[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Segundo informações da Gigabyte Z270N-WIFI aqui, os conectores são híbridos permitindo controle tanto por PWM ou DC.
Inclusive na bios, creio que os conectores tem opções Auto, PWM e DC.
Segundo o site, os conectores suportam até 2 A (24 W).

Esse splitter da Akasa de 3 fans usa alimentação pelo cabo sata da fonte e o controle de rotação só funciona com fans de 4-pinos por PWM.
Portanto não depende do limite suportado pelo conector.

Já o Akasa para 2 fans usa alimentação pelo conector e funciona tanto em PWM como DC.
Uma das entradas é a master que reporta a rotação para a placa mãe.

As fans de 4-pinos até podem ser controladas por DC, porém o recomendável é PWM.
Perfeito Edson, muito obrigado por mais uma ajuda ;)

Fala brother e todos os amigos (vocês são muito amigos, amigos).

Andei lendo sobre fans novamente, pois em 2017/2018, eu importei duas Bitfenix, e não pretendo usá-las, pois o ruído delas deixa o quarto parecendo que estrou decolando de avião.
Usei no H110 Corsair, que tenho até hoje, e pretendo usá-lo novamente. Encostei ele quando troquei minhas peças 3 meses atrás (case, cpu, mobo e gpu), pois o case é menor, e eu cansei de tantas fans que tinham no 900D. Meu quarto tinha um belo de um barulho de fans (quase 12 ao total somando a GPU Trifan).
Estou usando o cooler box que vem no Ryzen, mas como não consegui vender meu H110, acho que vou comprar o encaixe para AM4 no ML e usá-lo. Não sei se o cooler é bom, mas veio, encaixei, e estou usando. A GPU consegue pegar fogo, enquanto o CPU parece que não chega nem a 60º.
As fans do H110 nem sei se estão boas, não usei tanto, e tirei assim que comprei as Bitfenix. Mas o tanto que usei, elas eram bem lixos.

Li sobre uma fan Noctua, que tem até o design "novo". As pás são meio que retas, mas são caras. Aqui no BR uns 170 cada. Para importar fica ruim, mais caro. E como são duas, vai sair mais caro que as Bitfenix. Também li sobre as Sycthe, e confesso que é novo pra mim que essas fans são boas.

Detalhe: eu tenho dois ruídos/barulhos de alguma peça que ainda não descobri, mas ela passa a vibração para o gabinete e está estranho, e acredito que este barulho seja da fan traseira do gabinete. Já o outro barulho, ainda não consegui identificar, mas é um barulho que não chega a ser chato, ma ainda acredito que possa também estar agregado a esta fan traseira do gabinete. Ou talvez seja um barulho comum que eu não escutava devido a minha setup antiga cheia e coisas e outros barulhos.
Espero que não seja da fonte, pois foi a única peça que não troquei (XFX 850w).

Meu negócio agora é barulho. Estou disposto a sacrificar algo em troca de silêncio.

Agora vem duas dúvidas:
1. Scythe no valor de 70 conto é aceitável? Se sim, qual delas menor ruído, mas com boa pressão e flow? (aceito recomendação de fan com ruído baixo sem se Scythe). Ainda nesse mesma pergunta, a Noctua (Noctua NF-S12B Redux, neste caso será 140mm), apesar de caro, compensa?

2. É necessário que as fans do radiador trabalhem 100%? Li isso logo que aprendi sobre WC, e isso me preocupa, pois aquilo girando a 100% pode diminuir o tempo de vida da fan, fora o barulho horrível.

Obrigado quem puder ajudar, estou decidido a voltar o H110 pra dentro.

Dale galera, algum CxB bom focado em CFW alto? Não me importo com barulho (de nenhuma forma). E tenho preferencia sem RGB
To procurando 140mm e 120mm

Eu queria esses:
Cooler Scythe Kaze Flex 140mm - KF1425FD18-P
Cooler FAN Scythe Kaze Flex 120 PMW 2000rpm

Mas ambos não estou achando em lugar nenhum (aeroluz ta esgotado td, liguei lá)

Dale galera, algum CxB bom focado em CFW alto? Não me importo com barulho (de nenhuma forma). E tenho preferencia sem RGB

Eu queria esses:

Com CFW alto e não se importa com barulho, vai nas NOCTUA Industriais.

Eu queria esses:

Se não se importa com barulho...

:coolface:

Finalizei meu projeto:
Na frontal monte o push pull.

IMG-20201121-190507.jpg

IMG-20201121-155103.jpg

IMG-20201127-142241.jpg
Olá, tudo bem?

Por curiosidade, poderia me dizer quais os modelos das controladoras de fan que tu usou, por favor?

Outra coisa, esses fans da Corsair são os AF120?

Qual controladora de fans recomendam pra controlar cada fan individualmente sem a necessidade de todas serem iguais?

Edit: terminei comprando aquela da coolermaster.

Última edição:
Pessoal, mais alguém aí fez a cagada de tentar ter PC gamer em gabinete micro ATX barato? :haha:

Estou voltando a ter PC Gamer outra vez. Não é o gamer que o povo tá acostumado com peças top, mas enfim, pra mim tá bom. O negócio é que achei que eu arrumaria uma forma de instalar algum duto na minha fonte pra fazer ela puxar o ar de fora, mas ainda não consegui. Então ela tá puxando o ar de dentro o que pode ser um atestado de óbito daqui a um tempo. Acabei de instalar uma placa de vídeo no PC e jogando Cyberpunk, a torradeira, digo placa de vídeo tá batendo 87 graus. Como o processador também bate seus 90% de uso, ele também esquenta bem (na faixa de 60 a picos de 70 graus).

Comprei um cooler mais parrudo pro processador, até porque estou esperando chegar um Ryzen 3600X. Só que não espero muita diminuição de aquecimento por parte de processador. Então preciso estudar uma forma de melhorar a ventilação do gabinete.
A solução fácil seria voltar pro meu gabinete anterior, onde a fonte fica na parte de baixo pegando o ar de fora, tem uma fan de 140mm atrás funcionando como exaustor e ainda uma na frente repondo ar fresco pra dentro. Nesse caso eu nem teria optado por uma VGA tamanho mini e tudo estaria ok.
Mas escolhi o caminho difícil. :haha:

Meu gabinete é essa titiquinha aqui: https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-office-pcyes-op-2-preto-op-2-32073
O que me atraiu nele: o preço e o tamanho, sendo menor até que alguns gabinetes mini ITX. Todo o resto dele não comprometeria se não fosse a fonte dentro do gabinete. Porque aí eu daria um jeito no resto. Fiz um pequeno vídeo pra ver se vcs conseguem me dar uma ideia, mas não descarto comprar um outro gabinete. Mas queria um gabinete com mais ou menos o mesmo tamanho.

Um pequeno vídeo pra vcs verem como é por dentro do gabinete:

Eu não sei se colocando um cooler de 80mm na parte traseira funcionando como exaustor ele iria "competir" com o cooler da fonte. Também pensei na possibilidade de colocar o cooler de 80mm puxando o ar pra dentro pra favorecer a fonte e até mesmo o processador se tiver um bom fluxo de ar. Aí eu faria um furo na parte de cima do gabinete e colocaria um cooler funcionando como exaustor.

Veja se podem me ajudar. Meus fans Aercool shark estão morrendo um a um. São bons mas sao uma pequena turbina! No momento tem um que so funciona bem se tiver em full speed. Se colocar menos que isso ele fica aumentando e diminuindo a velocidade o tempo inteiro, que causa um barulho ate mais chato que está em 100%.

Uso o gabinete Cooler Master MB311L. Posso colocar até 6 fans... quero fazer um kit com os Kaze Flex pra combar com Fuma 2, e to em duvida sobre os tamanhos que terei melhor performance.

As configurações que pensei foram:

2 frontais 140mm
1 cima 120mm
1 atras 120mm

ou

3 front 120mm
2 cima 120mm
1 atras 120mm

Se tiver alguma sugestão melhor aceito. Vlw

Veja se podem me ajudar. Meus fans Aercool shark estão morrendo um a um. São bons mas sao uma pequena turbina! No momento tem um que so funciona bem se tiver em full speed. Se colocar menos que isso ele fica aumentando e diminuindo a velocidade o tempo inteiro, que causa um barulho ate mais chato que está em 100%.

Uso o gabinete Cooler Master MB311L. Posso colocar até 6 fans... quero fazer um kit com os Kaze Flex pra combar com Fuma 2, e to em duvida sobre os tamanhos que terei melhor performance.

2 frontais 140mm
1 cima 120mm
1 atras 120mm

ou

3 front 120mm
2 cima 120mm
1 atras 120mm

De verdade, vc tem real necessidade, faz overclock extremo e precisa ocupar todos os espaços pra ventoinha do seu gabinete ou quer apenas encher o gabinete de fan RGB pra deixar o quarto todo colorido? Porque não vejo necessidade de mais de 2 ventoinhas (uma puxando o ar frio de fora e outra tirando o ar quente de dentro). Sempre tive esse tipo de configuração até mesmo no tempo que eu moía o processador com overclock.
Só agora com essa mirabolante ideia de ter o mesmo PC em gabinete micro ATX barato é que tô pensando em colocar 3 fans no gabinete.

Bom, se ainda quiser encher o gabinete de fan, no seu lugar eu colocaria 2 em cima e uma frontal na parte de baixo. Bom que as de cima além de tirarem bastante ar quente de dentro do gabinete ainda bloquearão a poeira (ao menos com o PC ligado).

Olá, tudo bem?

Por curiosidade, poderia me dizer quais os modelos das controladoras de fan que tu usou, por favor?

Outra coisa, esses fans da Corsair são os AF120?

Uso originais do master liquid 360 arvg v2 e a do gabiniete red dragon iron hide.

af120 sim, estão a venda inclusive.

De verdade, vc tem real necessidade, faz overclock extremo e precisa ocupar todos os espaços pra ventoinha do seu gabinete ou quer apenas encher o gabinete de fan RGB pra deixar o quarto todo colorido? Porque não vejo necessidade de mais de 2 ventoinhas (uma puxando o ar frio de fora e outra tirando o ar quente de dentro). Sempre tive esse tipo de configuração até mesmo no tempo que eu moía o processador com overclock.
Só agora com essa mirabolante ideia de ter o mesmo PC em gabinete micro ATX barato é que tô pensando em colocar 3 fans no gabinete.

Bom, se ainda quiser encher o gabinete de fan, no seu lugar eu colocaria 2 em cima e uma frontal na parte de baixo. Bom que as de cima além de tirarem bastante ar quente de dentro do gabinete ainda bloquearão a poeira (ao menos com o PC ligado).

Cara, primeiro que nem de RGB e quarto colorido sou fã, e se vc ver direito, as fans que eu citei nem rgb tem... são sem led.
Só queria saber com quais dessa combinações eu teria melhor performance térmica. Moro no interior da Bahia, aqui é um calor do caralho 365 dias por ano, não tenho ar condicionado no quarto do PC. Além de que meu gabinete é micro atx, sem esses fans faz uma diferença boa aqui, já testei... Como os meus já estão velhos e 2 já pararam de funcionar, já estou vendo uns pra substituir.

2 frontais 140mm
1 cima 120mm
1 atras 120mm

ou

3 front 120mm
2 cima 120mm
1 atras 120mm

O canal Pipocatech faz um testes assim de gabinetes testando sempre com 3 coolers de 120mm e a que sempre alcança melhores resultados é 1 no frontal, 1 na traseira e 1 na parte superior o engraçado é que realizaram teste ocupando todos os espaços pra fans e o ganho não é significativo.

Eu pessoalmente uso 2x 140mm (menos ruidoso e melhor CFM) na parte frontal, 1 140mm na parte superior e 1 de 120mm na traseira.

Cara, primeiro que nem de RGB e quarto colorido sou fã, e se vc ver direito, as fans que eu citei nem rgb tem... são sem led.
Só queria saber com quais dessa combinações eu teria melhor performance térmica. Moro no interior da Bahia, aqui é um calor do caralho 365 dias por ano, não tenho ar condicionado no quarto do PC. Além de que meu gabinete é micro atx, sem esses fans faz uma diferença boa aqui, já testei... Como os meus já estão velhos e 2 já pararam de funcionar, já estou vendo uns pra substituir.

As vezes vc mudou de ideia e tá querendo encher seu gabinete de fan por causa de luz rs. Vai saber. :haha:

Mas acho desnecessário. Eu no máximo colocaria 3 fans., sendo 2 pra exaustão. Mas sempre usei 2 aqui e funcionou bem.

As vezes vc mudou de ideia e tá querendo encher seu gabinete de fan por causa de luz rs. Vai saber. :haha:

Mas acho desnecessário. Eu no máximo colocaria 3 fans., sendo 2 pra exaustão. Mas sempre usei 2 aqui e funcionou bem.

