[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Vou comprar sim mais 2 Corsair , vou colocar 2 na tampa jogando ar frio pra dentro , vai ficar legal 1 na frente de 140 jogando ar pra dentro 1 atrás tirando o ar quente e 1 no topo tirando o ar quente tlbm.
Vai ficar um bom fluxo de ar 3 Jogando ar frio e 2 puxando
Abraço

Melhor ainda, se puder investir, fica bacana.
Mas fica de olho nesses leds, por que muito também atrapalha, eu desativei de 3 dos meus AF120, deixei só os 2 frontais que estão em push/pull com meu water cooler.
Aquilo lá cansa muito a visão, principalmente jogando a noite, e principalmente se teu gabinete tem janela de acrilico.

Melhor ainda, se puder investir, fica bacana.
Mas fica de olho nesses leds, por que muito também atrapalha, eu desativei de 3 dos meus AF120, deixei só os 2 frontais que estão em push/pull com meu water cooler.
Aquilo lá cansa muito a visão, principalmente jogando a noite, e principalmente se teu gabinete tem janela de acrilico.
tem uma janela de acrilico sim , mas acho que não vai atrapalhar não mesmo se atrapalhar meu gabinete tem como desligar os Leds.
Abraço.

Galera meu H50 tá miando. To precisando de um Air Cooler (Pelo preço mais em conta em relação ao Hidro) que consiga levar meu OC de 4.5ghz. Alguma sugestão? O Hyper 212 Evo é uma boa?

Obs: O Gabinete é o da assinatura.

fala rapaziada, possuo um MX 300, coloquei um fan jogando ar no campo "D" na parte de cima, eles está praticamente de frente com a vga e com o processador, existe a possibilidade dele entrar em conflito com o ar dos fans da VGA? Ou é mito? Li em um grupo no facebook que não seria muito legal por um fan nessa posição ou frente pra vga..

cooling_system_18.png

Boa tarde Pessoal, tudo bem?

Estou querendo comprar uns filtros para meus coolers, qual que vocês recomendam? Vi esses aqui no ML:

http://produto.mercadolivre.com.br/...-de-aluminio-akasa-140-mm-grm140-al01-bk--_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703006959-kit-c-4-filtros-nylon-pfan-120mm-preto-lavavel-_JM

Alguém usa algum desses dois ou tem melhor?

Obrigado

Já tive oportunidade de usar o de alumínio da Akasa e recomendo.
Acho melhor evitar o de Nylon, por desgastar mais facilmente.

Veja respostas minha e de um colega nos posts 2 e 4 desse tópico aqui.

fala rapaziada, possuo um MX 300, coloquei um fan jogando ar no campo "D" na parte de cima, eles está praticamente de frente com a vga e com o processador, existe a possibilidade dele entrar em conflito com o ar dos fans da VGA? Ou é mito? Li em um grupo no facebook que não seria muito legal por um fan nessa posição ou frente pra vga..
cooling_system_18.png

Acredito que não, pois a fan lateral como injeção supriria ar para a placa de vídeo.

Os possíveis inconvenientes que já ouvi dizer são outros e não de prejudicar a ventilação.

A grade por não possuir filtro de ar pode espalhar mais poeira.
Dependendo da fan ou do gabinete, tem colegas que reportaram excesso de ruído ou vibração quando a fan é instalada na grade lateral como injeção de ar.

Já tive oportunidade de usar o de alumínio da Akasa e recomendo.
Acho melhor evitar o de Nylon, por desgastar mais facilmente.

Veja respostas minha e de um colega nos posts 2 e 4 desse tópico aqui.

Acredito que não, pois a fan lateral como injeção supriria ar para a placa de vídeo.

Os possíveis inconvenientes que já ouvi dizer são outros e não de prejudicar a ventilação.

A grade por não possuir filtro de ar pode espalhar mais poeira.
Dependendo da fan ou do gabinete, tem colegas que reportaram excesso de ruído ou vibração quando a fan é instalada na grade lateral como injeção de ar.
Quanto a questão de ruído e vibração não tenho problema, meu medo seria referente estar na frente da VGA mesmo. Quanto a poeira, realmente, acredito que ocorra, pois os filtros existem apenas na parte superior e frontal do gabinete.. Você recomenda deixar ele como injeção? naquele local? não coloquei na parte superior, porque o WC cobre metade e mais um pouco, ai não cabe outro fan kkk

Quanto a questão de ruído e vibração não tenho problema, meu medo seria referente estar na frente da VGA mesmo. Quanto a poeira, realmente, acredito que ocorra, pois os filtros existem apenas na parte superior e frontal do gabinete.. Você recomenda deixar ele como injeção? naquele local? não coloquei na parte superior, porque o WC cobre metade e mais um pouco, ai não cabe outro fan kkk

Caso a sua placa de vídeo espalhe parte do ar aquecido dentro do gabinete, as fans podem ser posicionadas conforme se quer entrada de ar ou saída de ar também.

Fica mais a critério pessoal.
Acredito que a maioria prefira instalar como entrada de ar, mas tem gente que viu mais vantagem como saída de ar.

Acho que entre as duas formas de instalação, a fan como exaustão competiria mais com a vga por soprar para fora parte do ar que poderia ser usada por ela.

Imagino que você tenha instalado o wc com as fans em exaustão.
Nesse caso não me preocuparia com as fans do topo, pois elas sopram para fora parte do ar vindo frontalmente, que poderia ser usado pelo wc, criando competição.

cooling_system_18.png
depende de como é o modelo da sua VGA... se ela jogar o ar quente pra dentro do seu case, os coolers na posição D tem que retirar o ar de dentro do case...

Tenho um cooler Gammax400 e estou usando a GA-78LMT-USB3, o cooler é um pouco grande, por isso me impede de usar as fans da parte superior do gabinete(Corsair Spec 01), existe alguma forma de virar o cooler, de uma forma que cooler fique apontado para baixo? Assim daria tranquilamente pra colocar mais uma fan no topo do gabinete pra expulsar o ar quente dos VRM. Obrigado

Tenho um cooler Gammax400 e estou usando a GA-78LMT-USB3, o cooler é um pouco grande, por isso me impede de usar as fans da parte superior do gabinete(Corsair Spec 01), existe alguma forma de virar o cooler, de uma forma que cooler fique apontado para baixo? Assim daria tranquilamente pra colocar mais uma fan no topo do gabinete pra expulsar o ar quente dos VRM. Obrigado

Você já tem a fan ou pretende comprar?

Caso ainda precise comprar, veja se uma fan slim como esse aqui de 120 x 15mm não resolveria.

pre
Você já tem a fan ou pretende comprar?

Caso ainda precise comprar, veja se uma fan slim como esse aqui de 120 x 15mm não resolveria.

Irei comprar, vou medir quando chegar em casa, a fan tem que ser bem fina mesmo, é justamente a da parte superior do lado esquerdo(acima dos VRM) a do lado direito ela encaixa tranquilamente
devido o espaço das baias, vou colocar uma tbm na parte superior direita, jogando o ar em cima do cooler, imaginei que seria o ideal, apesar de já ter dois frontais de 120mm jogando pra dentro, mas ainda tem o filtros, HD's, e cabos queimpedem o fluxo de ar, com mais a vga dual cooler sugando forte, acho que uma intake na superior direita pode beneficiar o cooler... Segue algumas fotos do PC.

depende de como é o modelo da sua VGA... se ela jogar o ar quente pra dentro do seu case, os coolers na posição D tem que retirar o ar de dentro do case...
minha vga é a rx 480 xfx gtr, acredito que os coolers dela servem pra jogar o ar quente mesmo. No caso, coloquei apenas um na parte de cima do "D", acha melhor colocar pra retirar ou jogar ar pra dentro? Como ele esta um pouco mais elevado, fica jogando ar no corpo da vga e na placa mãe

minha vga é a rx 480 xfx gtr, acredito que os coolers dela servem pra jogar o ar quente mesmo. No caso, coloquei apenas um na parte de cima do "D", acha melhor colocar pra retirar ou jogar ar pra dentro? Como ele esta um pouco mais elevado, fica jogando ar no corpo da vga e na placa mãe
se sua placa for a RX-480P8DFA, seria mais vantagem tu retirar esse ar quente de dentro do gabinete, usando 2 coolers na lateral... faz esse teste e vê se melhora... a princípio é pra melhorar, porque todo o ar quente produzido pela placa será retirado, e não jogado de volta pra dentro do gabinete...

se sua placa for a RX-480P8DFA, seria mais vantagem tu retirar esse ar quente de dentro do gabinete, usando 2 coolers na lateral... faz esse teste e vê se melhora... a princípio é pra melhorar, porque todo o ar quente produzido pela placa será retirado, e não jogado de volta pra dentro do gabinete...
pode crer, também imaginei isso, mas como a própria cougar dava essa sugestão, ai acabei indo na deles, mas vou testar depois. Valeu :joia:

Pessoal, queria uma ajuda. Tenho um gabinete Corsair Carbite 200r. Hj só está ligado o fan traseiro, jogando ar pra deitro, pois a placa mãe so tem 1 conector para fan de gabinete. Ele possui mais 1 fan na frente, que acredito que jogue ar pra dentro tb, ou seja, eu entendo que é pressão positiva. Vale a pena colocar mais 2 fans de 12cm na lateral?
Eu cheguei a comprar 4 filtros para colocar nos espaços de fan do gabinete, pois ele é muito aberto, mas não consigo prendê-los. Se alguem tiver uma sugestão... Pq o parafuso padrão de fan fica frouxo no buraco da tampa lateral.

Pessoal, queria uma ajuda. Tenho um gabinete Corsair Carbite 200r. Hj só está ligado o fan traseiro, jogando ar pra deitro, pois a placa mãe so tem 1 conector para fan de gabinete. Ele possui mais 1 fan na frente, que acredito que jogue ar pra dentro tb, ou seja, eu entendo que é pressão positiva. Vale a pena colocar mais 2 fans de 12cm na lateral?
Eu cheguei a comprar 4 filtros para colocar nos espaços de fan do gabinete, pois ele é muito aberto, mas não consigo prendê-los. Se alguem tiver uma sugestão... Pq o parafuso padrão de fan fica frouxo no buraco da tampa lateral.

A fan traseira joga ar para fora.

Os filtros são úteis em entrada de ar para ajudar na retenção de poeira.
Em saída de ar os filtros não são necessários e ainda estariam restringindo o fluxo de ar.

Existem pinos de borracha para prender fans como esses aqui.
Inclusive tem fans que vem com esses pinos juntos.

A gaiola de discos rígidos e SSD do 200R tem críticas com relação a aquecimento.
Pessoalmente consideraria colocar a segunda fan frontal especificamente para ajudar na ventilação dos discos rígidos.

Assim ao invés de 2 fans na lateral, acho mais útil colocar uma delas na frente.
A outra fan colocaria na lateral da placa de vídeo ou no assoalho como entrada de ar.

cooling_system_18.png
Foi a melhor coisa que você fez...
Os coolers da vga "sugam" o ar e não expelem. Então vc está ajudando mandando ar frio para ele e, de quebra, contribuindo para uma pressão positiva dentro do Case

A fan traseira joga ar para fora.

Os filtros são úteis em entrada de ar para ajudar na retenção de poeira.
Em saída de ar os filtros não são necessários e ainda estariam restringindo o fluxo de ar.

Existem pinos de borracha para prender fans como esses aqui.
Inclusive tem fans que vem com esses pinos juntos.

A gaiola de discos rígidos e SSD do 200R tem críticas com relação a aquecimento.
Pessoalmente consideraria colocar a segunda fan frontal especificamente para ajudar na ventilação dos discos rígidos.

Assim ao invés de 2 fans na lateral, acho mais útil colocar uma delas na frente.
A outra fan colocaria na lateral da placa de vídeo ou no assoalho como entrada de ar.

Obrigado pela dica dos pinos. Não conhecia. Mas será q da pra prender so o filtro com isso?

No caso, só tenho como ativar o fan frontal, mas não da pra colocar um segundo. De qq forma, tenho q comprar uma controladora devido a limites da placa mãe, certo?
Essa opção de colocar um fan por baixo acho estranha. Acho q tem mto pouco espaço pra puxar ar, apesar do fan da fonte ficar virado pra baixo...
Veja uma foto do gabinete. Não repare na poeira, por favor. hehe
20170107_234650.jpg

Boa noite pessoal.

Comprei um H100i v2 e queria saber se vale a pena inverter o sentido da fan traseira fazendo ela jogar ar frio para dentro tb, deixando apenas o H100i jogando o ar para fora.
zN34g1b.jpg

Obrigado pela dica dos pinos. Não conhecia. Mas será q da pra prender so o filtro com isso?

No caso, só tenho como ativar o fan frontal, mas não da pra colocar um segundo. De qq forma, tenho q comprar uma controladora devido a limites da placa mãe, certo?
Essa opção de colocar um fan por baixo acho estranha. Acho q tem mto pouco espaço pra puxar ar, apesar do fan da fonte ficar virado pra baixo...
Veja uma foto do gabinete. Não repare na poeira, por favor. hehe

Não tinha entendido que você só queria prender o filtro, mas sem a fan.
Os pinos tal como os parafusos não irão servir.

Creio que a fan lateral ficaria melhor do que a do assoalho, por conta dos cabos a frente.

Existe esse cabo splitter aqui que permite ligar até 5 fans no mesmo conector da placa mãe.
Ele usa alimentação da fonte, sem sobrecarregar o conector de fan.

Você pode por exemplo ligar com esse splitter o cooler box e mais 4 fans de gabinete no mesmo conector CPU FAN.
O controle de rotação do cooler box e de fans de 4-pinos funcionarão normalmente.

As fans de 3-pinos irão rodar na máxima, como se estivessem ligadas direto no molex da fonte.
Acredito que o ruído não vá ser problema, pois as fans do 200R possuem baixo ruído.

Foi a melhor coisa que você fez...
Os coolers da vga "sugam" o ar e não expelem. Então vc está ajudando mandando ar frio para ele e, de quebra, contribuindo para uma pressão positiva dentro do Case
ah é? jurava que os fans da vga "retiravam" o calor dela, ou seja, jogavam o ar para fora. Possuo uma rx 480 xfx gtr, mas nesse caso, se for realmente isso, é melhor deixar jogando ar frio mesmo

Muito bom o tópico, no caso se tiver entrada de ar na lateral, seria interessante colocar a traseira tirando o ar? (no caso da imagem do topico)

ah é? jurava que os fans da vga "retiravam" o calor dela, ou seja, jogavam o ar para fora. Possuo uma rx 480 xfx gtr, mas nesse caso, se for realmente isso, é melhor deixar jogando ar frio mesmo
Sim da 480 GTR é isso mesmo. E lembrando que você sempre poderá testar. Instale em um sentido e meça a temperatura, depois inverte e mede de novo.
Na teoria e melhor você deixar jogando ar frio pra ela, na teoria. Mede na prática pra confirmar.
Não sei nada, mas aqui é o espaço para aprendermos juntos.
Se medir dá um retorno aqui pra gente.

Sim da 480 GTR é isso mesmo. E lembrando que você sempre poderá testar. Instale em um sentido e meça a temperatura, depois inverte e mede de novo.
Na teoria e melhor você deixar jogando ar frio pra ela, na teoria. Mede na prática pra confirmar.
Não sei nada, mas aqui é o espaço para aprendermos juntos.
Se medir dá um retorno aqui pra gente.
estou sem monitor no momento, mas assim que chegar vou fazer os testes e aviso aqui. Valeu:joia:

Users who are viewing this thread

Voltar