[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Pessoal, a tampa lateral de gabinetes tipo aquário, a que fica na frente da fonte e unidades de armazenamento, boa parte delas vem com mesh na frente da fan da fonte e das fans laterais.

Usar filtro de poeira prejudica muito o fluxo desses gabinetes? Fico pensando se vale a pena o uso de filtro neles, acho que no meu, usar filtro tanto na mesh da fonte e das fans laterais tem reduzindo e muito o resfriamento. Será só imaginação minha ou realmente o uso de filtros nessa parte prejudica, diferentes dos gabinetes habituais?
Cara, acho q reduz sim hein, pois ele prejudica a exaustão do ar quente no caso do seu gabinete, haja vista q a frente dele é em vidro. Tem algum fan como exaustor na parte de cima!? A disposição do intake do gabinete está vindo por baixo!? No caso é a única entrada de ar dele né!?

Eu particularmente não uso filtro no intake da frente do meu, uso apenas em baixo que já vem no gabinete, mas nas saídas deixo sem qqer barreira justamente p melhorar a saída do ar quente.... lembrando q o ar quente tende a subir.

Cara, acho q reduz sim hein, pois ele prejudica a exaustão do ar quente no caso do seu gabinete, haja vista q a frente dele é em vidro. Tem algum fan como exaustor na parte de cima!? A disposição do intake do gabinete está vindo por baixo!? No caso é a única entrada de ar dele né!?

Eu particularmente não uso filtro no intake da frente do meu, uso apenas em baixo que já vem no gabinete, mas nas saídas deixo sem qqer barreira justamente p melhorar a saída do ar quente.... lembrando q o ar quente tende a subir.
@Sammuz, na parte de cima tenho 2 fans e na traseira mais uma, as 3 fazem a exaustão, para facilitar o controle de rotação delas botei as 3 black viper da akasa. As 4 vento pro da xpg coloquei como intakes, botei duas na lateral e mais duas na parte inferior, fan próxima aos slots pci e a do meio, a que fica próxima ao vidro frontal está sem fan.

Ao total tem 7 fans, preciso de fans melhores, essas black viper não ajudam, são fracas, estou pensando em testar e não colocar nenhuma fan na lateral e as 3 black viper na parte inferior como intakes, na parte superior usar 3 vento pro e a última vento pro na traseira, ver se pelo menos nessa configuração melhora em algo, o que vc acha?

Sobre os filtros de poeira, esse gabinete tem filtros apenas nas partes inferior e superior, na tampa lateral por trás da placa mãe não tem, as furações das fans laterais e fonte ficam expostas. Tentei usa a parte lateral esses dias sem filtro, mas me arrependi, a sujeira que está nessa época do ano é tenso, sem contar que já estão começando o período de queimadas, aí complica ainda mais.

Acho que pelo menos na parte superior deve ser mais tranquilo usar sem filtro, visto que vai apenas expulsar o ar, mas se não tiver jeito deixo a lateral sem filtro também, pra ver como fica. Você acha que usar intakes apenas na parte inferior ficaria melhor, até eu poder comprar fans melhores, para trabalharem em conjunto com as vento pro?

Última edição:
@Sammuz, na parte de cima tenho 2 fans e na traseira mais uma, as 3 fazem a exaustão, para facilitar o controle de rotação delas botei as 3 black viper da akasa. As 4 vento pro da xpg coloquei como intakes, botei duas na lateral e mais duas na parte inferior, fan próxima aos slots pci e a do meio, a que fica próxima ao vidro frontal está sem fan.

Ao total tem 7 fans, preciso de fans melhores, essas black viper não ajudar, são fracas, estou pensando em testar é não colocar nenhuma fan na lateral e elas 3 na parte inferior como intakes, na parte superior usar 3 vento pro e a ultima vento pro na traseira, ver se pelo menos nessa configuração melhora em algo, o que vc acha?

Sobre os filtros de poeira, esse gabinete tem filtros apenas nas partes inferior e superior, na tampa lateral por trás da placa mãe não tem, as furações das fans laterais e fonte ficam expostas. Tentei usa a parte lateral esses dias sem filtro, mas me arrependi, a sujeira que está nessa época do ano é tenso, sem contar que já estão começando o período de queimadas, aí complica ainda mais.

Acho que pelo menos na parte superior deve ser mais tranquilo usar sem filtro, visto que vai apenas expulsar o ar, mas se não tiver jeito deixo a lateral sem filtro também, pra ver como fica. Você acha que usar intakes apenas na parte inferior ficaria melhor, até eu poder comprar fans melhores, para trabalharem em conjunto com as vento pro?
Cara, eu testaria usando os 3 vento pro como intake em baixo e só colocaria 1 viper exaustor na parte traseira, deixaria a parte de cima sem nada e verificaria as temperaturas.... agr, esses black viper da akasa são ruins!? Pq tava olhando as specs aki e são muito bons, mas não sei se são o mesmo q tô vendo... mas testa aí e põe o resultado aki p gente discutir 👍

Cara, eu testaria usando os 3 vento pro como intake em baixo e só colocaria 1 viper exaustor na parte traseira, deixaria a parte de cima sem nada e verificaria as temperaturas.... agr, esses black viper da akasa são ruins!? Pq tava olhando as specs aki e são muito bons, mas não sei se são o mesmo q tô vendo... mas testa aí e põe o resultado aki p gente discutir 👍
@Sammuz fiz isso, não mudou nada, as temperaturas nesse gabinete continuam ruins, sinceramente, tomei na jabiraca, fui cair na onda do consumismo e me fudi lindamente, essa é a verdade. Joguei dinheiro no lixo, infelizmente.

Odiei esse gabinete aquário, o fluxo nisso é horroroso, não sei se é o projeto desse gabinete ou outra coisa, mas posso encher ele de fans, setar as mais variadas combinações possíveis, nada muda, as temperaturas ficam ruins, sem contar o ruído exagerado que ele provoca.

Resumindo, hoje removi todo o meu hardware dele, e joguei ele de volta na caixa, vou botar a venda na web e ver se consigo ganhar pelo menos um pouco para compensar o estrago dessa compra inútil, essa droga de gabinete só tem beleza, pelo menos para mim a performance demonstrada foi zero.

Voltei para meu velho e bom gadit x, usando pressão positiva, na frontal, usando filtro, usando as 3 vento pro jogando ar frio dentro e apenas uma fan traseira como exaustão, sendo a quarta vento pro, consegui temperaturas excelentes, até minhas unidades de armazenamento que estavam fritando na porcaria do dt3 hyper estão com temperaturas boas, sem contar o silêncio que tenho agora, mesmo quando elas aumentam a rotação, o barulho é agradável.

Isso sim é um gabinete decente, onde realmente o fluxo funciona, diferente desse hyper, que é o contrário, o fluxo não presta. Não vou dizer que é todos gabinetes aquário são assim, mas esse modelo pelo menos para mim não prestou, só trouxe prejuízos, só me ofereceu beleza e nada mais, quero distância de hardwares desse tipo daqui em diante, gabinete só se for necessário mesmo e quando precisar de um, vai ser algo decente, tipo lancool 3 ou algo do tipo.

Só quero te agradecer por toda a ajuda prestada, vc foi 10, obrigado. Uma pena não ter dado certo com o gabinete, mas vida que segue 👍

Última edição:
airflow-1500.png

Até o T30 foi jantado :mdr2:

Na prática a performance é igual, porém o P28 tem um preço melhor. Lian Li mandou bem.

airflow-1500.png

Até o T30 foi jantado :mdr2:

Na prática a performance é igual, porém o P28 tem um preço melhor. Lian Li mandou bem.
Sempre bom ter mais opções, e 28mm facilita também o uso de presilhas de algumas marcas, já tentei usar o T30 com as presilhas da Scythe e não rolou, com as do Nótus B (SE-224-XT) deu mas fica apertadíssimo e é ruim de botar e tirar, da Noctua já li que cabe também, sendo 28mm provavelmente dá uma folguinha já, apesar de que poucos devem trocar fan de AC

Pensando aqui em trocar os Fans do gabinete para modelos ZERO RPM, mas os unicos que encontrei que suportam isso via PWM mais barato são os Noctua Redux, que ainda é bem caro.
Vocês tem sugestões de modelos nesse sentido?

Alguém já testou esses IceGale Xtra?

Valem a pena?

Alguém já testou esses IceGale Xtra?

Valem a pena?
Qual seria o uso? Eu diria que esses fans mais high-end são legais pra botar em AC/WC dependendo do caso se precisar de mais performance, se a ideia é encher o gabinete com eles acho que não fazem sentido porque esses fans melhorzinhos custam 100-200 conto cada e como a galera costuma encher o gabinete com 6-12 fans acaba saindo muito caro pra um ganho muito pequeno (isso quando tem algum ganho) geralmente, sem contar o ruído absurdo que teria essa quantidade de fans, que provavelmente seriam usados em rpm alto, já que esse é o diferencial deles

Basicamente, se for usar 1-3 em AC/WC no talo pra tentar ganhar uns graus a menos e tolerar o ruído acho que são interessantes (assim como outras opções), pra gabinete? Dificilmente vale a pena, troca de gabinete sai mais barato e traz resultado melhor em 99,9% dos casos

Qual seria o uso? Eu diria que esses fans mais high-end são legais pra botar em AC/WC dependendo do caso se precisar de mais performance, se a ideia é encher o gabinete com eles acho que não fazem sentido porque esses fans melhorzinhos custam 100-200 conto cada e como a galera costuma encher o gabinete com 6-12 fans acaba saindo muito caro pra um ganho muito pequeno (isso quando tem algum ganho) geralmente, sem contar o ruído absurdo que teria essa quantidade de fans, que provavelmente seriam usados em rpm alto, já que esse é o diferencial deles

Basicamente, se for usar 1-3 em AC/WC no talo pra tentar ganhar uns graus a menos e tolerar o ruído acho que são interessantes (assim como outras opções), pra gabinete? Dificilmente vale a pena, troca de gabinete sai mais barato e traz resultado melhor em 99,9% dos casos

O radiador está com T30s.
A ideia seria trocar os 7 air fans da case que estão com Sickleflow 120 para Arctics P12 Max ou IceGALE Xtra.
Máquina utilizada para trabalho (treinamento de redes neurais, algoritmos, etc.). Então barulho não é tanto problema, mais é manter a temperatura enquanto todos os cores estão em 100%.

O radiador está com T30s.
A ideia seria trocar os 7 air fans da case que estão com Sickleflow 120 para Arctics P12 Max ou IceGALE Xtra.
Máquina utilizada para trabalho (treinamento de redes neurais, algoritmos, etc.). Então barulho não é tanto problema, mais é manter a temperatura enquanto todos os cores estão em 100%.
Qual o setup completo? Incluindo modelo do gabinete e suas temperaturas médias aí, se está rodando tudo 100% stock ou fez algum tweak seja OC, UV ou similar, ajudaria a dar uma ideia

A princípio me parece desnecessário e nunca vi algum relato de user que teve de fato uma diferença significativa com algo assim, aqui já testei trocar os frontais no Lancool II Mesh mas a diferença no meu caso sempre foi 1c nos componentes que me interessam (GPU e CPU) e olhe lá, no caso aqui foi a troca dos fans stock 140mm 1200rpm pelos Kaze Flex 140mm 1800rpm, e mesmo se deixo eles rodando a 700-800rpm a diferença é praticamente nula pra 1800rpm, o resultado exato vai depender do cenário mas apenas pra deixar um relato, creio que se o gabinete já tem airflow adequado acaba não fazendo tanta diferença botar fans tão violentos assim, ou pelo menos ainda não vi alguns exemplos práticos disso

De certa forma creio que até faz sentido já que se o ar tá sendo reciclado mais rápido do que se acumula no case provavelmente não vai mudar nada mesmo

Qual o setup completo? Incluindo modelo do gabinete e suas temperaturas médias aí, se está rodando tudo 100% stock ou fez algum tweak seja OC, UV ou similar, ajudaria a dar uma ideia

A princípio me parece desnecessário e nunca vi algum relato de user que teve de fato uma diferença significativa com algo assim, aqui já testei trocar os frontais no Lancool II Mesh mas a diferença no meu caso sempre foi 1c nos componentes que me interessam (GPU e CPU) e olhe lá, no caso aqui foi a troca dos fans stock 140mm 1200rpm pelos Kaze Flex 140mm 1800rpm, e mesmo se deixo eles rodando a 700-800rpm a diferença é praticamente nula pra 1800rpm, o resultado exato vai depender do cenário mas apenas pra deixar um relato, creio que se o gabinete já tem airflow adequado acaba não fazendo tanta diferença botar fans tão violentos assim, ou pelo menos ainda não vi alguns exemplos práticos disso

De certa forma creio que até faz sentido já que se o ar tá sendo reciclado mais rápido do que se acumula no case provavelmente não vai mudar nada mesmo

i9 13900k, com OC no p-core para 5.6, e-core pra 4.4, cache para 4.9, um leve offset negativo na tensão de 0.08. LLC4 para aguentar o OC.

Usando um O11 Dynamic Evo, com front mesh.

No processador um NZXT X73 com fans trocados para Phanteks T30.

