooler FAN IceGALE Xtra PWM 120mm Preto 3000 RPM 127 CFM???

E aí pessoa, beleza? Estou com uma dúvida, eu tenho um gabinete Aigo darkflash dk100 que tem um péssimo fluxo de ar, como esse é meu primeiro "PC GAMER", não me atentei ao air flow na hora da compra, depois de adquirir uma RX 590 batendo seus 90 graus, tentei melhorar o air flow com 3 fans de 120mm, posicionas da seguinte maneira: 2 fans na parte superior jogando o ar pra dentro, e 1 na parte traseira jogando o ar pra fora (esse gabinete ainda só tem espaço para essas 3 fans). Após colcoar esses 3 fans no gabiente, fazer a limpeza e troca de pasta térmica da GPU, e colocar uns thermal pads nas memórias da placa a temperatura continua chegando nos 90 graus, esse air flow está correto? Nesse gabiente teria alguma instalação dos fans melhor para o air flow?

CONFIG:
Gabinete: Aigo darkflash dk100
CPU: Ryzen 5 pro 4650g
CPU cooler: Super Silent Ice Edge Mini FS V2.0
Fonte: Redragon RGPS 500W, 80 Plus Bronze
moBo: Gigabyte a520m DS3H
Armazenamento: SSD kingston 480gb
Memória RAM: 216gb (2x8) 3200Mhz
GPU: rx 590 GME 8GB

E aí pessoa, beleza? Estou com uma dúvida, eu tenho um gabinete Aigo darkflash dk100 que tem um péssimo fluxo de ar, como esse é meu primeiro "PC GAMER", não me atentei ao air flow na hora da compra, depois de adquirir uma RX 590 batendo seus 90 graus, tentei melhorar o air flow com 3 fans de 120mm, posicionas da seguinte maneira: 2 fans na parte superior jogando o ar pra dentro, e 1 na parte traseira jogando o ar pra fora (esse gabinete ainda só tem espaço para essas 3 fans). Após colcoar esses 3 fans no gabiente, fazer a limpeza e troca de pasta térmica da GPU, e colocar uns thermal pads nas memórias da placa a temperatura continua chegando nos 90 graus, esse air flow está correto? Nesse gabiente teria alguma instalação dos fans melhor para o air flow?

CONFIG:
Gabinete: Aigo darkflash dk100
CPU: Ryzen 5 pro 4650g
CPU cooler: Super Silent Ice Edge Mini FS V2.0
Fonte: Redragon RGPS 500W, 80 Plus Bronze
moBo: Gigabyte a520m DS3H
Armazenamento: SSD kingston 480gb
Memória RAM: 216gb (2x8) 3200Mhz
GPU: rx 590 GME 8GB

Qual core clock da placa antes e depois dos fans? Pode ser um caso que ela tava throtlando muito e agora ta throtlando menos.
Já abriu a placa pra trocar pasta termica? Vai saber o que o chinês botou ali, capaz de ser uma implastec vagabunda.

O que eu tentaria fazer, em ordem eficiência seria:
Trocar a pasta termica da gpu
Undervolt da gpu
Montar os fans na seguinte configuração:
Traseiro intake
CPU fan invertido (jogando ar pra dentro do gabinete e não pra fora)
Fans superiores de exhaust

É uma configuração não ortodoxa mas sem intake frontal é o que eu faria.

Qual core clock da placa antes e depois dos fans? Pode ser um caso que ela tava throtlando muito e agora ta throtlando menos.
Já abriu a placa pra trocar pasta termica? Vai saber o que o chinês botou ali, capaz de ser uma implastec vagabunda.

O que eu tentaria fazer, em ordem eficiência seria:
Trocar a pasta termica da gpu
Undervolt da gpu
Montar os fans na seguinte configuração:
Traseiro intake
CPU fan invertido (jogando ar pra dentro do gabinete e não pra fora)
Fans superiores de exhaust

É uma configuração não ortodoxa mas sem intake frontal é o que eu faria.
Sim troquei a pasta térmica que veio, coloquei uma de entrada com a condutividade de 7.5W, e coloquei também uns thermal pads nas memórias, pq a placa veio sem nenhum.
Vou dar um undervolt e mudar a posição dos fans hoje, volto aqui pra falar se ajudou ou não. Mas já agradeço as dicas!

Salve clã. Alguém recomenda uma fan de 120mm com pelo menos 80CFM, mas com ruído de até 30db? E também com rolamento de fluido.
Já vi o modelo SCYTHE KAZEFLEX 120 2000RPM, SU1225FD12H-RP, https://www.pichau.com.br/ventoinha-scythe-kazeflex-120-2000rpm-su1225fd12h-rp, mas gostaria de um mais silencioso.
Vai ser só uma ?
Se for só uma e tiver podendo gastar um pouco mais vai com a Noctua Redux 1300 120mm... 91 de CFM e 19db... Tu encontra ela por uns 120 mangos...
Agora se for comprar várias começa e ficar muito pesado o orçamento.

Users who are viewing this thread

Voltar