[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Alguma recomendação de fan até uns 35 reais ?

Bom dia
Minha dúvida é colocar Walter cooler na parte frontal e 3 cooler na parte de cima e 01 na parte de traz como exaustor
Ou
Colocar o Walter cooler na parte de cima e os 3 cooler na frente jogando ar frio pra dentro e 01 cooler como exaustor na parte traseira, sendo q Walter cooler os cooler funciona também como exaustor também.

Pessoal, estou atualmente usando o esquema B da imagem abaixo no meu Aero 500. Fico nesse mesmo esquema ou mudo para outro?

final.jpg

cara estou usando esse esquema C aqui no meu aero 800 ja testei de varios esquemas e ele foi oque melhor se deu bem ...

Colocar no gabinete pra refrigerá-lo

tenho 3 cougar desse no meu gabinete aqui e me atende bem

Eis a questão utilizo um D3T Ranger + Megahalems Prolimatech rev b com um Push and Pull.

Logo eu colocar o fan traseiro jogando o ar para dentro vai contra o fluxo do push and pull, neste caso compensa deixar em pressão negativa?

Alguém me sugere algum fan de baixo perfil para colocar em um ncase m1? Tem que ser fino para caber ...

Eu uso um CM Xtraflo Slim de 12cm e um da Raijintek de 14cm Slim... São mais barulhentos que os fans convencionais mas tem um ótimo fluxo de ar. Se deixar com menos de 50% da rotação não incomodam. As hélices costumam ficar tortas com o tempo, tem que tomar cuidado.

Pretende comprar em terras tupiniquins ou importar? Só se acha o PCYes Fury hoje em dia (rebrand de produto chinês barato). Comprei esse pra testar.

Última edição:
Ainda vale apena o fan Akasa Apache? O que me atraiu neles é que aparentam ter bom fluxo de ar e baixo ruído, mas é um modelo muito antigo, já da década passada (assim como os Noctua, então não sei se isso conta).
Apareceu uma promoção razoavelmente boa (R$32), tendo em vista que sempre achei eles na faixa de R$50.
Estou pensando em comprar 6 pro meu gabinete Silverstone RV03. Atualmente tenho 2 PCYes F4, 2 Xigmatek XAF125 e 2 NZXT FZ120. Além dos 4 primeiros serem barulhentos pra porra, ter tanto tipo diferente de fan gera uma verdadeira orquestra de ruído.

Detalhe: Além desses 6 fans o gabinete ainda tem mais 2 fans silverstone de 180mm na parte de baixo e 1 de 120mm. Estou em dúvida se valeria a pena trocar este último também.

Galera, estou precisando de uma ajuda/consultoria para ajudar a baixar mais um golinho da temperatura do meu PC. Vou ser bem extenso na descrição para tentar não deixar dúvidas.

A configuração é a da assinatura:
- Ryzen 1600X@3.9GHz - Gammaxx 400
- GPU EVGA 1070 FTW DT
- Gabinete Aero 500.

As temperaturas que eu estou alcançando, durante uma hora de jogo (the witcher 3 - 1080p - ultra), num dia BEM quente (36 ºC) foram:
- CPU: média de 60 ºC, com um pico de 68 ºC (esse pico foi meio estranho...durante uma hora de uso aconteceu só uma vez)
- GPU: média de 67 ºC.
- No OCCT, depois de uns 30 minutos, o processador chega no 70 ºC.

No momento eu tenho :
- Uma fan CM SickleFlow X 120mm na frente do gabinete, ventilando para dentro.
- Uma fan stock da AeroCool (veio com o gabinete) na parte de trás do gabinete, ventilando para fora.
- O Gammaxx 400 trabalha na direção horizontal, ou seja, ele não joga o ar para cima, ele joga o ar para trás, bem sobre a fan que fica na parte traseira do gabinete.
- Considerando a qualidade das duas fans (CM > Stock) e a rotação que elas estão atingindo (CM ≃ 1100RPM, Stock ≃ 800RPM), acho que estou conseguindo uma pressão positiva dentro do gabinete, e assim queria manter.
- Todas os perfis das fans, na BIOS, estão em "standard", não cheguei a alterar para um perfil mais agressivo, minha intenção é colocar mais umas fans antes disso.

