[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Olá pessoa bom dia,

Recentemente eu me dei de aniversário um Corsair 280x, eu sempre quis um gabinete compacto e eu adorei ele. Mas gabinete pequeno é aquelas coisas né, não costuma ter bom fluxo de ar. Eu rodei a internet procurando 4 fans de 140 para colocar nele e eu acabei comprando 4 Scythe Kaze Flex 140mm 1800rpm como na imagem a seguir:

OvpYu6W.jpg

Alguém tem e recomenda elas? eu pesquisei sobre antes de comprar e falam bem da marca mas não encontrei mais informações sobre este modelo.

Galera preciso de 4 fnas de 120 para colocar em um radiador de 480mm com 45mm de espessura, quero gastar no maximo 60 reais em cada fan e não precisa de RGB pois vou usar em um Thermaltake The Tower 900 q esconde os radiadores então qual vcs me recomendam ?

de primeira eu vi essas duas aqui

Corsair AF120

Thermaltake Riing 12 e nesse caso eu consigo as 4 com led azul por 170 reais

Gente seguinte, comprei 3 fans para instalar no meu pc, e vi que na minha placa que é uma b450m pro m2 da msi só tem um lugar pra encaixar a fan e fazer o controle de velocidade, ai só conseguiria controlar uma ? Pq liguei as 3 direto na fonte o problema que ai aumenta o barulho, pra poder controlar a velocidade das 3 só comprando uma controladora ? é que não entendo nada disso, primeira vez que monto um pc do zero.

Gente seguinte, comprei 3 fans para instalar no meu pc, e vi que na minha placa que é uma b450m pro m2 da msi só tem um lugar pra encaixar a fan e fazer o controle de velocidade, ai só conseguiria controlar uma ? Pq liguei as 3 direto na fonte o problema que ai aumenta o barulho, pra poder controlar a velocidade das 3 só comprando uma controladora ? é que não entendo nada disso, primeira vez que monto um pc do zero.
sim, ou comprando um hub pra fan tipo uns de 40 reais que vendem no mercado livre, ligar elas e controlar mais de uma so assim, e não compre cabo spliter y pq essas entradas n suportam mais que 2 fans ligados juntos nela.

Bom dia/tarde/noite e qualquer outro tempo rsrs

Cai na besteira de comprar o TG5 sharkoon RGB antes de procurar comentários aqui no forum, dito isso vamos la:

1 - Por quais fans vcs recomendam trocar os originais? que sejam rgb ok.

2 - Eu tenho uma asrock 450m stell legend, onde eu conecto os fans para poder controlar as velocidades deles.?

Última edição:
Já tinha visto....
Mas esse laranja não me desce..... Fora do Brasil tem todo preto, mas por aqui só se acha esse da foto....
Não achei tão estranho...
LkeAoZ.jpg

mFzGas.jpg

Até curti o fato de ter essa cor chamativa... hehehehehe

A vlws xaropim, um desse dois já me serviria bem ? Conseguiria controlar a velocidade delas ? Minhas fans são de 3 pinos

Serve, ou se vc quiser economizar espaço no gabinete, esse cabo faz a mesma coisa:

LkeAoZ.jpg

mFzGas.jpg

Esse gabinete é qual? Parece até com o dt3 apollo.. nessas fotos a ventoinha não fica feio mesmo. Tá usando alguma fita led pra deixar o interno do gabinete branco?

Pelas specs, as ventoinhas parecem ótimas pelo valor, mas não dá pra se basear por isso.. tem algum review dele comparado com os noctua/scythe? Eu tô querendo pegar o kit deepcool rf120 5 em 1, 230 reais

LkeAoZ.jpg

mFzGas.jpg

mais bonito do que aparenta mesmo, gostei bastante com certeza usaria também, se eu vendesse esse kit rgb da corsair que veio com gabinete pegaria 6 desses, pena que gabinete não suporte 6 de 140mm mesmo sendo um premium :(

Esse gabinete é qual? Parece até com o dt3 apollo.. nessas fotos a ventoinha não fica feio mesmo. Tá usando alguma fita led pra deixar o interno do gabinete branco?

