[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

@BuFF e @Ebin

Ontem final da tarde finalmente os correios entregaram meu cabo adaptador Akasa pra conectar 5 fans no CHA FAN da minha placa mãe (que por sinal, funcionou lindamente todos sendo controlados). O problema foram os fans da coolermaster: quando eu colocava eles na velocidade máxima, surgia um ruído metálico INSUPORTÁVEL que me fez desligar o PC imediatamente, achando que tinha quebrado as pás, como aconteceu com o colega Ebin. Enfim, consegui resolver o problema desapertando todos os parafusos. O "ponto" certo de parafusamento dessa linha AIRFLOW é muito sensível, se vc aperta um pouco a mais do que o necessário para manter ele preso no local já faz com que ele encoste no gabinete (que bela BOMBA vc vende, hein Corsair??) e corra o risco de quebrar.

No mais, agora está tudo certo, esses fans realmente fazem um fluxo de vento espetacular, e BARULHO idem hahahahahahaha. Mas com um fone de ouvido dá para jogar de boa. Acho que um teclado mecânico faz mais barulho que esses fans VIPER (que são bem silenciosos, mesmo no nível máximo) e os AIRFLOW.

@BuFF e @Ebin

Ontem final da tarde finalmente os correios entregaram meu cabo adaptador Akasa pra conectar 5 fans no CHA FAN da minha placa mãe (que por sinal, funcionou lindamente todos sendo controlados). O problema foram os fans da coolermaster: quando eu colocava eles na velocidade máxima, surgia um ruído metálico INSUPORTÁVEL que me fez desligar o PC imediatamente, achando que tinha quebrado as pás, como aconteceu com o colega Ebin. Enfim, consegui resolver o problema desapertando todos os parafusos. O "ponto" certo de parafusamento dessa linha AIRFLOW é muito sensível, se vc aperta um pouco a mais do que o necessário para manter ele preso no local já faz com que ele encoste no gabinete (que bela BOMBA vc vende, hein Corsair??) e corra o risco de quebrar.

No mais, agora está tudo certo, esses fans realmente fazem um fluxo de vento espetacular, e BARULHO idem hahahahahahaha. Mas com um fone de ouvido dá para jogar de boa. Acho que um teclado mecânico faz mais barulho que esses fans VIPER (que são bem silenciosos, mesmo no nível máximo) e os AIRFLOW.

Valeu pela dica do parafusamento. Tô só esperando as lesmas da Pichau enviarem as unidades de reposição. Agora terei o maior cuidado ao parafusar samerda. :haha:

Akasa pra conectar 5 fans no CHA FAN

Uma perguntinha: as fans serão controladas individualmente ou o controle é o mesmo para todas as fans conectadas?

Show cara, gostei muito do modo simples que explicou, muito fácil de entender. Ótimo para enriquecer o nosso conhecimento.
Só esperando o H110 chegar aqui, para fazer testes no meu gabinete. E postar os resultados.

Cara, vc tem um Phantom 530, andei lendo muito sobre gabinetes e percebi que a maioria dos proprietários dessa serie mostra uma satisfação enorme com o sistema de refrigeração desse case. Excelente fluxo de ar. Teve um user gringo que abriu um tópico sobre a duvida entre o Phantom 820 vs Obsidian 800D. Ele já tinha o 800D e como achou uma proposta boa para vender, abriu esse tópico pois o Phantom 820 foi o escolhido para o lugar do 800D. No final ele acabou vendendo o 800D e comprado o Phantom 820. Simplesmente ele ficou assombrado com a refrigeração do case, segundo ele abaixou 8ºC em relação o 800D.

Parecido comigo quando troquei um Thermaltake antigo pelos meus atuais ATCS 840, por que a Coolermaster parou de fabricar esses gabinetes. São extremamente silenciosos e tem pressão negativa.
Acho que pressão negativa normalmente é a melhor solução, fans superiores e traseiros como exaustores e frontais como admissão. No caso de gabinetes grandes como o ATCS840 nem precisa colocar na parte inferior.

