[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Vai ser só uma ?
Se for só uma e tiver podendo gastar um pouco mais vai com a Noctua Redux 1300 120mm... 91 de CFM e 19db... Tu encontra ela por uns 120 mangos...
Agora se for comprar várias começa e ficar muito pesado o orçamento.
Apenas uma correção e algo pra se atentar é que a Noctua não divulga valor em cfm, os Redux 1300rpm 120mm são 92 m³/h que daria 54 cfm, e também não existe metodologia padrão pra teste de ruído então os dados de marca X não são comparáveis com marca Y

No mais não tem muito mistério, fan de rpm alto vai ter cfm alto mas vai ter mais ruído e não tem pra onde fugir, além de que imagino que as pessoas não usem os fans a 100% o tempo todo, não adianta ter um fan de 200cfm e usar ele a 500-1000rpm, alta performance com menos ruído vai ter que importar fan e já se preparar pra pagar 100-200 por fan em média, que nem sempre faz sentido o investimento, pra ter 80cfm em 120mm vai precisar rodar a >2k rpm e ruído provavelmente vai ficar alto, ainda mais se forem vários fans

Apenas uma correção e algo pra se atentar é que a Noctua não divulga valor em cfm, os Redux 1300rpm 120mm são 92 m³/h que daria 54 cfm, e também não existe metodologia padrão pra teste de ruído então os dados de marca X não são comparáveis com marca Y
Obrigado pelo adendo.

Eae galera, eu montei um pc recentemente, queria só umas opiniões em questão de temp pra ver se ta tudo certo mesmo.
Ryzen 5500
Asus A520M-E
AsRock RX 6600 Challenger
2x8Gb Kingston Fury 3733Mhz
Gigabyte P450B
Gabinete Gamer Ninja Saizo
5-XPG Vento120
por enquanto o máximo que registrei de processador foi 78 se não me engano e GPU foi 75. Tem 3 fans na frente puxando e 1 atrás e 1 em cima tirando, os fans estão ligados utilizando um hub da deepcool FH-10. Até queria ver pra colocar um outro aircooler, por enquanto ta o coolerbox mesmo. Inclusive se tiveres sugestões, não tenho pira com RGB n, inclusive prefiro tudo preto, é isso ai, obrigado

Última edição:
Eae galera, eu montei um pc recentemente, queria só umas opiniões em questão de temp pra ver se ta tudo certo mesmo.
Ryzen 5500
Asus A520M-E
AsRock RX 6600 Challenger
2x8Gb Kingston Fury 3733Mhz
Gigabyte P450B
Gabinete Gamer Ninja Saizo
5-XPG Vento120
por enquanto o máximo que registrei de processador foi 78 se não me engano e GPU foi 75. Tem 3 fans na frente puxando e 1 atrás e 1 em cima tirando, os fans estão ligados utilizando um hub da deepcool FH-10. Até queria ver pra colocar um outro aircooler, por enquanto ta o coolerbox mesmo. Inclusive se tiveres sugestões, não tenho pira com RGB n, inclusive prefiro tudo preto, é isso ai, obrigado
As temps estão OK! O maior registrado foi 78 com o cooler box, está bom.

Fala meus consagrados! Tô tendo dificuldade em encontrar informações sobre os diferentes rolamentos de fans. Alguém poderia explicar? Eu sei que eu vi um chamado de hidro ou hidráulico (algo assim). Sabem me dizer se é bom?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vai ser só uma ?
Se for só uma e tiver podendo gastar um pouco mais vai com a Noctua Redux 1300 120mm... 91 de CFM e 19db... Tu encontra ela por uns 120 mangos...
Agora se for comprar várias começa e ficar muito pesado o orçamento.
Vlw meu parceiro, vou dar uma olhada nesse modelo aí. Eu quero colocar 3 (2 no topo e 1 atrás).
Vou analisar se vou pegar essa que você recomendou ou a scythe Black 1500RPM ou Aigo ar12pro.
Quero pegar uma com uma durabilidade boa.

Atualmente meu Pc tá assim:

Placa de vídeo Gigabyte Nvidia GTX 1660 OC 6G
Processador i5 9400f
Placa-mãe Biostar H310MHP
Memória Ram Team Group T-Force Vulcan Pichau, 16GB (2x8), DDR4
Fonte Cooler Master Elite 600W ver.3
Aircooler Cooler Master Hyper H411R
Gabinete Aerocool Trinity Mini V1 (gostei muito do fluxo de ar desse gabinete)
Ventoinhas Scythe Kaze Flex 140mm
Placa de rede Fenvi WiFi 6E PCE-AXE3000

Última edição:
Alguém poderia me tirar uma dúvida?

A velocidade das fans que injetam ar e as que tiram o ar de dentro do gabinete faz alguma diferença na temperatura dos componentes?

Por exemplo... aqui quando a vga bate 80 graus minhas fans do gabinete giram a 100% de velocidade...

é necessário isso ou apenas um fluxo contínuo e bem ajustado resolve tudo?

Pq nao aguento o barulho e no final parece que nao muda nada a vga continua batendo os 80 graus.

Alguém poderia me tirar uma dúvida?

A velocidade das fans que injetam ar e as que tiram o ar de dentro do gabinete faz alguma diferença na temperatura dos componentes?

Por exemplo... aqui quando a vga bate 80 graus minhas fans do gabinete giram a 100% de velocidade...

é necessário isso ou apenas um fluxo contínuo e bem ajustado resolve tudo?

Pq nao aguento o barulho e no final parece que nao muda nada a vga continua batendo os 80 graus.
Fazer faz mas depende do gabinete, do setup e dos fans então não existe resposta certa/errada, é preciso testar pessoalmente sempre algo assim

No meu caso uso um Lancool II Mesh com 2 fans frontais de 140mm e 1x traseiro 120mm, se eu rodo eles a 50% ou 100% a temp de CPU/GPU fica a mesma coisa nos setups que já passaram por aqui, até trocando os fans frontais stock de 1200rpm pelos Kaze Flex 1800rpm ou os hypados Noctua com 1500rpm não fez diferença no meu caso em específico, possivelmente com os fans a 50% aí ficaria nos mesmos 80c ou talvez não também

Recomendo testar aí porque é coisa simples e rápida e tira a dúvida de uma ver por todas, porque numa pergunta assim cada um vai ter uma resposta diferente e no fim todos estão certos mas não necessariamente o resultado dos outros vai ser igual ao seu, mas a princípio se quer reduzir temp da GPU o ideal é subir os fans dela primeiro (e/ou undervolt) e depois tentar mexer nos do gabinete, mesma coisa pra CPU, sempre subir do AC/WC antes e depois os do gabinete

Fazer faz mas depende do gabinete, do setup e dos fans então não existe resposta certa/errada, é preciso testar pessoalmente sempre algo assim

No meu caso uso um Lancool II Mesh com 2 fans frontais de 140mm e 1x traseiro 120mm, se eu rodo eles a 50% ou 100% a temp de CPU/GPU fica a mesma coisa nos setups que já passaram por aqui, até trocando os fans frontais stock de 1200rpm pelos Kaze Flex 1800rpm ou os hypados Noctua com 1500rpm não fez diferença no meu caso em específico, possivelmente com os fans a 50% aí ficaria nos mesmos 80c ou talvez não também, recomendo testar porque é coisa simples e rápida e tira a dúvida de uma ver por todas, porque numa pergunta assim cada um vai ter uma resposta diferente e no fim todos estão certos mas não necessariamente o resultado dos outros vai ser igual ao seu
Fiz um teste mais ou menos igual ao seu
Desliguei as fans de cima, resultado? somente estética, não mudou 1 grau e isso porque meti uma manta de ar na frente

Fiz um teste mais ou menos igual ao seu
Desliguei as fans de cima, resultado? somente estética, não mudou 1 grau e isso porque meti uma manta de ar na frente
Desconfio que gabinete mesh (dos bons pelo menos) é esse o resultado pra maioria dos setups pelo menos, só 2 frontais e 1 traseiro já reciclam todo o ar muito rápido mesmo em rpm baixo/médio e botar mais fans quase nunca ajuda pelo que vejo

E nos gabinetes com a frente muito fechada eu geralmente recomendo testar com fans de exaustão no topo, já que por mais que bote 3 Noctua Industrial a 3k rpm se a frente for fechada o ar não tem por onde entrar então deve mudar quase nada botar intake em alguns casos

Foda é que vejo muita gente que tem os fans na mão e não testa trocar as posições, é chatinho mas é o jeito certo de tirar as dúvidas, e testar apenas mudar a rotação é moleza, só baixar o Fan Control e em minutos a pessoa testa e tira a dúvida sem precisar abrir e fuçar o pc geralmente

Desconfio que gabinete mesh (dos bons pelo menos) é esse o resultado pra maioria dos setups pelo menos, só 2 frontais e 1 traseiro já reciclam todo o ar muito rápido mesmo em rpm baixo/médio e botar mais fans quase nunca ajuda pelo que vejo

E nos gabinetes com a frente muito fechada eu geralmente recomendo testar com fans de exaustão no topo, já que por mais que bote 3 Noctua Industrial a 3k rpm se a frente for fechada o ar não tem por onde entrar então deve mudar quase nada botar intake em alguns casos

Foda é que vejo muita gente que tem os fans na mão e não testa trocar as posições, é chatinho mas é o jeito certo de tirar as dúvidas, e testar apenas mudar a rotação é moleza, só baixar o Fan Control e em minutos a pessoa testa e tira a dúvida sem precisar abrir e fuçar o pc geralmente
Exatamente, fiz o teste ontem
tava de bobeira
O único ruim de deixar o topo sem fans é a poeira que entra por lá, cai tudo em cima.
O bom também é não tapar a saida de ar né

Exatamente, fiz o teste ontem
tava de bobeira
O único ruim de deixar o topo sem fans é a poeira que entra por lá, cai tudo em cima.
O bom também é não tapar a saida de ar né
Tem isso também da poeira cair, aqui eu deixo um travesseiro em cima do gabinete ainda e continua sem mudar nada nas temperaturas kkkkk, e evita a poeira em cima também mas não é a solução mais elegante :bem:

LIAN LI lança o primeiro UNI FAN focado no desempenho com o P28.

A LIAN LI Industrial Co. Ltd., fabricante líder de gabinetes e acessórios para PC, anuncia seu primeiro UNI FAN com foco no desempenho com o P28, um ventilador PWM de 120 mm disponível em preto e branco. Com uma estrutura de 28 mm de espessura, lâminas de polímero de cristal líquido, rolamento dinâmico de fluido e modos de 3 velocidades: operação silenciosa, ruído/desempenho equilibrado e desempenho máximo, o P28 é voltado para o desempenho. Assim como todos os UNI FANs, o P28 pode ser interconectado para criar clusters de ventiladores capazes de serem alimentados por um único cabo, e até 2 clusters podem ser interligados com um cabo de extensão. Para usuários que desejam brilho adicional sem sacrificar o desempenho, um acessório opcional Side RGB Strip é adicionado ao lado do ventilador.

O P28 apresenta um design de 9 pás feito de polímero de cristal líquido (LCP), um material mais forte capaz de suportar velocidades mais altas sem deformação para tolerâncias mais rígidas com a estrutura do ventilador (0,6 mm). Combinado com uma espessura total da estrutura de 28 mm, o aumento na área de superfície das lâminas resulta em desempenho adicional. Além disso, o P28 está equipado com rolamentos Fluid Dynamic (FDB) para que o motor do ventilador opere de forma mais silenciosa e suave. O uso de uma estrutura de ventilador mais espessa, material de lâmina LCP resistente e o FDB resultam em ótimos desempenhos e operação mais silenciosa.

M6KgGke.jpg

wygNRm7.jpg

O P28 vem com um controlador que pode ser montado magneticamente em qualquer lugar do gabinete e oferece perfis de 3 velocidades. Os usuários têm a opção de optar por uma operação mais silenciosa no modo L, um equilíbrio perfeito entre ruído e desempenho no modo M ou desempenho máximo no modo H.

O P28 pode ser interligado e encadeado em série para criar grupos de ventiladores que requerem apenas um único cabo para serem ligados. A abordagem inovadora introduzida com o UNI FAN SL120 original reduz consideravelmente o número de cabos necessários para alimentar um grande número de ventiladores, facilitando o gerenciamento de cabos. Além disso, o P28 possui chaves de intertravamento removíveis para melhorar a compatibilidade com os acessórios do radiador e suporte para um cabo de extensão para conectar dois grupos de ventiladores (até 6 ventiladores no máximo) a um único controlador, reduzindo ainda mais a confusão de cabos.

Kit Side RGB opcional
Enquanto o P28 está focado no desempenho, os usuários também têm a opção de substituir a faixa lateral de alumínio por um acessório Side ARGB Strip. A faixa pode ser adicionada a um único lado do ventilador, ou a ambos, e é alimentada por meio de um cabo ARGB padrão de 5 V e pode ser encadeada sem problemas como os ventiladores. Ao adicionar as tiras ARGB laterais ao P28, disponíveis em preto e branco, os usuários podem obter a mesma aparência RGB sofisticada do UNI FAN SLV2, sem sacrificar o desempenho.

O UNI FAN P28 está disponível para pré-venda a partir de 12 de maio de 2023.

XVS814v.jpg

LIAN LI lança o primeiro UNI FAN focado no desempenho com o P28.

A LIAN LI Industrial Co. Ltd., fabricante líder de gabinetes e acessórios para PC, anuncia seu primeiro UNI FAN com foco no desempenho com o P28, um ventilador PWM de 120 mm disponível em preto e branco. Com uma estrutura de 28 mm de espessura, lâminas de polímero de cristal líquido, rolamento dinâmico de fluido e modos de 3 velocidades: operação silenciosa, ruído/desempenho equilibrado e desempenho máximo, o P28 é voltado para o desempenho. Assim como todos os UNI FANs, o P28 pode ser interconectado para criar clusters de ventiladores capazes de serem alimentados por um único cabo, e até 2 clusters podem ser interligados com um cabo de extensão. Para usuários que desejam brilho adicional sem sacrificar o desempenho, um acessório opcional Side RGB Strip é adicionado ao lado do ventilador.

O P28 apresenta um design de 9 pás feito de polímero de cristal líquido (LCP), um material mais forte capaz de suportar velocidades mais altas sem deformação para tolerâncias mais rígidas com a estrutura do ventilador (0,6 mm). Combinado com uma espessura total da estrutura de 28 mm, o aumento na área de superfície das lâminas resulta em desempenho adicional. Além disso, o P28 está equipado com rolamentos Fluid Dynamic (FDB) para que o motor do ventilador opere de forma mais silenciosa e suave. O uso de uma estrutura de ventilador mais espessa, material de lâmina LCP resistente e o FDB resultam em ótimos desempenhos e operação mais silenciosa.

M6KgGke.jpg

wygNRm7.jpg

O P28 vem com um controlador que pode ser montado magneticamente em qualquer lugar do gabinete e oferece perfis de 3 velocidades. Os usuários têm a opção de optar por uma operação mais silenciosa no modo L, um equilíbrio perfeito entre ruído e desempenho no modo M ou desempenho máximo no modo H.

O P28 pode ser interligado e encadeado em série para criar grupos de ventiladores que requerem apenas um único cabo para serem ligados. A abordagem inovadora introduzida com o UNI FAN SL120 original reduz consideravelmente o número de cabos necessários para alimentar um grande número de ventiladores, facilitando o gerenciamento de cabos. Além disso, o P28 possui chaves de intertravamento removíveis para melhorar a compatibilidade com os acessórios do radiador e suporte para um cabo de extensão para conectar dois grupos de ventiladores (até 6 ventiladores no máximo) a um único controlador, reduzindo ainda mais a confusão de cabos.

Kit Side RGB opcional
Enquanto o P28 está focado no desempenho, os usuários também têm a opção de substituir a faixa lateral de alumínio por um acessório Side ARGB Strip. A faixa pode ser adicionada a um único lado do ventilador, ou a ambos, e é alimentada por meio de um cabo ARGB padrão de 5 V e pode ser encadeada sem problemas como os ventiladores. Ao adicionar as tiras ARGB laterais ao P28, disponíveis em preto e branco, os usuários podem obter a mesma aparência RGB sofisticada do UNI FAN SLV2, sem sacrificar o desempenho.

O UNI FAN P28 está disponível para pré-venda a partir de 12 de maio de 2023.

XVS814v.jpg
Otimas fans, o problema é o preço cobrado, 75 dols 3 coolers ta louco

Qual controlador vcs usam para conectar suas ventoinhas do gabinete?
Vou montar num lian li lancool iii, serão 10 fans, contando com os do WC AIO, estou em duvida em qual comprar.

Eu limpei meu computador esses dias e notei que duas fans Pichau feather x que uso no gabinete estavam molhadas, estava usando uma como exaustor atrás e uma como intake na parte superior. Devo temer? Pode ser algo vazando delas? Umidade?

Opa pessoal, sobre push And pull, eles fazem muita diferença? (a fan tem 74cfm) falo isso, pq quero saber se a diferença de temperatura condiz com a diferença de barulho que vai fazer

Opa pessoal, sobre push And pull, eles fazem muita diferença? (a fan tem 74cfm) falo isso, pq quero saber se a diferença de temperatura condiz com a diferença de barulho que vai fazer
Se tu tiver as fans mal não vai fazer, mas também não faz diferença, se chegar a 3 graus é muita coisa

Eu penso como o yuri disse. Se vc tiver ai pra testar, teste mas não espere milagres não. Abaixa coisa de 2 a 4 graus (quando muito)... Agora se for pra gastar uma grana pra comprar outro cooler acho que é rasgar dinheiro.

