[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Pessoal, comprei 4 Cooler Fans Noctua NF-F12 para arrefecer o PC. Queria perguntar se alguém usa filtro de ar nas cooler fans (ou até no water cooler mesmo) e se eles de alguma maneira acabam prejudicando no fluxo de ar. Estava pensando em comprar uns filtros de poeira magnéticos para usar no PC e ajudar na diminuição de poeira, mas quero ter certeza antes se eles acabam sendo mais maléficos que benéficos, ou se é de fato uma boa escolha.
 
Pessoal, comprei 4 Cooler Fans Noctua NF-F12 para arrefecer o PC. Queria perguntar se alguém usa filtro de ar nas cooler fans (ou até no water cooler mesmo) e se eles de alguma maneira acabam prejudicando no fluxo de ar. Estava pensando em comprar uns filtros de poeira magnéticos para usar no PC e ajudar na diminuição de poeira, mas quero ter certeza antes se eles acabam sendo mais maléficos que benéficos, ou se é de fato uma boa escolha.
Acho que só é comum de usar filtros nos intakes do gabinete mesmo, tende a segurar parte do airflow e aumentar um pouco a necessidade de pressão estática mas é algo que tem que ser analisado caso a caso porque é complicado, geralmente tem a restrição do painel frontal e adicionar o filtro é uma restrição a mais e não tem como prever a interação, também depende bastante dos fans e rotação que cada um usa mas as vezes adicionar o filtro não muda nada quanto as temperaturas então sempre é válido testar, da mesma forma que trocar de fans de 50cfm/2mmh2o pra fans de 100cfm/5mmh2o não necessariamente vai trazer ganhos de temperatura já que não é algo linear do tipo subiu X cfm/mmh2o vai reduzir X graus, o que dá pra dizer é que sair de 0 airflow pra pouco/médio airflow tende a trazer ganhos muito maiores que sair de airflow médio pra airflow alto/absurdamente alto, mas cada caso acaba sendo bem único então eu diria que só testando, se as temperaturas estão ok e você quer reduzir a quantidade de poeira não vejo problemas com adicionar, mesmo se prejudicar não deve ser nada absurdo

EDIT: Adicionar uns fans mais puxados pro high-end pros interessados ficarem de olho e até pra eu monitorar mais fácil kk
Alphacool Apex Stealth Metal - Promessa desse aqui tá gigante, vamos ver...
Scythe Grand Tornado - Supostamente vai bater o Gentle Typhoon e ele vai até 3000rpm
Scythe Wonder Tornado - É pra ser um fan mais low-cost, provavelmente um rework/upgrade do Wonder Snail
 
Última edição:
Pessoal, comprei 4 Cooler Fans Noctua NF-F12 para arrefecer o PC. Queria perguntar se alguém usa filtro de ar nas cooler fans (ou até no water cooler mesmo) e se eles de alguma maneira acabam prejudicando no fluxo de ar. Estava pensando em comprar uns filtros de poeira magnéticos para usar no PC e ajudar na diminuição de poeira, mas quero ter certeza antes se eles acabam sendo mais maléficos que benéficos, ou se é de fato uma boa escolha.
Use filtro apenas nos fans que vão jogar ar pra dentro do gabinete, vai ter uma pequena redução no fluxo de ar mas vai segurar muita poeira que iria parar dentro do gabinete sem fosse usar sem os filtros, já nos fans de exaustão vc pode deixar sem filtro pq eles vão jogar o ar quente pra fora então é tranquilo.
 
Valeu pelas dicas pessoal! Vou levar em consideração na hora de montar! :vai:
 

Be quiet apresenta a série de fans Pure Wings 3

o fabricante alemão de componentes premium para PC, anuncia sua nova série de ventiladores convencionais: Pure Wings 3. Com rpm mínimas baixas e alta velocidade de ponta, Pure Wings 3 é o ventilador de PC perfeito para qualquer aplicação, seja uma estação de trabalho exigente ou uma construção de jogo de nível básico. Graças a uma estrutura de ventoinha optimizada, proporciona um desempenho excepcional em radiadores, enquanto as pás da ventoinha recentemente concebidas e o ângulo reorganizado resultam numa pressão de ar extraordinária.

Pure Wings 3 está disponível em dois tamanhos diferentes (120 mm e 140 mm) e três versões diferentes (3 pinos, 4 pinos PWM, 4 pinos PWM de alta velocidade), onde as versões de alta velocidade incluem um inovador circuito fechado motor para manter a rpm estável, independentemente da resistência. O resultado é uma série de ventiladores que oferece excelente confiabilidade e é um companheiro duradouro para o seu sistema de jogo.

tauAbzc.jpg


IHyOZ2G.jpg


S8Tr3TD.jpg


Otimizado para pressão de ar sem precedentes e fluxo de ar máximo
A saída da estrutura do ventilador do Pure Wings 3 foi recentemente projetada para minimizar vazamentos de ar. Isto beneficia especialmente o desempenho do radiador. Para alcançar um desempenho ainda maior, as pás do ventilador também são otimizadas: o seu ângulo é ajustado para atingir ainda mais pressão de ar, resultando num desempenho sem precedentes na sua classe. Mas Pure Wings 3 não funciona apenas bem em radiadores, é também a ventoinha de gabinete perfeita: com otimizações para máximo fluxo de ar, Pure Wings 3 é a escolha certa para qualquer configuração de gabinete que exija alto desempenho de refrigeração e ótima circulação de ar. As pás do ventilador com fluxo de ar otimizado não apenas reduzem as turbulências geradoras de ruído, mas também garantem o desempenho necessário, mesmo em configurações exigentes. Fiéis ao nome da empresa, os ventiladores Pure Wings 3 são extremamente silenciosos graças a uma rotação inicial muito baixa e, graças à tecnologia comprovada de rolamentos de rifle, esses ventiladores possuem uma vida útil de 80.000 horas.

Versão de alta velocidade com motor de circuito fechado para excelente desempenho de resfriamento
As versões Pure Wings 120 mm PWM de alta velocidade e Pure Wings 140 mm PWM de alta velocidade são projetadas especificamente para configurações exigentes, aumentando a velocidade máxima para 2.100 rpm e 1.600 rpm, respectivamente, enquanto integrando nada menos que 9 pás de ventilador com fluxo de ar otimizado. Isto resulta numa pressão de ar notavelmente elevada de até 2,41 mm/H2O para a versão de 120 mm e 2,44 mm/H2O para a versão de 140 mm. E isso não é tudo: os modelos de alta velocidade também incluem um motor de circuito fechado exclusivo, comparável ao controle de cruzeiro dos carros. Ao trabalhar contra a resistência, os ventiladores geralmente giram mais devagar. A tecnologia do motor de circuito fechado monitora constantemente a rotação atual e aumenta-a até a meta, se necessário. Como resultado, os ventiladores de alta velocidade Pure Wings 3 sempre operam na velocidade desejada, independentemente da resistência.

Pure Wings 3 estará disponível no varejo a partir de 7 de novembro. Para preços de varejo sugeridos e especificações principais, consulte a tabela abaixo.

O6Dqnae.jpg
 
Essa fan, pichau feather de 74,5 CFM, é boa para usar no gabinete para o fluxo de ar?
 
Pessoal, boa tarde

Atualmente, tô com um PC com uma RTX 2060 + Ryzen 5 5600X. Recentemente, reparei que a minha GPU estava a atingir uma temperatura elevada durante jogos (86-87°C), chegando a travar a tela dps de algumas horas de gameplay quando eu tava jogando FarCry6, por exemplo. Encontrei esse tópico, e percebi que o meu fluxo de ar pode estar com uma pressão negativa violenta:


Entrada - 3 ventoinhas padrão do gabinete (Pichau HX550) com 1200 RPM, 44 CFM e 0,82 mmH2O

Exaustão - 3 Pichau Feather X com 700-1800 RPM, 74,5 CFM e 1,78 mmH2O


Tô pensando em trocar as ventoinhas que vieram no setup e pensei em colocar o kit Pichau Feather P1:

3 ventoinhas com 800-1800 RPM, 82,61 CFM e 1,98 mmH2O


Também andava à procura de um novo cooler para o CPU. Uso um Cooler Master A50, e estou neste momento a pensar em colocar um Deepcool AK400 no lugar.
Alguém pode me dizer se estas atualizações vão me ajudar?
 
Pessoal, boa tarde

Atualmente, tô com um PC com uma RTX 2060 + Ryzen 5 5600X. Recentemente, reparei que a minha GPU estava a atingir uma temperatura elevada durante jogos (86-87°C), chegando a travar a tela dps de algumas horas de gameplay quando eu tava jogando FarCry6, por exemplo. Encontrei esse tópico, e percebi que o meu fluxo de ar pode estar com uma pressão negativa violenta:


Entrada - 3 ventoinhas padrão do gabinete (Pichau HX550) com 1200 RPM, 44 CFM e 0,82 mmH2O

Exaustão - 3 Pichau Feather X com 700-1800 RPM, 74,5 CFM e 1,78 mmH2O


Tô pensando em trocar as ventoinhas que vieram no setup e pensei em colocar o kit Pichau Feather P1:

3 ventoinhas com 800-1800 RPM, 82,61 CFM e 1,98 mmH2O


Também andava à procura de um novo cooler para o CPU. Uso um Cooler Master A50, e estou neste momento a pensar em colocar um Deepcool AK400 no lugar.
Alguém pode me dizer se estas atualizações vão me ajudar?
Ai no seu caso ta entrando menos ar e tirando mais ar

Faz uma troca boba, tira essas 3 da exaustão e coloca como entrada e essas 3 entradas como exaustão.

Mantém as 3 entrada com 40% de rotação e as de saída com 60% e veja como se comporta.

Tu tem que injetar mais ar frio no gabinete, puxar só o ar não vai refrigerar seus componentes.

Uma coisa que tu pode tentar é fazer undervolt na 2060 via msi afterburner que também é bem válido!
 
Ai no seu caso ta entrando menos ar e tirando mais ar

Faz uma troca boba, tira essas 3 da exaustão e coloca como entrada e essas 3 entradas como exaustão.

Mantém as 3 entrada com 40% de rotação e as de saída com 60% e veja como se comporta.

Tu tem que injetar mais ar frio no gabinete, puxar só o ar não vai refrigerar seus componentes.

Uma coisa que tu pode tentar é fazer undervolt na 2060 via msi afterburner que também é bem válido!

Mandei 2 ventoinhas de exaustão pra puxarem o ar, assim eu tive uma pressão levemente positiva. Antes a GPU cravava em 86°C, mas já consegui reduzir pra cerca de 83-85°C sem precisar colocar as ventoinhas em força total/alterar qualquer configuração na BIOS. Vou dar uma pesquisada no msi afterburner e tentar configurar ele tbm. Vlw man
 
Mandei 2 ventoinhas de exaustão pra puxarem o ar, assim eu tive uma pressão levemente positiva. Antes a GPU cravava em 86°C, mas já consegui reduzir pra cerca de 83-85°C sem precisar colocar as ventoinhas em força total/alterar qualquer configuração na BIOS. Vou dar uma pesquisada no msi afterburner e tentar configurar ele tbm. Vlw man
Mas calma, como ta a configuração?

frente, topo e traseiro?
 
Galera, estou querendo trocar as minhas 3 ventoinhas Pichau Feather P1 por um modelo sem rgb e na cor preta na faixa de 99 reais.

Fiquei na dúvida entre três modelos: i) Corsair AF120 Elite; 2) Cooler Master Stikle Flow 120; 3) Cooler Master Mobius 120.

Há algum outro modelo nessa faixa? Qual é o melhor modelo?
 
Última edição:
Pessoal, boa tarde

Atualmente, tô com um PC com uma RTX 2060 + Ryzen 5 5600X. Recentemente, reparei que a minha GPU estava a atingir uma temperatura elevada durante jogos (86-87°C), chegando a travar a tela dps de algumas horas de gameplay quando eu tava jogando FarCry6, por exemplo. Encontrei esse tópico, e percebi que o meu fluxo de ar pode estar com uma pressão negativa violenta:


Entrada - 3 ventoinhas padrão do gabinete (Pichau HX550) com 1200 RPM, 44 CFM e 0,82 mmH2O

Exaustão - 3 Pichau Feather X com 700-1800 RPM, 74,5 CFM e 1,78 mmH2O


Tô pensando em trocar as ventoinhas que vieram no setup e pensei em colocar o kit Pichau Feather P1:

3 ventoinhas com 800-1800 RPM, 82,61 CFM e 1,98 mmH2O


Também andava à procura de um novo cooler para o CPU. Uso um Cooler Master A50, e estou neste momento a pensar em colocar um Deepcool AK400 no lugar.
Alguém pode me dizer se estas atualizações vão me ajudar?
Primeira coisa: você disse que recentemente a GPU passou a bater 86-87c, então antes não batia essa temperatura? Foi em algum jogo específico que chegou nisso? Temperatura ambiente subiu muito? Quando isso passar a ser um problema do nada geralmente é pasta térmica velha/ressecada

Pressão negativa não é necessariamente algo ruim, tem casos que vi pressão negativa acabar sendo melhor que pressão positiva, apesar de que era mais pra cases itx, mas não excluiria/simplificaria como pressão negativa = ruim e pressão positiva = bom a princípio

Tenta remover a parte frontal desse gabinete e vê se ajuda em algo, deixando as 3 Feather X como intake por serem mais fortes, e bota só 1 traseira de exaustão ou 1 traseira + 1 no topo perto da traseira, testaria isso mais pra tirar a dúvida porque nem sempre botar fans mais fortes sempre vai trazer resultado, como você já tem os fans e o gabinete acho que o ideal é testar antes de trocar algo, as vezes é simplesmente a pasta térmica da GPU que tá velha ou o gabinete que tem muita obstrução de airflow, e se esse for o caso talvez trocar os fans nem resolva

Galera, estou querendo trocar as minhas 3 ventoinhas Pichau Feather P1 por um modelo sem rgb e na cor preta na faixa de 99 reais.

Fiquei na dúvida entre três modelos: i) Corsair AF120 Elite; 2) Cooler Master Stikle Flow 120; 3) Cooler Master Mobius 120.

Há algum outro modelo nessa faixa? Qual é o melhor modelo?
Tem as DeepCool FK120 também, entre essas todas acho que iria nas Mobius ou nas FK120 a princípio
 
Primeira coisa: você disse que recentemente a GPU passou a bater 86-87c, então antes não batia essa temperatura? Foi em algum jogo específico que chegou nisso? Temperatura ambiente subiu muito? Quando isso passar a ser um problema do nada geralmente é pasta térmica velha/ressecada

Pressão negativa não é necessariamente algo ruim, tem casos que vi pressão negativa acabar sendo melhor que pressão positiva, apesar de que era mais pra cases itx, mas não excluiria/simplificaria como pressão negativa = ruim e pressão positiva = bom a princípio

Tenta remover a parte frontal desse gabinete e vê se ajuda em algo, deixando as 3 Feather X como intake por serem mais fortes, e bota só 1 traseira de exaustão ou 1 traseira + 1 no topo perto da traseira, testaria isso mais pra tirar a dúvida porque nem sempre botar fans mais fortes sempre vai trazer resultado, como você já tem os fans e o gabinete acho que o ideal é testar antes de trocar algo, as vezes é simplesmente a pasta térmica da GPU que tá velha ou o gabinete que tem muita obstrução de airflow, e se esse for o caso talvez trocar os fans nem resolva


Tem as DeepCool FK120 também, entre essas todas acho que iria nas Mobius ou nas FK120 a princípio
Já tive casos de travamentos em alguns jogos como Borderlands 3, mas sempre eram coisas de segundos, porém teve essa semana no FarCry 6 onde a tela simplesmente congelou e precisei reiniciar o computador, foi nisso que passei a monitorar a temperatura dos componentes, então não sei lhe dizer se a placa sempre esteve nessa temperatura ou se foi repentino. O PC foi comprado a menos de 1 ano, então não sei se seria algo na pasta térmica da placa, mas caso fosse, não seria melhor acionar a garantia da MSI ao invés de abrir pra subsituí-la?

Troquei a ordem de 2 ventoinhas, colocando 2 Feather X na parte frontal e 2 padrão do gabinete no topo, mantendo o padrão 3 p exaustão e 3 p sucção. E alguns dias atrás onde o pico era 88.2°C e a faixa (em game) era 86-87°C, reduziu minimamente. Joguei por alguns minutos e tava com máxima de 87°C e se manteve quase o tempo todo entre 84-85°C.
 
Opa guys, to querendo pegar um cooler e umas fans pra mim e gostaria de algunas opiniões.

Hoje consegui boletar um Deepcool Castle V2 de 240mm por 334 reais com frete incluso. Queria saber se ele não é demais talvez pra um Ryzen 5 7600. Outras opções q tenho visto pra esse processador são o Redragon Tyr por 79, os Deepcool AK400/AG500 por 150 ou o Deepcool AS500 por 200 q ja apareceu outras vezes. Qual seria um melhor custo benefício?

Quanto as fans. Eu tenho em casa 2 kits antigos, mas lacradas na caixa, q eu ia vender a princípio mas não sei se uso com meu pc novo. São 3 Corsair AF120 Led (2018) e 2 Corsair ML140 Pro com controladora. Pesquisei pela net e não parecem ser muito boas opções mas sou meio perdido em ventoinhas então gostaria de saber.

Das opções que pesquisei me interessei pela Sickleflow sem led ou a argb se for mais forte em alguma coisa, a Scythe Kaze Flex Slim ou a II Slim, Mobius 120, TUF 120 e as pichau P1 parecem interessantes também.

Meu gabinete é praticamente um mini itx com suporte pra mtx, então o espaço vai ser limitado. O que recomendam?
 
Pessoal, comprei recentemente um Redragon WideLoad Lite e gostaria de saber se estou utilizando da melhor forma o Airflow dele, se há algo a melhorar

8 Fans sao da Gaming Master com CFM de +- 35
1 fan da PC yes de 72cfm
Fan do cooler ThermalTake 65CFM

 
Estava decidido a comprar o Lancool 216, mas ao ver uma 4080 nele (vou usar uma 4090) achei que ficou apertado. imagino que tenha comprometido um pouco o fluxo, principalmente no meu caso, que vou usar AC e não quero colocar a placa na vertical. então, tô pensando em comprar o o11 EVO ou XL no lugar. a pergunta é: eu teria algum ganho real de refrigeração ou seria apenas pela estética?
 
Teste de gabinete "aquário" - NZXT H6 mostrando que:
  • Fans embaixo da VGA pioram a temperatura do CPU.
  • Fan no topo mais para frente rouba air de air cooler. Confirmado em teste do fabricante:

H6-2.jpg




Resumo da opera: menos é mais. 😜

E olha que o HC diz que esse H6 é um "aquário" evoluído.
 
Última edição:
Teste de gabinete "aquário" - NZXT H6 mostrando que:
  • Fans embaixo da VGA pioram a temperatura do CPU.
  • Fan no topo mais para frente rouba air de air cooler. Confirmo em teste do fabricante:

H6-2.jpg




Resumo da opera: menos é mais. 😜

E olha que o HC diz que esse H6 é um "aquário" evoluído.

Para esse gabinete em específico esse resultado ai faz total sentido, acho até que é um dos testes mais "acreditáveis" por ae de airflow. A ideia desse gabinete é praticamente perfeita, ao menos para air cooler, essa posição das fans achei incrível.
Mas para os outros aquários normais precisaria fazer testes iguais para tirar a conclusão.
 
Pessoal, meu PC tem as seguintes configurações atualmente:

• Aorus X470 Ultra Gaming
• Ryzen 7 2700X
• G.Skill TridentZ RGB DDR4 16GB (2x8GB) 3200MHz
• EVGA GTX 1080 Ti icx 11GB
• Corsair RM750x
• SSD Sandisk 240GB SATA
• HDD Seagate Barracuda 1TB
• NZXT H500
Refrigeração:
• AMD Wraith Prism Cooler
• x2 140mm Aerocool Shark Blue (FRENTE - INTAKE)
• x1 140mm Aerocool Shark Blue (CIMA - EXHAUST)
• x1 NZXT 120mm (fan do próprio gabinete) (TRASEIRA - EXHAUST)

Nessa BF estou cogitando um upgrade que seria:

• Ryzen 7 5800X3D
• 32GB de RAM (2x16GB) 3600MHz CL18 (modelo/marca a definir)
• SSD NVMe M.2 1TB XPG S70 Blade

Vocês acham que o setup de refrigeração atual dá conta? Ou recomendam algum setup de refrigeração específico? Ouvi dizer que o 5800X3D esquenta bem...

Costumo jogar no ar-condicionado, então a temperatura ambiente é sempre fria, nunca tive problema com o setup atual.
 
..se há algo a melhorar


Bom, para melhorar o airflow e se for o caso temperaturas só se... remover alguns fans. 😜

Os dois fans da direita - um embaixo e um em cima só estão atrapalhando, o debaixo turbilhonado o ar do fan da lateral debaixo, e o de cima puxando para fora parte do ar que entra pelo fan lateral de cima, antes que resfrie qualquer coisa, e o fan de cima do meio esta roubando parte do ar CPU cooler.

Mas como qualquer mudança vai estragar a "decoração" melhor deixar do jeito que esta. ;)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

• AMD Wraith Prism Cooler

• Ryzen 7 5800X3D

Só para jogos de uso pesado pode usar o Wraith Prism, vide. Para fazer render considere um DeepCool AG620 - R$ 315,00 ou WC 240mm de boa marca.

• 32GB de RAM (2x16GB) 3600MHz CL18 (modelo/marca a definir)

Do pronto de vista prático nem vale a pena gastar com mais DDR4, mas como esta relativamente barato e tem os 16 Gb para vender, porque não?
 
Última edição:
Pessoal, vocês acham que fará alguma diferença final em temperatura nos exemplos abaixo. O fato de ter 8 fans jogando ar para dentro não iria desiquilibrar o fluxo de ar?

Posso colocar apenas 3 na frente jogando ar para dentro, 1 no fundo tirando ar e economizar uma boa grana.
Comprei o watercooler Deepcool LT720, e vou fazer push and pull com as fans da Asus.

Até o momento comprei 10 fans da Asus TUF TF120.

Fluxo de ar: 76 CFM
Pressão do Ventilador: 2,5 mm H2O

images-1.jpg


IMG-20231028-WA0000.jpg
 
Última edição:
Pessoal, vocês acham que fará alguma diferença final em temperatura nos exemplos abaixo. O fato de ter 8 fans jogando ar para dentro não iria desiquilibrar o fluxo de ar?

Posso colocar apenas 3 na frente jogando ar para dentro, 1 no fundo tirando ar e economizar uma boa grana.
Comprei o watercooler Deepcool LT720, e vou fazer push and pull com as fans da Asus.

Até o momento comprei 10 fans da Asus TUF TF120.

Fluxo de ar: 76 CFM
Pressão do Ventilador: 2,5 mm H2O

images-1.jpg


IMG-20231028-WA0000.jpg
Não vai desequilibrar nada, pq na verdade vc teria 8 jogando ar pra dentro e 7 jogando ar quente pra fora; 6 no push pull e 1 no fundo.
Pra jogar ar pra dentro os mais importantes são os frontais. Caso não queira usar os laterais deixe apenas os frontais, mas eu colocaria todos.
Aqui uso 6 jogando ar pra dentro e 6 tirando e ficam show as temps.
 
Pessoal, recente montei a configuração da assinatura em um Gabinete Montech AIR100 que já vem com 4 fans ARGB, 3 frontais e 1 na parte traseira pré instalados...
Alguém sabe se esses fans são bons? Acredito terem o fluxo de ar baixo... Se alguém puder me indicar um kit de bons fans.

Inclusive tenho um gammaxx V2 red e quero aproveitar e trocar a fan dele também.

Segue abaixo a foto do setup:

Whats-App-Image-2023-11-03-at-16-27-09.jpg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo