[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Pessoal bom dia.

Resolvi trocar meu gabinete atual pelo Lian-Li O11D Mini Redragon, queria um branco, e fui basicamente na estética e qualidade.

Gostaria de indicações de fans, não consigo me decidir a quantidade que devo comprar, muito menos a marca.

Meu orçamento não está la aquelas coisas pra elas e não queria passar dos R$300 já incluindo uma controladora caso necessário. Também não vou utilizar as fans Corsair atuais, são RGB com fluxo e pressão baixas na minha opnião.

Estava de olho nas AIGO Pro, kit com 5 ou 6 Fans brancas, no momento vou continuar com o air cooler.

Obrigado

Galera, um dos fans do meu watercooler queimou o led, to querendo substituir por outros 2 que sejam argb. vcs tem ideia de fan baratinho? quanto cfm eu tenho que buscar? encontrei um da rise de 50 cfm, será que é suficiente?
edit: encontrei a especificacao do cooler original:
Fluxo de ar:
58,8 CFM

Ruído do fan:
28.8dBA

Última edição:
Bom dia pessoal! Queria pedir dicas de vcs, eu preciso comprar apenas uma fan de 120mm, no estilo da xpg vento pro. A vento pro sumiu do mercado e preciso de apenas mais uma, atualmente, quais fans estão no mesmo nível dela ou superior que não custe um rim?

Não quero ter que gasta mais de 100 reais em uma, então agradeço se vcs puderem me passar algumas dicas.

Bom dia pessoal! Queria pedir dicas de vcs, eu preciso comprar apenas uma fan de 120mm, no estilo da xpg vento pro. A vento pro sumiu do mercado e preciso de apenas mais uma, atualmente, quais fans estão no mesmo nível dela ou superior que não custe um rim?

Não quero ter que gasta mais de 100 reais em uma, então agradeço se vcs puderem me passar algumas dicas.
Acho que o mais próximo no momento seriam os Mobius por 90, a versão ARGB que tem um pouco mais de desempenho mas também mais ruído (2050 vs 2400rpm) tá por 120, da CM o Sickleflow tem specs similares ao Mobius de 90 e tá custando 40, eu não confio 100% em spec sempre mas apenas pra deixar outra opção mais em conta também, nunca vi comparativos dela com outros fans mais high-end, a P1 também parece interessante e deve ser outro rebrand de algum modelo da ID-Cooling (as Feather X eram as ID Cooling XF), mas a princípio diria que é difícil um fan que bata a XPG Vento Pro porque é uma das melhores opções kkkk, as competidoras costumam custar o dobro ou nem encontrar aqui, sobra pouca coisa de opção

Galera, um dos fans do meu watercooler queimou o led, to querendo substituir por outros 2 que sejam argb.

Já viu com o fabricante se não vendem o fan para reposição?

Alternativa, fan PCYes Nix2 ARGB - R$ 49,90
  • Velocidade do ventilador: 700 ~ 1500 ± 10% RPM
  • Máx. Fluxo de Ar: 62CFM
  • Máx. Pressão estática: 2,05mmH2O
  • Ruído: 18 ~ 26,4dB (A)
Ou o fan Cooler Master Sickleflow 120 ARGB - R$ 59,90
  • Velocidade da ventoinha 650-1800 RPM ± 10%
  • Fan airflow 62 CFM ± 10%
  • Pressão de ar da ventoinha 2,5 mmH2O ± 10%
  • Nível de ruído da ventoinha 8 - 27 dBA

Acho que o mais próximo no momento seriam os Mobius por 90, a versão ARGB que tem um pouco mais de desempenho mas também mais ruído (2050 vs 2400rpm) tá por 120, da CM o Sickleflow tem specs similares ao Mobius de 90 e tá custando 40, eu não confio 100% em spec sempre mas apenas pra deixar outra opção mais em conta também, nunca vi comparativos dela com outros fans mais high-end, a P1 também parece interessante e deve ser outro rebrand de algum modelo da ID-Cooling (as Feather X eram as ID Cooling XF), mas a princípio diria que é difícil um fan que bata a XPG Vento Pro porque é uma das melhores opções kkkk, as competidoras costumam custar o dobro ou nem encontrar aqui, sobra pouca coisa de opção
Obrigado pelas dicas, eu vinha cogitando ir na sickleflow, mas lendo alguns reviews sobre ela me deixaram com o pé atrás, dizem que são muito barulhentas e não movem muito ar, fico com receio de pegar ela e ser pior que a que estou usando.

Vc conhece alguém que as comprou, se realmente conseguem gerar uma bom fluxo de ar? O preço delas tá tentador. Elas seriam boas para ac? A fan do notus b já mostra sinais de desgaste, quando desligo o pc ela meio que para instantaneamente, pelo visto logo deve começar a perder força de rotação. A sickleflow também serviria para esse fim?

Última edição:
Obrigado pelas dicas, eu vinha cogitando ir na sickleflow, mas lendo alguns reviews sobre ela me deixaram com o pé atrás, dizem que são muito barulhentas e não movem muito ar, fico com receio de pegar ela e ser pior que a que estou usando.

Vc conhece alguém que as comprou, se realmente conseguem gerar uma bom fluxo de ar? O preço delas tá tentador. Elas seriam boas para ac? A fan do notus b já mostra sinais de desgaste, quando desligo o pc ela meio que para instantaneamente, pelo visto logo deve começar a perder força de rotação. A sickleflow também serviria para esse fim?
Quais reviews? Já vi relatos similares como também já vi gente que havia testado vários fans e ficou satisfeito com a performance pelo preço, mas acho que é um troço complicado porque única forma de ter uma noção +- é ver algum vídeo/relato de alguém que já testou vários fans e isso é bem difícil de achar pra alguns modelos, então acaba que só por experiência pessoal pra ter alguma noção, pessoalmente não usei as Sickleflow mas no geral vi mais elogios do que críticas, e dos modelos high-end acaba ficando limitado a um ou outro reviewer/curioso que compartilha os resultados, já que a maioria dos modelos nem se encontra aqui no Brasil e são poucos que importam e/ou estão dispostos a pagar 100-250 em 1 fan só

Outra que talvez seja interessante também é a FK120, e tem a Cougar MHP120 que tem specs bem altas mas o resultado na prática sabe lá qual é, talvez seja boa mas sou meio cético quanto aos números de spec porque a NF A12x25 tem +- 60cfm e 2mmh2o a 2k rpm e essa promete 82cfm e 4.2mmh2o, talvez seja boa porém com ruído alto mas no geral sem testar na prática é tudo especulação mesmo, todas essas devem fazer um trabalho bom pra heatsink/radiador, mas isso julgando apenas pela spec no papel mesmo que é considerando 100% rotação e pode não ser 100% confiável

Quais reviews? Já vi relatos similares como também já vi gente que havia testado vários fans e ficou satisfeito com a performance pelo preço, mas acho que é um troço complicado porque única forma de ter uma noção +- é ver algum vídeo/relato de alguém que já testou vários fans e isso é bem difícil de achar pra alguns modelos, então acaba que só por experiência pessoal pra ter alguma noção, pessoalmente não usei as Sickleflow mas no geral vi mais elogios do que críticas, e dos modelos high-end acaba ficando limitado a um ou outro reviewer/curioso que compartilha os resultados, já que a maioria dos modelos nem se encontra aqui no Brasil e são poucos que importam e/ou estão dispostos a pagar 100-250 em 1 fan só

Outra que talvez seja interessante também é a FK120, e tem a Cougar MHP120 que tem specs bem altas mas o resultado na prática sabe lá qual é, talvez seja boa mas sou meio cético quanto aos números de spec porque a NF A12x25 tem +- 60cfm e 2mmh2o a 2k rpm e essa promete 82cfm e 4.2mmh2o, talvez seja boa porém com ruído alto mas no geral sem testar na prática é tudo especulação mesmo, todas essas devem fazer um trabalho bom pra heatsink/radiador, mas isso julgando apenas pela spec no papel mesmo que é considerando 100% rotação e pode não ser 100% confiável
Essa cougar ai é maneira em, uma pena não ser toda preta
Já pensei pegar essa FK120 para colocar aqui no pa120, mas achei esse preço muito infladinho

Eu tenho um Sickleflow de 140mm, versao ARGB, e movem muito pouco ar. Tem que forçar uns 50%+ do potencial do fan pra ficar legal
Eu, particularmente, nao gosto do desempenho da minha unidade
É apenas bonito

