[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Sim da 480 GTR é isso mesmo. E lembrando que você sempre poderá testar. Instale em um sentido e meça a temperatura, depois inverte e mede de novo.
Na teoria e melhor você deixar jogando ar frio pra ela, na teoria. Mede na prática pra confirmar.
Não sei nada, mas aqui é o espaço para aprendermos juntos.
Se medir dá um retorno aqui pra gente.

tb acredito que seja melhor jogar o ar frio direto pra placa de vídeo
se nao for isso precisarei rever os meus conceitos

Alguém sabe indicar sem led por favor ou explicar estes fans de 20cm, para entrada de ar, tenho um aerocool, mas tem 500rpm, não é pouco? ele ta ligado direto na fonte.

Galera instalei um H45 na maquina, e não consegui colocar ele nas saidas de cima devido ao radiador pegar nos dissipadores da placa mãe, acabei colocando ele na parte de trás como podem ver nas fotos, minha duvida é, esse cooler que deixei em cima como exaustor pode atrapalhar em algo o fluxo? Se jogar ele para frente como dá para ver eu tenho um outro cooler na frente como injeção de ar bem na direção deles, será que ele na frente não iria puxar todo ar frio pra fora diretamente?

vsibfl.jpg
5bpulg.jpg

Galera instalei um H45 na maquina, e não consegui colocar ele nas saidas de cima devido ao radiador pegar nos dissipadores da placa mãe, acabei colocando ele na parte de trás como podem ver nas fotos, minha duvida é, esse cooler que deixei em cima como exaustor pode atrapalhar em algo o fluxo? Se jogar ele para frente como dá para ver eu tenho um outro cooler na frente como injeção de ar bem na direção deles, será que ele na frente não iria puxar todo ar frio pra fora diretamente?

vsibfl.jpg
5bpulg.jpg
Eu uso um H60 nesse mesmo local do gabinte, porém eu uso a fan como intake e 2 superiores como exaustor, tive melhora nas temps assim.

Eu uso um H60 nesse mesmo local do gabinte, porém eu uso a fan como intake e 2 superiores como exaustor, tive melhora nas temps assim.
Então, eu achei muito grande esse H45 com a bomba junto do radiador, imagina se tivesse pego o H80 como estava cogitando, eu iria colocar os 2 coolers em cima como exaustores, mas percebi que enfraqueceu bem esse cooler grudado no radiador.

Pessoal, para o gabinete o que conta mais é a pressão estática ou o CFM?

Pessoal, para o gabinete o que conta mais é a pressão estática ou o CFM?
Para usar no case o indicado é alto CFM.
Para radiadores de alta restrição (alto FPI) é pressão estática.
Para Air cooler da pra mesclar o CFM com pressão.

Para usar no case o indicado é alto CFM.
Para radiadores de alta restrição (alto FPI) é pressão estática.
Para Air cooler da pra mesclar o CFM com pressão.

Brigadão! :thathue:

Só uma perguntinha: quais você modelos e marcas você recomenda para fans de 140mm? Eu tava dando uma olhada no Akasa Viper AK-FN063, mas o que mata é que ele é amarelo. Ele até possui (segundo as especificações da fabricante) um bom CFM de 110,61 mas a cor é o que mata, visto que uso um Carbide 400C.

Última edição:
Alguém sabe indicar sem led por favor ou explicar estes fans de 20cm, para entrada de ar, tenho um aerocool, mas tem 500rpm, não é pouco? ele ta ligado direto na fonte.
To na mesma situação, olhei em varias lojas só achei coolers de 20cm com leds, no aguardo de sugestões.

Galera estou precisando de 2 fans 120 mm pra fluxo de ar (intake na frontal do gabinete), estou dando uma olhada no Aerocool Shark e cheguei a achar uns modelos da PCYes também (faixa dos R$40,00) recomendam algum outro? Queria um fan de qualidade o mais barato possível mas infelizmente parece que está tudo caro, por mim indiferente ter leds ou não, só não gostaria de cores chamativas como os Viper da Akasa por exemplo

@miguelmiguee @C4rnage

Aparentemente os modelos sem LED estão sem estoque em todas as lojas tradicionais, só achei um modelo novo no Mercado Livre:

http://produto.mercadolivre.com.br/...inha-para-gabinete-performance-200mm-nzxt-_JM

Aparentemente é projetado para ter uma performance mais alta, tendo a velocidade máxima de ±1300 RPM gerando um fluxo de ar de 166,2 CFM.

Esses valores de fluxo de ar quase sempre são manipulados pelas marcas, mostrando só a performance em situações ideias, então provavelmente ele não vai gerar esse fluxo todo não, porém o preço está aceitável.

Se procurar por lá, tem algumas pessoas vendendo modelos usados também de 200mm sem led.

Eu uso um no meu gabinete, o NZXT Airflow 200mm e faz um bom vento e é bem silencioso na velocidade máxima (± 700 rpm).

Galera estou precisando de 2 fans 120 mm pra fluxo de ar (intake na frontal do gabinete), estou dando uma olhada no Aerocool Shark e cheguei a achar uns modelos da PCYes também (faixa dos R$40,00) recomendam algum outro? Queria um fan de qualidade o mais barato possível mas infelizmente parece que está tudo caro, por mim indiferente ter leds ou não, só não gostaria de cores chamativas como os Viper da Akasa por exemplo

Já olhou a linha APACHE BLACK da Akasa? Está disponível na Kabum, além de vários vendedores no Mercado Livre por volta dos 50 reais.

Tem uma performance parecida com o Viper, mas sem a cor chamativa (é todo preto) e é mais silencioso.

@miguelmiguee @C4rnage

Aparentemente os modelos sem LED estão sem estoque em todas as lojas tradicionais, só achei um modelo novo no Mercado Livre:

http://produto.mercadolivre.com.br/...inha-para-gabinete-performance-200mm-nzxt-_JM

Aparentemente é projetado para ter uma performance mais alta, tendo a velocidade máxima de ±1300 RPM gerando um fluxo de ar de 166,2 CFM.

Esses valores de fluxo de ar quase sempre são manipulados pelas marcas, mostrando só a performance em situações ideias, então provavelmente ele não vai gerar esse fluxo todo não, porém o preço está aceitável.

Se procurar por lá, tem algumas pessoas vendendo modelos usados também de 200mm sem led.

Eu vi esse fan, o que me deixou preocupado é o 37,25 dBA de ruído me pareceu muito barulho

@miguelmiguee @C4rnage

Eu uso um no meu gabinete, o NZXT Airflow 200mm e faz um bom vento e é bem silencioso na velocidade máxima (± 700 rpm).

Já olhou a linha APACHE BLACK da Akasa? Está disponível na Kabum, além de vários vendedores no Mercado Livre por volta dos 50 reais.

Tem uma performance parecida com o Viper, mas sem a cor chamativa (é todo preto) e é mais silencioso.
Vou dar uma olhada sim, infelizmente é caro também mas acho que não tem como fugir disso né? haha
Ao menos é pwn

Vou dar uma olhada sim, infelizmente é caro também mas acho que não tem como fugir disso né? haha
Ao menos é pwn

Pois é, Brasil é realmente uma ***** pra comprar qualquer coisa relacionada a informática.

Só lembrando, esses fans são apenas DECENTES, na velocidade máxima (1300rpm) eles movem somente 53,8 CFM com uma pressão estática de 1.01 mmH20.

(http://www.coolingtechnique.com/rec...nha-viper-140-e-apache-black-140.html?start=1)

Jamais confia nos dados das fabricantes, sempre exageram nas especificações, da acordo com testes verdadeiros o Viper, por exemplo, tem um CFM declarado 100% maior que a realidade.

Então se a grana não tiver sobrando, pensa bem, fica de olho pra ver se melhores modelos aparecem por aí, porque de fan pra fan, tirando os de marcas TOP tipo Noctua, têm pouca diferença entre si.

Fan para case com filtro de poeira tem que ser de static pressure?
Procurando por ai, muita gente fala que deve ser de SP por causa do filtro (é, faz sentido).
Mas em sites como o noctua recomendam um de air flow.

Fan para case com filtro de poeira tem que ser de static pressure?
Procurando por ai, muita gente fala que deve ser de SP por causa do filtro (é, faz sentido).
Mas em sites como o noctua recomendam um de air flow.

Tem várias opiniões a respeito, o Linus do LTT acha que todos os fans deveriam ser SP, pois sempre haverá obstruções, como o filtro de ar que você citou.

Mas bons fans (tipo os Noctua), mesmo os projetados para AirFlow apresentam uma boa pressão estática, então conseguem ter uma boa performance mesmo em situações restritas.

Eu acho que em situações onde há gaiolas de HDs, cabos e outras obstruções, é melhor usar fans projetados para SP já para exaustão, por exemplo, onde geralmente só há uma grelha obstruindo a passagem do ar, um fan AF é mais indicado. Já se o gabinete for bem aberto com mesh na frente, por exemplo, o ideal seria todos os fans serem AF.

alguem ja importou fans sem ser taxado?
quero importar um triplo pack da Corsair HD120
por ser tudo plastico acho que tenho chance de nao ser taxado, e a caixa é pequena
nao to afim de pagar 470,00 em 3 fans só porque piscam, pqp

Trazendo de volta a questão de posicionamento do radiador (inclusive uma dúvida minha), pesquisando por aí, achei esse vídeo no youtube:

Outro vídeo interessante, é esse que fala dos novos fans da Corsair, a série ML. Como é do outro canal do Linus do LTT, creio que seja confiável:

alguem ja importou fans sem ser taxado?
quero importar um triplo pack da Corsair HD120
por ser tudo plastico acho que tenho chance de nao ser taxado, e a caixa é pequena
nao to afim de pagar 470,00 em 3 fans só porque piscam, pqp
Vc importaria de onde/qual site? Eu tô vendo aqui no Ebay, os preços são os mesmos de comprar aqui no Brasil (pelo menos a série ML), isso sem contar que comprando aqui, recebo bem mais rápido e não corro o risco de ser taxado. Se vc viu em algum lugar que esteja mais vantajoso importar, por favor, compartilhe.

Última edição:
Galera me ajudem!! haha estou com um gabinete da bitfenix Phenom Mini-ITX
o mesmo tem 1 saida traseira, outras duas na frente do gabinete e duas na parte superior.

meu setup é
I5 6400 stock
16gb ram
radeon 470 oc 4gb sapphire(o fan dela é o stock e joga o ar para fora do gabinete)
ssd,hd todos na lateral do gabinete
fonte 550 da corsair modular.
placa mae asus b150i

estou com duvida na posição dos fans aqui em casa estou com 2 corsair 120quiet edition e outros 2 que vieram com gabinete sem marca.
gostaria da ajuda de voces.
abraços(logo menos posto fotos do gabinete)
Fotos do gabinete, lembrando que eu retirei os suportes do HD e de CD então o fluxo é "livre"
https://www.bitfenix.com/global/en/products/chassis/phenom-mini-itx#gallery
oS96yAVm.jpg

Fotos do gabinete(obs: a placa mae fica deitada)(estou com dois cooler corsair 120mm quiet edition)(nessa foto não tinha colocado eles ainda.

Última edição:
Galera me ajudem!! haha estou com um gabinete da bitfenix Phenom Mini-ITX
o mesmo tem 1 saida traseira, outras duas na frente do gabinete e duas na parte superior.

meu setup é
I5 6400 stock
16gb ram
radeon 470 oc 4gb sapphire(o fan dela é o stock e joga o ar para fora do gabinete)
ssd,hd todos na lateral do gabinete
fonte 550 da corsair modular.
placa mae asus b150i

estou com duvida na posição dos fans aqui em casa estou com 2 corsair 120quiet edition e outros 2 que vieram com gabinete sem marca.
gostaria da ajuda de voces.
abraços(logo menos posto fotos do gabinete)
Fotos do gabinete, lembrando que eu retirei os suportes do HD e de CD então o fluxo é "livre"
https://www.bitfenix.com/global/en/products/chassis/phenom-mini-itx#gallery

Acho melhor deixar 2 fans na frente como injeção de ar e a outra no topo a esquerda como exaustão.
Deixaria o topo a direita vazia, pois essa fan de qualquer forma sopraria para fora parte do ar vindo frontalmente, criando competição com o cooler do processador.

Acho melhor deixar 2 fans na frente como injeção de ar e a outra no topo a esquerda como exaustão.
Deixaria o topo a direita vazia, pois essa fan de qualquer forma sopraria para fora parte do ar vindo frontalmente, criando competição com o cooler do processador.
Opa colocoquei a foto do gabinete.

Para o Corsair 400c, seria melhor refrigeração qual configuração de fans(levando em conta os fans que possuo):

1 - 1 fan frontal 140mm; 2 fans superiores 120mm, 1 fan traseiro 120mm
2 - 2 fans frontais 120mm; 1 fan superior 140mm, 1 fan traseiro 120mm

Ola Galera boa tarde, tenho 7 Enermax vegas duo/trio... rs porem queria colocar uns coolers para fazer o pull dos meus radiadores porem quero coolers com pressao boas :) se puderem me ajudem rs :v

Users who are viewing this thread

Voltar