[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Pessoal, recente montei a configuração da assinatura em um Gabinete Montech AIR100 que já vem com 4 fans ARGB, 3 frontais e 1 na parte traseira pré instalados...
Alguém sabe se esses fans são bons? Acredito terem o fluxo de ar baixo... Se alguém puder me indicar um kit de bons fans.

Inclusive tenho um gammaxx V2 red e quero aproveitar e trocar a fan dele também.

Segue abaixo a foto do setup:

Whats-App-Image-2023-11-03-at-16-27-09.jpg
Mesmo que sejam fracos o que importa no final das contas é a temperatura final aí, como estão as temps de CPU/GPU e outros componentes? Porque caso esteja tudo bem refrigerado diria que não tem uma necessidade de trocar a princípio, masss acho que os Montech Metal por 49 conto no momento tão bem honestos se o rpm mínimo deles não for um problema pra você

EDIT: Só quero registrar aqui mas tava dando uma pesquisada no gugol e achei o Montech King 95 na Terabyte então creio que chegue logo, previsão era início de outubro mas creio que não lançou ainda, e também achei o Liquid Freezer II lá, talvez comecem a trazer WCs da Arctic também?

Última edição:
Mesmo que sejam fracos o que importa no final das contas é a temperatura final aí, como estão as temps de CPU/GPU e outros componentes? Porque caso esteja tudo bem refrigerado diria que não tem uma necessidade de trocar a princípio, masss acho que os Montech Metal por 49 conto no momento tão bem honestos se o rpm mínimo deles não for um problema pra você
Tirei um print do HW Monitor após jogar WRC e CS2 algumas horas:

Captura-de-tela-2023-11-03-184810.png

Tirei um print do HW Monitor após jogar WRC e CS2 algumas horas:

Captura-de-tela-2023-11-03-184810.png
CPU tá bem tranquilo, GPU um pouquinho mais quente mas nada crítico também, parece ter erro de leitura também já que sem chance da 7600 bater 304w ou próximo disso, eu tentaria monitorar no Hwinfo64 ao invés do Hwmonitor porque ele tende a ter menos desses erros

Bom dia fórum.
Estou querendo trocar minhas case fans do PC. Troquei recentemente pra um R7 5800X3D e ele esquenta um pouco mais que o normal. Já comprei um CPU cooler bom que está para chegar, mas queria, se possível, melhorar o airflow do gabinete.

O gabinete em questão é Lian Li Lancool 205. Meu setup atual de cooling é:
2 fans dianteiras (intake) que vieram com o gabinete
2 fans superiores (outtake) TGT Hawker 120mm
1 fan traseira (outtake) deepcool RF120

Olhando listas na internet, acho que 99% delas coloca a Noctua NF-S12B como a segunda vinda de cristo.
Sendo sincero, comprar 5 delas até caberia no meu orçamento, mas não é porque consigo comprar que seja sensato. Queria saber a opinião de vocês. Essa Noctua (conheço a marca) é realmente isso tudo e vale a pena comprar 5 delas e trocar minhas fans atuais? Ou vale a penar pegar fans diferentes pra tarefas diferentes e quais recomendariam? Alguma das que possuo que vale a pena manter?

Digamos que o orçamento seja no máximo 100 reais por fan nova. Moro em Goiás, então temperaturas acima de 35º e beirando os 40º num dia normal não são incomuns aqui.

Bom dia fórum.
Estou querendo trocar minhas case fans do PC. Troquei recentemente pra um R7 5800X3D e ele esquenta um pouco mais que o normal. Já comprei um CPU cooler bom que está para chegar, mas queria, se possível, melhorar o airflow do gabinete.

Olhando listas na internet, acho que 99% delas coloca a Noctua NF-S12B como a segunda vinda de cristo.
Sendo sincero, comprar 5 delas até caberia no meu orçamento, mas não é porque consigo comprar que seja sensato. Queria saber a opinião de vocês. Essa Noctua (conheço a marca) é realmente isso tudo e vale a pena comprar 5 delas e trocar minhas fans atuais? Ou vale a penar pegar fans diferentes pra tarefas diferentes e quais recomendariam? Alguma das que possuo que vale a pena manter?

Digamos que o orçamento seja no máximo 100 reais por fan nova. Moro em Goiás, então temperaturas acima de 35º e beirando os 40º num dia normal não são incomuns aqui.
Nunca vi alguém usar as NF-S12B pessoalmente, eu pessoalmente testaria retirar o painel frontal (se possível) do gabinete e ver se tem alguma mudança, porque dependendo do caso faz mais sentido trocar de gabinete do que de fans, se o painel frontal for muito obstruído nem sempre ainda entupir dos melhores fans do mundo que sejam se a obstrução continua lá, sem contar que pra "atravessar" uma obstrução grande precisa de pressão alta geralmente e consequentemente rotação mais alta = ruído mais alto, nem sempre é interessante, ainda mais se a dúvida for se vale a pena investir 500 reais pra talvez não solucionar ou não melhorar tanto a coisa na prática, não sei quanto ar consegue entrar pelos furinhos laterais mas creio que seria interessante testar sem o painel, mas possivelmente não vai chegar a ser um problema a depender do cooler que vai botar aí no 5800x3D

Se for pra substituir no momento eu provavelmente iria de Montech Metal que estão 49 conto cada, e provavelmente substituiria os de intake antes por causa da obstrução do painel frontal, então deixaria os fans melhorzinhos intake, exaustão como praticamente não tem resistência qualquer fan deve fazer o trabalho relativamente bem, e possivelmente se retirar um dos fans do topo (o mais próximo da frente) e ficar apenas com 2 de exaustão continua com o mesmo resultado também, possivelmente até usando só 1 (na traseira) mas são coisas que só testando porque varia de setup pra setup, aqui por exemplo se eu boto 1 exaustão ou 4 exaustão não muda nada, só aumenta o ruído mesmo

Nunca vi alguém usar as NF-S12B pessoalmente, eu pessoalmente testaria retirar o painel frontal (se possível) do gabinete e ver se tem alguma mudança, porque dependendo do caso faz mais sentido trocar de gabinete do que de fans, se o painel frontal for muito obstruído nem sempre ainda entupir dos melhores fans do mundo que sejam se a obstrução continua lá, sem contar que pra "atravessar" uma obstrução grande precisa de pressão alta geralmente e consequentemente rotação mais alta = ruído mais alto, nem sempre é interessante, ainda mais se a dúvida for se vale a pena investir 500 reais pra talvez não solucionar ou não melhorar tanto a coisa na prática, não sei quanto ar consegue entrar pelos furinhos laterais mas creio que seria interessante testar sem o painel, mas possivelmente não vai chegar a ser um problema a depender do cooler que vai botar aí no 5800x3D

Se for pra substituir no momento eu provavelmente iria de Montech Metal que estão 49 conto cada, e provavelmente substituiria os de intake antes por causa da obstrução do painel frontal, então deixaria os fans melhorzinhos intake, exaustão como praticamente não tem resistência qualquer fan deve fazer o trabalho relativamente bem, e possivelmente se retirar um dos fans do topo (o mais próximo da frente) e ficar apenas com 2 de exaustão continua com o mesmo resultado também, possivelmente até usando só 1 (na traseira) mas são coisas que só testando porque varia de setup pra setup, aqui por exemplo se eu boto 1 exaustão ou 4 exaustão não muda nada, só aumenta o ruído mesmo
O CPU cooler que comprei foi o Scythe Fuma 3.

Vou testar sem o painel frontal um pouco e ver como fica. Agradeço as sugestões e vou ficar de olho nessa Montech Metal, se não for trocar de gabinete, ao menos troco as fans frontais.

Última edição:
Bom dia fórum.

Uma pergunta amigo... seu Gammaxx 400 v2 não segurou bem o 5800X3D? Qual a temperatura máxima ficou?

Uma pergunta amigo... seu Gammaxx 400 v2 não segurou bem o 5800X3D? Qual a temperatura máxima ficou?
Eu instalei o 5800x3D ontem, então cedo pra dizer, mas com certeza tava idling um pouco mais alto que meu antigo 3600X. Eu rapidamente abri um CineBench ontem, multicore, e as temps foram pra 91c (contra 79c max no 3600x), fiquei com cagaço e parei o teste.

Eu instalei o 5800x3D ontem, então cedo pra dizer, mas com certeza tava idling um pouco mais alto que meu antigo 3600X. Eu rapidamente abri um CineBench ontem, multicore, e as temps foram pra 91c (contra 79c max no 3600x), fiquei com cagaço e parei o teste.
Válido lembrar que talvez não reduza tanta coisa, as vezes a temperatura se mantém +- parecida mas o clock médio/máximo aumenta então tecnicamente tá refrigerando mais mas não dá pra monitorar pela temperatura em si, e testes de CPU não traduzem 1:1 pro caso de jogos também, as vezes roda a 90c no Cinebench mas 70-80c nos jogos em si, varia muito do jogo e do teste mas tem isso a considerar também

Também seria interessante fazer o Curve Optimizer ou offset de tensão pra ver se dá algum resultado também, geralmente o CO é a 1ª coisa que o povo faz pra tentar dar uma reduzida nas temps, as vezes redução de PPT também ajuda a reduzir os picos

Bom dia fórum.

Amigo, não é por nada não, mas "outtake" não existe, se fala exhaust hahaha enfim...
Eu tenho 6 NF-S12B e me satisfaz muito bem, mesmo em um gabinete horrível que uso atualmente, mas podem ser fracos se comparar com outros, exemplo da própria Noctua com o P12 1700, mas se o gabinete não tem bloqueio e tem bom airflow, não vai ter problemas, além de obviamente serem completamente silenciosos até em 100%. Mas no final das contas eu só recomendaria eles se realmente quer testar produto da Noctua, entusiasta e etc..a recomendação do insane seria uma escolha mais sensata.

Válido lembrar que talvez não reduza tanta coisa, as vezes a temperatura se mantém +- parecida mas o clock médio/máximo aumenta então tecnicamente tá refrigerando mais mas não dá pra monitorar pela temperatura em si, e testes de CPU não traduzem 1:1 pro caso de jogos também, as vezes roda a 90c no Cinebench mas 70-80c nos jogos em si, varia muito do jogo e do teste mas tem isso a considerar também

Também seria interessante fazer o Curve Optimizer ou offset de tensão pra ver se dá algum resultado também, geralmente o CO é a 1ª coisa que o povo faz pra tentar dar uma reduzida nas temps, as vezes redução de PPT também ajuda a reduzir os picos
Tem algum guia pra Curve Optimizer e afins? Normalmente não brinco muito com essas coisas, sou mais de instalar e esquecer, então agradeceria qualquer ajuda.

Amigo, não é por nada não, mas "outtake" não existe, se fala exhaust hahaha enfim...
Eu tenho 6 NF-S12B e me satisfaz muito bem, mesmo em um gabinete horrível que uso atualmente, mas podem ser fracos se comparar com outros, exemplo da própria Noctua com o P12 1700, mas se o gabinete não tem bloqueio e tem bom airflow, não vai ter problemas, além de obviamente serem completamente silenciosos até em 100%. Mas no final das contas eu só recomendaria eles se realmente quer testar produto da Noctua, entusiasta e etc..a recomendação do insane seria uma escolha mais sensata.
Opa, agradeço a correção e também a impressão dos NF-S12B. Não é nenhuma urgência e ainda tenho que esperar meu scythe fuma 3 chegar pra ver como as coisas ficarão, então ainda tô coletando opiniões e impressões sobre diversas fans.

Tem algum guia pra Curve Optimizer e afins? Normalmente não brinco muito com essas coisas, sou mais de instalar e esquecer, então agradeceria qualquer ajuda.
Talvez consiga fazer direto pela bios se estiver atualizada mas não tenho certeza, as vezes varia de fabricante/modelo, caso não dê pra fazer direto por lá tem que fazer pelo PBO2 Tuner, mas basicamente a ideia é botar o Curve Optimizer em per-core e negative e tentar chegar no menor valor possível (mínimo é -30), cada -1 reduz a tensão em 3-5mv e o resultado depende do cenário de teste, as vezes o mais perceptível é o aumento/estabilidade de clock médio e as vezes tem uma queda de temperatura legal, de vez em quando aparece povo comentando que reduziu coisa de 5-10c com o CO, eu tentaria começar com tudo já nos -20 e ver se dá boa, esse ajuste pode trazer instabilidade (reboot) então vai de cada um se vale a pena aplicar e testar ou não, se ficar instável aí tem que ir reduzindo (aumentando o valor no caso) do core que ficar instável, mas -20 creio que a maioria tenda a aceitar sem muita complicação

Olá pessoal,
Gostaria de tirar algumas dúvidas:
- Tenho um gabinete corsair 400C e vou colocar duas fans de 140mm na frente (VENTOINHA COOLER MASTER SICKLEFLOW 140 ARGB, MFX-B4DN-14NPA-R1) e uma de 120mm atrás (VENTOINHA COOLER MASTER SICKLEFLOW 120 ARGB, MFX-B2DN-18NPA-R1). Essas fans são boas?
- Não colocarei nenhuma em cima, pois vi uns vídeos informando que não vai fazer tanta diferença assim, será que é válido colocar uma em cima?
- Minha placa é uma B660M-PLUS ASUS TUF, será necessário controladora ou splitter? Se for necessário, teria alguma recomendação de qual comprar?

É isso, obrigado desde já, vlws o/

O gabinete em questão é Lian Li Lancool 205. aqui.

Segundo postagem no Reddit as duas fans de 140mm do Lancool 205 são:
  • RATED SPEED: 1 5 0 0 ± 1 0 % R P M (3 pinos)
  • AIRFLOW: 5 4 . 6 3 C F M
  • AIR PRESSURE: 1 . 6 3 m m H 2 O
  • NOISE LEVEL: 2 6 . 8 3 d B ( A )
Alternativa para corrigir o "defeito" do Lancool 205 - a frente fechada, que a Lian Li corrigiu no 215 Mesh; um painel customizado do tipo:

Alguém já encontrou fan stock rgb da Lian li pra comprar? Queria trocar as duas frontais do o11 Air mini pro modelo rgb.

Só encontro aquelas unifan que custam um rim e de quebra seriam irrelevantes pra frente do gabinete onde nem se vê as fans.

ola galera boa noite , qual os fans com fluxo forte de ar ... que nao seja tao alto os db ... to por fora de fan , sou da epoca do cooler master 100 cfm 39 db kkkkk

É possível controlar individualmente a rotação dos fans por software ou todos ficarão vinculados?

Essa Aigo AR12 PRO é PWM ou seja, pode controlar a RPM das fans via curva de fan no BIOS, por exemplo em função da temperatura do CPU.

Mas estes 74 CFM são fake, e da AM12 PRO que diz ser 84 CMF é ainda pior, vide este comparativo meia boca, uma Teucer de 67 CFM expõe a mentira das Aigo.

Opa, agradeço a correção e também a impressão dos NF-S12B. Não é nenhuma urgência e ainda tenho que esperar meu scythe fuma 3 chegar pra ver como as coisas ficarão, então ainda tô coletando opiniões e impressões sobre diversas fans.

Talvez consiga fazer direto pela bios se estiver atualizada mas não tenho certeza, as vezes varia de fabricante/modelo, caso não dê pra fazer direto por lá tem que fazer pelo PBO2 Tuner, mas basicamente a ideia é botar o Curve Optimizer em per-core e negative e tentar chegar no menor valor possível (mínimo é -30), cada -1 reduz a tensão em 3-5mv e o resultado depende do cenário de teste, as vezes o mais perceptível é o aumento/estabilidade de clock médio e as vezes tem uma queda de temperatura legal, de vez em quando aparece povo comentando que reduziu coisa de 5-10c com o CO, eu tentaria começar com tudo já nos -20 e ver se dá boa, esse ajuste pode trazer instabilidade (reboot) então vai de cada um se vale a pena aplicar e testar ou não, se ficar instável aí tem que ir reduzindo (aumentando o valor no caso) do core que ficar instável, mas -20 creio que a maioria tenda a aceitar sem muita complicação
Recomendo também o PBO2 Tuner para o 5800x3D.

Comecei com -20 em todos os núcleos do meu e rodou bem estável, porém ainda numa temperatura mais elevada do que usualmente vi o pessoal reportando o deles na internet (e era inverno na época).
Depois de uma semana coloquei para -25 e isso ficou estável por meses (com temperaturas ainda "altas" segundo a internet, mas acho que bem toleráveis) até hoje de tarde, que coloquei -30 em tudo para tentar amenizar onda de calor em SP. Ainda não joguei no PC para testar a estabilidade com uso moderado/pesado, mas farei ainda hoje.

Outra recomendação é verificar se sua placa mãe não tem atualizações de BIOS pertinentes ao 5800x3D. A minha teve na época em que montei o PC e talvez até tenham lançado mais algumas.

E por fim recomendo procurar no youtube os tutoriais de como "automatizar" o PBO2 Tuner pelo agendador de tarefas do Windows, para que inicie assim que você faça login no PC. Poupa bastante tempo e pode evitar problemas caso esqueça de configurar.

Essa Aigo AR12 PRO é PWM ou seja, pode controlar a RPM das fans via curva de fan no BIOS, por exemplo em função da temperatura do CPU.

Mas estes 74 CFM são fake, e da AM12 PRO que diz ser 84 CMF é ainda pior, vide este comparativo meia boca, uma Teucer de 67 CFM expõe a mentira das Aigo.

Quanto isso, acredito não ser grande problema, porque eles irão substituir ums CoolerMaster que acredito ter 44 CFM.
A ideia é substituir 3 desses (superior e traseiro) e um de 200mm frontal por 2 de 120mm.

Fala, galera!
Tô meio por fora dos fans custo beneficio hj em dia, facil de encontrar no Brasil.

Gabinete: thermaltake core g21

Intake: Tenho dois de 14cm APACHE Black na frente
Exhaust: um de 12 cm Spire Cooler atrás, bem antigo mas tá ok
Exhaust - quero trocar: um no topo (barulhento e agora estourou rolamento)
Melhor 14 ou 12 em cima? Cabe de 14.

Agradeço as sugestões!

Última edição:
Quanto isso, acredito não ser grande problema, porque eles irão substituir ums CoolerMaster que acredito ter 44 CFM.
A ideia é substituir 3 desses (superior e traseiro) e um de 200mm frontal por 2 de 120mm.

Pega a Cooler Master Sickleflow 120 - 62 CFM pressão 2 ou a PCYes Nix 2 - também 62/2, custam na faixa de R$ 50,00 (LED ARGB).

Neste tópico tem um comparativo de 2022 da AR12 PRO - 74 CFM e da Nix62 - 62 CFM, num PC com Ryzen 5600X, a Nix 2 manteve temperatura mais baixa.

Acabei comprando 6x Mobius 120mm sem RGB. Espero que tenha boa construção e não vibre como esses que tenho hoje aqui.

Seasonic lancará novo ventilador MagFlow 120 ARGB
O Ventilador Seasonic MagFlow é um produto de resfriamento inovador em termos de estilo e modularidade funcional. Pontos de fixação magnéticos integrados e perfeitamente posicionados conectam as laterais do ventilador facilmente, pino a pino com um piscar de olhos. A instalação descomplicada economiza tempo e melhora a aparência do PC, eliminando a necessidade de passar cabos entre os ventiladores. A sensação de alta qualidade do ventilador MagFlow é obtida usando materiais duráveis e detalhes estéticos finos. Os cabos na parte traseira ficam escondidos em um suporte estilo X, enquanto o logotipo Seasonic na frente se harmoniza com a faixa azul na parte interna da armação. A pá do ventilador apresenta um elegante medalhão central metálico escovado com o logotipo da marca.

Mantendo a calma com magia magnética
O ventilador Seasonic MagFlow usa conectores magnéticos pino a pino para interligar perfeitamente ventiladores adjacentes e para conectar um cabo de alimentação e sinal a um cluster de ventiladores. Este método exclusivo de instalação de ventiladores simplifica a construção do sistema, minimiza a desordem e otimiza o resfriamento.

MM5R1hj.jpg

Ghels9z.jpg

zR1Zr88.jpg

EOkYNUo.jpg

FGhIazE.jpg

Principais recursos do ventilador
Gerenciamento de cabos simples e organizado

Conectar os ventiladores diretamente uns aos outros por meio de ímãs reduz bastante o número de cabos necessários, melhora a aparência estética geral da construção e simplifica significativamente o processo de montagem.

O benefício do encadeamento em série
Ao usar conectores magnéticos para conectar os ventiladores, o número de cabos é reduzido ao mínimo. Outra vantagem do encadeamento de vários ventiladores é que eles se mantêm firmemente juntos durante o processo de construção e requerem menos parafusos para montá-los com segurança no gabinete.

Rolamento Fluido Dinâmico (FDB)
O rolamento Fluido Dinâmico extremamente silencioso e eficiente, com baixa vibração, reduz a deflexão da lâmina e tem uma expectativa de longa vida útil.

Design de ventilador de alta qualidade
O ventilador MagFlow incorpora materiais duráveis com detalhes estéticos finos. O rolamento fluidodinâmico extremamente silencioso e eficiente, com baixa vibração, reduz a deflexão da lâmina e tem uma expectativa de longa vida útil. O design de 9 pás da ventoinha LCP (Liquid Crystal Polymer) melhora ainda mais a estabilidade de rotação para maximizar o fluxo de ar, aumentar a eficiência e reduzir o ruído.

Desfrutando dos efeitos de iluminação ARGB
Delicie-se com o brilho hipnotizante do avançado sistema de iluminação ARGB do MagFlow, onde cada ventoinha possui 26 esferas de luz independentes que estão dispostas de forma atraente em dois anéis de luz separados.

Disponibilidade:
  • MagFlow 120 ARGB: primeiro trimestre de 2024.
MSRP:
  • Kit de 1 ventilador MagFlow 120 ARGB: $ 34,99 / 33,90 €
  • Kit de 3 ventiladores MagFlow 120 ARGB: $ 99,99 / 99,90 €
Fonte: Sazonal

Seguinte, se alguem puder me ajudar, agradeço. Estou orquestrando um upgrade no meu pc.
Aposentando o guerreiro 3100 e a mais guerreira ainda rx 580:

-Tenho um gabinete, espaçoso até, com um nvme para o sistema, 5 hds convencionais dentro, uma rx 7600, um 5700x. ele tem suporte pra 5 fans de 12cm (2 frontal, 2 superior, e um traseiro)

Esse deepcool kendomen já veio com 5 fans porcaria que faz barulho e 2 deles já queimaram, eles eram rgb mas cortei fora o led com uma tesoura pq não é minha praia.

1) Quero comprar umas fan um degrau acima, sem gastar muito (no maximo uns 20,00~30,00 por fan, pode ser da china) de preferência que nao seja rgb e se for, que eu consiga cortar o led fora. Qual recomendação?

Minha placa mãe é uma b550 s2h (Espero que ela nao frite com o 5700x).
Minha fonte é uma evga 500w, se segurava o rx 580 segura o rx7600: o tdp é semelhante, entao mantive a fonte.

Obrigado desde já.

Users who are viewing this thread

Voltar