[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Meu problema agora são como vou prender o segundo no radiador e gabinete se não vem parafusos extras no WC?

Tenso viu.
Vê se não veio parafusos pequenos, aqueles que prendemos direto o radiador no gabinete.
Só usar eles e parafusar por dentro do fan.
Eu usei bastante tempo assim.

Vê se não veio parafusos pequenos, aqueles que prendemos direto o radiador no gabinete.
Só usar eles e parafusar por dentro do fan.
Eu usei bastante tempo assim.
Mas é isso. Veio sim, mas como irei parafusá-los no fan e no radiador?

Não tem como.

Estou pensando em comprar esses: https://produto.mercadolivre.com.br...&reco_id=2f35b755-b00a-4fe0-b6ee-c2e88ed84301 , pra prender por fora do gabinete que vai passar direto por dentro do fan até chegar ao radiador.

Lembrando que irei fazer push and pull e necessito prender o segundo fan.

No WC veio apenas 4 desses parafusos que servirão para eu prender o fan diretamente no radiador.

Pessoal, tenho pensado em otimizar a refrigeração interna do gabinete, possuo um V3 Black Edition da Thermaltake, e no site eles indicam o esquema abaixo para refrigeração:

Andei observando no tópico, e muita gente sugere deixar um fan na parte superior como intake, e o outro como exaustor, mas, como visto na própria indicação da fabricante, os três fans na parte superior serviriam como exaustor.
Pergunto a vocês, vale a pena deixar somente a saída traseira como exaustor, como alguns usuários indicaram aqui no tópico ? Não seria insuficiente para a vazão de ar do sistema ?

Pessoal, tenho pensado em otimizar a refrigeração interna do gabinete, possuo um V3 Black Edition da Thermaltake, e no site eles indicam o esquema abaixo para refrigeração:

Andei observando no tópico, e muita gente sugere deixar um fan na parte superior como intake, e o outro como exaustor, mas, como visto na própria indicação da fabricante, os três fans na parte superior serviriam como exaustor.
Pergunto a vocês, vale a pena deixar somente a saída traseira como exaustor, como alguns usuários indicaram aqui no tópico ? Não seria insuficiente para a vazão de ar do sistema ?

Olha, eu nao recomendo colocar fan intake na parte superior.
Faça uma experiência, deixe os fans desligados e coloque a mao no espaço onde fica o(s) fan(s) superior, vai ver que esquenta consideravelmente.
Se deixar um fan direcionando o ar externo pra dentro, com o ar quente subindo, vai apenas empurra-lo de volta para dentro do seu gabinete.
Tenta colocar um intake na lateral. Se nao for possivel, trabalhe com pressão negativa, também funciona perfeitamente.
Se nao consegue colocar um padrão 2(intake)x2(exautor), 1x3 deve funcionar.
Ou é isso ou partir para um case com melhor projeto de refrigeração.

Pessoal,

Tenho um Aerocool 500 onde contempla essas seguintes opções para os coolers:

Front: 2x 120mm Fans (Optional)
Rear: 1x 120mm Fan (1x120mm Included)
Top: 2x 120mm Fans (Optional)

Irei adicionar um DeepCool Maelstrom 240T na parte superior dele e a ideia é fazer com que o AR entre pela frente e saia por cima e atrás, mas atualmente o cooler atrás e o próprio do gabinete, qualquer coisa posso comprar outro OU inverter com algum novo na frente.

Estava lendo e a galera recomenda bem o Akasa Apache e o Cooler Master MasterFan MF120L, teria algum outro mais em conta com tanta eficiência ?
Meu único quesito é não ser extremamente barulhento, mas se fizer um barulho 'extra' apenas quando estiver jogando é aceitável e também não me importo com LED e etc.

PC: RX580 MSI + Ryzen 2600 + Kingston HyperX

Obrigado desde já!

Pessoal,

Tenho um Aerocool 500 onde contempla essas seguintes opções para os coolers:

Front: 2x 120mm Fans (Optional)
Rear: 1x 120mm Fan (1x120mm Included)
Top: 2x 120mm Fans (Optional)

Irei adicionar um DeepCool Maelstrom 240T na parte superior dele e a ideia é fazer com que o AR entre pela frente e saia por cima e atrás, mas atualmente o cooler atrás e o próprio do gabinete, qualquer coisa posso comprar outro OU inverter com algum novo na frente.

Estava lendo e a galera recomenda bem o Akasa Apache e o Cooler Master MasterFan MF120L, teria algum outro mais em conta com tanta eficiência ?
Meu único quesito é não ser extremamente barulhento, mas se fizer um barulho 'extra' apenas quando estiver jogando é aceitável e também não me importo com LED e etc.

PC: RX580 MSI + Ryzen 2600 + Kingston HyperX

Obrigado desde já!
Cougar Dual X é bom e silencioso.
Como não exijo muito do WC, estou usando eles pra isso também, fica inaudível

Quero trocar o cooler traseiro que veio no meu Aerocool ds cube, pretendo gastar até 50 reais, tem que ser na pichau, o Aerocool Dead Silence 140mm EN51608 seria a melhor opção?

O Aerocool é um pouco melhor, e mais silencioso.
Obrigado, vou pegar ele então e mais p frente pego mais dois p colocar na parte e cima

Outra dúvida, meu gabinete possui, 2 fans de 12 na parte de cima e logo terei um o de 14 na parte de trás, os 3 jogando o ar p fora, e apenas um na frente de 20 puxando o ar, está certo?

Galera sei que parece frescura, mas to querendo FAN's com RGB..

Qual o melhor custo beneficio do mercado hoje??

rgb ≠ custo benefício ≠ qualidade
A realidade dói... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Então me ajudem.. Qual os melhores FAN's do mercado?

A realidade dói... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Então me ajudem.. Qual os melhores FAN's do mercado?
No quesito preço e estética, os Aigo são melhores.
No preço, qualquer RGB barato.
Agora em qualidade, acho que fica nos SP/ML/LL da Corsair, ou da NZXT ou um premium TT ou CM, mas aí estará mais de 300.

No quesito preço e estética, os Aigo são melhores.
No preço, qualquer RGB barato.
Agora em qualidade, acho que fica nos SP/ML/LL da Corsair, ou da NZXT ou um premium TT ou CM, mas aí estará mais de 300.
vou dar uma olhada aqui.. Dificil viu, queria deixar o PC bonito e bão... Mas pelo jeito só sendo rico kkkkkkkkkkkk

vou dar uma olhada aqui.. Dificil viu, queria deixar o PC bonito e bão... Mas pelo jeito só sendo rico kkkkkkkkkkkk
Nas terras tupiniquins, opção de fan intake é o masterfan pro 120 rgb.
Na faixa dos ~50 reais talvez compense. Pressão estática relativamente boa, fluxo de ar baixo.
Fan Speed (RPM) 650 - 1,500 ± 10%
Airflow (CFM) 35 ± 10%
Air Pressure (mmH2O) 1.45 ± 10%

Nas terras tupiniquins, opção de fan intake é o masterfan pro 120 rgb.
Na faixa dos 60 reais talvez compense. Pressão estática relativamente boa, fluxo de ar baixo.
Fan Speed (RPM) 650 - 1,500 ± 10%
Airflow (CFM) 35 ± 10%
Air Pressure (mmH2O) 1.45 ± 10%
Meu caso compensa mais o AirFlow, meu gabinete é todo em mesh na frente, ele praticamente nao tem obstruções para entrada de ar.. Vou esperar uma promo.. O problema é que quero 6, ai o bolso chora kkkkkkkkkkk

Meu caso compensa mais o AirFlow, meu gabinete é todo em mesh na frente, ele praticamente nao tem obstruções para entrada de ar.. Vou esperar uma promo.. O problema é que quero 6, ai o bolso chora kkkkkkkkkkk
6 aí é complicado, rs. Vai ter que abrir o bolso ou ir nos baratinhos.

Nessa quantidade e preço daqui, acho que pode ser uma boa tentar importar.
Mas o preço não é tão diferente.

galerinha acabei de comprar de graça esse FAN aqui :mao:. vou usar pra resfriar o modem da NET q tá fervendo nesse calor. será q presta? e seria melhor jogar ar frio pra dentro ou soprar ar quente pra fora?

Última edição:
Eu esqueci de perguntar aqui no fórum antes de comprar, mas tinha me arrependido. Vocês recomendam as ventoinhas Akasa Viper R? são aquelas que são do tamanho 140, mas com ventiladores de 120, me arrependi porque não caberam no meu gabinete pelo espaço entre eles, mas eu tinha pesquisado e vi que eles iriam caber. Será que eu vi o modelo errado? Pois bem, acho que não compro mais esses ventiladores redondos, tem que ser os clássicos quadrados mesmos. No momento eu uso uma gambiarra que é assim:
Na parte da frente do meu gabinete, minha ventoinha de cima está com os parafusos de borracha nas partes superiores, enquanto nas inferiores, ele tá segurando a outra ventoinha com aquelas linhas grossas de saco de pão.

Eu tô querendo vender elas, tenho 5 delas, mas antes eu quero resolver a questão dos fans 120 quadrados. Tô vendo um kit completo, podem ser de RGB, mas que tenham qualidade. Essas Gamdias são boas? O que acham dessa Cryorig QF140 Silent? Eu só vi uma review a respeito dela, ganhou uma nota 7.5, mas um cara no comentário falou que elas não são silenciosas.

Edit 1: Tô vendo os Noctuas mesmo, só que são as mais caras.

Edit 2: Não vejo mais elas, estou vendo mesmo é um kit completo de 120mm.

Edit 3: Precisam ser focadas na entrada de ar para o gabinete.

Última edição:
Eu esqueci de perguntar aqui no fórum antes de comprar, mas tinha me arrependido. Vocês recomendam as ventoinhas Akasa Viper R? são aquelas que são do tamanho 140, mas com ventiladores de 120, me arrependi porque não caberam no meu gabinete pelo espaço entre eles, mas eu tinha pesquisado e vi que eles iriam caber. Será que eu vi o modelo errado? Pois bem, acho que não compro mais esses ventiladores redondos, tem que ser os clássicos quadrados mesmos. No momento eu uso uma gambiarra que é assim:
Na parte da frente do meu gabinete, minha ventoinha de cima está com os parafusos de borracha nas partes superiores, enquanto nas inferiores, ele tá segurando a outra ventoinha com aquelas linhas grossas de saco de pão.

Eu tô querendo vender elas, tenho 5 delas, mas antes eu quero resolver a questão dos fans 120 quadrados. Tô vendo um kit completo, podem ser de RGB, mas que tenham qualidade. Essas Gamdias são boas? O que acham dessa Cryorig QF140 Silent? Eu só vi uma review a respeito dela, ganhou uma nota 7.5, mas um cara no comentário falou que elas não são silenciosas.

Edit 1: Tô vendo os Noctuas mesmo, só que são as mais caras.

Edit 2: Não vejo mais elas, estou vendo mesmo é um kit completo de 120mm.

Edit 3: Precisam ser focadas na entrada de ar para o gabinete.
A custo benefício tem as Dual X da Cougar, que aqui estão MUITO silenciosas. Acabei até usando no radiador, para ficar mais silenciosa ainda.
Acho que você pode tentar vender mesmo essas e pegar as Viper/Apache normais.

Users who are viewing this thread

Voltar