[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Os seus Masterfans são de 4-pinos?

A placa mãe é o da sua assinatura e as fans estão ligadas nos conectores sys fan?
Se for o caso, acho que o mais recomendável seria verificar na bios se o sys fan está no modo PWM e não em DC.

Veja se essa configuração não resolveria o problema de ruído.

São de 4 pinos sim. É na placa mãe da assinatura e foram ligados nos conectores sys fan.
O modo de controle estava em auto, deixei em PWM mas não surtiu diferenças

Eae galera, tranquilo? Não sei se vocês vão conseguir me ajudar, mas lá vai.
Tenho um gabinete Bluecase BG-009 e recentemente comprei mais dois fans 120mm pra ajudar um pouco na refrigeração, pois achei que estava ficando muito quente, e estou com uma dúvida no posicionamento dos fans. Vou deixar abaixo a imagem de como os coloquei e se vocês puderem me falar se está correto ou sugerirem correções eu agradeço.
O fan da parte de trás está puxando o ar para dentro do gabinete, e o fan da parte superior está expulsando o ar, porém, como podem ver na imagem, ele fica logo acima do cooler da CPU, ou seja, os dois estão jogando ar pra fora e na mesma direção. Ao meu entendimento, o cooler da CPU está expulsando o ar quente gerado pelo dissipador e o fan posicionado acima dele está ajudando a retirar esse ar quente, está correto? Até porque, pra mim não faz sentido colocar um fan acima do outro e no contrafluxo, um expulsando ar e o outro jogando, creio que isso faça perder desempenho de ambos os fans. Sobre o fan da parte de trás, eu tenho um espaço considerável atrás do gabinete, totalmente aberto, por isso achei melhor colocar esse fan jogando ar pra dentro, pois teoricamente ele está jogando ar frio pra dentro do gabinete.
É isso galera, se puderem me ajudar dizendo se está certo ou errado eu agradeço!

O ideal seria inverter a posição tanto do Blizzard T2 quanto do cooler do topo, pois todo ar quente do CPU está sendo jogado na sua placa de vídeo.

O ideal seria inverter a posição tanto do Blizzard T2 quanto do cooler do topo, pois todo ar quente do CPU está sendo jogado na sua placa de vídeo.

Como assim o ar quente está sendo jogado na placa de vídeo? O T2 tá virado pro lado oposto da placa de vídeo. Desculpa se for burrice kkk não manjo nada disso

Como assim o ar quente está sendo jogado na placa de vídeo? O T2 tá virado pro lado oposto da placa de vídeo. Desculpa se for burrice kkk não manjo nada disso
Ele esta do lado oposto, mas esta jogando o ar pra baixo em direção a VGA, se vc colocara a mão entre o dissipador e a VGA vc vai ver que sai ar quente ali.
O certo seria inverter isso para que o cooler jogo o ar para cima, assim a fan do topo ajuda a jogar o ar pra fora......

Ele esta do lado oposto, mas esta jogando o ar pra baixo em direção a VGA, se vc colocara a mão entre o dissipador e a VGA vc vai ver que sai ar quente ali.
O certo seria inverter isso para que o cooler jogo o ar para cima, assim a fan do topo ajuda a jogar o ar pra fora......

Entendi, então eu teria que colocar o CPU cooler virado pra placa de vídeo e deixar os outros dois fans do jeito que estão, certo?

Isso, ou se der encaixe vira ele de lado, apontando pra fundo do gabinete.
Ai a fan q esta atras do gabinete vai puxar o ar quente pra fora

Então, mas o fan traseiro está jogando ar pra dentro do gabinete e o fan superior está jogando o ar pra fora, então tenho que inverter o fluxo dos dois fans, é isso?

Não, vc apenas precisa inverter o fan traseiro para que ele jogue o ar pra fora do gabinete.

Não, vc apenas precisa inverter o fan traseiro para que ele jogue o ar pra fora do gabinete.

Certo, farei isso amanhã então. Muito obrigado pelas dicas galera!

Olá galera.

Utilizo o gabinete Sharkoon TG5 e estou utilizando os fans originais do gabinete (4x 120mm, sendo 1x traseiro e 3x frontais), apenas com a adição de um fan de 140mm Cougar Dual-X na parte superior do gabinete, alinhado com o fan do processador. Dessa forma, jogando Black Desert Online, as temperaturas de pico ficam em 77º para a GPU e 61º para a CPU (fan na config Quiet), mantendo-as por volta dos 73º na GPU e 55º na CPU.

O que acham dessas temperaturas?

Tenho aqui também 2x fans Antec TrueQuiet 120mm parados, estou pensando se deixo 1x 140mm ou 2x 120mm na parte superior, o que acham?

Pretendo posteriormente trocar as fans originais do gabinete, colocar tudo Cougar Dual-X pra ver como fica, mas por enquanto vou ter que segurar as pontas do jeito que está kkk

Olá galera.

Utilizo o gabinete Sharkoon TG5 e estou utilizando os fans originais do gabinete (4x 120mm, sendo 1x traseiro e 3x frontais), apenas com a adição de um fan de 140mm Cougar Dual-X na parte superior do gabinete, alinhado com o fan do processador. Dessa forma, jogando Black Desert Online, as temperaturas de pico ficam em 77º para a GPU e 61º para a CPU (fan na config Quiet), mantendo-as por volta dos 73º na GPU e 55º na CPU.

O que acham dessas temperaturas?

Tenho aqui também 2x fans Antec TrueQuiet 120mm parados, estou pensando se deixo 1x 140mm ou 2x 120mm na parte superior, o que acham?

Pretendo posteriormente trocar as fans originais do gabinete, colocar tudo Cougar Dual-X pra ver como fica, mas por enquanto vou ter que segurar as pontas do jeito que está kkk
Acho que as temps estão muito altas..

Trocaria as originais do gabinete, pois sei que elas são só de enfeite...

Acho que as temps estão muito altas..

Trocaria as originais do gabinete, pois sei que elas são só de enfeite...

Esqueci de mencionar também que, na hora que estive medindo isso aí, a temperatura da cidade (secundo AccuWeather) estava em 35º e meu quarto é pequeno.

Esqueci de mencionar também que, na hora que estive medindo isso aí, a temperatura da cidade (secundo AccuWeather) estava em 35º e meu quarto é pequeno.
Ainda acho alto cara, pra vc ter uma noção, meu R7 2700 não passa de 45ºC nem por reza, e a VGA em full load 64ºC com coolers a 55% da capacidade.. Isso com a temperatura em 31ºC, e meu quarto tbm é pequeno, porem tenho no meu gabinete 3 fan Sickeflow X da CM para entrada de ar frontal e 3 dos mesmos (traseiro e superior) para exaustão...

Beleza, assim que der vou trocar esses fans. Valeu.

Galera, comprei o AirCooler Gammaxx 400 pra instalar no meu I7 3770 pois estava pegando 80° em jogos pesados , agora estou com 60-65° , tenho 3 coolers dentro do PC.
O do Gammaxx, um em cima e o de trás que tiram o ar. A pergunta é , apesar da temperatura ter baixado ainda acho que está elevada, alguma ideia da solução do problema? Deixar a configuração da fan sempre elevada na bios?

Não vejo essa temperatura em carga pesada como sendo um problema, o Gammaxx é competente para o preço mas não se pode pedir milagres. Está bem aceitável essa temperatura para o processador em questão, não dá throttle no clock do CPU.

Galera, comprei o AirCooler Gammaxx 400 pra instalar no meu I7 3770 pois estava pegando 80° em jogos pesados , agora estou com 60-65° , tenho 3 coolers dentro do PC.
O do Gammaxx, um em cima e o de trás que tiram o ar. A pergunta é , apesar da temperatura ter baixado ainda acho que está elevada, alguma ideia da solução do problema? Deixar a configuração da fan sempre elevada na bios?
Não adianta.
Isso é normal.
E te falar que ainda está mais do que bom, pelo valor investido.
É essa a media 65 a 70, em coolers até 150.
Os WC e os "PRO" vai abaixar entre 55-60 dependendo do processador e configuração.
O meu é só estética, porque na prática, ele não fica longe do seu.
Se não me engano, ele deixou Stock 100% em 60°C.

VhiKshs.jpg

um sickleflow meu ta funcionando mas comecou a tremer demais, ai pesquisei pra trocar. Esse cougar ta caro quando acha, mas achei 0 140mm por 17reais e o 120mm por 25 na terabyte, 1 unidade apenas de cada, valeu a pena igual, mesmo sendo 2 fretes separados.

chegaram e comparei com outro da CM que tenho e ainda parece normal. A pressão da CM é maior, mas o Cougar mais silencioso. O cougar sinto uma leeeeeeeeve tremedeira quando na horizontal enquanto o CM parece tremer um pouco mais. Já li algo sobre isso, mas nao lembro exatamente o que. Creio que sejam os sem X, pq faz uns 4-5 anos que comprei e deixei o tempo todo desligados pela controladora, lembrei só quando desmontei o pc :haha:

Mas já tive outros sickleflow e morreram com aprox 4-5 anos também antigamente. Não sei os X como estão.

Pretendo comprar uns 4 desses fans Alseye D-Ringer, o que acham dele? Preciso de 4 fans, mas quero que todos sejam iguais e preferencialmente brancos para substituir os originais do meu gabinete Sharkoon TG5, que são só de enfeite (pouco fluxo de ar). Além desses fans aí, estou de olho também nos DeepCool WindBlade e Akasa Vegas. Quero fans que tenham boa ventilação e que não sejam caros, esses aí que eu linkei estão com o preço por unidade no limite do que eu me disponho a pagar. Os Alseye são a minha primeira opção, por teoricamente serem silenciosos, bom cfm e ter estética na cor branca ring. Já os WindBlade possuem a melhor cfm, enquanto que os Akasa possuem uma iluminação até legal.

Vi que tem os Cougar CFD Dual-X em promo na loja explosiva, mas só é permitido apenas 1 unidades por item, então mesmo que eu compre um de cada cor, além de ferrar com a estética do gabinete, vai ficar faltando um fan, nem rola. Na loja dos 1024gb e na loja do pombo não tem unidades disponíveis suficientes e, pra piorar, na dos 1024gb só permite levar 3 itens, e eu preciso de 4.

Última edição:
Pretendo comprar uns 4 desses fans Alseye D-Ringer, o que acham dele? Preciso de 4 fans, mas quero que todos sejam iguais e preferencialmente brancos para substituir os originais do meu gabinete Sharkoon TG5, que são só de enfeite (pouco fluxo de ar). Além desses fans aí, estou de olho também nos DeepCool WindBlade e Akasa Vegas. Quero fans que tenham boa ventilação e que não sejam caros, esses aí que eu linkei estão com o preço por unidade no limite do que eu me disponho a pagar. Os Alseye são a minha primeira opção, por teoricamente serem silenciosos, bom cfm e ter estética na cor branca ring. Já os WindBlade possuem a melhor cfm, enquanto que os Akasa possuem uma iluminação até legal.

Vi que tem os Cougar CFD Dual-X em promo na loja explosiva, mas só é permitido apenas 1 unidades por item, então mesmo que eu compre um de cada cor, além de ferrar com a estética do gabinete, vai ficar faltando um fan, nem rola. Na loja dos 1024gb e na loja do pombo não tem unidades disponíveis suficientes e, pra piorar, na dos 1024gb só permite levar 3 itens, e eu preciso de 4.
Acho que eu tinha visto na Pichau, tava uns 20 e pouco mesmo.
Mas esgotou.
Tá barato na Kabum, mas essa limitação e brincadeira.
Tenta falar lá no chat. Dependendo você comprando 2 de cor diferente em 2 compras separadas, eles devolvam o valor do frete e corrijam a cor.

@CMSiega ventoinhas com pás brancas e de boa qualidade, dá uma olhada nas Arctic Cooling F12. Não costumam ser muito caras e são muito competentes.

Acho que eu tinha visto na Pichau, tava uns 20 e pouco mesmo.
Mas esgotou.
Tá barato na Kabum, mas essa limitação e brincadeira.
Tenta falar lá no chat. Dependendo você comprando 2 de cor diferente em 2 compras separadas, eles devolvam o valor do frete e corrijam a cor.

Entrei em contato pelo chat, mas não deu certo. Só 1 unidade por item mesmo.

@CMSiega ventoinhas com pás brancas e de boa qualidade, dá uma olhada nas Arctic Cooling F12. Não costumam ser muito caras e são muito competentes.

R$60 por fan fica embaçado :vish:

Entrei em contato pelo chat, mas não deu certo. Só 1 unidade por item mesmo.

R$60 por fan fica embaçado :vish:
Tenta ver se amanhã sai da "promoção metade do dobro" e dá pra adicionar mais.

Users who are viewing this thread

Voltar