O que eu pensei em fazer, num primeiro momento, foi:
- Comprar duas fans de melhor qualidade e colocar na frente, ventilando para dentro.
- Jogar a CM Sickleflow para a parte de traz, ventilando para fora.
- Colocar a fan Stock na parte de cima (antes ou depois do cooler do processador, não decidi ainda onde ficaria melhor)

Dessa forma acho que eu ainda manteria a pressão positiva. Duas fans boas na frente iriam empurrar muito mais ar que a Sickleflow e a stock iriam conseguir puxar.

Minhas dúvidas são:
- Qual par de ventoinhas me recomendariam para colocar na frente do gabinete? :vish: Para gastar até uns 150$ o par.

- Minha mobo tem somente três entradas para fan e uma ja está com o processador, sobra duas. O gabinete tem um controlador bem básico para duas fans, só funciona no modos off, high e low. Pensei em colocar as duas fans frontais no controlador do gabinete e deixar a fan traseira e a fan superior com a mobo. Quando for usar o pc para coisas básicas, deixo as duas fans frontais rodando no low; quando for jogar, deixo as duas no high. Que acham da configuração?

Segue uma imagem para explicar melhor como está e como eu gostaria de deixar...

Bem pessoal, preciso de dicas referentes ao fluxo de ar no meu gabinete, uso um DT3 Ranger só junto a ele uso um Prolimatech Megahalems Rev B com a seguinte configuração de fans:

Cooler em Push and Pull > 2 Akasa Viper 120mm
Parte frontal jogando o ar para dentro > 2 Akasa Viper 140mm
Parte Superior jogando o ar para dentro > 2 Cougar Dual X 120mm
Parte traseira jogando o ar para fora > 1 Cooler Master (não sei o modelo mas é AP)

cDa1YCRMQsK0OW4vBgEurg.png

Atualmente venho obtendo a temperatura máxima no Prime95 (após 30 min) de entorno 47 C.
Alguém para dar alguma dica de como melhorar mais ainda?

Bem pessoal, preciso de dicas referentes ao fluxo de ar no meu gabinete, uso um DT3 Ranger só junto a ele uso um Prolimatech Megahalems Rev B com a seguinte configuração de fans:

Cooler em Push and Pull > 2 Akasa Viper 120mm
Parte frontal jogando o ar para dentro > 2 Akasa Viper 140mm
Parte Superior jogando o ar para dentro > 2 Cougar Dual X 120mm
Parte traseira jogando o ar para fora > 1 Cooler Master (não sei o modelo mas é AP)

cDa1YCRMQsK0OW4vBgEurg.png

Atualmente venho obtendo a temperatura máxima no Prime95 (após 30 min) de entorno 47 C.
Alguém para dar alguma dica de como melhorar mais ainda?

O Prolimatech ta montado na vertical ou na horizontal? Nas fotos que vi por ai ele aparece montado nos dois sentidos...

Acha que as duas ventoinhas frontais de 140mm conseguem manter uma pressão positiva (mesmo que pequena) contra as outras 3 ventoinhas de 120mm? Caso ache que sim, tente inverter as ventoinhas superiores e ver como se comporta a temperatura.

O Prolimatech ta montado na vertical ou na horizontal? Nas fotos que vi por ai ele aparece montado nos dois sentidos...

Acha que as duas ventoinhas frontais de 140mm conseguem manter uma pressão positiva (mesmo que pequena) contra as outras 3 ventoinhas de 120mm? Caso ache que sim, tente inverter as ventoinhas superiores e ver como se comporta a temperatura.

Ele está montado na vertical!

Ele está montado na vertical!

Tem como mandar uma foto? A impressão que eu tenho com ele montado na vertical é que:

- se ele estiver jogando ar para cima, vai estrar 'brigando' com as fans superiores que estão jogando ar para dentro do gabinete.
- se ele estiver jogando ar para baixo, talvez não esteja sendo muito produtivo. O ar quente vai sair um pouco longe da fan traseira que funciona como exaustor. Não parece ser nada crítico mas tbm não me parece ser algo muito otimizado.

Tem como mandar uma foto? A impressão que eu tenho com ele montado na vertical é que:

- se ele estiver jogando ar para cima, vai estrar 'brigando' com as fans superiores que estão jogando ar para dentro do gabinete.
- se ele estiver jogando ar para baixo, talvez não esteja sendo muito produtivo. O ar quente vai sair um pouco longe da fan traseira que funciona como exaustor. Não parece ser nada crítico mas tbm não me parece ser algo muito otimizado.

Ele simplesmente está jogando ar para o fan traseiro.

Tenho um gabinete bem pequeno, com dois fans de 120mm na frente, 1 fan no topo, na parte de trás e 1 fan na parte de trás, aquela configuração bem padrão. Devo colocar os de maior CFM na frente, onde faço a indução do ar frio, correto? São dois deepcool com supostos 53.65 CFM e dois deepcool com supostos 44.71 CFM. Minha GPU é uma 970 G1 Windforce, então ela não joga o ar pra fora do gabinete, a fonte fica na parte de baixo, puxa o ar de fora do gabinete, então também não funciona como exaustão.

Na imagem abaixo dá pra entender melhor sobre o meu setup, o quadrado verde é a posição da GPU e ela joga o ar para baixo, onde está posicionada a fonte, que capta ar por baixo do case.
2vcduoo.png

Alguma sugestão para melhorar o fluxo de ar? Minha GPU chega aos 74º com o case fechado e trabalha em 64º com o case aberto, diferença considerável.
Existe alguma fonte específica que funcione como exaustão? Teria que ser voltada para isso, com uma capacidade de exaustão alta e que realmente seja adaptada a trabalhar em temperatura mais elevada, nunca ouvi falar em algo do tipo.

Vi ontem que o cara que montou meu PC colocou o fan da esquerda jogando ar pra dentro, inverti ele e vou fazer uns testes hoje, agora tenho a certeza de que está tudo montado conforme a imagem.

Última edição:
gente vi uma build do nzxt s340 com 2 fans de 140mm na frente para entrada de ar, as fans seria af140, e na traseira e superior duas sp140.. achei meio incorreto pois nao seria melhor as fans de SP(pressao estatica) na entrada de ar do que as de air flow na entrada?

Alguém poderia me dar uma recomendação de uma fan de 120mm, barata e que seja o mais silencioso possível? De preferência sem led e que tenha hélices brancas ou pretas.
O meu limite é uma Akasa Viper, que encontrei por R$40,00. Acima disso fica completamente inviável a compra para mim.
Além disso, qual seria melhor: uma Akasa Viper (R$40,00) ou uma Arctic F12 (R$30,00)?

Tenho um gabinete bem pequeno, com dois fans de 120mm na frente, 1 fan no topo, na parte de trás e 1 fan na parte de trás, aquela configuração bem padrão. Devo colocar os de maior CFM na frente, onde faço a indução do ar frio, correto? São dois deepcool com supostos 53.65 CFM e dois deepcool com supostos 44.71 CFM. Minha GPU é uma 970 G1 Windforce, então ela não joga o ar pra fora do gabinete, a fonte fica na parte de baixo, puxa o ar de fora do gabinete, então também não funciona como exaustão.

Na imagem abaixo dá pra entender melhor sobre o meu setup, o quadrado verde é a posição da GPU e ela joga o ar para baixo, onde está posicionada a fonte, que capta ar por baixo do case.
2vcduoo.png

Alguma sugestão para melhorar o fluxo de ar? Minha GPU chega aos 74º com o case fechado e trabalha em 64º com o case aberto, diferença considerável.
Existe alguma fonte específica que funcione como exaustão? Teria que ser voltada para isso, com uma capacidade de exaustão alta e que realmente seja adaptada a trabalhar em temperatura mais elevada, nunca ouvi falar em algo do tipo.

Vi ontem que o cara que montou meu PC colocou o fan da esquerda jogando ar pra dentro, inverti ele e vou fazer uns testes hoje, agora tenho a certeza de que está tudo montado conforme a imagem.

O bom e ser fans iguais de mesmo tamanho e fluxo de ar tanto jogando ar para dentro ou retirando, pois se vc tem um volume de ar maior entrando doq saindo pode ser oq esta acontecendo com o seu case pois esse ar excedente que nao consegue sair esquenta e com ele esquenta todo o teu pc. Pense em uma pia com 2 torneiras grandes enchendo e com um ralo entupido.

gente vi uma build do nzxt s340 com 2 fans de 140mm na frente para entrada de ar, as fans seria af140, e na traseira e superior duas sp140.. achei meio incorreto pois nao seria melhor as fans de SP(pressao estatica) na entrada de ar do que as de air flow na entrada?

Fans de SP sao mais recomendadas para radiadores ou para locais com obstáculos por exemplo atras de baias de HD, elas geralmente tens pás maiores para empurrar o ar com mais força.

Alguém poderia me dar uma recomendação de uma fan de 120mm, barata e que seja o mais silencioso possível? De preferência sem led e que tenha hélices brancas ou pretas.
O meu limite é uma Akasa Viper, que encontrei por R$40,00. Acima disso fica completamente inviável a compra para mim.
Além disso, qual seria melhor: uma Akasa Viper (R$40,00) ou uma Arctic F12 (R$30,00)?

Eu iria de akasa apesar de serem meio feias sao muito boas

Findei comprando duas Akasa Viper e três Artic F12. As Akasa Viper acho que vou colocar na frente e as Artic F12 na exaustão (meu gabinete é um Spec 01).
Fica um fluxo legar eu colocando assim:
Frontal: 2x120mm Viper como Admissão
Traseira: 1x120mm Arctic F12 como Exaustão
Superior: 2x120mm Arctic F12 como Exaustão
Ou melhor trocar alguma superior de Exaustão para Admissão?

Findei comprando duas Akasa Viper e três Artic F12. As Akasa Viper acho que vou colocar na frente e as Artic F12 na exaustão (meu gabinete é um Spec 01).
Fica um fluxo legar eu colocando assim:
Frontal: 2x120mm Viper como Admissão
Traseira: 1x120mm Arctic F12 como Exaustão
Superior: 2x120mm Arctic F12 como Exaustão
Ou melhor trocar alguma superior de Exaustão para Admissão?

Vai ficar bom assim

Como posso fazer a circulação de ar no meu BlueCase015, estava pensando:
2 fan(frente - Puxa),2 fan (Cima - Solta).
E estou em duvida em qual comprar e quantos, parece que os fans do gabinete são de 120mm:
  • Masterfan (cooler master), Air balance R$ 54,00 | CFM +-80
  • Fury Azul (Pcyes), F5120ldaz Fury F5 49,00 | CFM +-70
  • Ou compensa comprar um mais barato de 35,00 com CFM 40 A 50

2c066c5530b6a0b741ca677e575e5e46fb598c92.jpg

(*Ryzen 5 Coolerbox, Radeon Rx 560,Gigabyte B350-gamming3)

Última edição:
Tenho um i7 7700k montado com Maelstrom 240T num Aerocool Aero-500. De GPU, tem uma 1070 Mini da Zotac.

Atualmente, o watercooler está instalado no "teto" do gabinete, jogando o ar para fora.
O cooler original, da traseira do gabinete, inverti e agora está jogando ar para dentro.

Não tenho problemas com temperatura, pois uso o PC em quarto com ar condicionado ligado direto, mas do jeito que está, tenho medo de entrar muita poeira e não quero isto (obs.: a parte de trás é a única que não tem filtro de poeira).

Preciso, portanto, de fazer o que?

Pensei em comprar 2 coolers para colocar na frente do gabinete, jogando ar para dentro, e então voltar a posição do cooler traseiro para o original.

Para isto, acredito que precisaria de dois coolers bastante fortes para dar conta de criar pressão positiva no gabinete, pois teria o traseiro e o WC jogando ar para fora.

Faço isto ou o que? E quais coolers comprar? Acho que dá para gastar uns 100 pilas nos dois com frete.

Estou pra comprar um gabinete, e estou entre o Corsair 400c, o NZXT S340 e o Sharkoon TG5. A CPU é uma R7 1700 e seria bom uma refrigeração boa pra manter o VRM em uma temperatura controlada. Podem dar uma dica, por favor? Obrigado!!

Users who are viewing this thread

Voltar