Pelas specs, as ventoinhas parecem ótimas pelo valor, mas não dá pra se basear por isso.. tem algum review dele comparado com os noctua/scythe? Eu tô querendo pegar o kit deepcool rf120 5 em 1, 230 reais
Esse gabinete é o PANZER MAX da Cougar. Infelizmente não há comparativo ou review desse modelo de fan que estou usando. Pesquisei por várias semanas até decidir pela compra. Esse produto consegue combinar um alto fluxo de ar - 70.5 CFM - com baixa produção de ruído - 17.3dB(A). Só para citar um exemplo de comparação que fiz, o modelo da Noctua NF F12 industrialPPC-2000 promove um melhor fluxo de ar, 71.6CFM, para ser mais preciso, gerando aproximadamente 29.7dB(A) de ruído a 2000rpm. Nesse comparativo o modelo da Cougar ganhou na questão do custo-benefíco - 45 reais contra 140 reais do modelo da Noctua. Lógico que o Cougar não é imbatível, pois perde em pressão estática com 2.2mm H₂O enquanto o Noctua possui 3.94mm.
Não sou fanboy da Cougar, pois levei em consideração, dentre outros critérios, os que mencionei no comparativo acima - não estava preocupado em escolher fans da mesma marca do gabinete.
Sim, estou usando uma fita de led da Coolermaster controlada por um controlador IR, daqueles modelos baratinhos vendidos no ML.

Última edição:
Esse gabinete é o PANZER MAX da Cougar. Infelizmente não há comparativo ou review desse modelo de fan que estou usando. Pesquisei por várias semanas até decidir pela compra. Esse produto consegue combinar um alto fluxo de ar - 70.5 CFM - com baixa produção de ruído - 17.3dB(A). Só para citar um exemplo de comparação que fiz, o modelo da Noctua NF F12 industrialPPC-2000 promove um melhor fluxo de ar, 71.6CFM, para ser mais preciso, gerando aproximadamente 29.7dB(A) de ruído a 1500rpm. Nesse comparativo o modelo da Cougar ganhou na questão do custo-benefíco - 45 reais contra 140 reais do modelo da Noctua. Lógico que o Cougar não é imbatível, pois perde em pressão estática com 2.2mm H₂O enquanto o Noctua possui 3.94mm.
Não sou fanboy da Cougar, pois levei em consideração, dentre outros critérios, os que mencionei no comparativo acima - não estava preocupado em escolher fans da mesma marca do gabinete.
Sim, estou usando uma fita de led da Coolermaster controlada por um controlador IR, daqueles modelos baratinhos vendidos no ML.

Gabinete bonito de mais, parabéns. Em relação às ventoinhas, oq vc acha do ruído em full load? Eu devolvi os scythe kaze flex 1,800 rpm em função do ruído (a versão 1,200 rpm da scythe se equipara com os noctua no que se refere ao CFM/ruído nos testes). Como eu conecto as fan's do gabinete direto na fonte, elas sempre vão ficar em 100%

Gabinete bonito de mais, parabéns. Em relação às ventoinhas, oq vc acha do ruído em full load? Eu devolvi os scythe kaze flex 1,800 rpm em função do ruído (a versão 1,200 rpm da scythe se equipara com os noctua no que se refere ao CFM/ruído nos testes). Como eu conecto as fan's do gabinete direto na fonte, elas sempre vão ficar em 100%
Obrigado camarada!
Muito silencioso, tanto que uso em full load o tempo inteiro - conectados direto na fonte. Além de exibir um funcionamento mais silencioso, baixou a temperatura da GPU em full load na casa dos 3ºC, o que me surpreendeu, pois o CF-V12HP possui uma leve vantagem nos números de fluxo em relação ao que veio no gabinete - CF-U12HB.
Esqueci de mencionar na postagem anterior um detalhe do CF-V12HP: vi algumas reclamações no ebay mencionando excesso de vibração, ruído e até vazamento de óleo ao usá-lo na horizontal. Como não quero pagar para ver se é verdade o que foi dito lá fora, continuo com um PCYES Fury F4 na parte superior do gabinete, o qual funciona perfeitamente desde 2017 - time que está ganhando não se mexe.

Última edição:
Comprei 3 ventoinhas da pichau, aquelas feather são 3 pinos e achei que fazem uma barulheira do carai pq tive que ligar direto na fonte... sorte que paguei nem 20 conto em cada... até desliguei elas. Foda que minha placa mãe só tem uma entrada SYS Fan, então o jeito seria comprar ventoinhas de 4 pinos e uma controladora certo ?

Essas aqui são boass ou recomendam outras?

Outra coisa que estou em dúvida também, comprei um GAMMAXX GTE para o Processador, gostaria de comprar um cooler adicional pra ele também, mas não sei muito bem como funcionaria para conecta-los no mesmo controlador de velocidade, no caso, a placa mãe é uma TUF gaming asus x570.
O mesmo vale para controlar os coolers do chassis, teria que comprar um cabo para interligar tudo e ligar junto?

Estava pensando em pensar esse kit por vir o PWM

Última edição:
Pessoal, estou com três coolers na frente, entrando ar, e 1 atras e 2 em cima jogando o ar quente para fora. Possuo um Ryzen 7 3700x com placa mãe Asus X570 Tuf e gostaria de orientação para setar a curva de fan personalizadas destes coolers para ele.

