[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Precisaríamos conhecer melhor seu cenário pra ajudar e ver se ficaria melhor na exaustão ou colocando ar fresco pra dentro, por exemplo.

De modo geral 1 fan é melhor do que nenhum mas a resposta irá depender do que vc tem dentro do gabinete produzindo calor e principalmente a que temperaturas eles trabalham para avaliar a necessidade disso ou não. Um pouco de poeira pode acabar entrando mesmo, mas não é nada de outro mundo.

Não menos importante, há fans e fans, existem modelos tão fracos que só fazem ruído e giram as pás mas quase não "fazem vento", nestes casos às vezes é melhor ficar sem nada mesmo.
Esse gabinete aqui com um i3-10105f e uma 1650 o fan seria esse

GELID na Computex 2023: Novos ventiladores das séries Stella e Silent, TIMs, a primeira linha AIO da empresa.

A GELID na Computex 2023 apresentou seus anúncios de produtos mais recentes. A linha começa com as ventoinhas Stella Infinity, Stella Frost e Zodiac no fator de forma de 120 mm. O Stella Infinity recebe o nome de um espelho infinito em seu cubo do impulsor. A ventoinha possui até 24 LEDs ARGB, alinhados não apenas ao longo do furo da estrutura, mas também no hub do impulsor. Ele gira em velocidades que variam entre 500 a 1.600 RPM, empurrando até 70 CFM de fluxo de ar, com saída de ruído de até 35 dBA. Utiliza rolamentos hidrodinâmicos. O Stella Frost é essencialmente o mesmo ventilador, mas com uma moldura branca, impulsor translúcido e o difusor ARGB externo feito de acrílico que imita a aparência do gelo. O Zodiac é um ventilador de caixa mais econômico que cobre o essencial, incluindo o rolamento hidrodinâmico, um conjunto de LEDs ARGB (no hub do impulsor),

Passamos agora para o Silent 12 PWM Black e Silent 14 PWM Black. Esses ventiladores apresentam suportes de absorção de vibração, um perfil de impulsor otimizado para baixo ruído, com desempenho razoavelmente alto. O Silent 14 PWM Black (140 mm) faz 750 a 1.500 RPM, aumentando até 78,5 CFM de fluxo de ar, com uma saída de ruído máxima de apenas 20 dBA. O Silent 12 PWM Black (120 mm) faz 750 a 1.600 RPM, empurrando até 64,5 CFM de fluxo de ar, com uma saída de ruído máxima de 25,5 dBA. Há uma variante mais barata desses ventiladores, o Silent 12 Black e o Silent 14 Black, que usam entradas de alimentação CC de 3 pinos. A GELID apresentou uma variedade de produtos, incluindo a pasta térmica GC-4 e sua mais potente GC-Extreme TIM, que oferece condutividade de 8,5 W/mK; o LGA1700 CPU Protection Brace, coolers IceCap e IceCap Pro M.2 NVMe SSD, suporte para headset Nexus Premium, e dissipadores de calor de memória IceRock DDR. A atração principal foi a primeira incursão da GELID no resfriamento líquido, com os coolers de CPU de loop fechado e tudo-em-um Liquid 360, Liquid 240 e Liquid 120. Estes apresentam ventiladores Zodiac, um bloco de bomba com um espelho infinito e um display de 7 segmentos que lê a temperatura do refrigerante.

t6vX0wi.jpg

e7hVOVy.jpg

Ygc4vLF.jpg

UFXI9oH.jpg

Alguém poderia indicar uma fan ( bom custo benefício) pra o MUGEN 5, não precisar ser necessariamente RGB ( porém preta).

Alguém poderia indicar uma fan ( bom custo benefício) pra o MUGEN 5, não precisar ser necessariamente RGB ( porém preta).
Sendo só 1 fan (não fica um custo absurdo) eu olharia algo high-end ainda mais considerando o tamanho do heatsink, postei o P12 Max aqui que teve bons resultados de performance no geral e margem pra subir o rpm se necessário, talvez o Mobius 120 ou Mobius 120P também

Sendo só 1 fan (não fica um custo absurdo) eu olharia algo high-end ainda mais considerando o tamanho do heatsink, postei o P12 Max aqui que teve bons resultados de performance no geral e margem pra subir o rpm se necessário, talvez o Mobius 120 ou Mobius 120P também

Faz muito barulho ?
Você usa qual ai ?

Faz muito barulho ?
Você usa qual ai ?
Uso o XPG Vento Pro (Nidec Gentle Typhoon remarcado) mas sumiu aqui no Br já fazem uns meses, esses que citei tem os testes em cfm bruto e em AIO e AC no tópico que fiz lá na área de promoções do fórum, tanto comparativo com ruído normalizado quanto em 100% e as tabelinhas

No geral o P12 Max teve resultado bom em todas faixas de rpm, mas a 100% ele vai ser mais barulhento sim, aí seria o caso de limitar até onde achar viável o ruído, eu geralmente pego algo acima do que preciso e limito se necessário pra evitar o trabalho de outra troca futura por falta de potência

EDIT:

GSXj4Ts.png

ItcwsfH.png

Gy0e2e6.png

NihdOJw.png

CFM sem restrições, apenas por curiosidade

7Ku329l.png

Lembrando que apesar de aí ter tido uma diferença de 88c pra 83c em mesmo nível de ruído (ou 88c pra 78c em 100%), o resultado não vai ser 1:1 porque aí foi usado um 5950x puxando 155w então tem mais calor gerado que pode/precisa ser dissipado e aí o fan pode ajudar mais, comparado a um 5600/5800 que tem apenas 1 CCD e maior densidade com menor consumo, além de testes all-core também não representarem resultado 1:1 com cenários de single-core sempre

Última edição:
Uso o XPG Vento Pro (Nidec Gentle Typhoon remarcado) mas sumiu aqui no Br já fazem uns meses, esses que citei tem os testes em cfm bruto e em AIO e AC no tópico que fiz lá na área de promoções do fórum, tanto comparativo com ruído normalizado quanto em 100% e as tabelinhas

No geral o P12 Max teve resultado bom em todas faixas de rpm, mas a 100% ele vai ser mais barulhento sim, aí seria o caso de limitar até onde achar viável o ruído, eu geralmente pego algo acima do que preciso e limito se necessário pra evitar o trabalho de outra troca futura por falta de potência

EDIT:

GSXj4Ts.png

ItcwsfH.png

Gy0e2e6.png

NihdOJw.png

CFM sem restrições, apenas por curiosidade

7Ku329l.png

Lembrando que apesar de aí ter tido uma diferença de 88c pra 83c em mesmo nível de ruído (ou 88c pra 78c em 100%), o resultado não vai ser 1:1 porque aí foi usado um 5950x puxando 155w então tem mais calor gerado que pode/precisa ser dissipado e aí o fan pode ajudar mais, comparado a um 5600/5800 que tem apenas 1 CCD e maior densidade com menor consumo, além de testes all-core também não representarem resultado 1:1 com cenários de single-core sempre

Aparentemente ele é um bom cooler, nessa faixa de preço não consigo nada melhor ne?
Eu uso no gabinete 4 aerocool shark, não tem necessidade de trocar né ?

Aparentemente ele é um bom cooler, nessa faixa de preço não consigo nada melhor ne?
Creio eu que não, não acompanho a fundo os coolers disponíveis aqui no Br mas sempre vejo os testes dos high-end e os poucos modelos que aparecem por aqui costumo dar uma olhada e monitorar kkk, a minha 2° indicação seria o Phanteks T30 mas é 200 conto (e 30mm, a presilha da Scythe não dá conta acho) e só no AliExpress ou os Silent Wings 4 Pro mas são uns $30 e nem sei onde seria melhor pedir, considerando isso acho que 100~ reais pra um fan similar é um valor razoável, o Vento Pro/Gentle Typhoon era na faixa dos 100-120 aqui também

Eu uso no gabinete 4 aerocool shark, não tem necessidade de trocar né ?
Creio eu que não, qual é o gabinete? Lembro que os Shark eram bem famosos antigamente mas não sei como se comparam em questão de desempenho/ruído com fans atuais, mas no geral pra gabinete eu evito gastar muito em fans porque se for botar vários fans bons acaba ficando mais caro que um gabinete novo as vezes kkkk, e as vezes um gabinete novo mesmo com menos fans dá um resultado melhor, mas depende muito, a princípio não trocaria não

Creio eu que não, não acompanho a fundo os coolers disponíveis aqui no Br mas sempre vejo os testes dos high-end e os poucos modelos que aparecem por aqui costumo dar uma olhada e monitorar kkk, a minha 2° indicação seria o Phanteks T30 mas é 200 conto (e 30mm, a presilha da Scythe não dá conta acho) e só no AliExpress ou os Silent Wings 4 Pro mas são uns $30 e nem sei onde seria melhor pedir, considerando isso acho que 100~ reais pra um fan similar é um valor razoável, o Vento Pro/Gentle Typhoon era na faixa dos 100-120 aqui também

Creio eu que não, qual é o gabinete? Lembro que os Shark eram bem famosos antigamente mas não sei como se comparam em questão de desempenho/ruído com fans atuais, mas no geral pra gabinete eu evito gastar muito em fans porque se for botar vários fans bons acaba ficando mais caro que um gabinete novo as vezes kkkk, e as vezes um gabinete novo mesmo com menos fans dá um resultado melhor, mas depende muito, a princípio não trocaria não

Eu testaria as temperaturas com o vidro frontal removido (se possível) e também com a lateral aberta pra ver se dá diferença comparado com ele todo fechado, quase sempre essa frente fechada afeta bem as temps e os furinhos que tem nem sempre dão conta de fornecer ar suficiente pros fans frontais de intake, ainda mais se não forem fans com pressão alta, de qualquer forma o resultado exato varia bastante do setup, tem casos aqui que abrir o gabinete reduziu as temps em 5c, outros 10c, outros praticamente nada, mas sempre em gabinetes e setups diferentes então só testando na prática mesmo

Pessoal, comprei o gabinete hyper da dt3, esperando ele ser entregue. Ele é no padrão aquário, tem suporte para 9 fans, sendo 3 inferiores de 120mm, 3 de 120mm na parte superior, 2 de 120mm na lateral e mais 1 de 120mm na parte traseira.

Pelo pouco que pesquisei, não cheguei a um consenso sobre a configuração de fans nesse gabinete, uns dizem que é melhor colocar as fans laterais como exaustores, já outros preferem como intakes. Alguns preferem colocar a fan traseira como intake, as 3 superiores e as 2 laterais como exaustores, as 3 de baixo como intakes, dizem que dessa forma ele tem uma performance melhor nas temperaturas. O vídeo de lançamento da própria dt3 mostra ele nessa configuração.

Mas para vcs, gabinetes com essa quantidade de espaços para fans, qual seria a configuração ideal? As fans que tenho disponibilidade no momento são 4 xpg vento pro, 3 akasa black viper e 2 deepcool, uma veio com o ac gammaxx gt e a outra com o modelo 400 v1, todas de 120mm. O que devo fazer aqui?

Bom dia pessoal! Conseguem me dar uma força sobre a escolha de gabinete e fans pra um bom fluxo de ar?
Sou meio leigo no assunto, estou migrando de notebook pra pc e montando ele do zero. No momento só falta o gabinete, mas queria um que já tenha um bom fluxo de ar, ou recomendações de fans que posso colocar num gabinete legal pra ter um bom fluxo de ar. Minhas preocupações principais são: boa refrigeração de CPU e GPU, não tenha ruído exageradamente alto, e se possível, não tenha um acúmulo exagerado de poeira.

Não tenho interesse algum em RGB, se a fan tiver eu vou querer desativar. O foco é o fluxo de ar, se precisar ter várias fans pra isso, sem problemas. Mas se precisar de menos, melhor ainda kkkk
O orçamento que tenho pro gabinete ou gabinete + fans é de 800 reais.

To doido num Lancool 216 ou Montech X3 Mesh, mas ambos estão sem estoque. Entrando em contato com a Lian Li global, parece que só vão mandar mais lote pro Brasil lá pro meio/fim de Junho, mas é apenas uma previsão.

