[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Acabei boletando 4x DeepCool Wind Blade + pack com pinos de borracha pra fixar os fans (total R$121 com frete sedex), mas estou em dúvida se pago esse trem por receio do pc ficar barulhento demais. Vi relatos de que o fan tem operação muito silenciosa, ele tem trabalha em 1300rpm e a DeepCool divulga que ele tem ruído de 26dBa.

Acabei desistindo do Dual-X porque o custo de 4x vai ficar praticamente R$200 em ventiladorzinho, nem rola.

Eu queria uns fans mais bonitos, mas parece que quanto mais bonito, menos CFM, assim fica difícil. Tem fan Ring aí de 120mm com pás do tamanho de algo como 90mm porque o ring led come um espaço fodido :haha:

Acabei boletando 4x DeepCool Wind Blade + pack com pinos de borracha pra fixar os fans (total R$121 com frete sedex), mas estou em dúvida se pago esse trem por receio do pc ficar barulhento demais. Vi relatos de que o fan tem operação muito silenciosa, ele tem trabalha em 1300rpm e a DeepCool divulga que ele tem ruído de 26dBa.

Acabei desistindo do Dual-X porque o custo de 4x vai ficar praticamente R$200 em ventiladorzinho, nem rola.

Eu queria uns fans mais bonitos, mas parece que quanto mais bonito, menos CFM, assim fica difícil. Tem fan Ring aí de 120mm com pás do tamanho de algo como 90mm porque o ring led come um espaço fodido :haha:
É bom passar no ML.
Quase comprei 4 Dual X por 80. 2 120 e 2 140.
Mas com o frete estava 110 e acabou vendendo antes de eu comprar.
Aí apareceu 3 de 120 do modelo do Ultra (CF-U12HB) por 53.
Fiquei P da vida porque o cara não entregava em mãos, aí paguei 15 reais de frete pro FDM postar na agência que fica a 400m daqui.

@CMSiega depois dá um feedback aí das ventoinhas, se atenderam como esperava... Eu fico olhando para as ventoinhas, tanta coisa mais barata do que costumo utilizar, o problema é quando finalmente me decido a experimentar algo diferente, a desilusão é completa. Há uns tempos atrás resolvi testar as CM Masterfan Pro 140mm Air Pressure no radiador e as Air flow no gabinete... Foi uma desilusão completa tanto a nível de performance quanto rendimento, voltei logo correndo para a Noctua e Bequiet kkk.

É bom passar no ML.
Quase comprei 4 Dual X por 80. 2 120 e 2 140.
Mas com o frete estava 110 e acabou vendendo antes de eu comprar.
Aí apareceu 3 de 120 do modelo do Ultra (CF-U12HB) por 53.
Fiquei P da vida porque o cara não entregava em mãos, aí paguei 15 reais de frete pro FDM postar na agência que fica a 400m daqui.

@CMSiega depois dá um feedback aí das ventoinhas, se atenderam como esperava... Eu fico olhando para as ventoinhas, tanta coisa mais barata do que costumo utilizar, o problema é quando finalmente me decido a experimentar algo diferente, a desilusão é completa. Há uns tempos atrás resolvi testar as CM Masterfan Pro 140mm Air Pressure no radiador e as Air flow no gabinete... Foi uma desilusão completa tanto a nível de performance quanto rendimento, voltei logo correndo para a Noctua e Bequiet kkk.

Vou ficar devendo o feedback, comprei na loja explosiva 3x Dual-X azuis e 1x vermelho, espero que essa combinação não fique muito brega :haha:
Resolvi ficar com o Dual-X, mesmo pagando mais caro, por causa do silêncio e por já usar a muito tempo fans da Cougar.
Não quis arriscar no DeepCool porque ele me lembrou da época que eu usei os SickleFlow da CM, que prometiam 19dBa, mas faziam um ruído terrível.

Como onde eu moro tem bastante pó, vou primeiro testar colocando 3 fans na frente (azuis, obviamente) e apenas 1 atrás, criando pressão positiva, forçando o ar a entrar somente pelos filtros da parte frontal e reduzindo o acúmulo de poeira. Se for necessário, depois coloco de volta o fan de 140mm em cima (Dual-X vermelho também) para sugar mais ar quente pra fora.

Última edição:
As CM para mim também foram uma desilusão sinceramente. Não que não funcionassem bem, mas não eram tudo aquilo que a CM anunciava...

Comprei 3 deepcool TF 120 azul, 52 reais cada um, com pwm, achei um bom Cxb.

Kkk poise, mas é difícil acertar, preços variam muito.

Aqueles "baia fan" ainda existem?

Pessoal, não sei se é aqui mas, estou com problema em 1 das minhas fans.
Possuo um Corsair 460x com 6 fans SP120 (como esta na descrição)
1 delas atualmente esta fazendo barulho, chega a quase parar de rodar, dai eu dou umas "mexidas" nela ela volta ao normal.
Alguém pode me ajudar o que possa ser, se as fan tem algum tipo de encaixe?

Pessoal,preciso de 4 fan de 140mm.
Estou pensando em pegar aquelas master fan pro RGB da cooler master..
Existe alguma melhor que elas?
Podem me ajudar pfvr?

Akasa apache Black ou masterfan pro RGB,ambos 140mm qual melhor fan?

Última edição:
Eu iria nos apache sem dúvida.

Pessoal,preciso de 4 fan de 140mm.
Estou pensando em pegar aquelas master fan pro RGB da cooler master..
Existe alguma melhor que elas?
Podem me ajudar pfvr?

Akasa apache Black ou masterfan pro RGB,ambos 140mm qual melhor fan?
Tem que colocar na balança, se quiser fluxo de ar mais forte Akasa, se quer um fan mais balanceado e com RGB Cooler Master, nenhum dos dois faz feio.

Tem que colocar na balança, se quiser fluxo de ar mais forte Akasa, se quer um fan mais balanceado e com RGB Cooler Master, nenhum dos dois faz feio.
3 apache black na frente e 1 masterfan na traseira como exaustor, seria uma boa?

3 apache black na frente e 1 masterfan na traseira como exaustor, seria uma boa?

O Apache Black (1300 rpm) é idêntico aos Vipers de 140 (1600 rpm) e 120 (1900 rpm).
Eles variam na cor, tamanho e na faixa de rotação.

Já usei os Vipers de 120 e 140.
Sei o que o nível de ruído é subjetivo para cada um, o que é aceitável para alguém pode não ser tanto para outro.
Posso dizer que o de 140 tem um fluxo de ar muito bom, mas pessoalmente achei consideravelmente mais barulhento do que o 120.
O de 140 em 60% não é silencioso como o de 120.

Quanto esses novos RGB da Cooler Master de 140 não posso opinar.
Mas dependendo do modelo, vi alguns comentários de que são audíveis, mas pode variar conforme a tolerância de cada um.
Tem algumas opiniões aqui e aqui.

O Apache Black (1300 rpm) é idêntico aos Vipers de 140 (1600 rpm) e 120 (1900 rpm).
Eles variam na cor, tamanho e na faixa de rotação.

Já usei os Vipers de 120 e 140.
Sei o que o nível de ruído é subjetivo para cada um, o que é aceitável para alguém pode não ser tanto para outro.
Posso dizer que o de 140 tem um fluxo de ar muito bom, mas pessoalmente achei consideravelmente mais barulhento do que o 120.
O de 140 em 60% não é silencioso como o de 120.

Quanto esses novos RGB da Cooler Master de 140 não posso opinar.
Mas dependendo do modelo, vi alguns comentários de que são audíveis, mas pode variar conforme a tolerância de cada um.
Tem algumas opiniões aqui e aqui.
muito obrigado cara, vou olhar

Galera tenho 3 TF120, 2 frontais soprando e 1 traseiro fazendo exaustão e 2 no teto exaustão também, não seria bom o do teto que fica bem emcima do cpu jogar ar para dentro? Que vcs acham.

Galera tenho 3 TF120, 2 frontais soprando e 1 traseiro fazendo exaustão e 2 no teto exaustão também, não seria bom o do teto que fica bem emcima do cpu jogar ar para dentro? Que vcs acham.

Como o ar quente tem a tendência de subir, a galera geralmente faz a entrada de ar pela frente e a saída por cima...

Desde que vc tenha um fluxo uniforme, não acredito que vai mudar muita coisa alterando a direção do fluxo, afinal a tendência é o ar dentro do gabinete estabilizar na mesma temperatura, independente da direção.

Tanto o seu CPU (65w) e a VGA (75w) não possuem TDP's altos, logo o aquecimento não vai ser muito grande.

Certo, eu to com os fans originais do gabinete na parte de cima e são bem ruinzinhos, vou trocar eles mais pra frente, e esperar a blackfraude para botar um aircooler bacana porque o box parece um helicóptero.

alguem tem uma ideia para melhorar o fluxo de ar em gabinetes invertidos ? , aqui tenho 2 fans de alta potencia 130 cfm

Bom dia.
Comprei um Aero 500 e 4 AF120.
Sei que esse gabinete vem com um fan traseiro que puxa o ar para fora.
Coloco dois na frente puxando o ar para dentro do gabinete, e os dois de cima, o que faço? Coloco puxando o ar para dentro ou para fora do gabinete.

Abs,
Fernando.

Preciso de 3 fans pra colocar no meu Obsidian 250d, quero uma pro WC Master Liquid Lite 120 e outras duas, uma pra empurrar e outra pra tirar o ar de dentro.

No outro PC tenho Apache Black e coolers da Corsair que vem com o gabinete, mas esses da Corsair são muito ruins.

Quero fans tops pra por nesse gabinete, o que recomendam? Sem RGB :)

Apenas para registrar a situação que tive com os coolers Masterfan RGB Pro - Air Flow da Cooler Master:

fiz a compra no início de outubro na loja que explode, 10 dias após utilização, um dos coolers passou a apresentar barulhos muito estranhos, dois dias depois ambos estavam com ruído acima do normal
entrei em contato com a loja e não quiseram trocar, mas me passaram e-mail de RMA da Cooler Master

conversando com eles, achei o método de atendimento um tanto esquisito, tive que forçar a barra para eles enviarem código de autorização de postagem
25 dias depois eles me ligam dizendo que não possuíam outras fans em estoque, o atendente inclusive deixou escapar que diversas dessas fans estavam dando problemas

como não resolveram meu caso, solicitei reembolso. Vou evitar comprar da CM novamente

Galera, tenho atualmente 1 Akasa Viper e 2 Apache Black que já tão com quase 7 anos de uso e barulhentas demais quando passam dos 700 RPM, obviamente. Tenho também uma fan da Corsair que veio com meu SPEC 01 e outra da Antec nunca usada de um WC de um amigo (o cabo dela é curto demais e só dá pra usar no topo). Essas duas tem apenas 3 pinos...

1 - Estou pensando em comprar 2 fans de 140mm pra colocar na frente, usar a fan da Corsair atrás e a da Antec no topo.

2 - Diante esse cenário, quais fans de 140mm abaixo dos R$ 60 vocês recomendam? Pensei em pegar duas Cooler Master AP que estão em promo na Kabum, R$ 64,90. No entanto, como 1 das fans fica de frente ao Cage dos HD's, faria sentido comprar uma Aerocool Lightining que tá mais baratinha, certo (ou até comprar 2 delas se a performance das CMs não valer o preço)?

Fala ae pessoal, não sei se estou no lugar certo, mas vamos lá.
Montei um pc agr, bem de entrada g5400 e uma 1050ti, e o gabinete é um aerocool 500, vwm junto com o ganinete apenas um fan traseiro de 120mm, nesse atual momento não tenho muito para gastar, qual seria a melhor opção?
Obrigado desde já.

Users who are viewing this thread

Voltar