[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Chegaram meus Akasa Viper e Arctic F12 PWM PST. Fiquei impressionado com a qualidade dos Arctic - tem um ótimo fluxo de ar e são silenciosos. O sistema PST é muito legal, dá para ligar vários Coolers em série, economizando cabos splitters. Já os Viper são muito barulhentos em rotação máxima e tem um fluxo de ar quase igual ao Arctic.

Se fosse hoje eu compraria apenas o Arctic F12 PWM PST. Se com o tempo ele aparecer em promoção, capaz de vender meus Viper e comprar dois Arctic F12 PWM PST para substituir.

Preciso de uma dica, peguei recentemente um evga clc de 280mm, gabinete xpredator full tower, só tem espaço no topo(com uma pequena modificação ainda pq não cabia), qual seria uma configuração de fans interessante pra usar, no momento estou usando de intake(frente 200mm, embaixo 120mm e na traseira de 120m) única saída é a de cima no WC, mas noto que fica bastante ar quente na região um pouco acima da placa de vídeo ali pelas memórias. Alguma dica?

Preciso de uma dica, peguei recentemente um evga clc de 280mm, gabinete xpredator full tower, só tem espaço no topo(com uma pequena modificação ainda pq não cabia), qual seria uma configuração de fans interessante pra usar, no momento estou usando de intake(frente 200mm, embaixo 120mm e na traseira de 120m) única saída é a de cima no WC, mas noto que fica bastante ar quente na região um pouco acima da placa de vídeo ali pelas memórias. Alguma dica?

Nos meus gabinetes sempre usei a seguinte formula: fans de baixo e frente, jogando ar e fans de cima e atrás, tirando o ar (na mesma proporção) e se tiver fan na lateral (em frente a vga) eu coloco mandando ar pra vga.

Alguem com um setup de WC pra um Carbide ??

uma duvida, eu configuro as "direções" das fans na bios? :hmm:

No topo do meu 460x tem 2 fans e uma ta puxando o ar pra fora e a outra jogando para dentro,

queria que as 2 puxasse o ar para fora..

uma duvida, eu configuro as "direções" das fans na bios? :hmm:

No topo do meu 460x tem 2 fans e uma ta puxando o ar pra fora e a outra jogando para dentro,

queria que as 2 puxasse o ar para fora..
Cara, o ventilador tem lado, se você quiser inverter o sentido do fluxo vc tem que inverter o ventilador.

Ele vai ter uma seta indicando o sentido do fluxo.

Cara, o ventilador tem lado, se você quiser inverter o sentido do fluxo vc tem que inverter o ventilador.

Ele vai ter uma seta indicando o sentido do fluxo.
vlw.. hoje eu dou uma olhada nisso

Boa tarde caros colegas!
Falta apenas o gabinete pra eu enfim terminar meu pc dos sonhos (meu sonho do cxb kk)
Fiquei encantado com o gabinete da cooler master masterbox lite 5. Porém ele não tem nenhuma furação pra fan superior. Será q só a fan traseira não dá conta de tirar o ar quente?

Alguém tem ou recomenda esses fans F5 fury da pcyes 1600rpm com PWM?

Estou querendo algum fan para colocar no meu radiador de 120mm,estou usando uma fan sem PWM muito fraca que veio no gabinete.

Última edição:
Alguém tem ou recomenda esses fans F5 fury da pcyes 1600rpm com PWM?

Estou querendo algum fan para colocar no meu radiador de 120mm,estou usando uma fan sem PWM muito fraca que veio no gabinete.
Cara, fui até olhar as specs pra te falar se são boas ou não, o CFM é ok mas não achei a informação sobre a pressão em local nenhum, fans pra radiadores precisam ser equilibradas, terem boa pressão e bom CFM.

Cara, fui até olhar as specs pra te falar se são boas ou não, o CFM é ok mas não achei a informação sobre a pressão em local nenhum, fans pra radiadores precisam ser equilibradas, terem boa pressão e bom CFM.

Realmente não tem no site.

Esse Fury F5 na verdade é um rebrand do Fan PL12025 da ID-Cooling (ou mesmo OEM, como quiserem chamar). A pressão é 2.57mmH20.
Especificações completas em: http://www.idcooling.com/Product/detail/id/61/name/PL-12025

Pô estagiário que cuida do site da PCYes, que incompetência, deu um CTRL+C/CTRL+V das especificações no site da ID-Cooling e não pegou essa informação porque estava em uma imagem e teria que digitar... :facepalm:

Realmente não tem no site.

Esse Fury F5 na verdade é um rebrand do Fan PL12025 da ID-Cooling. A pressão é 2.57mmH20.
Especificações completas em: http://www.idcooling.com/Product/detail/id/61/name/PL-12025

Pô estagiário que cuida do site da PCYes, que incompetência, deu um CTRL+C/CTRL+V das especificações no site da ID-Cooling e não pegou essa informações porque estava em uma imagem e teria que digitar... :facepalm:
Caramba, muita incompetência isso...

Enfim, pro user que perguntou, a fan não é lá tão ruim (principalmente que essa nova leva de fans de 2017 tão vindo com muita luzinha e e pouca coisa do que realmente importa), mas pra radiador eu pegaria uma com no mínimo 3.5 mm H²0

Caramba, muita incompetência isso...

Enfim, pro user que perguntou, a fan não é lá tão ruim (principalmente que essa nova leva de fans de 2017 tão vindo com muita luzinha e e pouca coisa do que realmente importa), mas pra radiador eu pegaria uma com no mínimo 3.5 mm H²0

E qual se encaixaria nessa configuração?

Galera, uma ajudinha por favor.

Desde que compre a 1080TI da assinatura eu vejo que nas configurações de fábrica ela estava batendo 84C. Mudei o fluxo de ar do gabinete e vejo que diminui aproximadamente 10C, ficando por volta de 74 ~75C com as mesmas configurações. Mas quando eu ainda abro o painel lateral do gabinete em um teste de load, eu vejo que ela fica em aproximadamente 72C.

Isso significa que eu ainda posso melhorar o air flow? Eu estou usando 2 fans 140mm intake frontal, 1 fan 120mm exhaust na traseira e um 140mm exhaust no topo.

Abraços.

Galera, uma ajudinha por favor.

Desde que compre a 1080TI da assinatura eu vejo que nas configurações de fábrica ela estava batendo 84C. Mudei o fluxo de ar do gabinete e vejo que diminui aproximadamente 10C, ficando por volta de 74 ~75C com as mesmas configurações. Mas quando eu ainda abro o painel lateral do gabinete em um teste de load, eu vejo que ela fica em aproximadamente 72C.

Isso significa que eu ainda posso melhorar o air flow? Eu estou usando 2 fans 140mm intake frontal, 1 fan 120mm exhaust na traseira e um 140mm exhaust no topo.

Abraços.

Batendo 84 durante o jogo ou em idle meu filho?

Batendo 84 durante o jogo ou em idle meu filho?

Full load. Mas note que mudei meu fluxo de ar e melhorou razoavelmente. Mas queria saber como melhorar ainda mais, já que com a lateral aberta, a temperatura ainda cai mais.

Full load. Mas note que mudei meu fluxo de ar e melhorou razoavelmente. Mas queria saber como melhorar ainda mais, já que com a lateral aberta, a temperatura ainda cai mais.
Em full load está ótimo. A lateral aberta não é o desejado, utilize um fan intake(aquele de 140mm) e procure esconder os cabos ao máximo.

A sua placa é daquelas que fica desligada a uma certa temperatura limite?

Em full load está ótimo. A lateral aberta não é o desejado, utilize um fan intake(aquele de 140mm) e procure esconder os cabos ao máximo.

A sua placa é daquelas que fica desligada a uma certa temperatura limite?

Obrigado pelas respostas.

Assim, agora que a temperatura está batendo 75°C, ficou muito melhor do que os 84°C anteriores (temperatura em que o throttling começa). O que me intriga é que nos reviews gringos sempre relatam que a temperatura em load nem bate 70°C .....

Eu abri a portinha lateral da case só pra verificar se ia ter queda de temperatura mesmo. E como teve, mostrou que realmente o problema era no fluxo de ar. Acho que tava acumulando muito ar quente na case proveniente da GPU e CPU. A propósito, os cabos estão muito bem escondidos.

Agora estou com 2 de 140mm intake, um de 120mm e 1 de 140mm exhaust. Estou pensando em pegar mais um de 140mm exhaust.

Pra descer ainda mais a temperatura, eu devo priorizar uma maior entrada ou saída de ar nesse caso?

Abraços

Assim, agora que a temperatura está batendo 75°C, ficou muito melhor do que os 84°C anteriores (temperatura em que o throttling começa). O que me intriga é que nos reviews gringos sempre relatam que a temperatura em load nem bate 70°C .....

Eu abri a portinha lateral da case só pra verificar se ia ter queda de temperatura mesmo. E como teve, mostrou que realmente o problema era no fluxo de ar. Acho que tava acumulando muito ar quente na case proveniente da GPU e CPU. A propósito, os cabos estão muito bem escondidos.

Agora estou com 2 de 140mm intake, um de 120mm e 1 de 140mm exhaust. Estou pensando em pegar mais um de 140mm exhaust.

Pra descer ainda mais a temperatura, eu devo priorizar uma maior entrada ou saída de ar nesse caso?

Abraços
priorize mais um intake.

Tem que ter pelo menos 1 jogando vento direto na CPU. Os frontais são acessórios. O meu case cabe apenas 5 fans. uso 2 frontais, 2 superiores intake, 1 exaustor traseiro, acho que poderia caber mais fans pelo preço do gabinete.

Tem reviews que fazem o teste em ambiente com temperatura controlada ou também com o hardware montado em bancada, fora do gabinete.
Assim as temperaturas nesse tipo de cenário podem não corresponder com a realidade dos usuários que moram em regiões mais quentes ou que não dispõem de ar condicionado.

Creio que o utilitário Aorus Graphics Engine permite fazer um controle de refrigeração mais adequado.
Caso não conheça, acho que vale apena fazer testes com esse utilitário.

Há também quem recomende retirar as tampas dos slots pci para ajudar na exaustão do ar.
Creio que o seu gabinete use parafusos de dedo nas tampas.
Acho que vale apena fazer um teste sem essas tampas.

Boa noite amigos, como sei que é uma questão bem complexa, vamos lá: para quem mora em zona de MARESIA, Salvador a 30m praia como proceder para um sistema de ar aceitável em um I5 7600?
hj estou no aguardo do WC H45 que boletei no site que explode, onde devo instala-lo na zona traseira em modo exaustão, mais e ai, devo ou posso colocar mais uma ou duas fans na zona superior em modo exaustão tb? pois em modo ventilação mesmo com todos os filtros que instalei no gabinete (filtros feitos de perflex - frontal - superior - inferior fonte e traseiro, fora corrosivo-x + sílica + 3 copinhos ante mofo p/ tira umidade) ñ me aventuro colocar fans em mode de ventilação!!

agora a duvida de quantos exautores 120mm? penso em pelo menos mais uma fan na parte superior ajudando o wc na parte traseira o que acham? o gabinete versa n23.

Agradecidos!!

Pessoal,

Alguma recomendação de fans 140mm? Eu uso fans Cougar CFD 140mm e be quiet! Silent Wings 2 também de 140mm, mas nenhum destes se encontram disponíveis na PICHAU e eles só avisaram que não tinha em estoque depois de eu ter realizado a compra de 3 destes Cougar.

Qualquer sugestão é bem-vinda!

Abraços

Moro no Rio de Janeiro e o o verão aqui é infernal.

Bate fácil 45 graus e sensação termica de mais de 50 graus.

Meu PC tem um gabinete médio com um fan na frente na parte de baixo jogando ar frio e outro fan atrás na parte de cima tirando o ar quente. Meu cooler é do tipo torre e não ajuda em nada ventilando o vrm.

Ahhh o meu gabinete é antigo, onde a fonte fica na parte de cima.

Executando esses dias um bench do 3dmark, na hora do teste da cpu, o alarme da minha mobo acionou, ou seja, a temperatura processador como um todo atingiu 80 graus e os cores provavelmente 65 graus.

Como tem se comportado os sistemas de vcs aí no verão?

Na minha visão um ambiente com temperatura controlada é quase que obrigatório para um sistema de alto desempenho, vejo muito isso em locais onde se encontram Super Computadores e Servidores.

Última edição:
Moro no Rio de Janeiro e o o verão aqui é infernal.

Bate fácil 45 graus e sensação termica de mais de 50 graus.

Meu PC tem um gabinete médio com um fan na frente na parte de baixo jogando ar frio e outro fan atrás na parte de cima tirando o ar quente. Meu cooler é do tipo torre e não ajuda em nada ventilando o vrm.

Ahhh o meu gabinete é antigo, onde a fonte fica na parte de cima.

Executando esses dias um bench do 3dmark, na hora do teste da cpu, o alarme da minha mobo acionou, ou seja, a temperatura processador como um todo atingiu 80 graus e os cores provavelmente 70 graus.

Como tem se comportado os sistemas de vcs aí no verão?

Na minha visão um ambiente com temperatura controlada é quase que obrigatório para um sistema de alto desempenho, vejo muito isso em locais onde se encontram Super Computadores e Servidores.

Também concordo. Quem gasta mais de 6k montando um PC, não devia ser "miserável" e adquirir um ar condicionado para o ambiente, hehe. Em especial quem vai fazer overclock.

Users who are viewing this thread

Voltar