Obs: Não planejo fazer overclock

As configurações do meu pc até então estão assim:
ProcessadorRyzen 7 5700X
Placa de VídeoRX 6750 XT Mech 2X MSI
Placa MãeMSI B550M PRO-VDH WIFI
Memória RAM2x16GB 3200MHz DDR4 - Gloway G1
ArmazenamentoSSD XPG Gammix S11 Pro 1TB M.2 2280
FonteXPG, Core Reactor, 850W, 80 Plus Gold, Modular
Cooler CPUDeepCool AK400
Pasta TérmicaSnow Dog 3g

Última edição:
Minhas preocupações principais são: boa refrigeração de CPU e GPU, não tenha ruído exageradamente alto, e se possível, não tenha um acúmulo exagerado de poeira.
Não tenho interesse algum em RGB, se a fan tiver eu vou querer desativar. O foco é o fluxo de ar, se precisar ter várias fans pra isso, sem problemas. Mas se precisar de menos, melhor ainda kkkk
O orçamento que tenho pro gabinete ou gabinete + fans é de 800 reais.
Tem o Lancool II Mesh Performance apesar dele estourar um pouco o orçamento, o CG560 da DeepCool (esse não vi tantos reviews), algumas opções da Montech (Sky Two, X3 Mesh, Air 1000 Lite) mas a princípio procuraria um case com frente mesh e que a traseira seja bem vazada (nos slots PCI-E + furação do fan traseiro), se possível com filtro de poeira removível pela praticidade e também caso no fim ache que não está acumulando poeira as vezes dá pra tirar o filtro e reduzir um pouco mais as temperaturas, apesar de eu gostar bastante dos Lancool acho que nenhum deles vem com filtro de poeira frontal e alguns se incomodam com isso, eu uso o II Mesh no chão e pessoalmente não acho um grande problema, limpo umas 2-3x por ano rapidinho e boa, e num case mesh a princípio faria um setup menos é mais mesmo, 2 ou 3x 120mm frontal (ou 2x 140mm) e 1x 120mm traseiro e boa, acho que todos os citados já vem com fans mas apenas caso ache outro gabinete interessante mesmo, e esse Gamdias Athena M6 também teve resultados legaizinhos no comparativo do TPU mas nunca vi reviews dele

Pra fans 140mm gosto da Kaze 140mm e 120mm as Kaze 120mm (1200rpm ou 1500rpm), Sickleflow (tem mais barato mas com LED), não sei qual mais tem num valor razoável atualmente porque a maioria atualmente o foco é iluminação :haha:

Tem o Lancool II Mesh Performance apesar dele estourar um pouco o orçamento, o CG560 da DeepCool (esse não vi tantos reviews), algumas opções da Montech (Sky Two, X3 Mesh, Air 1000 Lite) mas a princípio procuraria um case com frente mesh e que a traseira seja bem vazada (nos slots PCI-E + furação do fan traseiro), se possível com filtro de poeira removível pela praticidade e também caso no fim ache que não está acumulando poeira as vezes dá pra tirar o filtro e reduzir um pouco mais as temperaturas, apesar de eu gostar bastante dos Lancool acho que nenhum deles vem com filtro de poeira frontal e alguns se incomodam com isso, eu uso o II Mesh no chão e pessoalmente não acho um grande problema, limpo umas 2-3x por ano rapidinho e boa, e num case mesh a princípio faria um setup menos é mais mesmo, 2 ou 3x 120mm frontal (ou 2x 140mm) e 1x 120mm traseiro e boa, acho que todos os citados já vem com fans mas apenas caso ache outro gabinete interessante mesmo, e esse Gamdias Athena M6 também teve resultados legaizinhos no comparativo do TPU mas nunca vi reviews dele

Pra fans 140mm gosto da Kaze 140mm e 120mm as Kaze 120mm (1200rpm ou 1500rpm), Sickleflow (tem mais barato mas com LED), não sei qual mais tem num valor razoável atualmente porque a maioria atualmente o foco é iluminação :haha:
Opa, obrigadão pela ajuda!
O Lancool II Mesh Performance já atende muito bem com as fans que já vem nele, ou precisaria mexer?
Dai seria melhor investir um pouco a mais pra pegar ele, ou essa outra ideia de pegar um gabinete com mesh e tals e colocar umas fans Scythe Kazeflex?

Opa, obrigadão pela ajuda!
O Lancool II Mesh Performance já atende muito bem com as fans que já vem nele, ou precisaria mexer?
Dai seria melhor investir um pouco a mais pra pegar ele, ou essa outra ideia de pegar um gabinete com mesh e tals e colocar umas fans Scythe Kazeflex?
Tenho o II Mesh Performance desde final de 2020 aqui e já experimentei substituir os fans stock pelos Scythe Kaze Flex 140mm e Noctua NF-A14 e melhora de temp pra CPU/GPU foi pouquíssima pra não dizer nula, onde percebi mais melhora no meu caso foi na temp dos SSD M2 mas nada super melhor também, e precisou rpm mais alto (ruído/poeira) pra ter essa melhora, fans no topo também tive 0 diferença em todos os setups que passaram por aqui e inclusive deixo um travesseiro tampando o topo do gabinete pra minha gata não subir e continua não afetando as temperaturas, baseado nessa minha experiência conclui que só os fans stock já dão conta tranquilamente, mas pode ser que em um setup de consumo maior ou algo assim tenha alguma diferença perceptível mesmo que não seja relevante na prática (subir de 60c pra 62c por exemplo)

Sobre a escolha final aí depende, não tem como estimar exatamente a diferença de temperatura de um pro outro (mas a princípio todos atendem bem), os gabinetes mais baratos geralmente tem chapas mais finas que alguns se importam e outros não, e se quiser porta USB-C pra gabinete no II Mesh tem que comprar separado o adaptador (no 216 vem stock) e alguns gabinetes teria só os USB-A padrão mesmo (aí vai da necessidade), acho que fora isso seria basicamente avaliar o tamanho caso pense em upgrades futuros já que alguns podem não caber uma GPU muito grande, mas acho que qualquer um desses atenderia bem seu caso e é super válido escolher um dos mais CxB ao invés do Lancool, e se com os fans stock nos outros gabinetes as temperaturas já ficarem boas melhor ainda, aí eu nem gastaria com fans extra (seja pra substituir ou adicionar)

Também tenho o X3 Mesh aqui no PC da patroa e atende bem apesar de ter só um 1600x + 1050Ti, só gostaria pessoalmente que viesse sem os fans no topo porque atrapalha um pouco na hora de montar perder aquele espaço e dá uma preguiça de mexer naquela centopeia de fios que vem os fans, mas depois que monta é algo que se mexe bem pouco geralmente então não é algo tão relevante assim, pra mim pelo menos kkkk

Tenho o II Mesh Performance desde final de 2020 aqui e já experimentei substituir os fans stock pelos Scythe Kaze Flex 140mm e Noctua NF-A14 e melhora de temp pra CPU/GPU foi pouquíssima pra não dizer nula, onde percebi mais melhora no meu caso foi na temp dos SSD M2 mas nada super melhor também, e precisou rpm mais alto (ruído/poeira) pra ter essa melhora, fans no topo também tive 0 diferença em todos os setups que passaram por aqui e inclusive deixo um travesseiro tampando o topo do gabinete pra minha gata não subir e continua não afetando as temperaturas, baseado nessa minha experiência conclui que só os fans stock já dão conta tranquilamente, mas pode ser que em um setup de consumo maior ou algo assim tenha alguma diferença perceptível mesmo que não seja relevante na prática (subir de 60c pra 62c por exemplo)

Sobre a escolha final aí depende, não tem como estimar exatamente a diferença de temperatura de um pro outro (mas a princípio todos atendem bem), os gabinetes mais baratos geralmente tem chapas mais finas que alguns se importam e outros não, e se quiser porta USB-C pra gabinete no II Mesh tem que comprar separado o adaptador (no 216 vem stock) e alguns gabinetes teria só os USB-A padrão mesmo (aí vai da necessidade), acho que fora isso seria basicamente avaliar o tamanho caso pense em upgrades futuros já que alguns podem não caber uma GPU muito grande, mas acho que qualquer um desses atenderia bem seu caso e é super válido escolher um dos mais CxB ao invés do Lancool, e se com os fans stock nos outros gabinetes as temperaturas já ficarem boas melhor ainda, aí eu nem gastaria com fans extra (seja pra substituir ou adicionar)

Também tenho o X3 Mesh aqui no PC da patroa e atende bem apesar de ter só um 1600x + 1050Ti, só gostaria pessoalmente que viesse sem os fans no topo porque atrapalha um pouco na hora de montar perder aquele espaço e dá uma preguiça de mexer naquela centopeia de fios que vem os fans, mas depois que monta é algo que se mexe bem pouco geralmente então não é algo tão relevante assim, pra mim pelo menos kkkk
Hmm saquei, tava pensando em pegar algum Montech X3 Mesh usado mesmo, achei alguns com até uns 6 meses de uso por 300 reais e ver se ele atende. Caso não, daí trocar pra talvez 3 Kazeflex de 140mm na frente e 1x de 120mm atrás pra ver se ajuda.

Confesso que tenho um certo receio quanto ao ruído dele, e também de comprar usado, mas ta sem estoque faz tempo :/

Devo fazer algum upgrade mas só bem mais no futuro, porque to comprando tudo novo agora

Hmm saquei, tava pensando em pegar algum Montech X3 Mesh usado mesmo, achei alguns com até uns 6 meses de uso por 300 reais e ver se ele atende. Caso não, daí trocar pra talvez 3 Kazeflex de 140mm na frente e 1x de 120mm atrás pra ver se ajuda.
Provavelmente vai atender bem sim, sendo usado aí é só se atentar com o estado do gabinete mesmo, e provavelmente não vai precisar gastar nada em fans

Confesso que tenho um certo receio quanto ao ruído dele, e também de comprar usado, mas ta sem estoque faz tempo :/
Eu também tava com um pouco de receio do ruído pela quantidade de fans e o fato de não serem PWM mas me surpreendi positivamente aqui, achei o ruído dele bem baixo mesmo sem headphone/caixa de som, mas isso é algo que é bem subjetivo dependendo da posição/distância do case até o ouvido, ruído ambiente de cada um etc

Devo fazer algum upgrade mas só bem mais no futuro, porque to comprando tudo novo agora
Um porém dele é que a GPU seria no máximo 30,5cm mas dependendo do upgrade não vai ser um problema, e pra AC 160mm mas a maioria é abaixo disso

Alphacool apresenta ventiladores Apex Stealth Metal, gabinete Skeleton para PC e soluções de resfriamento a água.

Alphacool na Computex apresentou alguns novos produtos que destacaram o que a empresa tem trabalhado. Em primeiro lugar, temos a ventoinha Apex Stealth Metal entre os produtos mais recentes lançados pela marca, aclamada como a primeira ventoinha de computador do mundo projetada com hélices, rolamentos e motores totalmente desacoplados do chassi. O design minimiza a vibração e o ruído gerado pelo ventilador. A estrutura do ventilador é construída inteiramente em metal, apresentando o novo design do Apex. Além disso, emprega um motor de 6 polos. O ventilador é considerado silencioso devido ao seu design HDB (Hydro Dynamic Bearing). As pás do ventilador também são ajustadas para atingir o fluxo de ar e a pressão máximos, embora detalhes específicos ainda sejam divulgados. O ventilador Apex Stealth Metal estará disponível nas variantes preto, cromado e branco. Também está em andamento uma variante exclusiva chamada Alphacool ES Stealth Metal Fan Black, projetada especificamente para "Soluções empresariais", apresentando uma grade de ventilação integrada. Os SKUs dos fãs do Apex Metal estarão disponíveis por cerca de US $ 30 ou menos.
cOLliG1.jpg

ylylrhw.jpg

W7eQ0Zg.jpg

Z27XlIC.jpg

pessoal, tenho o pc da assinatura, mas mesmo com o mugen 5 meu processador ta chegando em 90+ graus enquanto jogo (chegou a passar de 90 várias vezes hj enquanto jogava diablo 4)
alguma sugestão pra melhorar a temperatura? a principio pensei em trocar a pasta térmica mas não sei se vai resolver o problema

pessoal, tenho o pc da assinatura, mas mesmo com o mugen 5 meu processador ta chegando em 90+ graus enquanto jogo (chegou a passar de 90 várias vezes hj enquanto jogava diablo 4)
alguma sugestão pra melhorar a temperatura? a principio pensei em trocar a pasta térmica mas não sei se vai resolver o problema
Está usando o 3700x em stock? Dependendo da pasta que estiver usando vai ajudar sim, eu pensaria num undervolt mas passar de 90c no 3700x com o Mugen 5 me leva a crer que está faltando pressão/contato na montagem do cooler, e eu testaria abrir a frente/lateral do gabinete também, já vi umas 2-3 pessoas só aqui no fórum com problemas de temp e o mesmo gabinete que tiveram melhora depois de abrir ele ou trocar o gabinete

Está usando o 3700x em stock? Dependendo da pasta que estiver usando vai ajudar sim, eu pensaria num undervolt mas passar de 90c no 3700x com o Mugen 5 me leva a crer que está faltando pressão/contato na montagem do cooler, e eu testaria abrir a frente/lateral do gabinete também, já vi umas 2-3 pessoas só aqui no fórum com problemas de temp e o mesmo gabinete que tiveram melhora depois de abrir ele ou trocar o gabinete
tirei a tampa da frente e caiu pra 60 com picos de 70... muita diferença, recomenda algum gabinete com refrigeração melhor?

tirei a tampa da frente e caiu pra 60 com picos de 70... muita diferença, recomenda algum gabinete com refrigeração melhor?
Alguma média de orçamento? Algum estilo/visual preferido? Necessidade de USB-C no gabinete, preferência por tamanho maior/menor etc?

Alguma média de orçamento? Algum estilo/visual preferido? Necessidade de USB-C no gabinete, preferência por tamanho maior/menor etc?
tamanho pode ser o mesmo do meu, como minha placa mãe não é modelo "M" o gabinete não pode ser tão pequeno eu imagino
USB-C não precisa, meu gabinete fica embaixo então nem ligo muito pra visual, só precisa ser bem refrigerado
e média de orçamento creio que por volta de uns 500 reais mas pode passar se não tiver nada muito bom nessa faixa

tamanho pode ser o mesmo do meu, como minha placa mãe não é modelo "M" o gabinete não pode ser tão pequeno eu imagino
USB-C não precisa, meu gabinete fica embaixo então nem ligo muito pra visual, só precisa ser bem refrigerado
e média de orçamento creio que por volta de uns 500 reais mas pode passar se não tiver nada muito bom nessa faixa
Daria uma olhada nas mesmas recomendações que fiz acima, que são o CG560 da DeepCool e algumas opções da Montech (Sky Two, Air 1000 Lite, X3 Mesh e Air 1000 Premium), creio que o Air 1000 Lite já atenda e melhore a situação aí, e tá bem em conta no momento (270 reais)

Hoje resolvi fazer mais algumas alterações no Hyper, e valeu a pena, resolvi meu problema com as temperaturas irregulares. Como esse gabinete recebe ar frio tanto da parte e inferior e lateral, no meu caso, que possuo uma placa de vídeo que dissipa uma parte do ar para dentro do gabinete, usar fans na parte inferior foi prejudicial.

Não sei qual seria o temo científico correto para dizer aqui, mas usar as fans na parte inferior deve ter criado algum bolsão de ar, fez o gabinete virar tipo uma estufa, pois tudo ficou quente, mesmo usando as fans laterais, superiores e traseiras como exaustores. O barulho gerado foi tenebroso, não vale a pena o uso de muitas fans.

Como a fonte principal de ar frio nesse gabinete é a lateral, resolvi fazer um experimento, que foi um sucesso. Como tenho 4 fans xpg vento pro, decidi fazer o seguinte esquema:

2 fans ficaram na parte lateral, como intakes, a traseira ficou como exaustor e a última vento pro, adicionei ela no air cooler, no caso, o nótus b da pcyes. Tirei a fan original dele e adicionei a vento pro no lugar, pois ela ali diminuiria o vácuo entre a frontal e traseira, criando o fluxo equilibrado.

Resultado disso foi excelente, pois a vga sempre recebe ar frio da parte inferior, que é aberta e o restante das peças pega ar frio das vento pro, a traseira se encarrega da parte mais quente e a parte inferior que é aberta, mesmo com filtro, retira o restante do ar quente. Nessa configuração, todas as peças ficaram ainda melhores no quesito temperatura do que no trantor ou gadit x, e o melhor que está com pouco ruído, pelo número mínimo de fans. Fica aqui a dica para quem tem esse gabinete, talvez está configuração que uso funcione com vc 👍

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar