[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Então, meu cooler é um Thermaltake Contact Silent 12 de 120mm: https://www.thermaltake.com/contac-silent-12.html, o gabinete é um NZXT H500, a placa-mãe que eu utilizava antes era uma Gigabyte GA-78LMT-USB3, hoje uso uma Biostar B450MHP, que é menor, então os componentes e soquetes ficam mais próximos, então ficou mais difícil de colocar o fan de cima como era antes, diante disso decidi removê-lo.

Mas essa sugestão de colocar um cooler menor é boa também, eu não faço overclock, então não preciso de nada parrudo.
Bem estranho, pelo que vi ambas são micro-ATX e a distância entre soquete/componentes etc achei que era algo padronizado praticamente porque mesmo vendo casos de quem migrou de ATX pra mATX pra mITX etc nunca vi nada parecido não, da troca da placa-mãe em si afetar nos fans do gabinete assumindo que o cooler/gabinete seja o mesmo, até porque a placa-mãe seria parafusada no mesmo local da outra, talvez tenha um pequeno deslocamento do soquete nesse caso então?

Não sei dizer com certeza mas bem curioso, talvez um AC 120mm um pouco menos largo daria uma folga ou talvez não kkk, uma pena porque no caso do H500 acho que é até interessante os fans no topo já que ele é um gabinete de frente fechada, mas ainda acho que um AC 120mm sem os fans superiores vai dar resultado melhor que um cooler low-profile ou AC 92mm com os fans superiores, só ver se as temps de outros componentes estão ok e caso a estética não incomode manter como está mesmo
 
Bem estranho, pelo que vi ambas são micro-ATX e a distância entre soquete/componentes etc achei que era algo padronizado praticamente porque mesmo vendo casos de quem migrou de ATX pra mATX pra mITX etc nunca vi nada parecido não, da troca da placa-mãe em si afetar nos fans do gabinete assumindo que o cooler/gabinete seja o mesmo, até porque a placa-mãe seria parafusada no mesmo local da outra, talvez tenha um pequeno deslocamento do soquete nesse caso então?

Não sei dizer com certeza mas bem curioso, talvez um AC 120mm um pouco menos largo daria uma folga ou talvez não kkk, uma pena porque no caso do H500 acho que é até interessante os fans no topo já que ele é um gabinete de frente fechada, mas ainda acho que um AC 120mm sem os fans superiores vai dar resultado melhor que um cooler low-profile ou AC 92mm com os fans superiores, só ver se as temps de outros componentes estão ok e caso a estética não incomode manter como está mesmo
A Gigabyte tem 24.4cm x 24.4cm, a Biostar tem 17.4cm x 22.6cm. Eu até me espantei com o quão pequena ela é, tive que mudar os parafusos fixadores das extremidades mais para o centro do gabinete.

Com relação às temperaturas está tudo bem, eu uso um Ryzen 3 3200G, em uso normal não passa de 37º C.
 
Galera, não sei se estou no tópico certo mas vamos lá

Reparando que meu gabinete está um pouco quente na área frontal percebi que a fan do meio não estava girando, e quando abri para ver vi que um dos molex está rompido, a conexão dos pinos com aquele cabinho pequeno, um deles soltou da ponta do cabinho (queria por uma imagem mas não sei como)

Se eu encaixar ela roda, mas o cabo fica completamente solto, tenho medo de dar algum mal contato e acabar dando curto, como reparar esses problemas? Se é que tem jeito.
 
Boa tarde,

Eu comprei um kit de fans Liketec Colorful ARGB, este aqui, que vem com uma controladora. Minha placa-mãe é uma B450m Gaming da Gigabyte e não tem suporte ao ARGB e até aí tudo bem pois o RGB eu controlaria pelo controle remoto mesmo sem problemas. A controladora possui essas 3 entradas:

FMDn4JV.jpg
JQsqvEi.jpg


Do manual control eu sei que dá pra ligar um botão do gabinete pra eu controlar os leds, do power sai esse cabo molex pra eu conectar na fonte e do PC input sai o cabo de 3 pinos 5v pra conectar na entrada de led da placa-mãe, caso seja compatível, que não é meu caso.

Meu problema é que nesse cenário eu só consigo controlar a rotação das fans pelo controle remoto da controladora, certo? Queria saber se tem alguma alternativa pra essa conexão power que eu possa conectar no sys_fan da placa-mãe pra fazer o controle da rotação. Um adaptador pro molex, um outro cabo, não sei, só não queria ter que ficar controlando as fans exclusivamente pelo controle remoto.

Desde já grato pela ajuda.
 
Boa tarde,

Eu comprei um kit de fans Liketec Colorful ARGB, este aqui, que vem com uma controladora. Minha placa-mãe é uma B450m Gaming da Gigabyte e não tem suporte ao ARGB e até aí tudo bem pois o RGB eu controlaria pelo controle remoto mesmo sem problemas. A controladora possui essas 3 entradas:

FMDn4JV.jpg
JQsqvEi.jpg


Do manual control eu sei que dá pra ligar um botão do gabinete pra eu controlar os leds, do power sai esse cabo molex pra eu conectar na fonte e do PC input sai o cabo de 3 pinos 5v pra conectar na entrada de led da placa-mãe, caso seja compatível, que não é meu caso.

Meu problema é que nesse cenário eu só consigo controlar a rotação das fans pelo controle remoto da controladora, certo? Queria saber se tem alguma alternativa pra essa conexão power que eu possa conectar no sys_fan da placa-mãe pra fazer o controle da rotação. Um adaptador pro molex, um outro cabo, não sei, só não queria ter que ficar controlando as fans exclusivamente pelo controle remoto.

Desde já grato pela ajuda.
Ela tem que vir um pino separado para ligar na controladora com a fêmea 4pin para você ligar na placa mãe
A minha é uma da coolmoon

1 eu ligo na controladora e outra no sata. (essa é para o rgb)
1 eu ligo na controladora e ligo no cpu_cooler para controlar a rotação.
 
Ela tem que vir um pino separado para ligar na controladora com a fêmea 4pin para você ligar na placa mãe
A minha é uma da coolmoon

1 eu ligo na controladora e outra no sata. (essa é para o rgb)
1 eu ligo na controladora e ligo no cpu_cooler para controlar a rotação.
Não tem jeito com essa controladora então? Mesmo que eu compre outro cabo
 
É o que ta escrito ali, PC INPUT
Tu liga ali e liga na placa mãe para controlar ou não veio o cabo?


Quais que vieram, posta foto ai
Vieram só 2 cabos, o pra conectar no PC input que é a entrada de 3 pinos de rgb:
MsPL2S3.jpg


E o outro cabo é o do power que sai um cabo molex:
Kml2YyN.jpg


Queria saber se consigo comprar algum outro cabo pra colocar no power e botar no pwm da placa-mãe
 
Pesosal tenho 2 fans da cooler master, Halo 120. Um na frontal e outro na traseira. Tenho um corsair icue 120 elite, na parte de cima junto com um cooler master antigo ml120 eu acho (esse ta uma barulheira danada).

Vou comprar mais um halo 120 pra completara frente do gabinete, na pichau ta saindo por 79.

Quero trocar esse cooler master antigo com barulho, por um de ate uns 60 reais, como vai ser na parte de cima nao tem problema ser sem rgb nem nd do tipo.. Qual seria a melhor opção?

olhei um da corsair, magnético, faz diferença?
 
Qual o modelo?


Geralmente essas fans acima da PSU ficam jogando de baixo pra cima pra refrigerar a GPU, as vezes não muda muita coisa, as vezes baixa um pouco a temp da GPU e sobe da CPU então é algo que só testando, airflow no geral é algo que só testando na prática mesmo porque varia de gabinete, fan utilizado, hardware utilizado etc

De qualquer forma, vai preencher de fans com o intuito de melhorar a refrigeração ou? Porque possivelmente talvez nem mude muita coisa com esses fans extra já que já está com os lugares mais importantes preenchidos. Quais são as temps atuais de GPU e CPU (e o cooler) e qual seria a expectativa de mudança? Caso não seja apenas por estética
Parece ser mesh pelo menos mas não sei quão bem ventilado é de fato e se tem filtro também, na dúvida sempre recomendo testar stock e daí tirar o painel frontal e filtro de poeira se tiver pra ver se as temps são afetadas e possivelmente abrindo o painel lateral também

A princípio 83c parece alto pro 5700x ainda mais se for stock ou com CO já que no geral a galera relata temps bem menores, aqui no 5800x rodando a 95w + CO máximo que vejo é lá pros 65c mas aí vai variar de gabinete/airflow, temp ambiente (aqui máx é 31c~), cooler e o jogo em si também já que o comportamento varia muito

É complicado justamente por cada caso ser completamente diferente do outro, aqui já botei 2 fans no topo e mudou absolutamente nada, fans acima da fonte também mudou nada, mas já vi casos que baixou uns 2-3c na GPU, mas em compensação costumava aumentar 2-3c da CPU, a princípio não creio que vá ter uma grande mudança botando em cima da fonte e/ou preenchendo todo espaço mas vai saber kkk, eu experimentaria abrindo o frontal/lateral como falei e também trocar posição dos que já tem em mão pra ver se algo muda, algo como 1x traseiro 1x topo (parte mais traseira) e 3x frontal

EDIT: Aproveitar o post aqui pra adicionar, não sei se seria o thread mais adequado mas np :bem:


image.png


Chegaram as Scythe Kaze Flex 2000RPM que peguei na pichau, saiu por 59 cada. Promete ai seus 89cfm e 2.5~ de pressao estatica. Botei as 3x na frente
image.png


Ficou assim agora, deixei duas deepcool antigas ligadas direto no Molex e o restante tá controlado pela placa mãe. Abaixou as temps da CPU e da VGA manteve, mas com o PC mais silencioso, agora chega, já estou com a coluna toda fudida de ficar montando e desmontando PC :crycat:
 
Pessoal, me ajudem a desvendar esse mistério.
Ontem instalei algumas fans a mais no meu PC.
Porém, quando liguei o computador, o cabo que liga a controladora na placa mãe literalmente queimou. Fumaçeiro da zorra.
Tenho outro cabo, mas não quero testar novamente até entender o motivo de ter acontecido isso.
Será que era pq o cabo estava muito esticado? Será que a controladora está em curto?
No momento estou ligando somente na fonte mesmo, até entender.

PC-Fundo.jpg
 
Poderiam indicar uns fans de 120mm baratos e silenciosos, vou comprar uns 5 pelo menos, não precisa de luz nem rgb, vai ser pra mandar ar pra dentro do gabinete e retirar também.
 
Poderiam indicar uns fans de 120mm baratos e silenciosos, vou comprar uns 5 pelo menos, não precisa de luz nem rgb, vai ser pra mandar ar pra dentro do gabinete e retirar também.
Cuidado com fan de 120mm silencioso demais, acaba que não vai ter fluxo de ar bom no seu gabinete, mas tem também de 120mm com bom fluxo e baixo ruído mas ai não vai ser fan tão barato.
Pra mim fan de 120mm precisa ter no mínimo 60cfm senão nem compensa usar.
Fan pra ser silencioso com boa eficiência sem ruído são fans de 140mm.
Aqui os meus de 120mm com menor fluxo de ar tem 76cfm.
 
Cuidado com fan de 120mm silencioso demais, acaba que não vai ter fluxo de ar bom no seu gabinete, mas tem também de 120mm com bom fluxo e baixo ruído mas ai não vai ser fan tão barato.
Pra mim fan de 120mm precisa ter no mínimo 60cfm senão nem compensa usar.
Fan pra ser silencioso com boa eficiência sem ruído são fans de 140mm.
Aqui os meus de 120mm com menor fluxo de ar tem 76cfm.
Entendi, vou buscar uns de 140 pra ver o que encontro, pensei nos de 120mm por ser o mais "comum".
Valeu
 
Poderiam indicar uns fans de 120mm baratos e silenciosos, vou comprar uns 5 pelo menos, não precisa de luz nem rgb, vai ser pra mandar ar pra dentro do gabinete e retirar também.
Entendi, vou buscar uns de 140 pra ver o que encontro, pensei nos de 120mm por ser o mais "comum".
Valeu
O que seria barato? E quais os fans que você utiliza/está acostumado? E também qual o gabinete que usa aí

E sobre o cfm não é tão simples assim também, um fan de 100cfm num gabinete fechado vai puxar menos ar que um fan de 50cfm num bom gabinete mesh, sem contar o requerimento de pressão dependendo do caso, e dependendo do caso realmente vale a pena ir de 140mm também
 
Entendi, vou buscar uns de 140 pra ver o que encontro, pensei nos de 120mm por ser o mais "comum".
Valeu
Dá uma olhada nesse aqui da Scythe, é uma ótima marca e tem vários modelos com as mais variadas rotações cfm e dba.
Eu uso um desse na traseira do meu pc, 100cfm com míseros 26 dba e pelo que oferecem o valor é ótimo.
Se não curte led é só deixar o cabo desligado.
 
Dá uma olhada nesse aqui da Scythe, é uma ótima marca e tem vários modelos com as mais variadas rotações cfm e dba.
Eu uso um desse na traseira do meu pc, 100cfm com míseros 26 dba e pelo que oferecem o valor é ótimo.
Se não curte led é só deixar o cabo desligado.
Recomendo não levar as specs 100% ao pé da letra geralmente porque sequer dá pra comparar 1:1 ou ter noção de coisas como possível ruído de motor, as vezes de rolamento (dependendo do fan), possível turbulência dependendo de onde for instalado etc

Tenho o Kaze Flex 120mm aqui que é marketado como 24,9db e também tenho o Kaze Flex 140mm de supostos 26,5db e com 200% de certeza dá pra dizer que a diferença é muito maior que isso, provavelmente quiseram dizer 36,5db ou mais e não 26,5db porque é impossível um fan de 140mm a 1800rpm só fazer 1,6db a mais que um fan de 120mm a 1200rpm, e dá pra comprovar isso facilmente pra quem tiver ambos também, os 120mm 1200rpm mal são audíveis mesmo a 100% de rotação, enquanto os 140mm viram uma turbina a 1800rpm e mesmo em rotações mais baixas o ruído é bem mais alto, dito isso o Kaze 140mm é excelente (prefiro ele aos Noctua NF-A14 que também tenho) e o 120mm também é bom mas acho overpriced no momento atual
 
Recomendo não levar as specs 100% ao pé da letra geralmente porque sequer dá pra comparar 1:1 ou ter noção de coisas como possível ruído de motor, as vezes de rolamento (dependendo do fan), possível turbulência dependendo de onde for instalado etc

Tenho o Kaze Flex 120mm aqui que é marketado como 24,9db e também tenho o Kaze Flex 140mm de supostos 26,5db e com 200% de certeza dá pra dizer que a diferença é muito maior que isso, provavelmente quiseram dizer 36,5db ou mais e não 26,5db porque é impossível um fan de 140mm a 1800rpm só fazer 1,6db a mais que um fan de 120mm a 1200rpm, e dá pra comprovar isso facilmente pra quem tiver ambos também, os 120mm 1200rpm mal são audíveis mesmo a 100% de rotação, enquanto os 140mm viram uma turbina a 1800rpm e mesmo em rotações mais baixas o ruído é bem mais alto, dito isso o Kaze 140mm é excelente (prefiro ele aos Noctua NF-A14 que também tenho) e o 120mm também é bom mas acho overpriced no momento atual
O seu pode ter vindo com algum defeito no rolamento e gerar um ruído acima do informado pelo fabricante, acho difícil uma marca antiga e conceituada com a Schtyhe colocar infomações erradas sobre um de seus fans. O meu aqui a 100% de rotação gera um ruído bem tranquilo, não tenho equipamento pra medir os dbs exatos dele e nem tenho mega poder de confirmar isso por audição, mas acredito que esteja dentro das specs.
Esse já é o quarto kazeflex 140mm que uso e esta funcionando exatamente igual os outros 3 que usei em outro gabinete.
Baseado na sua afirmação o kazeflex 140 que uso aqui teria que ter ruído até superior aos Asus Tuf 120 que uso e tem 29 dbs e esses sim geram um ruído mais alto, bem diferente dos kazeflex.
Sendo assim eu acredito sim em 100% das informações que a Schythe apresenta sobre esse determinado modelo de fan deles.
 
O seu pode ter vindo com algum defeito no rolamento e gerar um ruído acima do informado pelo fabricante, acho difícil uma marca antiga e conceituada com a Schtyhe colocar infomações erradas sobre um de seus fans. O meu aqui a 100% de rotação gera um ruído bem tranquilo, não tenho equipamento pra medir os dbs exatos dele e nem tenho mega poder de confirmar isso por audição, mas acredito que esteja dentro das specs.
Esse já é o quarto kazeflex 140mm que uso e esta funcionando exatamente igual os outros 3 que usei em outro gabinete.
Baseado na sua afirmação o kazeflex 140 que uso aqui teria que ter ruído até superior aos Asus Tuf 120 que uso e tem 29 dbs e esses sim geram um ruído mais alto, bem diferente dos kazeflex.
Sendo assim eu acredito sim em 100% das informações que a Schythe apresenta sobre esse determinado modelo de fan deles.
Acho bem difícil ser defeito até porque já testei 4 Kaze 120mm e 4 Kaze 140mm só do meu PC e o comportamento foi 100% igual em todos, não é ruído de rolamento no caso dos Scythe e sim ruído natural do fan/vento etc, simplesmente não tem como um fan de 140mm a 1800rpm fazer praticamente o mesmo ruído (1,5db é pouquíssimo) que um 120mm a 1200rpm independente da diferença de design, se tiver ambos em mãos é só testar usando o Fan Control e alterar manualmente, a diferença de ruído é gigantesca, e como disse também tenho os NF-A14 da Noctua (que todo mundo puxa saco) e novamente, informado 24,6db a 100% (140mm 1500rpm) mas sem dúvida nenhuma faz bem mais ruído que o Kaze 120mm 1200rpm de supostos 24,9db, então ou tem algo errado que é o mais provável já que literalmente qualquer lugar comprova o mesmo ou 100% dos fans de todas as pessoas no mundo são defeituosos

Sobre ruído superior a X ou Y marca aí não tem nem como comparar porque a metodologia as vezes sequer é a mesma, é tipo a galera comparando temperatura de hardware sendo que um tá numa temp ambiente de 35c e outro a 20c, um tá num Lancool 216 e o outro num gabinete genérico 100% fechado, um tá usando Implastec da mais barata e o outro usando Kryonaut e por aí vai, se não existe metodologia padronizada não existe como comparar algo assim com precisão
 
O que seria barato? E quais os fans que você utiliza/está acostumado? E também qual o gabinete que usa aí

E sobre o cfm não é tão simples assim também, um fan de 100cfm num gabinete fechado vai puxar menos ar que um fan de 50cfm num bom gabinete mesh, sem contar o requerimento de pressão dependendo do caso, e dependendo do caso realmente vale a pena ir de 140mm também
barato seria o menor custo possível por algo que seja silencioso e tenha um vento útil, meu gabinete não tem nenhum fan atualmente, montei esses dias, é um aigo01 famoso marba, marbarato kkkk

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dá uma olhada nesse aqui da Scythe, é uma ótima marca e tem vários modelos com as mais variadas rotações cfm e dba.
Eu uso um desse na traseira do meu pc, 100cfm com míseros 26 dba e pelo que oferecem o valor é ótimo.
Se não curte led é só deixar o cabo desligado.
e vi agora, parece que ele não suporta fan de 140mm
 
Última edição:
barato seria o menor custo possível por algo que seja silencioso e tenha um vento útil, meu gabinete não tem nenhum fan atualmente, montei esses dias, é um aigo01 famoso marba, marbarato kkkk

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


e vi agora, parece que ele não suporta fan de 140mm
Não entendi, seu gabinete não dá pra por fans de 140mm? É isso?
 
Galera eu tô aqui planejando o que vou comprar pro meu novo PC e tô mais perdida que barata tonta em questão das fans. O gabinete vai ser um Lian Li O11-Dynamic e a placa mãe uma Asus TUF Gaming B550M-Plus. Estava pensando em pegar umas 4(?) Scythe Kaze Flex Slim de 120mm e PWM, mas estou confusa em relação à conexão das fans com a placa mãe. Eu preciso procurar uma controladora de fans/rgb? Se sim, vocês tem alguma recomendação?
 
Galera eu tô aqui planejando o que vou comprar pro meu novo PC e tô mais perdida que barata tonta em questão das fans. O gabinete vai ser um Lian Li O11-Dynamic e a placa mãe uma Asus TUF Gaming B550M-Plus. Estava pensando em pegar umas 4(?) Scythe Kaze Flex Slim de 120mm e PWM, mas estou confusa em relação à conexão das fans com a placa mãe. Eu preciso procurar uma controladora de fans/rgb? Se sim, vocês tem alguma recomendação?
Vc pode ligar direto na placa mãe e gerenciar com algum software o rgb deles, ou pode também comprar uma controladora pra ligar eles e gerenciar direto por ela.
Mas esse modelo ai só tem 50cmf, eu particularmente acho baixo, eu usaria algum outro modelo ou outra marca de fan com pelo menos 70cfm.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo