[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Boa noite galera, qual cooler fan recomendam de 120mm, gastando até 250 reais num trio. Valeu.

Boa tarde, gente. Estou com Pichau Apus aqui e preciso de recomendações de fans de 120, infelizmente as fans dele não tão aguentando a placa, vou precisar trocar e colocar todas possíveis(as 6 fans)

Existe alguma com bom custo e beneficio?

Antes parecia que tinha diversas opções boas sem rgb pra quem gostava, estou procurando fan de 140mm e o melhor que encontrei foi kaze flex rgb 140mm na amazon e vou usar com os leds desligados.
Mas sobre os fans sem led, queria 2x140mm + 6x120mm pretos/brancos sem rgb, tirando noctua que tem ainda tem na waz, o que recomendariam nesse estilo ? fans todos pretos ou brancos, mas sem rgb nenhum.

Boa tarde, gente. Estou com Pichau Apus aqui e preciso de recomendações de fans de 120, infelizmente as fans dele não tão aguentando a placa, vou precisar trocar e colocar todas possíveis(as 6 fans)

Existe alguma com bom custo e beneficio?
Sickleflow 120mm

Antes parecia que tinha diversas opções boas sem rgb pra quem gostava, estou procurando fan de 140mm e o melhor que encontrei foi kaze flex rgb 140mm na amazon e vou usar com os leds desligados.
Mas sobre os fans sem led, queria 2x140mm + 6x120mm pretos/brancos sem rgb, tirando noctua que tem ainda tem na waz, o que recomendariam nesse estilo ? fans todos pretos ou brancos, mas sem rgb nenhum.
Sickleflow 120mm, 140mm os Kaze são excelentes mas não são pretos, é complicado porque tem poucas opções de 140mm aqui, caso queira acessórios e uma garantia mais longa tem os NF-A14, mas em desempenho mesmo vão ser iguais aos Kaze 140mm praticamente (usei ambos e pessoalmente preferi os Kaze, mas ambos excelentes), tem os P14 também mas só branco, não sei o que mais de interessante tem de 140mm

Sickleflow 120mm

Sickleflow 120mm, 140mm os Kaze são excelentes mas não são pretos, é complicado porque tem poucas opções de 140mm aqui, caso queira acessórios e uma garantia mais longa tem os NF-A14, mas em desempenho mesmo vão ser iguais aos Kaze 140mm praticamente (usei ambos e pessoalmente preferi os Kaze, mas ambos excelentes), tem os P14 também mas só branco, não sei o que mais de interessante tem de 140mm
o kaze de 140 achei mt bom, so que como irei usar vai ser um fan com as helices branca transparente, meio paia sem ligar os rgb.
realmente 140mm ta dificil as opções com preço legal.

Hoje resolvi fazer mais algumas alterações no Hyper, e valeu a pena, resolvi meu problema com as temperaturas irregulares. Como esse gabinete recebe ar frio tanto da parte e inferior e lateral, no meu caso, que possuo uma placa de vídeo que dissipa uma parte do ar para dentro do gabinete, usar fans na parte inferior foi prejudicial.

Não sei qual seria o temo científico correto para dizer aqui, mas usar as fans na parte inferior deve ter criado algum bolsão de ar, fez o gabinete virar tipo uma estufa, pois tudo ficou quente, mesmo usando as fans laterais, superiores e traseiras como exaustores. O barulho gerado foi tenebroso, não vale a pena o uso de muitas fans.

Como a fonte principal de ar frio nesse gabinete é a lateral, resolvi fazer um experimento, que foi um sucesso. Como tenho 4 fans xpg vento pro, decidi fazer o seguinte esquema:

2 fans ficaram na parte lateral, como intakes, a traseira ficou como exaustor e a última vento pro, adicionei ela no air cooler, no caso, o nótus b da pcyes. Tirei a fan original dele e adicionei a vento pro no lugar, pois ela ali diminuiria o vácuo entre a frontal e traseira, criando o fluxo equilibrado.

Resultado disso foi excelente, pois a vga sempre recebe ar frio da parte inferior, que é aberta e o restante das peças pega ar frio das vento pro, a traseira se encarrega da parte mais quente e a parte inferior que é aberta, mesmo com filtro, retira o restante do ar quente. Nessa configuração, todas as peças ficaram ainda melhores no quesito temperatura do que no trantor ou gadit x, e o melhor que está com pouco ruído, pelo número mínimo de fans. Fica aqui a dica para quem tem esse gabinete, talvez está configuração que uso funcione com vc 👍
Qual o modelo do seu gabinete?

Tive uma experiência parecida que me fizeram desistir de comprar mais fans. Um tempo atrás eu até comentei aqui pedindo ajuda para escolher fans de 120mm para ficar como exaustor.

Tenho o Gabinete Aerocool Trinity Mini V1 (já vem com 1 fan traseira simples) + i5 9400F + AirCooler da Cooler Master HYPER H411R + 2 Ventoinhas Scythe Kaze Flex 140mm na frente como intake.

Eu queria pq queria comprar pelo menos mais 2 fans para colocar na parte de cima, mas eu nem me lembro de ter visto ele chegar nos 80ºC. Renderizando vídeos com o processador a 100% ele ficou no máximo com 65ºC.

MUITAS VEZES MENOS É MAIS! Só comprarei fans se ele aumentar muito a temperatura quando mudar meu kit.

1.webp

Qual o modelo do seu gabinete?

Tive uma experiência parecida que me fizeram desistir de comprar mais fans. Um tempo atrás eu até comentei aqui pedindo ajuda para escolher fans de 120mm para ficar como exaustor.

Tenho o Gabinete Aerocool Trinity Mini V1 (já vem com 1 fan traseira simples) + i5 9400F + AirCooler da Cooler Master HYPER H411R + 2 Ventoinhas Scythe Kaze Flex 140mm na frente como intake.

Eu queria pq queria comprar pelo menos mais 2 fans para colocar na parte de cima, mas eu nem me lembro de ter visto ele chegar nos 80ºC. Renderizando vídeos com o processador a 100% ele ficou no máximo com 65ºC.

MUITAS VEZES MENOS É MAIS! Só comprarei fans se ele aumentar muito a temperatura quando mudar meu kit.

1.webp
O meu é o modelo aquário novo da dt3, o hyper. Ele tem suporte para 9 fans, mas usar todas elas foi uma merda, ficou instável a temperatura interna. Fiz todas as combinações possíveis, mas a melhor combinação que encontrei nele foi adicionar apenas as 2 fans laterais como admissão de ar e a traseira e no máximo 1 na parte superior, como exaustores.

Só isso foi o suficiente para a temperatura ficar em boas condições, até os hds melhoraram suas temperaturas. Notei que a cpu subiu pouca coisa a temperatura nessa combinação, mas vale a pena. Realmente, muitas vezes menos é mais em se tratando de gabinetes.

antes vi bastante recomendações dos fans akasa piranha e viper, aconteceu alguma coisa com a akasa que sumiu do mercado ? não acha isso nem em site chines ?

Deve ser porque os Akasa estão caros - na casa dos R$ 100, e não tem LED "RGB'tuxywz", porque o Akasa Viper - PWM, 83,63 CFM, pressão 2,98 mm H2O, sem LED, tem à venda.

Depois de maratonar esse forum, abri minha mente em relação ao gabinete + fans e isso me deixou mais indeciso.

To pensando no Montech air 1000 lite como gabinete devido ao filtro de poeira

como ja vem 3 fans, pensei em adicionar essas:

3 x CM SICKLEFLOW 120
ou
2 x KAZEFLEX 140mm

setup:
5700x + montech DT24
4070 windforce

Vale a pena comprar tudo junto? ou compro somente o gabinete e vejo como fica? por esses 500 reais que vou gastar tem melhor indicaçao?

Depois de maratonar esse forum, abri minha mente em relação ao gabinete + fans e isso me deixou mais indeciso.

3 x CM SICKLEFLOW 120
ou
2 x KAZEFLEX 140mm

setup:
5700x + montech DT24
4070 windforce

Vale a pena comprar tudo junto? ou compro somente o gabinete e vejo como fica? por esses 500 reais que vou gastar tem melhor indicaçao?
fala irmão, vou contar minha história sobre meus gabinetes e fans kkkk.... primeiro gabinete q peguei (meados de 2015 acho) foi um Gadit X RTB (1 versão), bem parecido com esse Montech... e já adianto q é um excelente gabinete, com frente em mesh q ajuda muito no flow (recomendei recetemente o Gadit lançado agr pela pichau p um amigo, e montei o pc dele... puta gabinete tb, muda pouca coisa desse meu, pois tem filtros de poeira q o meu não tem), portanto esse seu vai ser muito bom tb.... Disposição de fans, usava 3 xpg vento na frente (intake), 2 Corsair ML120 cima (exaust), 1 xpg vento tras (exaust), juntos com um Fuma 2, e era excelente essa combinação, nunca vi meu 5600x passar dos 63 graus. Sobre barulho, nunca me incomodou pois os xpg tem um dB bem baixo, os kaze flex do Fuma 2 nem se fala (inaudível mesmo em rotaçao máx), o único q realmente fazia barulho eram os Corsair, mas ajustava sua rotação e ficava perfeito pois eles tinham rotação mais alta que os xpg. Então acho q sua escolha está muito boa, apesar de não gostar muito dos Sickleflow da CM, mas atualmente uso esse Scythe no meu O11 Air mini e são fans p resto da vida cara, valeram cada centavo, pode comprar sem medo q vai usar em qqer configuração posterior.

PS: agr q abri o link desses kaze flex, e são um pouco diferentes dos meus, pois os meus são os KF1425FD18-P esse mod mais especificamente. Mas esses tb estão excelentes pela espec!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O meu é o modelo aquário novo da dt3, o hyper. Ele tem suporte para 9 fans, mas usar todas elas foi uma merda, ficou instável a temperatura interna. Fiz todas as combinações possíveis, mas a melhor combinação que encontrei nele foi adicionar apenas as 2 fans laterais como admissão de ar e a traseira e no máximo 1 na parte superior, como exaustores.

Só isso foi o suficiente para a temperatura ficar em boas condições, até os hds melhoraram suas temperaturas. Notei que a cpu subiu pouca coisa a temperatura nessa combinação, mas vale a pena. Realmente, muitas vezes menos é mais em se tratando de gabinetes.
cara, uso um O11 Air Mini que tem uma config parecida com seu gabinete e simplesmente tem 11 fans dentro do bixo kkkkkkk, o fluxo ficou excelente, talvez por ter a frente em mesh e o seu é em vidro né!? mas as temps da cpu não passam de 53 graus em full e a gpu é q me agradou d+ pois coloquei 3 fans em baixo dela, e a temp de junção não passa dos 63 em 100% de carga. Configurei as fans pela bios e deixei rodando a curva praticamente em 50% full time, só aumente quando a cpu bate 75 graus, ou seja, nunca kkkkkk. Mas estou vendo uma porrada de gabinete nesse estilo pouco dps q comprei o meu Lian Li (q foi caro pacarai na época, 1k ssapoha), a própria Lian Li lançou um com a redragon (Lian Li O11 Dynamic Mini Redragom Ed) q tava na casa dos 500-600 reais quando lançou, excelente gabinete tb, pois o Dynamic original só aceita fonte SFX q são aquelas fontes menores e super caras... mas esse redragom foi feito especialmente pros BR eu acho kkkkkkk pois ele aceita fonte atx normal... e o O11 Air Mini era o único dessa família q aceitava essas fontes atx na época.

Última edição:
cara, uso um O11 Air Mini que tem uma config parecida com seu gabinete e simplesmente tem 11 fans dentro do bixo kkkkkkk, o fluxo ficou excelente, talvez por ter a frente em mesh e o seu é em vidro né!? mas as temps da cpu não passam de 53 graus em full e a gpu é q me agradou d+ pois coloquei 3 fans em baixo dela, e a temp de junção não passa dos 63 em 100% de carga. Configurei as fans pela bios e deixei rodando a curva praticamente em 50% full time, só aumente quando a cpu bate 75 graus, ou seja, nunca kkkkkk. Mas estou vendo uma porrada de gabinete nesse estilo pouco dps q comprei o meu Lian Li (q foi caro pacarai na época, 1k ssapoha), a própria Lian Li lançou um com a redragon (Lian Li O11 Dynamic Mini Redragom Ed) q tava na casa dos 500-600 reais quando lançou, excelente gabinete tb, pois o Dynamic original só aceita fonte SFX q são aquelas fontes menores e super caras... mas esse redragom foi feito especialmente pros BR eu acho kkkkkkk pois ele aceita fonte atx normal... e o O11 Air Mini era o único dessa família q aceitava essas fontes atx na época.
Esses dias venho fazendo vários testes nele, a poucos dias tentei novamente usar as nove fans nele, não ficou ruim, mas decidi remover pois ficou quente em alguns componentes, como as unidades de armazenamento.

Mas agora lendo seu comentário acho que começo a notar o problema do meu caso: saber a rotação ideal para as fans. E pra piorar no meu caso, as 9 fans são diferentes, são 4 de um tipo, 3 de outro e mais duas de outro tipo, provavelmente esse seja o problema, vc não acha?

Se não for um incomodo para vc, teria como vc postar uma foto da curva de fan que vc fez na BIOS? Assim eu teria uma noção de como configurar as minhas.

3 x CM SICKLEFLOW 120
ou
2 x KAZEFLEX 140mm

setup:
5700x + montech DT24
4070 windforce

Pessoalmente eu usaria apenas com os fans stock a princípio, na minha opinião a vantagem desses case Montech (e Lancool) é justamente o CxB por virem com um setup honesto de fans, as vezes a pessoa gasta >200 conto extra em fan pra não melhorar absolutamente nada objetivamente, e as vezes faz até mais sentido pegar logo um case superior ao invés de pegar um mais barato + fans

Fato é que mesmo stock o case deve atender 99,9% dos casos e tem testes em alguns cases mostrando que adicionar fan muitas vezes ou não muda nada ou até piora (seja temp ou o ruído), eu sou do time menos é mais nesses casos

Caso opte por pegar os fans, acho interessante realizar um teste dele stock e depois testar com os fans extra pra tirar a dúvida do quanto influenciam no setup aí, porque vamos assumir que haja de fato uma melhora (que não é garantido), se stock o case custa 280 e roda CPU a 65c e GPU a 65c (exemplos), gastar 400-450 pra rodar a 63/63c, ou 65/60c, ou 60/65c é meio que indiferente na prática também (mas, vai de cada um também)

3 x CM SICKLEFLOW 120
ou
2 x KAZEFLEX 140mm

setup:
5700x + montech DT24
4070 windforce

Quando eu estava procurando gabinetes eu vi esse modelo e parece que tem um ótimo airflow.
Eu acho que independente de algum outro gabinete que você escolher (caso alguém recomenda um bom aqui pra você), eu ainda acho válido pegar pelo menos fans para ficar na frente como intake pra ajudar a resfriar a sua placa de vídeo. Dependendo da temperatura que ficar a fan traseira que já vem no gabinete já pode ser suficiente

Com relação as fans que você tá querendo comprar, eu acho melhor pegar a kazeflex, pois tem 100 de CFM e rolamento de fluído (a outra fan é rifle bearing). Então esse fan vai ficar com você por muito tempo.

Eu comprei 2 Kazeflex de 140mm e eu gostei muito do desempenho delas e o barulho delas só incomoda um pouco quando estão a 100%. Por enquanto eu nem precisei comprar mais fans e eu continuo usando a fan traseira que veio no meu gabinete.

EDIT: agora que eu vi que esse modelo já vem com 3 fans. Pensei que era um modelo que vinha só com a fan traseira. Nesse caso eu tenho o mesmo pensamento que o insanee420. Compra só o gabinete e faz os testes. Se achar que continua muito quente tu compra 2 kazeflex e coloca as outras 2 fans que vão sobrar na parte superior como exaustor.

Última edição:
Entendedores, atualmente tenho 3 fans frontais Air Blazer 120R que são bem boas, com bom cfm e silenciosas. As fans originais do meu gabinete h500m que são 2 de 200mm MF200R estão guardadas faz um bom tempo.

Estava pensando de colocar elas de volta ao gabinete na frontal e mandar as 3 airblazer para o radiador do watercooler. A minha dúvida será que vou perder muito? Pela vaga lembrança eu lembro dessas fans originais da cooler master não terem muito fluxo de ar.

O que vocês acham? Eu acho legal é o visual dessas fans grandes, mas claro não quero deixar o PC mais quente só pelo visual rsrsrs

Entendedores, atualmente tenho 3 fans frontais Air Blazer 120R que são bem boas, com bom cfm e silenciosas. As fans originais do meu gabinete h500m que são 2 de 200mm MF200R estão guardadas faz um bom tempo.

Estava pensando de colocar elas de volta ao gabinete na frontal e mandar as 3 airblazer para o radiador do watercooler. A minha dúvida será que vou perder muito? Pela vaga lembrança eu lembro dessas fans originais da cooler master não terem muito fluxo de ar.

O que vocês acham? Eu acho legal é o visual dessas fans grandes, mas claro não quero deixar o PC mais quente só pelo visual rsrsrs
Cara, acho válido o teste, essas de 200mm vão dar uns 180cfm somando as duas, então é um bom fluxo ajudado ainda pelo seu gabinete q tem frente em mesh... essas fans da silverstone são excelentes, com uma pressão estática animal p se usar em AIO, então acho muito bom vc testar jogando elas p radiador e exaustão, e as CM de intake.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esses dias venho fazendo vários testes nele, a poucos dias tentei novamente usar as nove fans nele, não ficou ruim, mas decidi remover pois ficou quente em alguns componentes, como as unidades de armazenamento.

Mas agora lendo seu comentário acho que começo a notar o problema do meu caso: saber a rotação ideal para as fans. E pra piorar no meu caso, as 9 fans são diferentes, são 4 de um tipo, 3 de outro e mais duas de outro tipo, provavelmente esse seja o problema, vc não acha?

Se não for um incomodo para vc, teria como vc postar uma foto da curva de fan que vc fez na BIOS? Assim eu teria uma noção de como configurar as minhas.
Cara, eu tirei a foto da BIOS mas não tô conseguindo upar pelo celular, mas chegar em casa tento novamente.

Um problema com o Montech Air 1000 é que a furação do painel frontal mesh é muito restritiva, nos cálculos do Gamers Nexus restringe 73%, a temperatura cai 9 graus se remover a tela frontal mesh.
Me lembro que quando comprei o trantor, estava de olho no montech air 100 lite, mas desisti justamente por ter visto comentários na época sobre esse mesmo problema, falavam que a frontal mesh dele era muito ruim, restringia demais o ar. Uma pena a montech insistir nessa tela mesh, pois o air 1000 é lindo, mas esse detalhe da restrição se torna um problema.

Um problema com o Montech Air 1000 é que a furação do painel frontal mesh é muito restritiva, nos cálculos do Gamers Nexus restringe 73%, a temperatura cai 9 graus se remover a tela frontal mesh.
Me lembro que quando comprei o trantor, estava de olho no montech air 100 lite, mas desisti justamente por ter visto comentários na época sobre esse mesmo problema, falavam que a frontal mesh dele era muito ruim, restringia demais o ar. Uma pena a montech insistir nessa tela mesh, pois o air 1000 é lindo, mas esse detalhe da restrição se torna um problema.
Se não me engano após o review a Montech revisou o case e aumentou a porosidade do mesh frontal dele

EDIT:

Agora o quanto isso melhorou não sei, não estava recomendando ele por ter visto o review também mas creio que essa unidade revisada seja tranquilo em temps pra maioria

Última edição:
Se não me engano após o review a Montech revisou o case e aumentou a porosidade do mesh frontal dele

EDIT:

Agora o quanto isso melhorou não sei, não estava recomendando ele por ter visto o review também mas creio que essa unidade revisada seja tranquilo em temps pra maioria

Tomara que as unidades vendidas na lojas daqui seja a versão revisada, pois são gabinetes de extrema qualidade, e baratos.

Tomara que as unidades vendidas na lojas daqui seja a versão revisada, pois são gabinetes de extrema qualidade, e baratos.
Acredito que sejam todos da revisão nova sim, só julgando pelas imagens mas a furação parece bater com a versão nova que é bem mais vazado com furos maiores, e também já faz 2 anos que atualizaram, creio que nem se encontre mais da versão antiga há muito tempo, e possivelmente a Montech envia a frente nova avulsa pra quem solicitar com eles, e são ótimos mesmo, basicamente recomendo Montech pra low-cost ou Lancool pra quem quer gastar >500 kkkk

EDIT: Apenas uma correção mas não fazem 2 anos, o review é de 16/11/2021 e o post sobre as mudanças do case de 10/12/2021, entrei pelo celular ontem rapidinho e só aparecia "2 anos" na data do post kkk

Última edição:
Alguém conhece alguma marca que tenha fans de 160mm rgb?
Troquei de gabinete (Lian Li 216) e pelo valor que paguei só tinha sem RGB. Agora quero substituir os 2 da frente e colocar 2 de 140mm em cima da cover da fonte mas não acho em nenhum lugar esses fans, somente um da Bluecase no ML mas não sei se são bons.

Alguém conhece alguma marca que tenha fans de 160mm rgb?
Troquei de gabinete (Lian Li 216) e pelo valor que paguei só tinha sem RGB. Agora quero substituir os 2 da frente e colocar 2 de 140mm em cima da cover da fonte mas não acho em nenhum lugar esses fans, somente um da Bluecase no ML mas não sei se são bons.
Difícil se conseguir achar viu kkk, eu pensaria em usar fans 140mm mesmo, ou dependendo do valor pago talvez até trocar pela versão ARGB se for viável

Boa noite galera, qual cooler fan recomendam de 120mm, gastando até 250 reais num trio. Valeu.
Como você não especificou exatamente se quer com ou sem ARGB, vou colocar alguns modelos que eu acho interessante. O trio deles também vai ficar bem mais barato que o seu orçamento.

Viper Black Akasa
83 de CFM

Aigo Ar12pro (esse é um dos que eu acho mais interessante por causa do barulho, vida útil e pelo valor dele)
74 de CFM
Esse é na versão branca, mas tem na preta também (todos no aliexpress)
Nesse link tem a opção de você comprar também o hub controlador

KAZE FLEX 120MM (modelo KF1225FD15B-P)
66 de CFM

Esses são os modelos que eu tinha salvado no meu pc que achei interessante na época que estava pesquisando. Podem não ser o melhores modelos, pois eu parei de pesquisar pq eu resolvi não fazer esse investimento agora pq eu iria gastar dinheiro atoa pq meu pc nem estava esquentando.

De qualquer forma é bom pra você tem um norte também.

Fica de olho também pois CFM e o RPM não é tudo, pois é bom prestar atenção no ruído e também no tipo de rolamento que ele tem para você ter essa fan por mais tempo.

Pessoal, a tampa lateral de gabinetes tipo aquário, a que fica na frente da fonte e unidades de armazenamento, boa parte delas vem com mesh na frente da fan da fonte e das fans laterais.

Usar filtro de poeira prejudica muito o fluxo desses gabinetes? Fico pensando se vale a pena o uso de filtro neles, acho que no meu, usar filtro tanto na mesh da fonte e das fans laterais tem reduzindo e muito o resfriamento. Será só imaginação minha ou realmente o uso de filtros nessa parte prejudica, diferentes dos gabinetes habituais?

Users who are viewing this thread

Voltar