No YT, de curiosidade, recomendo ver os videos de teste de push n pull tanto pra air cooler quanto pra watercooler.

Nessa semana, eu tinha postado que tinha voltado a utilizar meu outro gabinete, um mini-atx da dt3, o trantor, para fazer uns testes de temperatura, pois quando recebi as vento pro da xpg, não tive a curiosidade de instalar elas nele antes, para ver como se saiam, já fui logo tirando os componentes e transferindo tudo para o gadit x.

Segui a configuração recomendada pela dt3 nesse gabinete, onde na frontal seriam 2 fans de 120mm ou 140mm caso eu as tivesse, 2 na parte superior 120mm e 1 traseira de 120mm também. Na parte superior coloquei apenas uma, a que fica em cima dos vrm, pois só tenho 4 vento pro.

O resultado foi péssimo, se deixava as rotações no automático ficava uma barulheira infernal, pelo que já vi, mesmo setando 0% no fan control, o mínimo de rpm que a vento pro desce é 800, costumo botar as frontais em 35%, o que dá uma média de ~1500rpm, ainda é silenciosa nessa rotação, mas acima disso já começa a incomodar.

Algo que notei ontem é que nesse gabinete mini-atx, a melhor combinação que obtive foi manter as fans frontais em 35% direto, mesmo em uso pesado, como jogos, vídeos e etc. As de exaustão costumo colocá-las uns 5~10% a mais que as frontais, com isso, notei que o fluxo interno ficou excelente, até melhor do que no gadit x. Eu achava que por ser um gabinete pequeno, jogando muito ar dentro dele seria melhor para o resfriamento das peças, vide o pouco espaço, mas foi o contrário, acho que ao jogar muito ar dentro, criou uma turbulência, meio que deve ter virado uma estufa, não sei se a explicação tá correta, mas ar entrando muito rápido foi uma escolha péssima.

Algo bom dessas fans é a altíssima pressão estática, 3.15mm H₂O, isso aqui faz uma baita diferença nesse gabinete, pois mesmo usando elas em rotação baixa, como ela possui uma alta pressão estática, o fluxo de ar gerado continua alto, só que agora ele entra no gabinete com mais suavidade, isso fez uma diferença incrível. Botei as de exaustão em 40%, cinco a mais que as frontais, a cpu deixei a fan no auto, com isso, sequer lembro da rtx 2060 ter passado de 70º, isso quando ela sequer chega a 65º, ficou ótimo, o melhor é que agora posso usar a curva de fan padrão da vga, o que gera um silêncio excelente.

O que gostaria de saber depois desse meu experimento é: gabinetes mini-atx, no tamanho do trantor e desses novos formatos, tipo aqueles aquário, o ideal é utilizar fans com mmH₂O alto, mesmo que as mesmas possua um cfm baixo? Ou o meu caso que foi algo fora da curva?

Última edição:
Oi pessoal, o ideal seria usar 1 fan exaustor ou nenhum fan? (Ouvi dizer que apenas um 1 fan retirando ar quente faz juntar muita poeira)

Oi pessoal, o ideal seria usar 1 fan exaustor ou nenhum fan? (Ouvi dizer que apenas um 1 fan retirando ar quente faz juntar muita poeira)
Precisaríamos conhecer melhor seu cenário pra ajudar e ver se ficaria melhor na exaustão ou colocando ar fresco pra dentro, por exemplo.

De modo geral 1 fan é melhor do que nenhum mas a resposta irá depender do que vc tem dentro do gabinete produzindo calor e principalmente a que temperaturas eles trabalham para avaliar a necessidade disso ou não. Um pouco de poeira pode acabar entrando mesmo, mas não é nada de outro mundo.

Não menos importante, há fans e fans, existem modelos tão fracos que só fazem ruído e giram as pás mas quase não "fazem vento", nestes casos às vezes é melhor ficar sem nada mesmo.

Última edição:
Opa pessoal, tô com uma dúvida aqui sobre as fans, meu case é um corsair 7000d, oq tenho em mente é 1 fan atrás e 3 encima tirando o ar quente, e 4 na frente trazendo ar frio, oq tô em dúvida é nas 4 fans da lateral, seria melhor elas trazendo ar frio ou tirando o ar quente?

Users who are viewing this thread

Voltar