Uma perguntinha: as fans serão controladas individualmente ou o controle é o mesmo para todas as fans conectadas?

Rapaz, Na BIOS aparece somente 1 CHA FAN com velocidade máxima de 1980 e mínima de 620 :wat: mas se eu mudo o perfil ou altero o RPM, as alterações remetem a todos os fans conectados nesse extensor. Ou seja: o controle é o mesmo para todas as fans conectadas. Acho que no AIDA poderia informar todos os fans, mas eu não testei ainda.

Fala guys, estou para comprar um gabinete (Sharkoon M25-V) e tenho um Maelstrom 240T. Vocês sabem se ele cabe na parte superior do gabinete? E seria melhor colocar ele na frente ou na parte superior (caso caiba) para obter um fluxo melhor de ar?
Tenho minhas dúvidas em colocar o watercooler na frente pois imagino que estarei jogando todo o ar quente em cima dos outros componentes.

@BuFF e @Ebin

Chegaram os meus. Instalei os dois e só coloquei dois parafusos. O bicho no médio já faz uma zoada boa, hein? :haha:

Eu percebi que se você exercer uma pressão besta no centro do cooler, as pás já batem nas paradas do gabinete. Nisso eu fiz como tu falou, que é deixar os parafusos não tão arrochados. Agora deu certo! :allgoods:

Chegaram os meus. Instalei os dois e só coloquei dois parafusos. O bicho no médio já faz uma zoada boa, hein? :haha:

Eu percebi que se você exercer uma pressão besta no centro do cooler, as pás já batem nas paradas do gabinete. Nisso eu fiz como tu falou, que é deixar os parafusos não tão arrochados. Agora deu certo! :allgoods:

Aí sim!

Realmente fazer muito barulho e volume de ar! Eu deixo regulado pelo placa mãe de acordo com a temperatura. Honestamente, nunca usei o PC de forma que ele precisasse ativar sua velocidade máxima, ainda (só fica no RPM máximo se chegar em 75º).

Para afastar o fan da chapa do gabinete, e já amenizar vibrações, tu pode comprar EVA ou pedir numa borracharia um pedaço de câmara de pneu, e recortar umas arruelas.

Última edição:
Alguém me recomenda um fan bom com led azul de 120mm ?
Eu comprei os da Cougar logo quando montei meu PC, mas não achei mais vendendo em loja e no mercado livre o pessoal ta cobrando 50 reais por eles.
Não sei se esse é o lugar certo, mas não achei outro lugar.

Bom dia, galera!
Não sei se aqui é o ideal, mas tem tópico falando sobre "fans"? Qual maior fluxo, rpm..
Valeu

Alguém me recomenda um fan bom com led azul de 120mm ?
Eu comprei os da Cougar logo quando montei meu PC, mas não achei mais vendendo em loja e no mercado livre o pessoal ta cobrando 50 reais por eles.
Não sei se esse é o lugar certo, mas não achei outro lugar.

Coolermaster 120mm Sickle Flow
Aerocool Shark ou Lightining 120mm

:joia:

Bom dia.
Alguém sabe fan de 120mm com cfm 100+? Não tem problema se faz muito barulho ou não.
Comprei um radiador de 240mm e só falta as fans. Valeu!

Bom dia.
Alguém sabe fan de 120mm com cfm 100+? Não tem problema se faz muito barulho ou não.
Comprei um radiador de 240mm e só falta as fans. Valeu!
O Corsair ml, Noctua nf-f12 , Cooler Master blade master e xflo.

Pergunta aos universitários....
Comprei um gabinete CORSAIR 600C - ATX INVERTIDO que vem com 3 FANs AF140L (1000 RPM, 67.43 CFM, 140mm x 25mm Single). Por ser invertido, até o fluxo de ar é invertido ao que eu estou acostumado.
Aproveitando uma promoção, adquiri mais 2 FANs CoolerMaster 140 AirPressure.

Seguindo uma dica do @Ebin, dada em outro tópico, esses fans AirPressure sao ideais pra jogar ar pra dentro do gabinete. Logo estava pensando em seguir a seguinte configuração:
Mover os cooler originais do gabinete da frente pra base do gabinete e colcoar os 2 AirPressure na frente, jogando ar. Entao ficaria assim:
- Lembrando que usarei uma GPU apenas e um AirCooler GAMMAXX400 que jogará ar da frente pra tras!

To fazendo correto?

YjhAIMJ.jpg

Comprei um gabinete CORSAIR 600C - ATX INVERTIDO que vem com 3 FANs AF140L (1000 RPM, 67.43 CFM, 140mm x 25mm Single). Por ser invertido, até o fluxo de ar é invertido ao que eu estou acostumado.

Seguindo uma dica do @Ebin, dada em outro tópico, esses fans AirPressure sao ideais pra jogar ar pra dentro do gabinete. Logo estava pensando em seguir a seguinte configuração:
Mover os cooler originais do gabinete da frente pra base do gabinete e colcoar os 2 AirPressure na frente, jogando ar. Entao ficaria assim:
- Lembrando que usarei uma GPU apenas e um AirCooler GAMMAXX400 que jogará ar da frente pra tras!

To fazendo correto?

YjhAIMJ.jpg

Acho que é um ótimo esquema nesse gabinete/situação!

Só cuida pra tentar manter um equilíbrio entre o ar que está entrando e saindo - digo isso porque não sei como você vai configurar/controlar as velocidades dos fans e determinar a pressão dentro do gabinete. Se tu colocar tudo na rotação máxima, por exemplo, teoricamente vai ter mais ar saindo do que entrando, não? :hmm2:

Na minha opinião, tu poderia considerar também usando apenas dois desses fans da Corsair como exaustão, um em baixo e um atrás (e os dois da CM como entrada de ar, claro). Mas não tenho conhecimento pra dizer se vai realmente fazer uma diferença nas temperaturas e barulho, nunca tive um gabinete nesse layout ou esses fans. O melhor a fazer é testar o fluxo de ar com um incenso! Heheheheh

To fazendo correto?
YjhAIMJ.jpg

Acho que pode fazer assim, mas creio que as fans do assoalho somente estão como exaustão por conta do radiador.

Se for usar um air cooler instalado de frente, a fan direita do assoalho estaria competindo air cooler soprando para fora parte do ar que entra frontalmente.

Acho que até poderia ser melhor usar apenas uma das fans, a direita como injeção de ar ou a esquerda como exaustão.

Boa tarde, pessoal.
Estou muito confuso em relação a cfm e pressão do ar "mmH2Oc". Quero fan de 120mm bem potente, não ligo para ruído e estética.
Qual a diferença entre esses dois fans?
Cougar Dual-x = Fluxo de ar(CFM,m3/h): 64,37 / 109,42 / Pressão do ar @ 12V (1,74 mm H2O)
Cooler Master Ab MFY-B2NN-13NMK-R1 = Fluxo de ar (83,1 CFM) / Pressão de ar (3.63 mmH2O)

Esse Cougar ele chega a 109cfm mesmo? Irei colocar fan para radiador 240mm. Não sei se as fans de radiador podem ser o mesmo para gabinete.
Se para radiador precisa ter maior cfm do que pressao de ar. E se para gabinete precisa ter maior pressão de ar do que cfm.

Valeu!

Boa tarde, pessoal.
Estou muito confuso em relação a cfm e pressão do ar "mmH2Oc". Quero fan de 120mm bem potente, não ligo para ruído e estética.
Qual a diferença entre esses dois fans?
Cougar Dual-x = Fluxo de ar(CFM,m3/h): 64,37 / 109,42 / Pressão do ar @ 12V (1,74 mm H2O)
Cooler Master Ab MFY-B2NN-13NMK-R1 = Fluxo de ar (83,1 CFM) / Pressão de ar (3.63 mmH2O)

Esse Cougar ele chega a 109cfm mesmo? Irei colocar fan para radiador 240mm. Não sei se as fans de radiador podem ser o mesmo para gabinete.
Se para radiador precisa ter maior cfm do que pressao de ar. E se para gabinete precisa ter maior pressão de ar do que cfm.

Valeu!

Fan pra radiador tem que ter maior pressão estática. Não CFM.

Já fans pra exaustão no gabinete, devem ter mais CFM que pressão estática.

Fans que ficarão puxando ar por um filtro de poeira, precisam de ter mais pressão estática do que CFM, devido ao filtro de poeira criar uma barreira.

Valeu @Ebin !!! Entendi, tava procurando fan só com CFM alto. Mas essa da cooler master, tem 3.63 de pressão de ar, isso é suficiente? Se tiver fan com maior, pode mandar. Não ligo para barulho!

Valeu @Ebin !!! Entendi, tava procurando fan só com CFM alto. Mas essa da cooler master, tem 3.63 de pressão de ar, isso é suficiente? Se tiver fan com maior, pode mandar. Não ligo para barulho!

Então tá. :haha:

Com a controladora de rotação: http://produto.mercadolivre.com.br/...lta-120x120x38mm-2528-cfm-controlador-fan-_JM

Sem a controladora de rotação: http://www.performancesolutions.com...1212DE-5500RPM---256CFM-Extreme/prod-2989956/

252.8 CFM e 35.88 mm2O :awesome:

Também tem esse kit push pull do mesmo vendedor: http://produto.mercadolivre.com.br/...ooler-delta-120mm-280-cfm-controlador-fan-_JM

Tá muito caro. Tava vendo entre esses da CM
AB MFY-B2NN-13NMK-R1 ~> 83,1 CFM / pressão do ar: 3.63 mmH2O
MFY-P2NN-15NMK-R1 ~> 62,1 CFM / pressão do ar : 4.6 mmH2O

Me corrija se eu tiver errado. Para o radiador, esse segundo da CM , tem o cfm menor, mas a pressão do ar 1.0 a mais. Então ele seria melhor?

Tá muito caro. Tava vendo entre esses da CM
AB MFY-B2NN-13NMK-R1 ~> 83,1 CFM / pressão do ar: 3.63 mmH2O
MFY-P2NN-15NMK-R1 ~> 62,1 CFM / pressão do ar : 4.6 mmH2O

Me corrija se eu tiver errado. Para o radiador, esse segundo da CM , tem o cfm menor, mas a pressão do ar 1.0 a mais. Então ele seria melhor?

Ué, tu disse que queria maior e que não ligava pra barulho... :wall2:

Sim, o com maior pressão é melhor para o radiador.

Pessoal, tô com a seguinte situação: Ryzen 5 1600 com um aircooler 120mm montado na posição "padrão" (puxa ar da frente e joga para a traseira do case), uma RX580 Aorus XTR (dual fan, 2,5 slots, cooler muito parrudo), meu case possui vaga para 3x120mm na frente e 1x120mm atrás, possui furação de exaustão sobre o cpu mas é apenas uma saída comum, não cabe fan ali.

A minha dúvida: tenho três fans de 120mm pra distribuir pelo case, sendo duas iguais e mais fortes, e uma mais fraca (menos fluxo de ar). Qual seria a melhor distribuição? As duas mais fortes na frente e a fraca atrás na exaustão do CPU? Uma forte atrás e a fraca com outra forte na frente? Nesse caso, a forte em cima (jogando ar diretamente no cooler do cpu) ou embaixo (jogando ar para os fans da gpu)?

Users who are viewing this thread

Voltar