Eu tenho um Sickleflow de 140mm, versao ARGB, e movem muito pouco ar. Tem que forçar uns 50%+ do potencial do fan pra ficar legal
Eu, particularmente, nao gosto do desempenho da minha unidade
É apenas bonito
Quais fans diria que movem bastante ar? Acho que é questão de analisar também a questão do ruído que é mais complicado mas pra botar em perspectiva 50% dá 700rpm pelo que vi aqui, tenho 2 Noctua NF-A14 e já usei os Kaze Flex 140mm que são fans 140mm bem bons e em 700rpm também não movem muito ar não, mas continua sendo mais que suficiente já que já testei e muito e usando a 700-800rpm tenho praticamente as mesmas temperaturas que em 1500-1800rpm, então mesmo sem aparentemente mover muito ar eles dão conta tranquilamente e com baixíssimo ruído nessas rotações

Meu XPG Vento Pro também dá pra dizer que move pouco ar se a rotação tá baixa mas continua sendo um puta fan, tem várias coisas a se considerar mas em rotação baixa nenhum fan faz milagre tanto em cfm quanto pressão mas as vezes a rotação baixa é mais que suficiente na prática, e nem sempre a nossa percepção de mover muito/pouco ar é tão relevante quanto a gente imagina já que se eu deixar o fan do AC a 800rpm parece que tá desligado e mal sopra algum ar, se boto a 2400rpm o negócio levanta vôo e sopra ar bem forte mas o resultado na prática no hardware não tem nem de longe o mesmo impacto por exemplo, e diria o mesmo pro Phanteks T30 que também usei e é um dos senão o melhor fan 120mm disponível, em 1000rpm vs 3000rpm tem uma diferença absurda de ruído e cfm/pressão mas mesmo rotações baixas dão conta muito bem no geral

No caso, chegou a comparar os seus resultados de temperatura de acordo com a rotação do fan pra ver o quanto afeta aí? Também não sei o setup exato mas é algo que depende de onde ele está instalado também, gabinete muito fechado aumenta a necessidade de rpm alto/pressão alta que traz mais ruído, num mesh bem vazado geralmente rotação baixa/inaudível já recicla todo o ar do case com tranquilidade

Última edição:

@insanee420 vou procurar o vídeo que vi sobre o ruído, depois posto aqui. Mas o ruído até que não seria problema, visto que apenas em rotação máxima que ele ficou insuportável durante o teste. Minha maior preocupação sobre a sickleflow é se realmente ela consegue gerar um bom fluxo de ar e sua durabilidade, isso é mais importante pra mim agora do que o ruído.

A vento pro costumo usar ela com apenas ~1350rpm, nessa rotação, o ruído é inexistente e o fluxo de ar é ótimo, mesmo usando filtro ela consegue penetrar e jogar um bom fluxo no gabinete.

Cheguei a analisar a compra dessa cougar mph 120, mas já começo a pensar se trocar o ac não seria melhor. O que vejo de pessoas que possuem o hx100 usando e elogiando muito o pa120 não é brincadeira, creio que o formato do dissipador dele ajude muito nesse gabinete. Um ac desse tipo talvez até resolva meu problema, pois como ele ficaria próximo da parte traseira, a fan já puxaria ar o suficiente e a do meio faria o resto, como o ali no dia 15 começa o remessa conforme, vou esperar mais esses dias para decidir o que fazer, se troco apenas as fans e continuo usando o notus b ou troco por outro ac mais parrudo, torre dupla, como o pa120.

@insanee420 essa fan da artic seria boa para usar como exaustor? O hx100 na parte superior só cabe uma fan 120mm de tamanho padrão, a segunda só se for slim.

Esse modelo vc poderia me informar se ela é boa para exaustão? Se não, vc poderia me indicar modelos slim que são bons e confiáveis?

@insanee420 essa fan da artic seria boa para usar como exaustor? O hx100 na parte superior só cabe uma fan 120mm de tamanho padrão, a segunda só se for slim.

Esse modelo vc poderia me informar se ela é boa para exaustão? Se não, vc poderia me indicar modelos slim que são bons e confiáveis?
Essa vou ficar devendo porque nunca vi nada sobre fans slim, aqui não tenho restrição de espaço então é algo que nunca fui atrás mesmo, creio que vai ter bem pouca opção de fan slim então eu provavelmente iria nessa P12 Slim ou talvez a Kaze Flex

Essa vou ficar devendo porque nunca vi nada sobre fans slim, aqui não tenho restrição de espaço então é algo que nunca fui atrás mesmo, creio que vai ter bem pouca opção de fan slim então eu provavelmente iria nessa P12 Slim ou talvez a Kaze Flex
Entendi, vou fazer o comparativo de preços e frete nas duas lojas, a que estive mais em conta eu compro, agradeço pela dica 👍

Alguém pode me indicar um kit de 3 fans 120mm e 3 fans 140mm, não precisa ser rgb, eu só quero controlar a velocidade pra deixar meu gabinete silencioso.

Bom dia.

Qual comprariam:

Cooler para Gabinete Scythe Wonder Snail 120 Black, 120mm, 2400RPM, WS1225FD24-P
ou
Cooler Para Gabinete DeepCool FK120, 120mm, Black, R-FK120-BKNPF1-G-1

Vou comprar 8 fans e vou por essa controladora:

Hub de Fan Deepcool FH-10, com 10 Saídas de 3 e 4 pinos, Função PWM, DP-F10PWM-HUB

Bom dia.

Qual comprariam:

Cooler para Gabinete Scythe Wonder Snail 120 Black, 120mm, 2400RPM, WS1225FD24-P
ou
Cooler Para Gabinete DeepCool FK120, 120mm, Black, R-FK120-BKNPF1-G-1

Vou comprar 8 fans e vou por essa controladora:

Hub de Fan Deepcool FH-10, com 10 Saídas de 3 e 4 pinos, Função PWM, DP-F10PWM-HUB
Oloco, nem sabia que vendia o Wonder Snail aqui kkkk, aparentemente tem um "Kaze Flex II" também que deve ser novo, acho que eu iria de Wonder Snail que deve ter performance similar mas tem um teto maior de rpm de algum dia precisar desse fôlego extra de cfm/pressão, agora pensando apenas em desempenho eu provavelmente não botaria tantos fans já que mais fans = mais ruído mas não necessariamente melhor desempenho térmico, aí vai depender do gabinete, setup e preferência pessoal também mas o que posso dizer é que no meu gabinete por exemplo tive o mesmo resultado com 3 fans ou 6-8 fans

Oloco, nem sabia que vendia o Wonder Snail aqui kkkk, aparentemente tem um "Kaze Flex II" também que deve ser novo, acho que eu iria de Wonder Snail que deve ter performance similar mas tem um teto maior de rpm de algum dia precisar desse fôlego extra de cfm/pressão, agora pensando apenas em desempenho eu provavelmente não botaria tantos fans já que mais fans = mais ruído mas não necessariamente melhor desempenho térmico, aí vai depender do gabinete, setup e preferência pessoal também mas o que posso dizer é que no meu gabinete por exemplo tive o mesmo resultado com 3 fans ou 6-8 fans

Meu gabinete é um X3 Mesh da Montech.

Eu ia pegar o Wonder Snail mano, mas acabou o estoque na terabyte, só tinha 5 e eu precisava de 6.

Acabei comprando 6x da Kaze Flex I de 1800 RPM, mas to pensando em cancelar e meter 4 Wonder Snail + 2 Kaze. O que tu acha?

Última edição:
Fala galera! Estou pesquisando pra caramba mas nada de chegar a uma conclusão de quais fans comprar para trocar os da CoolerMaster que tenho aqui que estão trepidando pra um caralh*, parecem um chocalho, tenho que deixar travadas em 70% o tempo todo.
Agora pouco quase comprei 7x Noctua A12x25 mas decidi não gastar tanto com isso e impor um limite entre R$ 100~150 por fan, . O que recomendam? Se não tiver RGB melhor ainda.

O gabinete(H500P Mesh) comporta o seguinte:
Suporte de Ventoinha - Topo3x 120/140mm, 2x 200mm
Suporte de Ventoinha - Frontal3x 120/140mm, 2x 200mm
Suporte de Ventoinha - Fundo1x 120/140mm

Última edição:
Fala galera! Estou pesquisando pra caramba mas nada de chegar a uma conclusão de quais fans comprar para trocar os da CoolerMaster que tenho aqui que estão trepidando pra um caralh*, parecem um chocalho, tenho que deixar travadas em 70% o tempo todo.
Agora pouco quase comprei 7x Noctua A12x25 mas decidi não gastar tanto com isso e impor um limite entre R$ 100~150 por fan, . O que recomendam? Se não tiver RGB melhor ainda.

O gabinete(H500P Mesh) comporta o seguinte:
Suporte de Ventoinha - Topo3x 120/140mm, 2x 200mm
Suporte de Ventoinha - Frontal3x 120/140mm, 2x 200mm
Suporte de Ventoinha - Fundo1x 120/140mm
As citadas acima são boas, Wonder Snail e DeepCool FK120 (kit com 3) , também tem as Mobius mas essas a versão ARGB é um pouco mais fortinha, 140mm gosto bastante das Kaze Flex, achei melhores que as NF-A14

Chegou a experimentar com os fans? Lembrei do thread da Noctua, as vezes só de tirar os fans que estiverem meio ruins já resolve sua vida sem gasto algum, as vezes rotação alta assim nem é necessária

Última edição:
As citadas acima são boas, Wonder Snail e DeepCool FK120 (kit com 3) , também tem as Mobius mas essas a versão ARGB é um pouco mais fortinha, 140mm gosto bastante das Kaze Flex, achei melhores que as NF-A14

Chegou a experimentar com os fans? Lembrei do thread da Noctua, as vezes só de tirar os fans que estiverem meio ruins já resolve sua vida sem gasto algum, as vezes rotação alta assim nem é necessária
Problema brow é que as 3 MF140r superiores estão com problema. Na verdade eu ja tinha elas antes desse gabinete e ja vinham apresentando esse problema tem um tempo, mas agora mesmo com a rotação constante estão trepidando. Curti pra caramba essas recomendações, vou pesquisar mais sobre elas. Valeu mesmo.

Problema brow é que as 3 MF140r superiores estão com problema. Na verdade eu ja tinha elas antes desse gabinete e ja vinham apresentando esse problema tem um tempo, mas agora mesmo com a rotação constante estão trepidando. Curti pra caramba essas recomendações, vou pesquisar mais sobre elas. Valeu mesmo.
Entendo, mas você citou que usa 2x200m frontal 3x 140mm topo e 1x120mm traseiro, se você se importa apenas com desempenho térmico e ruído a ideia é testar manter apenas os 2 frontais e o traseiro porque possivelmente os do topo nem afetam as temperaturas, aí vai de que tipo de usuário você é também, eu mantenho aqui apenas o que me deu bons resultados pra refrigeração (2x140mm frontal 1x120mm traseiro) mas tem gente que preenche todos os slots por motivos puramente estéticos, mas quanto a refrigeração apenas o negócio é testar, no meu caso por exemplo se eu boto 3 fans no topo não ajuda em nada, aliás até atrapalha porque as temperaturas não baixam, ruído aumenta e é mais fan pra ficar limpando poeira depois, a ideia é que nem sempre mais fans = mais resultado positivo, isso como citei caso se importe apenas com temperaturas e ruído

Entendo, mas você citou que usa 2x200m frontal 3x 140mm topo e 1x120mm traseiro, se você se importa apenas com desempenho térmico e ruído a ideia é testar manter apenas os 2 frontais e o traseiro porque possivelmente os do topo nem afetam as temperaturas, aí vai de que tipo de usuário você é também, eu mantenho aqui apenas o que me deu bons resultados pra refrigeração (2x140mm frontal 1x120mm traseiro) mas tem gente que preenche todos os slots por motivos puramente estéticos, mas quanto a refrigeração apenas o negócio é testar, no meu caso por exemplo se eu boto 3 fans no topo não ajuda em nada, aliás até atrapalha porque as temperaturas não baixam, ruído aumenta e é mais fan pra ficar limpando poeira depois, a ideia é que nem sempre mais fans = mais resultado positivo, isso como citei caso se importe apenas com temperaturas e ruído
Pode ser que dê resultado como aí, já que o NH-D15 também ajuda a mandar o ar quente para o fan traseiro. Vou tentar.

Users who are viewing this thread

Voltar