[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Vc tem que analisar o fan no conjunto e não apenas na rotação dele

Itens importantes destacados na imagem abaixo.

Nem sempre o fan com mais rotação vai ser superior em CFM ou pressão que outro com menos rotação, tem que analisar.

dgpaIki.jpg

Entendi. Vou me atentar a esses detalhes.
Estou montando o PC aos poucos e achei que já poderia ir comprando 2 fans só para garantir.
Já deu pra ver que é melhor analisar essa questão do fluxo/pressão antes de ir gastando dinheiro.
Muito obrigado.

Entendi. Vou me atentar a esses detalhes.
Estou montando o PC aos poucos e achei que já poderia ir comprando 2 fans só para garantir.
Já deu pra ver que é melhor analisar essa questão do fluxo/pressão antes de ir gastando dinheiro.
Muito obrigado.

O seu gabinete seria o Silencio S600?
O painel frontal é bem restritivo e nesse caso fans com boa pressão estática são mais indicadas.

Creio que as fans que vem com o gabinete Silencio FP atendam o propósito.
Se quiser, tem um review com vídeo dedicado a essa fan aqui.
Elas apresentam bom desempenho com baixo ruído.

Já a grade traseira e topo são usados para exaustão e são locais com menor restrição.
Nesse caso não precisaria de fans com pressão estática que seja excessiva.
Pode ser fans do tipo air flow ou que sejam mais balanceadas.
A maioria das fans atenderia o propósito.

O seu gabinete seria o Silencio S600?
O painel frontal é bem restritivo e nesse caso fans com boa pressão estática são mais indicadas.

Creio que as fans que vem com o gabinete Silencio FP atendam o propósito.
Se quiser, tem um review com vídeo dedicado a essa fan aqui.
Elas apresentam bom desempenho com baixo ruído.

Já a grade traseira e topo são usados para exaustão e são locais com menor restrição.
Nesse caso não precisaria de fans com pressão estática que seja excessiva.
Pode ser fans do tipo air flow ou que sejam mais balanceadas.
A maioria das fans atenderia o propósito.

Nossa! Ajudou muito.
Por teimosia comprei o Silencio S600, que tem fama de esquentadinho . Pelo menos tb cabe 140mm.
Além disso, vou comprar a dupla 5900x/RTX 3080 = meu medo é que isso fique bom pra fazer churrasco.
Estava pensando em me antecipar com mais 2 ou 3 coolers por conta dessa duplinha. Mas não é só ir distribuindo fans.
Muito obrigado.

Última edição:
Adquiri recentemente um Lian-li Dynamic e como o danado não vem com sequer uma ventoinha, vou precisar de pelo menos um kitzinho com 3 para começar.

Infelizmente os preços estão bem absurdos por ser tratar de algo que é relativamente simples, as duas opções que me agradaram e cabem no orçamento são os:

- Deepcool CF120
- Coolermaster Masterfan Halo

Tenho preferência por serem aRGB apenas por questão estética de iluminação (mais opções).

Qual o jeito certo de fazer push/pull no air cooler da CPU? O cooler da frente jogando ar e o de trás puxando (igual a fan da traseira do gabinete)?

Dúvidas aos colegas entendedores:

1) Para lugar quente como região Nordeste, onde passa dos 30° de dia, 4 ventoinhas (3 frontais + 1 exaustor, todos de 120mm) , de boa vazão (50+ CFM) e em um gabinete com bom fluxo de ar, é pouco ou já são suficientes? O rig é um i3-10100F e uma RX 5500 XT, e não pretendo fazer OC em nenhum dos dois.

2) As fans que já acompanham gabinetes como o Pichau Magpie III ou Sharkoon TG4 são decentes ou estão mais para decoração mesmo? Se sim, é melhor eu comprar o gabinete decente mais barato que encontrar e investir em boas ventoinhas?

3) Onde moro acumula poeira muito rápido, não devo comprar então um gabinete com mesh na frente, a fim de reduzir a frequência de limpeza?

Última edição:
Dúvidas aos colegas entendedores:

1) Para lugar quente como região Nordeste, onde passa dos 30° de dia, 4 ventoinhas (3 frontais + 1 exaustor, todos de 120mm) , de boa vazão (50+ CFM) e em um gabinete com bom fluxo de ar, é pouco ou já são suficientes? O rig é um i3-10100F e uma RX 5500 XT, e não pretendo fazer OC em nenhum dos dois.

2) As fans que já acompanham gabinetes como o Pichau Magpie III ou Sharkoon TG4 são decentes ou estão mais para decoração mesmo? Se sim, é melhor eu comprar o gabinete decente mais barato que encontrar e investir em boas ventoinhas?