Quando os treinamentos são em GPU pura tudo bem, as 4090 são bem refrigeradas.
Agora, quando os cores vão para 100%, vai para uns 70 ou 80 graus. Antes dos T30 no radiador do X73, ia para uns 85, 90.

Comprei do AliExpress alguns componentes para fazer um custom loop, para manter o "servidor" bem refrigerado quando estou remoto, aguardando chegar. A ideia é por dois radiadores de 360mm na CPU, ambos com Phanteks T30.

i9 13900k, com OC no p-core para 5.6, e-core pra 4.4, cache para 4.9, um leve offset negativo na tensão de 0.08. LLC4 para aguentar o OC.

Usando um O11 Dynamic Evo, com front mesh.

No processador um NZXT X73 com fans trocados para Phanteks T30.

Quando os treinamentos são em GPU pura tudo bem, as 4090 são bem refrigeradas.
Agora, quando os cores vão para 100%, vai para uns 70 ou 80 graus. Antes dos T30 no radiador do X73, ia para uns 85, 90.

Comprei do AliExpress alguns componentes para fazer um custom loop, para manter o "servidor" bem refrigerado quando estou remoto, aguardando chegar. A ideia é por dois radiadores de 360mm na CPU, ambos com Phanteks T30.
Até 80c me parece bem tranquilo considerando a CPU, acho que pensaria num custom loop mesmo se quiser tentar melhorar isso, ou até sacrificar uns mhz pra tentar reduzir um pouco a tensão e baixar um pouco a temp, provavelmente não vai ter perda de performance significativa e as vezes já tranquiliza um pouco sobre as temps sem precisar mudar nada do hardware, mas a princípio me parece bem tranquila a situação aí, imaginei que estivesse tendo throttle ou algo assim mas nessa temp está bem longe ainda

Até 80c me parece bem tranquilo considerando a CPU, acho que pensaria num custom loop mesmo se quiser tentar melhorar isso, ou até sacrificar uns mhz pra tentar reduzir um pouco a tensão e baixar um pouco a temp, provavelmente não vai ter perda de performance significativa e as vezes já tranquiliza um pouco sobre as temps sem precisar mudar nada do hardware, mas a princípio me parece bem tranquila a situação aí, imaginei que estivesse tendo throttle ou algo assim mas nessa temp está bem longe ainda

O objetivo com o custom + (eventualmente) novos fans é aumentar os p-cores para pelo menos 5.7 ou 5.8.

Pessoal, eu tenho um dt3 hyper, mas deixei de usar ele por um detalhe: minhas unidades de armazenamento esquentam demais nesse gabinete. Acho que esse modelo em específico tem falha de projeto, pois analisando todos os modelos aquários de baixo custo lançados, boa parte deles tem uma boa saída de ar nesse setor dos discos, tanto na parte traseira do gabinete quanto na tampa lateral.

Nesse modelo da dt3, a parte da gaiola não tem furação, apenas na frente da fonte. Pra piorar, os poucos furos existentes na parte traseira praticamente não servem para nada, pois se uso hd's e ssd's na gaiola, eles bloqueiam boa parte deles. Aqui algumas imagens desses setores:

13872-15.jpg

13872-14.jpg

13872-16.jpg

Minha pergunta para vcs é: se na parte traseira, eu mandasse estender os furos para que eles cobrissem toda a área acima da fonte, nessa região aqui:

CKFk2JM.jpg

Fazendo furos nesse local, ficaria uma boa saída de ar nesse setor da gaiola? Se eu também estendesse os furos da tampa, para igualar os furos do lado da fonte para que fiquem iguais das fans laterais, eu teria temperaturas melhores nos meus disco com essa modificação? O fluxo de ar nesse setor dos discos melhoraria?

Galera, estou montando um PC pra mim após muito tempo sem um desktop e vou deixar todos os fans do gabinete preto, não tenho interesse em RGB neles. O único detalhe é que gostaria de deixar todos os fans da mesma marca e modelo, inclusive os dos water cooler. Serão um total de 9 fans. 3 no topo, 3 na base, 1 na traseira e 2 no water cooler, gostaria de não deixar muito baralho no gabinete mas com um bom fluxo de ar. Pq ele irá ficar na mesa do lado do monitor.
O meu gabinete é um Lian Li O11 Dynamic Mini Redragon. Meu futuro pc: i5 13600k, rtx 4060ti.

Minhas dúvidas:

1 - É possível deixar as fans do water cooler igual ao da ventilação do gabinete sem prejudicar a performance do water cooler?
2 - teria como eu controlar a potência dos cooler, por exemplo, e deixar somente as fans do water cooler mais fortes pra melhorar a performance?
3 - Gostaria de gastar até uns 700/800 reais.

Pessoal, realizei a compra de um Lian Li Dynamic Evo. Agora to em busca dos coolers pra colocar no menino. Não vou utilizar os que já tenho na máquina pq vai virar um carnaval (3x pccooler halo + 2 que vieram no WC Gigabyte x240 Water Force).

Infelizmente não to com cacife pra colocar os Uni Fan ainda, mesmo pegando no paraguai.
Particularmente só jogo alguma coisa ou outra no computador, parei com renderização então to sem abusar muito do processador que é um 3900x.

A pergunta agora é qual cooler colocar. Eu pensei em colocar 10 unidades do AIGO AR12 Pro. Na verdade já até comprei no Aliexpress eles que estavam em um precinho bom (R$260 total).
Mas aí acabei achando tambem um modelo da COOLMOON DM1, pois ele tem a opção do modelo "REVERSE", onde não precisa virar o cooler ao contratrio, mantendo um padrao estetico sem aparecer aquelas hastes da parte de trás do cooler, além de ter aquele efeito infinity nas borda. Vi que apresenta um bom CFM 71 (abaixo dos 74 da AIGO) mas não sei o SP dele. link pra imagem do modelo em específico: https://ae01.alicdn.com/kf/Aee561583dec843909e4061b83f7054edK.jpg ). O valor vai ficar um pouco acima dos AIGO - R$380,00 nas 10 unidades.

Alguem já teve contato com ele? Aceito dicas e sugestões?

Desde já, agradeço quem puder ajudar

bom dia galera, queria saber indicações. queria fazer upgrade de 10 fans. Estou pensando colocar:
-frontal
-3x LL120 RGB 120mm Dual Light Loop RGB
-embaixo
-3x LL120 RGB 120mm Dual Light Loop RGB
-trazeira
-1x LL120 RGB 120mm Dual Light Loop RGB
-encima
-1x Corsair iCUE H150i Elite XT
talvez irei ter que utilizar Commander pro. queria fazer as fans trabalharei sicronizadas. Pelo valor pegaria outra marca? minhas memoria são da corsair

Boa dia galera.
Eu tenho um gabinete Sharkoon TG4 que já veio com 4 fan. Eu percebi que o PC tava esquentando muito quando tá estressado e resolvi testar o air flow usando uma tirinha de papel (nas fotos). Pelo que eu vejo o intake de ar tá vindo por trás e a exaustão tá pela frente, alguém sabe como posso arrumar isso?
XcRo5q4.jpg
9X32g28.jpg

Boa dia galera.
Eu tenho um gabinete Sharkoon TG4 que já veio com 4 fan. Eu percebi que o PC tava esquentando muito quando tá estressado e resolvi testar o air flow usando uma tirinha de papel (nas fotos). Pelo que eu vejo o intake de ar tá vindo por trás e a exaustão tá pela frente, alguém sabe como posso arrumar isso?
XcRo5q4.jpg
9X32g28.jpg

Voce vai ter que inveter o posicionamento das fans, assim vai ficar certo, da frente pra trás.

Valeu pela respota mano, tu sabe algum vídeo que mostre como faz isso?

Cara video em si sobre não me lembro, mas assim é tirar os parafusos do cooler e inverter eles, só isso mesmo.

Caso não melhore muito, eu tentaria remover o painel frontal e ver como ficam as temperaturas (usando 3 frontais intake e 1 traseiro exhaust), já passaram umas pessoas aqui no fórum com o mesmo gabinete e todo mundo reclamava de aquecimento também, se não me engano o topo dele é fechado e a frente é quase fechada, furação bem pequena que praticamente não entra ar então é complicado, teve gente que trocou de gabinete e reduziu mais de 15c

Pessoal Boa Noite!

Tenho um Lian Li O11 Dynamic Evo e queria comprar as 10 fans pra colocar nele, tenho um galahad 360 tbm
Eu queria pegar as unifan sl-infinity, mas nao acho mais nenhuma pra comprar no mercado, estou pensando em pegar as al120.
Queria uma Fan com RGB e que fosse veloz pra ajudar no fluxo de ar, me recomendam alguma que seja tao bonita e performatica quanto essas? se for barato melhor ainda kkk

Users who are viewing this thread

Voltar