[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

A fan frontal não seria de 230 mm?

Verdade olhei no site da aerocool agora e tinha lá 230mm. Visualmente achei menor.

Pode ser que não vá se ter melhoria de temperatura trocando as fans que já tem.
A vantagem dos Vipers de 140 é que por terem melhor pressão estática, devem conseguir empurrar mais ar por dentro gaiolas de HDs do que o de 230.

Ontem tirei um print das temps do PC dps de um dia inteiro de uso. Hoje quando chegar se der tempo vou mudar a config dos coolers pra ver se melhora.
Desativar os laterais e o top, colocar um no inferior e tentar colocar so 1 de 140mm no top.

Aquela pecinha de borracha que vem no Dark Knight vende separado ? Estava pensando em trocar o cooler que veio por um melhor. Mas, o problema é como prender o cooler no dissipador , pois pelo que vi, não da pra tirar ou da ?

Galera bom dia,

Estou montando um novo setup com um i7 6700k e peguei o gabinete 400C da Corsair, estou pensando em fazer o esquema de fluxo de ar abaixo, com dois fans superiores e um traseiro removendo o ar e na parte da frente do gabinete um h100i V2 no sistema push/pull com 4 coolers no radiador jogando ar para dentro, nunca montei um esquema assim mas vi que nesse gabinete a maioria faz desse jeito inclusive a Corsair recomenda, tem algo que devo me preocupar nesse tipo de sistema? Ou deveria fazer algo diferente como o radiador na parte superior do gabinete?

Abraços

5DA96E36F11D4175B928A6F1B4A4CE81.ashx

Galera bom dia,

Estou montando um novo setup com um i7 6700k e peguei o gabinete 400C da Corsair, estou pensando em fazer o esquema de fluxo de ar abaixo, com dois fans superiores e um traseiro removendo o ar e na parte da frente do gabinete um h100i V2 no sistema push/pull com 4 coolers no radiador jogando ar para dentro, nunca montei um esquema assim mas vi que nesse gabinete a maioria faz desse jeito inclusive a Corsair recomenda, tem algo que devo me preocupar nesse tipo de sistema? Ou deveria fazer algo diferente como o radiador na parte superior do gabinete?

Abraços

O 400C possui espaço no topo limitado para water coolers e sua a instalação dependeria da placa mãe.
Tem usuários que reportaram falta de espaço e interferência com as memórias ram.

Por conta de espaço e praticidade na instalação é melhor seguir o desenho, com o radiador instalado frontalmente.
O fluxo de ar está correto.

É possível que venha a ter algum aumento na temperatura de componentes como a placa de vídeo, entretanto ainda dentro do aceitável.

Geralmente o push pull não traz ganho muito significativo.

O 400C possui espaço no topo limitado para water coolers e sua a instalação dependeria da placa mãe.
Tem usuários que reportaram falta de espaço e interferência com as memórias ram.

Por conta de espaço e praticidade na instalação é melhor seguir o desenho, com o radiador instalado frontalmente.
O fluxo de ar está correto.

É possível que venha a ter algum aumento na temperatura de componentes como a placa de vídeo, entretanto ainda dentro do aceitável.

Geralmente o push pull não traz ganho muito significativo.

Muito obrigado pela resposta, coloquei os fans originais empurrando o ar para o radiador e queria colocar os SP120 puxando o ar do radiador, mas como não estou encontrando o SP120 com led a venda no Brasil pode se usar o AF120 no lugar "retirando" o ar do radiador?

Hoje às 03:46

Muito obrigado pela resposta, coloquei os fans originais empurrando o ar para o radiador e queria colocar os SP120 puxando o ar do radiador, mas como não estou encontrando o SP120 com led a venda no Brasil pode se usar o AF120 no lugar "retirando" o ar do radiador?

Os AFs não foram projetados para serem usados como fans de air coolers e radiadores pela sua pouca pressão estática.
Seu uso ideal seriam como fans de gabinetes, seja como exaustão de ar ou injeção de ar em locais com menor restrição de ar.

Os radiadores por terem os cantos fechados não possuem saída para o excesso de ar, assim a fan mais forte pressionaria o motor da fan mais fraca.
Se não for por questões estéticas, pessoalmente evitaria o uso de fans diferentes como push pull.

No meu caso, qual seria melhor configuração:
TzvPTes.jpg

Atualmente uso duas fans de 120 aerocool shark em push in pull no Antec, duas fans 140 da cougar no topo, uma fan NZXT embaixo de 120, e duas cougar de 120 na frente. Será q ficaria bom se invertesse o sentido das fans do antec?

No meu caso, qual seria melhor configuração:
TzvPTes.jpg

Atualmente uso duas fans de 120 aerocool shark em push in pull no Antec, duas fans 140 da cougar no topo, uma fan NZXT embaixo de 120, e duas cougar de 120 na frente. Será q ficaria bom se invertesse o sentido das fans do antec?

Creio que só testanto para ver se realmente as fans como injeção de ar compensariam, pois além de benefício podem trazer inconvenientes.

Uma vantagem seria as fans como injeção de ar não competirem com as de exaustão do topo.

A recomendação de usar as fans como injeção de ar tem a pressuposição de beneficiar o radiador usando o ar mais frio vindo de fora do gabinete.
Mas se o gabinete estiver em local mais confinado ou com a traseira próxima a parede esse benefício pode ser anulado, pois as fans estariam reciclando parte do ar aquecido que sai da placa de vídeo e da fonte de alimentação.

Esse benefício traz suas críticas:

- O ar mais aquecido estaria sendo soprado em direção a placa mãe e possivelmente contribuir com algum aumento na temperatura interna do gabinete.

- A grade traseira por não ser filtrada, não oferece restrição contra entrada de poeira.
Assim as fans como injeção de ar podem se sujar mais facilmente e o radiador acumular poeira mais rapidamente em comparação com as fans em exaustão.

Creio que só testanto para ver se realmente as fans como injeção de ar compensariam, pois além de benefício podem trazer inconvenientes.

Uma vantagem seria as fans como injeção de ar não competirem com as de exaustão do topo.

A recomendação de usar as fans como injeção de ar tem a pressuposição de beneficiar o radiador usando o ar mais frio vindo de fora do gabinete.
Mas se o gabinete estiver em local mais confinado ou com a traseira próxima a parede esse benefício pode ser anulado, pois as fans estariam reciclando parte do ar aquecido que sai da placa de vídeo e da fonte de alimentação.

Esse benefício traz suas críticas:

- O ar mais aquecido estaria sendo soprado em direção a placa mãe e possivelmente contribuir com algum aumento na temperatura interna do gabinete.

- A grade traseira por não ser filtrada, não oferece restrição contra entrada de poeira.
Assim as fans como injeção de ar podem se sujar mais facilmente e o radiador acumular poeira mais rapidamente em comparação com as fans em exaustão.

Vdd, agora se colocasse um radiador duplo no teto ae acho q ficaria perfeito essa fan trazeira soprando ar oara dentro.

Galera bom dia,

Abraços

5DA96E36F11D4175B928A6F1B4A4CE81.ashx

Meu gabinete está igual aqui, tenho Push/Pull com 2 AF120 e os 2 fans que vieram no meu WC, e sinceramente não sei se está atrapalhando...
Vi num video da corsair que eles montaram assim, então estou usando, penso não ter problema...

Enfim, poderiam me indicar um fan de qualidade, pra eu substituir os da Akasa no meu WC? Eles são ótimos, eficientes e com baixo ruido, mas esse amarelo.....:eca::rip:

Meu gabinete está igual aqui, tenho Push/Pull com 2 AF120 e os 2 fans que vieram no meu WC, e sinceramente não sei se está atrapalhando...
Vi num video da corsair que eles montaram assim, então estou usando, penso não ter problema...

Enfim, poderiam me indicar um fan de qualidade, pra eu substituir os da Akasa no meu WC? Eles são ótimos, eficientes e com baixo ruido, mas esse amarelo.....:eca::rip:

Tb queria saber uma fan para substituir minhas duas aerocool shark que tem pouca pressão de ar. To pensando em por somente a fan origina no lugar das duas.

Creio que o ideal é sempre ter + 1 cooler jogando o ar pra fora;
- 2 pra dentro e 3 pra fora
- 3 pra dentro e 4 pra fora
- 1 pra dentro e 2 pra fora
- 4 pra dentro e 5 pra fora

Alguém pode me indicar um cooler PWM com led de 120mm ?
Peguei um CNPS10X Extreme e ele ta com o fan com led queimado e fazendo ruido... de resto ta tudo muito novo e não acho que o vendedor vai aceitar de volta.
Então, se alguém puder indicar um cooler que eu possa substituir o que ta aqui...

Alguém pode me indicar um cooler PWM com led de 120mm ?
Peguei um CNPS10X Extreme e ele ta com o fan com led queimado e fazendo ruido... de resto ta tudo muito novo e não acho que o vendedor vai aceitar de volta.
Então, se alguém puder indicar um cooler que eu possa substituir o que ta aqui...

O Zalman seria esse aqui?

Vi que a fan tem uma moldura diferente das tradicionais, que permite que ela seja parafusada no dissipador.

Creio que vá precisar adaptar a fan ou senão usar um parafuso mais longo.

O Zalman seria esse aqui?

Vi que a fan tem uma moldura diferente das tradicionais, que permite que ela seja parafusada no dissipador.

Creio que vá precisar adaptar a fan ou senão usar um parafuso mais longo.
É esse sim, mas dá pra usar qualquer outro cooler, desde que tenha o formato padrão vamos dizer assim...
Então acho que vou ter que por um Akasa Viper, já que ele tem a carcaça padrão de cooler e é PWM...
Eu só queria algo com led :S

É esse sim, mas dá pra usar qualquer outro cooler, desde que tenha o formato padrão vamos dizer assim...
Então acho que vou ter que por um Akasa Viper, já que ele tem a carcaça padrão de cooler e é PWM...
Eu só queria algo com led :S

Veja se esse aqui não atenderia.

Esse sim! Ele tem boa pressão de ar pra usar como fan de cooler ?

Acredito que o Zalman assim como a maioria dos air coolers da atualidade não possuem alto fpi, não necessitando de fans com pressão estática mais alta.

Dissipadores com fpi mais baixos, podem ser beneficiar de fans mais balanceadas não só em pressão estática mas também em fluxo de ar e nível de ruído.

Galera tenho um Cooler Master Scout , estou com 2 Fans de 120 da Corsair AF120 qual seria a melhor posição para eles ?
1x atrás
1x Topo
2X tampa
1x Frente
Aonde manteria um bom fluxo de Ar ?
Abraço.
JjE7xZH.jpg

Galera tenho um Cooler Master Scout , estou com 2 Fans de 120 da Corsair AF120 qual seria a melhor posição para eles ?
1x atrás
1x Topo
2X tampa
1x Frente
Aonde manteria um bom fluxo de Ar ?
Abraço.
JjE7xZH.jpg

Depende se você já tem algum outro fan no gabinete.
Se já tiver algum na frente, usaria atrás e no topo como exaustores.
Até por que seria legal aproveitar a iluminação deles (mesmo que seja precária), coisa que na tampa lateral iria atrapalhar a visão interna dos eu case.

Depende se você já tem algum outro fan no gabinete.
Se já tiver algum na frente, usaria atrás e no topo como exaustores.
Até por que seria legal aproveitar a iluminação deles (mesmo que seja precária), coisa que na tampa lateral iria atrapalhar a visão interna dos eu case.
Sim foi o que eu fiz , tenho um AeroCool Dark Force Black de 140mm na frente , e os corsair coloquei atrás como exaustor e no topo tlbm de exaustor acho que ficou legal o que acha ?
Abraço

Sim foi o que eu fiz , tenho um AeroCool Dark Force Black de 140mm na frente , e os corsair coloquei atrás como exaustor e no topo tlbm de exaustor acho que ficou legal o que acha ?
Abraço

Boa!
Pro seu caso esse é mesmo o melhor jeito, assim que puder e quiser, pode comprar mais 1 pro top e 1 frontal pra ficar mais completo.

Boa!
Pro seu caso esse é mesmo o melhor jeito, assim que puder e quiser, pode comprar mais 1 pro top e 1 frontal pra ficar mais completo.
Vou comprar sim mais 2 Corsair , vou colocar 2 na tampa jogando ar frio pra dentro , vai ficar legal 1 na frente de 140 jogando ar pra dentro 1 atrás tirando o ar quente e 1 no topo tirando o ar quente tlbm.
Vai ficar um bom fluxo de ar 3 Jogando ar frio e 2 puxando
Abraço

Users who are viewing this thread

Voltar