3) Onde moro acumula poeira muito rápido, não devo comprar então um gabinete com mesh na frente, a fim de reduzir a frequência de limpeza?
Também sou do Ceará, geralmente as fans que vêm em gabinetes não são lá essas coisas, dependendo do caso, seria indicado sim trocar, três frontais em ingestão de ar e uma traseira exaustão, todos de 120mm já são suficientes.

Sobre acúmulo de poeira, sempre dê preferência para gabinetes que possuem bons filtros de poeira em todas as instalações de fans, eu optei por um Corsair e não me arrependo, pode ser frente em mesh sem problemas, até ajudaria no fluxo de ar, desde que tenha bons filtros.

Galera to com 1 "possivel" problema. Fotos no final

Montei Setup todo novo, Ryzen 5900x + Rtx 3080 + Water Cooler H115i em 1 gabinete corsair 465x.. .. o problema é o que o water cooler é 280mm, e só tem espaço na parte frontal.
Ficou nessa ordem

Frontal: Estrutura do Gabinete > Fans ( 2 x 140mm) > Radiador > Ar entrando no PC pelo radiador
Traseiro > Exaustor ( 1 Fan x 120mm )
Superior > Exaustor ( 2 Fan x 120mm )

Acontece que representa não estar entrando ar "gelado" o suficiente para baixar as temperaturas...

Pensei em colocar + 2 Fans no water cooler, parafusado no lado de dentro, para ajudar a puxar ar gelada, o que acham?

Ou alguma sugestao? Até cogitei em trocar o gabinete, apesar de novo, por um com mais espaço e refrigeração melhor... abç

Fotos
Pçs
Sistema
Fans

Também sou do Ceará, geralmente as fans que vêm em gabinetes não são lá essas coisas, dependendo do caso, seria indicado sim trocar, três frontais em ingestão de ar e uma traseira exaustão, todos de 120mm já são suficientes.

Sobre acúmulo de poeira, sempre dê preferência para gabinetes que possuem bons filtros de poeira em todas as instalações de fans, eu optei por um Corsair e não me arrependo, pode ser frente em mesh sem problemas, até ajudaria no fluxo de ar, desde que tenha bons filtros.

Te incomodando de novo, na Kabum tem um fan Rise Mode 120mm de supostos 50 CFM, 28 db e 1500 rpm por 14,90. Ventila alguma coisa essa ou é só decorativa mesmo? Fico pensando se o que refrigera mais, 6 fans dessas ou 4 realmente boas.

Te incomodando de novo, na Kabum tem um fan Rise Mode 120mm de supostos 50 CFM, 28 db e 1500 rpm por 14,90. Ventila alguma coisa essa ou é só decorativa mesmo? Fico pensando se o que refrigera mais, 6 fans dessas ou 4 realmente boas.
Cara, eu não sei como são essas Rise Mode, mas pelo preço eu acho que não entrega tudo isso, e se entregar vai ser ao custo de muito ruído, eu optaria sem duvida alguma por pegar 4 realmente boas, que não vão me fazer perder dinheiro, e depois com o tempo eu compraria as outras 2 para completar.

“2 realmente boas.”
Antes eu queria uma estética boa, tinha muito barulho e pouca eficiência.

Hoje eu uso a cor de merd* que muitos acham da Noctua e não me arrependo, tem outras opções por aí tão boas quanto, como: gentle typhoon, Arctic, be quiet!, Scythe; só está muito difícil de achar por aqui, importar seria uma opção.

Última edição:
“2 realmente boas.”
Antes eu queria uma estética boa, tinha muito barulho e pouca eficiência.

Hoje eu uso a cor de merd* que muitos acham da Noctua e não me arrependo, tem outras opções por aí tão boas quanto, como: gentle typhoon, Arctic, be quiet!, Scythe; só está muito difícil de achar por aqui, importar seria uma opção.

Grato pelas sugestões. Cooler Master e Deepcool são boas? Quais recomenda de 120mm, idealmente sem led.

Estou a procura de fans unicamente e exclusivamente para resolver o problema de fluxo de ar no meu Gabinete, que no momento não possui nenhuma fan.
Minha RX 5600 XT que em vários reviews tem fama de ser silenciosa e fria, está batendo mais de 90C.

Por favor recomendações de fans ou kits sem led (para sair o mais barato possível) que tem bom desempenho em fluxo de ar.

Vi que 50 cfm é uma quantidade razoável, me interessei por uma rise mode 120mm que está saindo por R$18. Alguém possui e sabe me dizer se presta?
Cooler FAN Rise 120mm Branco RM-FN-01-BW | KaBuM!

Grato amigos.