Vlw

Não sei se estou no lugar certo para fazer essa pergunta, mas como tem certa relação, acredito que posso postar aqui mesmo.

Galera, gostaria de saber se existe algum controlador que me permita ligar e desligar as fans quando eu não estiver exigindo muito do hardware, pois ai eu poderia ligar todas as fans apenas quando estiver jogando.

As fans que possuo tá na assinatura, seriam 6 no total. Caso alguém possa me dar alguma ideia de como fazer isso, eu agradeço.

Obrigado.

Não sei se estou no lugar certo para fazer essa pergunta, mas como tem certa relação, acredito que posso postar aqui mesmo.

Galera, gostaria de saber se existe algum controlador que me permita ligar e desligar as fans quando eu não estiver exigindo muito do hardware, pois ai eu poderia ligar todas as fans apenas quando estiver jogando.

As fans que possuo tá na assinatura, seriam 6 no total. Caso alguém possa me dar alguma ideia de como fazer isso, eu agradeço.

Obrigado.
Acho que pra esse tipo de coisa vc precisa daqueles controladoras que usa a mesma baia do hd, nao sei se essa faz isso por exemplo, mas seria nesse estilo

Ou se sua placa mãe tiver software da bios, tipo smartfan da gigabyte, ou icue da Corsair, talvez de pra desligar neles

Acho que pra esse tipo de coisa vc precisa daqueles controladoras que usa a mesma baia do hd, nao sei se essa faz isso por exemplo, mas seria nesse estilo

Ou se sua placa mãe tiver software da bios, tipo smartfan da gigabyte, ou icue da Corsair, talvez de pra desligar neles

Pois é, eu vi vários desses, mas acho que eles so controlam a velocidade da fan, eu gostaria é que a fan desligasse mesmo.

Quanto ao software para a MB, dei uma olhada e infelizmente não achei nada a respeito de desligar as fans.

Eu dei uma vasculhada no Ali, ebay, e também não achei nada muito diferente do que encontro aqui.

Enfim, eu acho que vou ter que fazer uma "gambiarra", vi uns vídeos no youtube e achei interessante. Queria encontrar algo mais prático, só comprar e instalar, mas pelo que achei até agora, vou ter que tirar umas horas para criar isso.

usando 1 desse e dois sem ser pwm (29,00 cada) no meu gabinete e eh show!! comprei por conta dos bons reviews na amazon US - nao queria nada com led etc..
Acabei de comprar 8 desses sem ser PWM, sabem me dizer se ele tb é Alemão e tem a msm qualidade do PWM ?
Caras, estou usando esse modelo no meu gabinete!!! Sensacional e com um excelente custo-benefício - R$ 45.

Uzq9zf.jpg

rd56eY.jpg

CD6rCH.jpg

Produto alemão top!!! Recomendo!!!
Acabei de comprar 8 desses sem ser PWM, sabem me dizer se ele tb é Alemão e tem a msm qualidade do PWM ?

Mesma coisa, difere apenas no fluxo, que é um pouco menor - caso seja o CF-V12H.

os dois tem a mesma qualidade. sobre ser alemao, tudo vem da china hoje, soh diz que projetado na Alemanha, mas tah la o Made in China na caixa..

lkkkkk..

Mesma coisa, difere apenas no fluxo, que é um pouco menor - caso seja o CF-V12H.
Sim peguei td CF-V12H, vou usar em um radiador de 480mm e a prioridade é o ruído e como a área dos radiadores do meu case é fechado não importa se tem RGB ou não ai vi bastante gente recomendando ele então resolvi arriscar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

os dois tem a mesma qualidade. sobre ser alemao, tudo vem da china hoje, soh diz que projetado na Alemanha, mas tah la o Made in China na caixa..

lkkkkk..
KKkkkkkkkk bom saber e vlw

Boa noite Srs.
Tenho um DT3 Edge Hyve , até ontem com 4 fans de cor unica (2 cougar e 2 Cooler Master) , mas resolvi deixar mais "colorido" o PC , já que minha filha tem usado tbm ...
A duvida é , preciso de 3 Fans 14mm ou 4 12mm , RGB , para ser controladas pela placa mae (ASUS B450 Gaming BR, reader RGB 12V, 4pinos).
Comprei um kit AIGO , pensando que faria o serviço, mas me dei mal, nao da pra controlar pela placa e senti que a refrigeração piorou muito.
Oque me indicam ? Dou preferencia para kit, mas posso estudar a compra separada, barulho nao importa tanto, mas preciso de um bom fluxo de ar e o controle pela placa do RGB ...

Att

Users who are viewing this thread

Voltar