[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Imaginei que seria isso, atualmente uso 2x 120mm na frente, e um de 120mm atrás como exaustor. Meu gabinete é um corsair carbide spec 01, com lateral de acrilico, pensei em mandar fazer uma furação de 140mm na lateral,
na região da placa de video e dos dissipadores. será que pode ser uma boa?

Como nem todo mundo gosta ou vê benefícios de fans no painel lateral, acho que ficaria mais a critério pessoal.

Pessoalmente teria receio se a fan não vibraria em excesso caso a janela de acrílico do gabinete não seja adequado para o propósito.

Imaginei que seria isso, atualmente uso 2x 120mm na frente, e um de 120mm atrás como exaustor. Meu gabinete é um corsair carbide spec 01, com lateral de acrilico, pensei em mandar fazer uma furação de 140mm na lateral,
na região da placa de video e dos dissipadores. será que pode ser uma boa?

Já utilizei fans na lateral. Na época eu tinha um gabinete Thermaltake V4 que permitia a instalação de uma fan de 120mm . No entanto, os resultados não foram bons e eu acabei tendo 2 problemas:

O primeiro, foi a sujeira, que, pelo fato da fan soprar para dentro sem nenhum filtro, fez com que eu tivesse que limpar o gabinete com maior frequência. Até ai tudo bem. Coloquei um filtro de ar e resolveu o problema.

O segundo, me pareceu que, de alguma forma (não sei explicar porque), a fan lateral não deixava o ar quente sair. Meu controlador de fans possui sensores de temperatura e quando eu fiz esta experiência, a temperatura interna aumentou ao invés de diminuir. coisa de louco...enfim...

Acho que existem 2 formas mais eficientes de você dedicar uma fan para a VGA.

1 - Instalar uma fan na parte inferior do gabinete, puxando o ar de fora para dentro. Assim sua VGA, teoricamente, teria maior quantidade de ar frio pra puxar.

2 - Instalar a fan "a frente" da placa de vídeo. Deste modo, esta fan receberia o ar frio vindo das fans frontais e redirecionaria para a sua vga. (É necessário que o seu gabinete tenha este tipo de suporte. Vou deixar uma foto de exemplo abaixo do meu gabinete para que fique mais claro)

Agora, vou monitorar a temperatura interna do gabinete e por meio do controlador, manter as fans superiores desligadas e ver se tenho algum ganho de eficiência no cooler do processador.

As fans do topo como exaustão podem afetar negativamente o cooler do processador:

1) Competição pelo ar mais frio vindo frontalmente: as fans do topo em especial a direita, sopra para fora parte desse ar que poderia ser usado pelo cooler do processador.

2) As fans do topo forçam a subida do ar aquecido gerado pela placa vídeo se misturando ao ar mais frio atingindo a região do processador.

Assim o cooler do processador não estaria se beneficiando diretamente com ar mais frio vindo frontalmente devido a competição com as fans do topo e o ar mais aquecido que passa por ele.

Será que teria algum efeito benéfico virar a fan da direita para baixo e manter a esquerda para cima?

qZNWk4v.jpg

A fan direita como injeção de ar até poderia beneficiar o air cooler, especialmente se tivesse uma gaiola de hd restringindo a entrada de ar frontal.

Será que teria algum efeito benéfico virar a fan da direita para baixo e manter a esquerda para cima?

Não, pois dessa forma parte do ar aquecido que sai seria reciclado, circulando novamente dentro do gabinete.

Uma opção seria nem usar a fan direita, deixando somente a traseira e a fan esquerda como exaustão.

E aew pessoal, tenho um Aerocool Xpredator Evil Black com a seguinte configuração: 1 x 14cm frontal (dentro para fora), 1 x 14cm traseira (exaustor), 1 x 23cm em cima (exaustor) e 4 laterais (dentro para fora), todos são coolers Aerocool que já vieram com o gabinete. Queria melhorar a temperatura dentro do gabinete e do quarto. Pensei em colocar 2 x Akasa Viper 14cm na frente, tem a gaiola de HDs, e tirar o de 23cm de cima e colocar 2 dos que estão na lateral no canto dele. O que vocês acham? Nenhum dos coolers tem filtro, qual vocês indicariam?

Vi cooler Rajintek também mas vi que o airflow dele é menor que o Viper, não tem problema o barulho.

Somente para título de informação, ontem eu fiz o teste em casa deixando a fan superior direita desligada e tive uma diferença de 1°C apenas. Apesar de pouco, é uma diferença. No entanto, acredito que este resultado pode ter variações de acordo com os modelos de fans e gabinetes.

Uma coisa curiosa que gostaria de salientar (se quiserem testar, melhor ainda) sobre quem usa build com air cooler (meu caso). Alguns dias atrás fiz uma limpeza no meu PC e percebi uma coisa no fluxo de ar.

Quando utilizamos um air cooler no processador, de forma com que a fan deste cooler direciona o ar para trás, a primeira fan do teto do gabinete fica "a toa". Fiz alguns testes de estabilidade e estresse para gerar calor e ver por onde o calor seria direcionado. E para minha surpresa, a primeira fan da frente, que fica no teto do gabinete não estava conseguindo dissipar o calor. O ar que estava sendo exaurido por ela, estava frio, porque o ar quente estava sendo "roubado" pela fan do cooler pro processador.

Alguém já reparou nisso?

Sim, aconteceu exatamente comigo. Removi a fan que ficava no teto e abaixou 2º da temperatura do processador.

Não recomendo fãs do teto como exaustores com air cooler, exatamente por não fazerem sentido algum. Coloque-as como intake e fara um uso mais sábio delas.

Outra coisa fans na lateral do case causam turbulência de ar, mais atrapalham do q ajudam

Não recomendo fãs do teto como exaustores com air cooler, exatamente por não fazerem sentido algum. Coloque-as como intake e fara um uso mais sábio delas.

Outra coisa fans na lateral do case causam turbulência de ar, mais atrapalham do q ajudam

è uma boa mesmo, fan na parte superior como intake, desse jeito o air cooler vai pegar o ar frio de fora do gabinete, e não o ar quente de dentro do gabinete, correto?

Teoricamente sim.

Mas como citei no outro post, eu fiz alguns testes e no meu caso, deu apenas 1 grau de diferença a menos no processador.

Suponho que isso pode variar de maquina pra maquina, de acordo com o modelo de fans e gabinete.

Boa noite pessoas!!! Tenho um corsair air 540 que esta configurado da seguinte forma:

2x 140 puxando ar na frente

2x 140 expulsando ar por cima

E meu H80 com dois fans esta na parte de trás expulsando ar para fora tbm...

Tem como otimizar um pouco mais este fluxo ou continuo com este esquema de pressão negativa???

Abração!!!

Galera eu tenho um Zalman Z5, e comprei mais dois fans com controle de rotação para colocar nele, estou pensando em colocar os dois na frente com o controle e os outros nesta posição que fiz na imagem, o que acham? Eu uso um CoolerMaster T4 jogando o ar direto no Fan traseiro e tenho uma 1070 FTW.

fxryo6.jpg

Boa noite pessoas!!! Tenho um corsair air 540 que esta configurado da seguinte forma:

2x 140 puxando ar na frente

2x 140 expulsando ar por cima

E meu H80 com dois fans esta na parte de trás expulsando ar para fora tbm...

Tem como otimizar um pouco mais este fluxo ou continuo com este esquema de pressão negativa???

Abração!!!

Como os colegas Paulo e Dinei mostraram, os resultados podem variar conforme o gabinete e configuração de cada um.
Eu diria também que a melhor configuração pode ser subjetivo, dependendo do critério pessoal de cada um, poderando os prós e contras.

Recomendo avaliar a necessidade das fans no topo como exaustão quando se tem também as fans do H80 como exaustão.
O da direita tem o inconveniente de soprar para fora parte do ar mais frio que vem frontalmente.
Já o da esquerda tem o inconveniente de soprar para fora parte do ar que poderia ser utilizado pelas fans do wc, criando competição entre eles.

Pessoalmente consideraria testar as configurações:

1) Tirar ou deixar desligado as fans do topo

2) Fan esquerda como injeção de ar, deixe a direita vazia.

Caso queira aproveitar a fan direita até por questões estéticas, é melhor também deixar como injeção de ar, mas não sei ela causaria maior ruído por conta do ar entrando frontalmente.

A fan esquerda contribuiria suprindo ar mais frio para as fans do H80.

Galera eu tenho um Zalman Z5, e comprei mais dois fans com controle de rotação para colocar nele, estou pensando em colocar os dois na frente com o controle e os outros nesta posição que fiz na imagem, o que acham? Eu uso um CoolerMaster T4 jogando o ar direto no Fan traseiro e tenho uma 1070 FTW.

fxryo6.jpg

Não seriam 4 fans, 2 já vieram com o gabinete e outros 2 que comprou?

Pessoalmente configuraria assim:

2 frontais injeção de ar
1 assoalho injeção de ar
1 traseira exaustão de ar

Se tiver outra fan, colocaria no topo a esquerda como exaustão.

Se quiser, a fan poderia ser colocada também no topo a direita como injeção de ar, beneficiando a fan do T4.
O inconveniente seria a entrada de poeira pelo local, além da ausência de filtro.

• Curtir
Reações: kue
Então @EdsonSM ele já possui 3 fans, acabei esquecendo de escrever, a configuração hj é uma frontal injetando ar, uma traseira puxando e a de cima esquerda tb puxando. Comprei mais duas fans, pensei em colocar essas duas com injeção, outra no assoalho injetando e deixar as duas de cima como exaustor, eu mudando essa da esquerda como exaustor para a direita como injeção pro T4 ficaria melhor? Sobre o pó eu tenho filtros, seria o de menos, outra coisa que pensei seria tirar a fan do T4 e colocar ela como exaustor no dissipador e a fan traseira passaria pro lado esquerdo deixando as duas acima como exaustor, não sei se iria fazer diferença, as fans devem chegar hj a tarde. Obrigado pela ajuda!

@evandro frias,

Pessoalmente deixaria apenas a traseira e o topo da direita como exaustão.

O topo a direita como exaustão competiria com a fan do Hyper T4 soprando para fora parte do ar que ele poderia usar.

Última edição:
Valeu pela ajuda!!! Então deixaria 4 fans puxando o ar e somente o h80 como exaustor né?

E se deixasse o h80 puxando o ar e os 2 de cima como exaustor... Criaria uma turbulência com as duas da frente ou daria certo???

Agradeço a ajuda de vocês!!!

Valeu pela ajuda!!! Então deixaria 4 fans puxando o ar e somente o h80 como exaustor né?

E se deixasse o h80 puxando o ar e os 2 de cima como exaustor... Criaria uma turbulência com as duas da frente ou daria certo???

As duas opções seriam válidas, a escolha ficaria mais a critério pessoal.

No uso prático, as opiniões e preferência de cada um podem variar.

Se colocar as do topo como injeção de ar vai junto com as da frente e somente a traseira como exaustor, vai criar um bolsão de ar que vai aquecer seriamente a placa de vídeo, para mais de 10 graus.
tenho o mesmo gabinete e ja fiz o teste!
a melhor config é os dois do topo de exaustor, o traseiro de exaustor ou injetor e os da frente injetando!

Interessante seria colocar o h80 injetando ar frio para dentro do gabinete, porém irá sujar 2 ou 3x mais do que estivesse na frente com o filtro de ar!

• Curtir
Reações: kue
Tenho um filtro de ar sobrando... Vou colocar atras do gabinete e inverter os fans do h80!

Valeu pela ajuda yurizinho182!!!

Vou fazer o teste la...

Qual o posicionamento correto dos fans laterais, como injetor ou exaustor? O resto foi explicado na primeira página.

No caso séria o BitFenix Outlaw, ele pode duas fans de 140mm na lateral.

Qual o posicionamento correto dos fans laterais, como injetor ou exaustor? O resto foi explicado na primeira página.

coloque-os para puxar o ar frio para dentro que de quebra você resfria a vga, a RAM, a mobo etc.

Tenho um filtro de ar sobrando... Vou colocar atras do gabinete e inverter os fans do h80!

Valeu pela ajuda yurizinho182!!!

Vou fazer o teste la...

A grade traseira do Air 540 não oferece restrição contra entrada de poeira.
corsair_carbide_air_540_9.jpg

1) O filtro ajudaria a reter a maior parte da poeira, mas pode não impedir a entrada de poeira mais fina e seu acúmulo no radiador.
Ele também restringiria boa parte do fluxo de ar para radiador, em comparação se estivesse usando o ar de dentro do gabinete.

2) Com alguma frequência vai ser necessário limpar a poeira retida no filtro para não atrapalhar a entrada de ar para o radiador.

3) As fans do radiador como injeção de ar teriam também o inconveniente de soprar ar mais aquecido diretamente na placa mãe.

4) Um possível benefício, é o radiador se beneficiar do ar mais frio vindo de fora do gabinete.
No entanto esse benefício pode ser anulado, se o gabinete tiver exposição em local ensolarado ou estiver em local confinado.

Se a traseira estiver em local mais fechado ou próxima da parede, as fans do radiador estariam também reciclando o ar mais aquecido que sai da placa de vídeo e da fonte.

Pessoalmente se não ver ganho que seja significativo, além de ter as fans se sujando com mais facilidade e maior acúmulo de poeira no radiador, consideraria deixar as fans do radiador como exaustão.

Se tiver que usar as duas fans, acho melhor deixá-las como injeção de ar.

A fan lateral que sopra na região do cooler box creio que ficaria melhor como injeção de ar.

Dependendo do sistema de refrigeração da placa de vídeo, a fan lateral pode ser injeção de ar ou exaustão.
Se a placa de vídeo espalha parte do ar aquecido dentro do gabinete, as duas configurações são possíveis, conforme se quer suprir ar mais frio ou ajudar na exaustão do ar aquecido.

Caso tenha interesse em adquirir um air cooler que seja alto como o 212X, acho que valeria apenas a fan lateral da placa de vídeo.
Mas não sei dizer se conseguiria fechar o painel lateral, acho que só testando para saber.

Estou pensando em trocar o Fan traseiro do gabinete (Corsair 750D) que veio para um melhor de exaustão. Assim melhoraria o fluxo de ar do gabinete e melhoraria a temperatura do processador que esta batendo nos 78 graus.

Neste caso, atualmente qual é o melhor cooler para este propósito? E claro, que não seja tão barulhento. No processador utilizo um Dark Knight. Não estou utilizando os fans frontais e nem superior, apenas o traseiro mesmo.

E aew pessoal, tenho um Aerocool Xpredator Evil Black com a seguinte configuração: 1 x 14cm frontal (dentro para fora), 1 x 14cm traseira (exaustor), 1 x 23cm em cima (exaustor) e 4 laterais (dentro para fora), todos são coolers Aerocool que já vieram com o gabinete. Queria melhorar a temperatura dentro do gabinete e do quarto. Pensei em colocar 2 x Akasa Viper 14cm na frente, tem a gaiola de HDs, e tirar o de 23cm de cima e colocar 2 dos que estão na lateral no canto dele. O que vocês acham? Nenhum dos coolers tem filtro, qual vocês indicariam?

Vi cooler Rajintek também mas vi que o airflow dele é menor que o Viper, não tem problema o barulho.

Alguém?

A fan frontal não seria de 230 mm?

Já tive oportunidade de usar os Vipers de 140.
Essas fans parecem mesmo ter bom fluxo de ar, mas achei consideravelmente mais barulhento do que o Viper de 120.

Se não ligar para ruído, elas são opções muito boas.
Os Vipers são fans de 4-pinos e não vem com adaptadores para ligar na fonte.
Precisam ser ligados em conectores de fans da placa mãe ou senão em controladores compatíveis com fans de 4-pinos.

Pode ser que não vá se ter melhoria de temperatura trocando as fans que já tem.
A vantagem dos Vipers de 140 é que por terem melhor pressão estática, devem conseguir empurrar mais ar por dentro gaiolas de HDs do que o de 230.

Users who are viewing this thread

Voltar