Galera, boa noite. Gostaria de uma opinião de vocês.. Atualmente meu gabinete é o cougar panzer-S e estou com oportunidade de trocar por um corsair air 540, no quesito air Flow, o corsair se sairia melhor? Estou muito na dúvida aqui.. Acho o meu muito bonito, mas o corsair tambem achei MT interessante

Galera, boa noite. Gostaria de uma opinião de vocês.. Atualmente meu gabinete é o cougar panzer-S e estou com oportunidade de trocar por um corsair air 540, no quesito air Flow, o corsair se sairia melhor? Estou muito na dúvida aqui.. Acho o meu muito bonito, mas o corsair tambem achei MT interessante

Pega um reddragon ironhide, full tower.

Pessoal, to querendo melhorar o airflow do meu Skarkoon TG5, quais fans vocês me indicam para colocar no painel frontal? Pretendo deixar os filtros de poeira, pois fui testar sem, e entra muita poeira.. Acabei de pegar um Scythe Mugen 5, pq meu proc estava esquentando muito, e peguei outra fan para fazer push-pull, mas sei que as fans do gabinete não são lá muita coisa.. Alguém poderia me dar uma luz? XD
Não é obrigatório que as fans tenha iluminação ou sejam RBG, podem até ser sem luz, para ficar mais stealth, hehe!

Bom dia, montei um pc e estou querendo comprar fans pra trocar as que vem no gabinete e me surgiu uma duvida entre os modelos que pesquisei. Tem alguma diferença entre essas 3 fans da cooler master? Elas são boas e silenciosas, se não alguém indica alguma melhor que não custe absurdamente caro (+ de 200 reais)? Desde já muito obrigado.

1-https://www.kabum.com.br/produto/102409/cooler-fan-cooler-master-masterfan-sf120r-argb-120mm-rgb-mfx-b2dn-20npa-r1

2-https://www.kabum.com.br/produto/129004/cooler-fan-cooler-master-sickleflow-120mm-rgb-mfx-b2dn-18npc-r1

3-https://www.kabum.com.br/produto/128996/cooler-fan-cooler-master-sickleflow-120mm-argb-mfx-b2dn-18npa-r1

Bom dia, montei um pc e estou querendo comprar fans pra trocar as que vem no gabinete e me surgiu uma duvida entre os modelos que pesquisei. Tem alguma diferença entre essas 3 fans da cooler master? Elas são boas e silenciosas, se não alguém indica alguma melhor que não custe absurdamente caro (+ de 200 reais)? Desde já muito obrigado.

1-https://www.kabum.com.br/produto/102409/cooler-fan-cooler-master-masterfan-sf120r-argb-120mm-rgb-mfx-b2dn-20npa-r1

2-https://www.kabum.com.br/produto/129004/cooler-fan-cooler-master-sickleflow-120mm-rgb-mfx-b2dn-18npc-r1

3-https://www.kabum.com.br/produto/128996/cooler-fan-cooler-master-sickleflow-120mm-argb-mfx-b2dn-18npa-r1
A segunda e terceira são um pouco superiores a primeira.

O que muda entre a segunda e terceira pelo que vi são os leds RGB, um é endereçável e na outra não.

Não entendo muito de RGB então não consigo te dizer qual é essa diferença

A segunda e terceira são um pouco superiores a primeira.

O que muda entre a segunda e terceira pelo que vi são os leds RGB, um é endereçável e na outra não.

Não entendo muito de RGB então não consigo te dizer qual é essa diferença
Obrigado por responder amigo! Você poderia me dizer se são boas e se não forem vc poderia me indicar alguma? Obrigado desde já!

Obrigado por responder amigo! Você poderia me dizer se são boas e se não forem vc poderia me indicar alguma? Obrigado desde já!
São boas sim.

Pessoal fala muito bem das AF120 da Corsair https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100220

Pesquise por fans com CFM acima de 50 (quanto mais melhor) e de 30dBa pra baixo (quanto menos melhor) a pressão estática não influencia muito pois nos gabinetes geralmente não tem restrição para a passagem de ar

Qual seu gabinete?

São boas sim.

Pessoal fala muito bem das AF120 da Corsair https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100220

Pesquise por fans com CFM acima de 50 (quanto mais melhor) e de 30dBa pra baixo (quanto menos melhor) a pressão estática não influencia muito pois nos gabinetes geralmente não tem restrição para a passagem de ar

Qual seu gabinete?
Então o meu é da Corsair, o Spec Delta RGB. Ele é bonito, espaçoso, até veio com umas fans rgbs mas o painel da frente esquenta um bocado a minha cpu, fiz o teste jogando the witcher 3 por 30 min sem o painel frontal deu uma difença de 8 graus nas temperaturas, ai to na duvida se colocar fans melhores resolveriam ou trocar de gabinete seria melhor. Mas acho que vo começa pelas fans e se não der certo troco o gabinete, se não for abusar, vc indicaria algum?

Users who are viewing this thread

Voltar