[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

... fans no topo costumo recomendar só 1 na parte mais traseira ao invés de encher todo lugar que der, pra dar mais chance do ar frio dos intakes frontais passar pela região da CPU/VRM ao invés de entrar e ser jogado direto pra fora por um fan no topo que fica quase colado na frente,

Nesse vídeo com fumaça mostra bem isso - o ar do fan da frente esta saindo pelo fan de cima na frente antes de chegar na placa mãe (10:55).
Tem que dar desconto pelo "Né" não ter comentado no vídeo porque os "Pipoqueiros" consideram RGB mais importante que refrigeração. ;)


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Há recomendação de ventoinhas para gabinete do Aliexpress?

Procure pelas Phanteks, exemplo M25-F120 (120mm) - em pacote com 3 sai por ~R$ 60,00 a unidade.
  • Fluxo do ar: 84.26CFM
  • Pressão estática: 2.67mm H2O
  • Ruído: 35.7dB(A)
Talvez ache a Nidec Gentle Thypoon, que é vendida por aqui remarcada como Scythe, XPG.

Lá tem a Aigo AR12 PRO que no papel promete 74 CFM, mas num outro forum um cara comentou que substituiu a PCYes Nix 2 - 62 CFM pela AR12 PRO e o desempenho térmico piorou.

E não se entusiasme com quantidade de fan, ou pode apenas aumentar o ruído do PC.
Tt = Thermaltake, gabinete e fans, de 140mm.

3x11-fans.jpg



O KitGuru Tech testou esse case com os onze (11) fans em varias RPM - consequentemente CFM variado, o resultado foi o mesmo e o Ryzen 7950X continuou quente.
 
Última edição:
Nesse vídeo com fumaça mostra bem isso - o ar do fan da frente esta saindo pelo fan de cima na frente antes de chegar na placa mãe (10:55).
Tem que dar desconto pelo "Né" não ter comentado no vídeo porque os "Pipoqueiros" consideram RGB mais importante que refrigeração. ;)


Só pelo vídeo parece que tá fraco de airflow kkkk, mas é algo complicado, é um negócio que só testando na prática e quase ninguém testa por conta própria, sempre vão atrás de uma fórmula que resolva os problemas de airflow e quase sempre o que seguem é "só encher todos os slots e tá bom", e também seguem o pensamento de que se aumentar cfm a temperatura sempre vai diminuir mas nem sempre, PC e/ou CPU de consumo baixo geralmente não precisa muita coisa, gabinetes mesh bons as vezes não faz tanta diferença pegar um fan de 30-40 reais e um de 200 e por aí vai, muita coisa a se considerar

Recomendo sempre o mínimo de fans possível (3 já dá conta quase sempre) e se possível pegar um bom gabinete mesh porque gabinete é algo que quase sempre se troca só por necessidade (falta de espaço ou airflow ruim), e acho engraçado que as vezes a galera acha caro pegar um gabinete de 600-900 reais mas as vezes pegam um gabinete meia boca por 400 e gastam mais >500 em fan :haha:

E também simplifica demais a montagem pegar um gabinete "plug'n'play" já com o setup de fans pronto, pensando em airflow, CxB e tamanho acho difícil não recomendar os Montech (903 Base no momento) pra budget e o Lancool 216 pra algo um pouquinho mais caro
 
Do modelo especifico não sei, como referência da marca a Phanteks T30 é o sonho de consumo de muita gente; alguns gringos usam como referencia na comparação de fans, mas é uma fan industrial de alta RPM:
  • Velocidade: 3000RPM
  • Volume do ar: 101.0CFM
  • Pressão do ar: 7.11mmH2O
  • Ruído: 39.7dBA
O bom é que reduzindo o RPM e ruído vai manter bom CM e pressão. Tem no AliEx, mas é ~R$ 200,00 cada.

A Cooler Master Mobius 120 é uma das que entrega mais CFM com menor ruído.
 
No Ali tem a Thermalright TL-B12 Extreme, que são concorrentes da T30.
Tem 112 de cfm, 40,5dBA, 3150RPM e pressão na casa dos 9. Mas são caras tbm, ~120-150 em promo e 200 em preço normal.
 
Estou montando um pc para jogos no gabinete Lancool 216 com o WC NZXT Kraken X73 360mm e gostaria de saber no que mais dá pra investir visando um resfriamento máximo, apesar de barulho ou preço. Moro em uma região quente.

CPU i9 13900k, GPU 4070 Ti e Mobo B760 Aorus Elite AX DDR 5
 
Estou montando um pc para jogos no gabinete Lancool 216 com o WC NZXT Kraken X73 360mm e gostaria de saber no que mais dá pra investir visando um resfriamento máximo, apesar de barulho ou preço. Moro em uma região quente.

CPU i9 13900k, GPU 4070 Ti e Mobo B760 Aorus Elite AX DDR 5
Sinceramente a princípio não investiria em nada ainda não, roda nos fans stock do 216 com o WC de exhaust no topo e boa, nem sempre entupir ou trocar de fans faz muita diferença, o maior problema aí talvez seja o 13900k a depender do seu uso e eu diria que o mais sensato é simplesmente fazer undervolt se você se incomodar com as temps, de resto duvido muito que algo vá rodar quente
 
Bom dia povo,

@insanee420 já vi que tu tem um lancool II e manja bem de gabinete, seguinte, estou com um haf 912 desde 2011, já tô meio enjoado dessas baia de dvd que tem, kkkk
o que tu acha dessa troca? imagino que seja melhor no airflow de cara mas queria um gabinete que fosse mais fácil de organizar, limpar e etc
como que é tu experiência com o gabinete?
fiquei realmente interessado por ele
 
Bom dia povo,

@insanee420 já vi que tu tem um lancool II e manja bem de gabinete, seguinte, estou com um haf 912 desde 2011, já tô meio enjoado dessas baia de dvd que tem, kkkk
o que tu acha dessa troca? imagino que seja melhor no airflow de cara mas queria um gabinete que fosse mais fácil de organizar, limpar e etc
como que é tu experiência com o gabinete?
fiquei realmente interessado por ele
Tive um HAF 912 até 2020 ou 2021 também quando troquei ele pelo Lancool 2 Mesh e acho que valeu, masss hoje em dia eu pessoalmente iria de Montech 903 pra algo em conta ou de Lancool 216 simplesmente por terem USB-C já e serem praticamente iguais de espaço (um pouco maior na verdade), refrigeração boa de fábrica também por já virem com fans, montei outro PC no 903 ontem e foi bem tranquilo, curti muito que o drive de HD/SSD é facílimo de remover (2 thumbscrews) porque lembro que no Lancool 2 sofri um pouquinho pra remover, o 216 não mexi pessoalmente

Eu diria que tá dificílimo bater o 903 Base por 320 reais (ou as versões RGB um pouco mais caras), tem bom airflow de fábrica (e fans PWM), fácil de trabalhar com ele, bom espaço e cabe qualquer AC ou GPU com sobra e é bom ter essa folga até por causa do tamanho das GPUs atuais + adaptador e não ser bom dobrar o cabo delas, WC até 360mm na frente ou topo e preço bem baixo pro que entrega, até to considerando trocar o meu Lancool na verdade porque ainda acabo ganhando um $ nessa troca, ainda mais que tenho uns fans 120mm/140mm sobrando que já me livraria junto kkkkkk

EDIT: Outra coisa que gostei é que ele é uns 4kg mais leve kkkk, e o vidro dos 2 lados do Lancool também acho desnecessário, mas aí são coisas mais subjetivas
 
Última edição:
Tive um HAF 912 até 2020 ou 2021 também quando troquei ele pelo Lancool 2 Mesh e acho que valeu, masss hoje em dia eu pessoalmente iria de Montech 903 pra algo em conta ou de Lancool 216 simplesmente por terem USB-C já e serem praticamente iguais de espaço (um pouco maior na verdade), refrigeração boa de fábrica também por já virem com fans, montei outro PC no 903 ontem e foi bem tranquilo, curti muito que o drive de HD/SSD é facílimo de remover (2 thumbscrews) porque lembro que no Lancool 2 sofri um pouquinho pra remover, o 216 não mexi pessoalmente

Eu diria que tá dificílimo bater o 903 Base por 320 reais (ou as versões RGB um pouco mais caras), tem bom airflow de fábrica (e fans PWM), fácil de trabalhar com ele, bom espaço e cabe qualquer AC ou GPU com sobra e é bom ter essa folga até por causa do tamanho das GPUs atuais + adaptador e não ser bom dobrar o cabo delas, WC até 360mm na frente ou topo e preço bem baixo pro que entrega, até to considerando trocar o meu Lancool na verdade porque ainda acabo ganhando um $ nessa troca, ainda mais que tenho uns fans 120mm/140mm sobrando que já me livraria junto kkkkkk

EDIT: Outra coisa que gostei é que ele é uns 4kg mais leve kkkk, e o vidro dos 2 lados do Lancool também acho desnecessário, mas aí são coisas mais subjetivas
Caramba, simplesmente perfeito, kkkk
Realmente como eu não conheço essas marcas nem entendo muito de gabinete não tinha ideia do que pegar até começar a ler alguns comentários.
Curti muito esse Montech, tá numa faixa de preço muito boa realmente e parece ser bem o que eu queria, sem muita frescura.
Acho que vou pegar pra aposentar o HAF 912.
Muito obrigado @insanee420 !
 
Boa tarde galera, tudo blz? Meu water cooler (Gamdias Chione 240mm) tava no topo virado para a esquerda e a temperatura do meu Ryzen 7 5700x estava a 60º/65º jogando Diablo 4, Football Manager 2023 e sem jogar, só navegando em sites e assistindo youtube ficava na casa dos 38º/40º. Depois q mudei o radiador de lado, as mangueiras saindo do lado direto (como na foto abaixo), no jogos a temperatura na com media na casa dos 65º, chegando as vezes em 70º e nao jogando fica em 45º. Tá com algum problema? É algo pra me preocupar?

Whats-App-Image-2023-09-10-at-16-58-16.jpg
 
Última edição:
Pessoal, bom dia.
Peço desculpas se já foi respondido isso por aqui, mas são muitas páginas e não encontrei.

Alguém tem recomendação de Fans Pretos que tenham a opção de fluxo de ar reverso? Mais ou menos como o SWAFAN GT12/GT14 da TT, mas que seja possível comprar aqui no Brasil (ainda que tenha que importar).

Valeuuuu
 
Substituir a ventolinha do Mugen5 pela Cooler Master Mobius 120, é trocar 6 por meia dúzia ?
 
Substituir a ventolinha do Mugen5 pela Cooler Master Mobius 120, é trocar 6 por meia dúzia ?
Eu chuto que dê uma melhora de alguns graus, fan stock da Scythe acho meio fraquinho pra heatsinks se for a de 1200rpm, se botar a Mobius e achar o ruído tolerável em rpm alto possível que dê uma reduzida na temps, mas é algo que só testando pra ter certeza do quanto melhora
 
Eu chuto que dê uma melhora de alguns graus, fan stock da Scythe acho meio fraquinho pra heatsinks se for a de 1200rpm, se botar a Mobius e achar o ruído tolerável em rpm alto possível que dê uma reduzida na temps, mas é algo que só testando pra ter certeza do quanto melhora

Aquela que tu tinha indicado p12 Max, acabou... xpg pro também não tou achando.
 
Boa noite, comprei o gabinete cooler master mb600l e tenho um watercooler 240, o que me indicam de fans para comprar?
 
Estou tentando encontrar algo que confirme minhas suspeitas,
mas eu não sei dizer ao certo, pois as informações são muito vagas...
Mas qual seria a diferença entre o Gabinete Lancool 216x e o Lancool 216
 
Estou tentando encontrar algo que confirme minhas suspeitas,
mas eu não sei dizer ao certo, pois as informações são muito vagas...
Mas qual seria a diferença entre o Gabinete Lancool 216x e o Lancool 216
Mesma coisa até onde sei, nem sei daonde sai o X na verdade porque no site da Lancool só tem os modelos sem X, já vi o mesmo pro Lancool 215 e nunca vi nenhuma diferença
 
Mesma coisa até onde sei, nem sei daonde sai o X na verdade porque no site da Lancool só tem os modelos sem X, já vi o mesmo pro Lancool 215 e nunca vi nenhuma diferença
Isso me deixou bem confuso agora kkkk!
 
Estou em uma situação complicada, meu gabinete é um EVGA DG 76 e ele possui uma lateral frontal com aletas para a circulação de ar porém é um belo vidro temperado na frente (o vidro não preenche a lateral completamente para que o ar circule melhor pelas aletas laterais). Com esse calor fui testar ele somente com o filtro de poeira e a temp baixou 3C no Cinebench. Estou pensando em fazer um painel de acrílico para ele porém como ele já possui um filtro de poeira e o lugar do filtro/Fans é o único lugar que ele possui abertura na frente, será que compensa correr atrás de um frente acrílica em forma de mesh?

P0rL78H.jpg


Atualmente ele se encontra assim sem o vidro frontal.
 
Última edição:
Estou em uma situação complicada, meu gabinete é um EVGA DG 76 e ele possui uma lateral frontal com aletas para a circulação de ar porém é um belo vidro temperado na frente (o vidro não preenche a lateral completamente para que o ar circule melhor pelas aletas laterais). Com esse calor fui testar ele somente com o filtro de poeira e a temp baixou 3C no Cinebench. Estou pensando em fazer um painel de acrílico para ele porém como ele já possui um filtro de poeira e o lugar do filtro/Fans é o único lugar que ele possui abertura na frente, será que compensa correr atrás de um frente acrílica em forma de mesh?

P0rL78H.jpg


Atualmente ele se encontra assim sem o vidro frontal.
3c na retirada do painel frontal então? Not bad até, imaginei que a diferença seria maior, chegou a testar sem o filtro de poeira também? Ou também ver se tem alguma alteração de temperatura aumentando a rotação dos fans, e abrindo o painel lateral pra ver se chega a afetar mais ainda

Talvez seja viável sim mas não sei como seria a logística pra isso, se tiver familiaridade e condição de fazer impressões 3D talvez? Eu costumo recomendar logo uma troca de gabinete pra maioria dos casos, apesar de ser meio trabalhoso transplantar todo o hardware, costuma trazer o melhor resultado com custo bem baixo, apesar de que eu sou mais do time mesh e sem filtro de poeira pra evitar qualquer possível obstrução, já que com mesh + filtro seriam 2 barreiras pro fan atravessar e pode dificultar exponencialmente a passagem de ar, ainda mais em baixa rotação onde os fans já não tem muita pressão nem cfm
 
3c na retirada do painel frontal então? Not bad até, imaginei que a diferença seria maior, chegou a testar sem o filtro de poeira também? Ou também ver se tem alguma alteração de temperatura aumentando a rotação dos fans, e abrindo o painel lateral pra ver se chega a afetar mais ainda

Talvez seja viável sim mas não sei como seria a logística pra isso, se tiver familiaridade e condição de fazer impressões 3D talvez? Eu costumo recomendar logo uma troca de gabinete pra maioria dos casos, apesar de ser meio trabalhoso transplantar todo o hardware, costuma trazer o melhor resultado com custo bem baixo, apesar de que eu sou mais do time mesh e sem filtro de poeira pra evitar qualquer possível obstrução, já que com mesh + filtro seriam 2 barreiras pro fan atravessar e pode dificultar exponencialmente a passagem de ar, ainda mais em baixa rotação onde os fans já não tem muita pressão nem cfm
São 3 Noctua Industrial 3000rpm fazendo o intake, filtro de poeira para elas são nada. Acho que vou deixar somente o filtro sem mesh, qualquer coisa na BF procuro um gabinete.
 
São 3 Noctua Industrial 3000rpm fazendo o intake, filtro de poeira para elas são nada. Acho que vou deixar somente o filtro sem mesh, qualquer coisa na BF procuro um gabinete.
Então o teste foi feito com todos eles a 3000rpm mesmo? Aí realmente deve influenciar menos então kkkkk, mas foi apenas pra esclarecer mesmo porque as vezes tem gente com fan de 3k rpm também mas testa a 500-1000rpm só, aí não adianta muito
 
Então o teste foi feito com todos eles a 3000rpm mesmo? Aí realmente deve influenciar menos então kkkkk, mas foi apenas pra esclarecer mesmo porque as vezes tem gente com fan de 3k rpm também mas testa a 500-1000rpm só, aí não adianta muito

Creio que estavam em 2500~2600rpm.
Assim que eu tiver tempo vou fazer um teste sem filtro e dou o feedback, mas vou procurar um filtro menos restritivo para colocar na frente.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo