Pessoal, vcs acham que é necessário um fan de exaustão atrás ou no topo em um gabinete cheio de telas, como o PCYes! Taurus? Se o ar quente sobe, pra que um cooler empurrando pra fora se há tanto espaço pra subir? Eu penso que isso era mais relevante nos gabinete fechadões de antigamente. Vou testar a diferença das temps com ou sem o fan exaustor,
No canal LTT no Youtube fizeram testes vários setups de fans e foi concluído que o melhor é apenas um fan fazendo a ingestão de ar e outro a exaustão, se colocar mais um fan na ingestão, as temperaturais caem em aproximadamente 3 graus, a partir daí as alterações são negligíveis, então tenha pelo menos um fan fazendo a exaustão, acho sempre melhor um traseiro que um superior.
Sou totalmente novato na area e queria algumas dicas para melhorar o fluxo de ar sem entupir de poeira dentro do gabinete.
Atualmente, utilizo o Corsair 400Q e as fans que vem nele (se não me engano uma AF140L na frente e uma AF120L atrás). Percebo que não entra poeira NENHUMA dentro do gabinete, muito bom!!!
O que eu poderia fazer para melhorar o fluxo de ar dentro do gabinete? A configuração dele é igual ao 400C famoso por aqui...
Devo substituir as fans originais? Comprar outras? Se sim, gostaria de saber quais fans comprar (lojas de info do Brasil mesmo), independente de preço, visando o maior silencio possível e onde coloca-las (substituir as originais, colocar outras, etc, etc).
Alguns modelos que vi por ai: Corsair ML120/140Pro, Corsair AF120/140 Silent, Be quiet Silent Wings, Aerocool dead silent, e outras...
Ah sim! E como configura-las? jogando ar pra dentro, pra fora? Como eu sei isso? Colocando a mão ou pela posição das aletas?
Agradeço desde já!
Geralmente todos os fans, no quesito de circulação de ar, tem uma performance semelhante, desde que de boa marca, então se as temperaturas já estão boas, não vai ser mudar os fans que irá melhorá-las.
Já se a questão for barulho, existem vários fans que são mais silenciosos que a média, mas aqui no Brasil custam o olho da cara.
Esses fans padrão da Corsair têm uma performance muito boa, mas são extremamente barulhos, estão se o barulho te incomoda a melhor coisa é ter múltiplos fans rodando a baixos RPM, pois mantém o fluxo de ar e elimina o barulho!
Outra questão é a pressão dentro do gabinete, quando há pressão negativa (mais ar saindo que entrando) o ar será puxado de fora através das aberturas que não têm filtros de poeira em várias partes do gabinete, o que é ruim, já a pressão positiva (mais ar entrando que saindo) é o recomendado, pois vai forçar o ar a sair por esses mesmos espaços, impedindo a entrada de poeira.
Se realmente quiser trocar os fans, até quanto quer pagar por fan? Fans de 140mm são sempre melhores que os de 120mm também!
Cooler para gabinete , parte traseira
http://www.coolermaster.com/cooling/case-fan/masterfan-pro-140-af/
http://www.aerocool.us/accessory/shark_bu14.html
Pelo que vi o Shark parece ser menos barulhento e tem praticamente o mesmo desempenho deste Cooler Master. Mas, teoria é uma coisa, na pratica pode ser outra.
O Cooler Master é de 20 a 30 reais mais caro. Não quero colocar um cooler barulhento no gabinete. E, ao mesmo tempo um que consiga sugar todo ar e jogar pra fora da melhor maneira possível.
A placa mãe tem controlador de fan, manual e automático, portanto não irei deixar nenhum deles no máximo. Mas sim, numa velocidade aceitável e sem barulho.
EDIT:
Estava lendo uns reviews gringos e muitos falam bem do Akasa Viper
http://www.akasa.com.tw/search.php?seed=AK-FN063
Alguns dizem que para exaustão o Shark é melhor, mas que o Akasa melhora bem também e da menos problema. Pois o Shark em poucos meses começa a fazer ruídos irritantes.
O Viper tem 4 pinos e facilita o controle de velocidade na placa mãe.
Será que vale mais o Viper mesmo ?
Todos os fans têm performances parecidas em circular o ar pelo gabinete, esses Masterfans são muito bons, assim como os Akasas, outra boa opção são os Corsair AF silent edition.
Fans de 3 pinos vão funcionar tão bem quanto os de 4, a principal diferença é que geralmente os fans de 4 pinos conseguem funcionar a RPMs mais baixas e que, ao ligarem, não usam 12v na hora fazendo aquele barulhão, começam na velocidade configurada, mas em termos de configurar a velocidade, não há diferenças além das citadas.
De prefência, se couber no gabinete, é sempre preferível usar fans de 140mm, movimentam mais ar em velocidades mais baixas, consequentemente sendo mais silenciosos.