[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Olá, pessoal, tudo bem?

Estou pra comprar um gabinete novo e precisava de fans para ele, duas de 140mm para intake (frontais) e 2x 120mm para exaustão (uma no topo e o outra na parte de trás). Dei uma pesquisada e fiquei em dúvida entre o masterfan pro e o akasa viper. Vi pessoas falando muito bem dos dois... mas sempre falam que são um pouco barulhentos. Não me incomodo tanto com o barulho (a não ser que seja realmente alto), mas com certeza se tiver mais performance com menos barulho seria melhor. Queria saber se alguém tem ou já teve esses fans e qual a opinião de vocês em relação a performance x barulho. Sei que não dá pra confiar muito nas especificações dos fabricantes, então queria saber da opinião dos usuários mesmo.

Obs:

-no caso do master fan pro, pensei em usar o modelo air pressure pra intake e o air balance pra exaustão.
-pretendo controlar as fans por pwm, então se for possível configurar pra ter um fluxo de ar legal e baixo ruído seria ótimo.
-vou usar filtro de poeira nas fans frontais.
-o modelo do gabinete é o h200 da NZXT.

Beleza man ?

Estou com uma configuração parecida com a que você quer no air flow.

_2x 140mm front
_1x 140mm top
_1x 120mm rear.

Troquei todos os stock fans pelos Apache Black da akasa e me sinto muito satisfeito, só trocaria os Akasa se fosse pra usar os Noctua.
Na minha opinião pra quem procura "Custo x Performance x Baixo Ruído" é indicação certa.
A diferença que o Apache tem menos rpms que o Viper, mesmo assim conseguem manter o desempenho de forma muito silenciosa e não custam caro.

Última edição:
Pessoal, bom dia!

Estou com um pc que ele está com um fluxo de ar quente muito alto.
O AirCooler que estou usando é um PCyes! Zero K2.
Mas to em duvida entre um kit RGB AIGO ou um Water cooler Maelstrom 240T

Invisto nas ventoinhas ou apelo pra um water cooler?

Pessoal, bom dia!

Estou com um pc que ele está com um fluxo de ar quente muito alto.
O AirCooler que estou usando é um PCyes! Zero K2.
Mas to em duvida entre um kit RGB AIGO ou um Water cooler Maelstrom 240T

Invisto nas ventoinhas ou apelo pra um water cooler?
Como está a configuração de fans do seu PC, ou nem tem?

Sem ventoinhas adicionais.
Mas já estou decidindo pelo Akasa Vegas R7, sabe se presta?
São medianas, pra ter um fluxo decente vão ter que rodar em full RPM.

São medianas, pra ter um fluxo decente vão ter que rodar em full RPM.

Minha intenção é de gastar até R$180,00-R$200,00

ai as opções que eu tenho de ventoinha
Aigo (kit com 3 e controlador)
Akasa Vegas R7 (kit com 3 e controlador)
Alseye (Kit com 3 e controlador)

Teria sugestão de outra marca que entre nesse valor?

Minha intenção é de gastar até R$180,00-R$200,00

ai as opções que eu tenho de ventoinha
Aigo (kit com 3 e controlador)
Akasa Vegas R7 (kit com 3 e controlador)
Alseye (Kit com 3 e controlador)

Teria sugestão de outra marca que entre nesse valor?
As duas primeiras tem CFM baixo, são mais pra estética, o Alseye depende, eu tenho o Aurora, que é 1600 RPM, fan bem mais forte que esses de 1100-1200, é um pouco ruidoso em RPM máxima, mas é tolerável, eu recomendo de olhos fechados. Porém, tem que ver qual modelo da Alseye que é...

As duas primeiras tem CFM baixo, são mais pra estética, o Alseye depende, eu tenho o Aurora, que é 1600 RPM, fan bem mais forte que esses de 1100-1200, é um pouco ruidoso em RPM máxima, mas é tolerável, eu recomendo de olhos fechados. Porém, tem que ver qual modelo da Alseye que é...

Alseye D-Ringer

Montei uma config recente, Gabinete pequeno com fonte em cima, BlueCase BG-2518, dois coolers 120mm Deepcool com 65CFM de entrada de ar, um traseiro igual de saida, isso com um Ryzen 1600 com placa de video básica. A fonte próxima ao processador vai fazer papal de exaustor tbm, acho que vai dar um fluxo legal.

Prezados,
Tenho um 780T, vou instalar umas fans rgbs nele. Só que estou com uma dúvida sobre as fans frontais. Atualmente ele usa duas fans de 140mm na frente, só que estou pensando em colocar 3 de 120mm. A questão seria, vai fazer diferença?
Penso isso, pois como as 140mm são um pouco maiores. Acho eu que solta mais ar para dentro, do que 3 fans de 120mm. O que vocês acham?

Prezados,
Tenho um 780T, vou instalar umas fans rgbs nele. Só que estou com uma dúvida sobre as fans frontais. Atualmente ele usa duas fans de 140mm na frente, só que estou pensando em colocar 3 de 120mm. A questão seria, vai fazer diferença?
Penso isso, pois como as 140mm são um pouco maiores. Acho eu que solta mais ar para dentro, do que 3 fans de 120mm. O que vocês acham?
specs das fans novas e das atuais?

specs das fans novas e das atuais?

As atuais são as que vêm no gabinete, nem sei informar qual versão é, mas e da Corsair.
Mas as novas que estou em vista, são as Corsair LL 140 (duas na frente) ou Corsair LL120 (três na frente).

As atuais são as que vêm no gabinete, nem sei informar qual versão é, mas e da Corsair.
Mas as novas que estou em vista, são as Corsair LL 140 (duas na frente) ou Corsair LL120 (três na frente).

Vai de 3x120. São mais baratas e apresentam velocidade maior.

Acredito que em relação ao ar não vai mudar muita coisa então, se fosse eu optaria pelo conjunto que agradasse mais esteticamente. No caso do seu modelo de gabinete eu acho que duas ficaria melhor que 3 fans.

[]´s

Tenho um CM 690 II Advanced velho de guerra, mas que atente até então... qual seria a melhor forma de montar os fans? lembrando que tenho um watercooler aio 240mm, e a tampa lateral do gabinete comporta 2 fans de 120mm

Tenho um CM 690 II Advanced velho de guerra, mas que atente até então... qual seria a melhor forma de montar os fans? lembrando que tenho um watercooler aio 240mm, e a tampa lateral do gabinete comporta 2 fans de 120mm
Cara eu tinha um desse.. Dica: Fans laterais só atrapalham o fluxo de ar, o meu quase fritou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Depois que troquei de gabinete diminui uns 15~20C° as temps kkkkkkkkkkk

Amigos, meu problema é o seguinte:

Meu gabinete é um Satelliete k333, de qualidade bem contestável.

69ddcfd501b42d96ee264b31be9d6430bc718d7e.jpg
gabinete_satellite_gamer_k332_32161_550x550.jpg

Por incrível que parece ele não tem lugar para colocar fan frontal, então fica meio complicado realizar uma boa refrigeração.

Tem duas fans exaustoras (uma superior e outra na traseira) e uma na parte de baixo, perto da fonte, jogando ar para dentro. Todas de 12cm

Colocar uma na lateral ajudaria em alguma coisa? Ficaria 2 jogando ar pra dentro (inferior e lateral) e duas exaustoras (superior e traseira)

O layout é semelhante a este, mas como eu disse não existe lugar pra por fan frontal e exaustor superior fica no meio e não perto da traseira como é neste modelo:
fluxo-ar-gabinete.jpg

Há alguma forma de melhorar isso? Colocar uma na lateral ajudaria?

Obrigado.

Última edição:
Amigos, meu problema é o seguinte:

Meu gabinete é um Satelliete k333, de qualidade bem contestável.

69ddcfd501b42d96ee264b31be9d6430bc718d7e.jpg
gabinete_satellite_gamer_k332_32161_550x550.jpg

Por incrível que parece ele não tem lugar para colocar fan frontal, então fica meio complicado realizar uma boa refrigeração.

Tem duas fans exaustoras (uma superior e outra na traseira) e uma na parte de baixo, perto da fonte, jogando ar para dentro. Todas de 12cm

Colocar uma na lateral ajudaria em alguma coisa? Ficaria 2 jogando ar pra dentro (inferior e lateral) e duas exaustoras (superior e traseira)

O layout é semelhante a este, mas como eu disse não existe lugar pra por fan frontal e exaustor superior fica no meio e não perto da traseira como é neste modelo:
fluxo-ar-gabinete.jpg

Há alguma forma de melhorar isso? Colocar uma na lateral ajudaria?

Obrigado.
Não use fan na lateral, apenas no piso como entrada de ar, e traseira e topo como exaustor. Já é o suficiente pra criar um fluxo de ar.

Olha eu vou ser bem sincero, eu tenho haf-x com uma fan lateral e ela fica exatamente de frente pra VGA, consigo exatos 9 graus de diferença com essa fan.
Com ela ligada a vga fica 36 em idle e com ela desligada sobe pra 45

Galera possuo um Aerocool Aero 500 White com Ryzen 5 2400g + cooler box e sem VGA dedicada.

Estou entre 2 Fans. O Cougar Dual X 12cm e o Cooler Master MasterFan MF120L. Qual dos 2 vocês me indicam?
e também estou em dúvida na cor, já que meu gabinete é branco e meu setup é amd estou em dúvida se pego led branco ou vermelho.

Minha dúvida é, minha mobo é uma Asus TUF B350,e o gabinete Cooler Master Masterbox 5, ela tem 2 entradas pra Fan com 4 pinos, e tem um RGB Header de 4 pinos também, só que eu precisava colocar mais um fan no meu gabinete, esses pinos RGB só servem pra tiras de Led e coisas do gênero??? Não serve pra nenhum fan????

Eu consegui ligar os fans nos locais B e D, falta apenas o C, e talvez um fan no topo, caso seja mais vantajoso que um Air Cooler com pipes como esse da foto.
cm_master1-jpg

efkwfl.jpg

Galera possuo um Aerocool Aero 500 White com Ryzen 5 2400g + cooler box e sem VGA dedicada.

Estou entre 2 Fans. O Cougar Dual X 12cm e o Cooler Master MasterFan MF120L. Qual dos 2 vocês me indicam?
e também estou em dúvida na cor, já que meu gabinete é branco e meu setup é amd estou em dúvida se pego led branco ou vermelho.

Eu acabei pegando dois MasterFan Pro de 120mm em uma promoção... e sendo sincero, não curti muito... não achei muito silencioso. Os coolers que vieram junto no gabinete (Corsair 400C) são totalmente imperceptíveis em questão de ruído

Pela especificação do Dual X, ele parece apresentar um ruído menor

Eu acabei pegando dois MasterFan Pro de 120mm em uma promoção... e sendo sincero, não curti muito... não achei muito silencioso. Os coolers que vieram junto no gabinete (Corsair 400C) são totalmente imperceptíveis em questão de ruído

Pela especificação do Dual X, ele parece apresentar um ruído menor

Os seus Masterfans são de 4-pinos?

A placa mãe é o da sua assinatura e as fans estão ligadas nos conectores sys fan?
Se for o caso, acho que o mais recomendável seria verificar na bios se o sys fan está no modo PWM e não em DC.

Veja se essa configuração não resolveria o problema de ruído.

Users who are viewing this thread

Voltar