[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Pessoal, tô com a seguinte situação: Ryzen 5 1600 com um aircooler 120mm montado na posição "padrão" (puxa ar da frente e joga para a traseira do case), uma RX580 Aorus XTR (dual fan, 2,5 slots, cooler muito parrudo), meu case possui vaga para 3x120mm na frente e 1x120mm atrás, possui furação de exaustão sobre o cpu mas é apenas uma saída comum, não cabe fan ali.

A minha dúvida: tenho três fans de 120mm pra distribuir pelo case, sendo duas iguais e mais fortes, e uma mais fraca (menos fluxo de ar). Qual seria a melhor distribuição? As duas mais fortes na frente e a fraca atrás na exaustão do CPU? Uma forte atrás e a fraca com outra forte na frente? Nesse caso, a forte em cima (jogando ar diretamente no cooler do cpu) ou embaixo (jogando ar para os fans da gpu)?

Cara, pelo que eu sei as fans na parte da frente tem que ser com maior pressão de ar, e fan traseira tem que ser maior fluxo de ar. Posso tá errado, mas vê qual tem maior pressão e coloca na frente, o que tem maior fluxo coloca atrás.Ou então espera alguém mais experiente no assunto.
Valeu

O Corsair ml, Noctua nf-f12 , Cooler Master blade master e xflo.

Tenho um Sickeflow, mas esta indo para o "beleléu", preciso um de 120mm para traseira com um ótimo fluxo de ar, pensei no xflo, vale mesmo a pena? o noctua é muito caro

Tenho um Sickeflow, mas esta indo para o "beleléu", preciso um de 120mm para traseira com um ótimo fluxo de ar, pensei no xflo, vale mesmo a pena? o noctua é muito caro
Tu encontrou xflo a venda? Masterfan pro encontra por um preço razoável até.

Vou trocar meu Hyper 212x por um CM Masterliquid lite 120, vou instalar ele apenas com uma fan na parte traseira do gabinete.

Sobre o fluxo de ar estou pensando em colocar assim: gabinete > fan > radiador com a fan pegando ar frio de fora do gabinete e jogando pra dentro, no topo vou ter 2 fans trabalhando como exaustores tirando esse ar quente do dentro do gabinete.

Seria esta a melhor configuração?

Vou trocar meu Hyper 212x por um CM Masterliquid lite 120, vou instalar ele apenas com uma fan na parte traseira do gabinete.

Sobre o fluxo de ar estou pensando em colocar assim: gabinete > fan > radiador com a fan pegando ar frio de fora do gabinete e jogando pra dentro, no topo vou ter 2 fans trabalhando como exaustores tirando esse ar quente do dentro do gabinete.

Seria esta a melhor configuração?
O que posso te dizer... Testa. Não se se é uma boa porque você estará jogando ar quente pra dentro do gabinete, esquentando o resto do PC. O mais indicado é você jogar o ar quente do radiador pra fora. É a água da mangueira que faz o "trabalho sujo", não o vento frio jogado no radiador.

O que posso te dizer... Testa. Não se se é uma boa porque você estará jogando ar quente pra dentro do gabinete, esquentando o resto do PC. O mais indicado é você jogar o ar quente do radiador pra fora. É a água da mangueira que faz o "trabalho sujo", não o vento frio jogado no radiador.

Entendo seu ponto de vista, também pensei isso. Porém como vou ter dois fans no top como exaustores e o local onde ficava o 212x ocupando muito espaço vai ficar vazio agora, dando mais ventilação. Sobre a água acho que é exatamente o radiador/cooler que faz o trabalho sujo, se você jogar ar frio no radiador vai ser muito melhor do que ar quente, com relação a isso não tenho dúvidas.

Alguns testes que vi dizem ser melhor jogar ar frio de fora pra dentro, agora não sei o quão quente ficaria o interior do case.

Entendo seu ponto de vista, também pensei isso. Porém como vou ter dois fans no top como exaustores e o local onde ficava o 212x ocupando muito espaço vai ficar vazio agora, dando mais ventilação. Sobre a água acho que é exatamente o radiador/cooler que faz o trabalho sujo, se você jogar ar frio no radiador vai ser muito melhor do que ar quente, com relação a isso não tenho dúvidas.

Alguns testes que vi dizem ser melhor jogar ar frio de fora pra dentro, agora não sei o quão quente ficaria o interior do case.
Enfim, faça o teste dos dois jeitos, pegue as temps e veja qual é melhor. Na verdade acho que a diferença não será muita, só que os outros componentes devem subir as temps junto instalando do jeito que falou.

qual a diferença das fans airflow e pressão estática?

Será que compensa inverter o fluxo de ar do gabinete, deixar de trás para a frente?

Nunca entendi porque os PCs puxam ar na frente e jogam pra trás. Pois fica acumulando ar quente em baixo da mesa. Sendo que poderia retirar o ar frio debaixo da mesa e jogar pra frente.

Será que compensa inverter o fluxo de ar do gabinete, deixar de trás para a frente?

Nunca entendi porque os PCs puxam ar na frente e jogam pra trás. Pois fica acumulando ar quente em baixo da mesa. Sendo que poderia retirar o ar frio debaixo da mesa e jogar pra frente.

Pois o projeto da maioria dos gabinetes é pro fluxo de ar funcionar assim, tem filtros de poeira na frente, a traseira vazada com aberturas pra saída mais fácil do fluxo de ar, etc.

Se quiser fazer isso acho que era bom procurar um gabinete que tenha fluxo de ar invertido, sei lá se isso existe, nunca vi.

Pois o projeto da maioria dos gabinetes é pro fluxo de ar funcionar assim, tem filtros de poeira na frente, a traseira vazada com aberturas pra saída mais fácil do fluxo de ar, etc.

Se quiser fazer isso acho que era bom procurar um gabinete que tenha fluxo de ar invertido, sei lá se isso existe, nunca vi.

Acho que a adaptação pra alterar o fluxo seria bem simples, basta girar as fans, não há nada de complicado nisso. os filtros de ar eu já removi a muito tempo. meu gabinete possui muitas modificações e tenho facilidade em modificar ainda mais, caso necessário. trocar gabinete não acho viável. fluxo de ar é uma coisa extremamente simples de se trabalhar. Dá pra fazer qualquer coisa usando abraçadeiras. Quando tiver um tempo vou fazer a alteração e posto aqui.

Para CPU qual Fan sem ser watercooler vcs indicam?
Meu processador fx8350 esta passando dos 82º nos primeiros 10 minutos de over a 4.4ghz, mas meu pc em termos de refrigeração ta praticamente pelado

Para CPU qual Fan sem ser watercooler vcs indicam?
Meu processador fx8350 esta passando dos 82º nos primeiros 10 minutos de over a 4.4ghz, mas meu pc em termos de refrigeração ta praticamente pelado

Cooler Master Hyper 212x.

Boa tarde kauan, vc usa esse? vi um cara dizendo que a montagem é meio complexa.
Confere?

Usava, vendi esses tempos o meu com 5 meses de uso..troquei pra um WC Masterliquid lite 120. (Troquei por questões estéticas, o 212x é muito bom!)

Não vi dificuldade alguma em montar, claro que se comparar com um cooler stock vai ter mais etapas pra finalizar a instalação, mas nada tão difícil.

Usava, vendi esses tempos o meu com 5 meses de uso..troquei pra um WC Masterliquid lite 120. (Troquei por questões estéticas, o 212x é muito bom!)

Não vi dificuldade alguma em montar, claro que se comparar com um cooler stock vai ter mais etapas pra finalizar a instalação, mas nada tão difícil.

Chegou a fazer overclock com ele antes e depois de usar? to achando que ele n vai segurar a temperatura menos de 65º com over no meu

Chegou a fazer overclock com ele antes e depois de usar? to achando que ele n vai segurar a temperatura menos de 65º com over no meu

não fiz overclock não, usava stock msm.

Pessoal, nesse fds deu tempo de trocar a posição das fans.
Fiz os teste usando o esquema que ja usava B, e testei o esquema C

Segue os resultados (Lembrando que estou sem VGA no momento, não sei se alteraria o resultado)

teste_final.png

Os 2 teste foram feito no mesmo dia, com diferença de no máximo 20m entre eles

Interessante que no momento que pensei em fazer pressão prositiva no meu gabinete, foi justamente o modelo C que e pareceu mais sensato.
Afinal, se é pressão positiva, preciso de mais ar dentro do gabinete, assim tenho de insuflar mais ar no mesmo.
Então faz mais sentido ter todos meus Fans jogando ar pra dentro e manter somente meus dois (2) fans de 120mm, que estão no topo, jogando ar pra fora, tal como uma chaminé, afinal o ar quente sobe. ;)

Vou comprar uns filtros bons pra fazer os testes, alguma recomendação de filtro de 120mm que valha a pena comprar?

Qual seria o ideal no HAF 932 ?

Tenho uma dúvida. Tenho um H100i V2 e troquei os coolers originais por causa do barulho, o que melhorou bastante nesse quesito. A dúvida é se para fazer push/pull tenho sempre que usar cooler iguais? A 2ª dúvida é se posso fazer push/pull em uma lado, ou seja, usando apenas 3 fans?

Hoje tenho o radiador na frente do gabinete e os fans puxando o ar frio para dentro e pensei em colocar outro fan também puxando para dentro, só que do radiador para dentro.

Users who are viewing this thread

Voltar