Os kaze flex que to interessado são os sem led.

Pessoal, será que esses dados de ruído e fluxo de ar disponíveis nos sites da Kabum e Terabyte são realmente confiáveis?
Tava vendo uns coolers de gabinete aqui. Teoricamente o que eu achei que fosse bem melhor, até por ser mais caro e ter um led mais legal com luz homogênea informa que ele tem menor fluxo de ar em relação ao ruído que faz. Estou pensando nesses 2 aqui:

Raijintek Iris 12, White, 120mm: Fluxo de ar: 42,17 CFM [Máx.]
Nível de ruído: 26,5 dBA [Máx.]

Rise Mode Wind W1, 120mm: Fluxo de ar: 50 CFM
Nível de ruído: 28 dBA

Isso porque o Rise Mode trabalha a 1500 rpm de rotação, enquanto o Raijintek Iris roda a 1800 rpm. O Rise custa R$ 30 e o Raijintek custa R$ 49. Ou seja, teoricamente o Rise Mode Wind W1 tem custo - benefício muito superior. Será que na prática também?
Vantagem do Rainjitek é que eu compraria na Terabyte e aproveitaria o frente que já vou pagar de um gabinete Silverstone que tô comprando lá.

Achei outro bacana aqui:
Cooler Master, SickleFlow MasterFan MF120 Halo: Fluxo de ar: 62 CFM
Nível de ruído: 27 dBA

Praticamente o mesmo ruído do Rainjitek só que com fluxo de ar bem maior até que o do Rise Mode.

Como o gabinete é micro ATX, a ideia é refrigerar muito bem, colocando 2 na frente e 1 atrás (não sei se colocarei alguma em cima).

Os kaze flex que to interessado são os sem led.

Eu até curto led branco ou azul. Só tenho horror de RGB. Inclusive me interessei por esse modelo que vc citou, mas vi que ele tem 3 velocidades de rotação e não sei como isso é controlado (se precisa de uma controladora de fans no caso).

Última edição:
Comprei a Scythe Kaze Flex 140mm modelo KF1425FD18R-P. Só hoje tive oportunidade de analisar a fan com maior profundidade.

Meu gabinete é pequeno, M-ATX.

Segue alguns dados, considerando meu setup, com a Kaze Flex instalada na frontal, mais uma fan de 120mm na exaustão atrás, e uma fran de 140mm encima na exaustão:

- Ruído já perceptível em destaque a partir de 800 RPM;
- Ruído já incômodo a partir de 1050 RPM;
- Ruído aceitável para utilização diária, sem uso intenso da GPU, por volta de 650 RPM;
- Fluxo de ar mediano, a pressão também medianas a 650 RPM;
- Insuficiente para manter os componentes na melhor refrigeração, com a fan a 650 RPM (SSD M2 vai a 50 graus com uso intenso de GPU);
- Cabos de boa qualidade e RGB, sincronizando certinho com a placa mãe (ASUS).

Considerando o valor pago (em torno de R$80,00 + frente), considero o produto abaixo da expectativa, pois tenho fan Cooler Master de 140mm da época do vovó que parece deslocar mais ar com o mesmo nível de ruído (precisa testar melhor), mas sem RGB.

Comprei a Scythe Kaze Flex 140mm modelo KF1425FD18R-P. Só hoje tive oportunidade de analisar a fan com maior profundidade.

Meu gabinete é pequeno, M-ATX.

Segue alguns dados, considerando meu setup, com a Kaze Flex instalada na frontal, mais uma fan de 120mm na exaustão atrás, e uma fran de 140mm encima na exaustão:

- Ruído já perceptível em destaque a partir de 800 RPM;
- Ruído já incômodo a partir de 1050 RPM;
- Ruído aceitável para utilização diária, sem uso intenso da GPU, por volta de 650 RPM;
- Fluxo de ar mediano, a pressão também medianas a 650 RPM;
- Insuficiente para manter os componentes na melhor refrigeração, com a fan a 650 RPM (SSD M2 vai a 50 graus com uso intenso de GPU);
- Cabos de boa qualidade e RGB, sincronizando certinho com a placa mãe (ASUS).

Considerando o valor pago (em torno de R$80,00 + frente), considero o produto abaixo da expectativa, pois tenho fan Cooler Master de 140mm da época do vovó que parece deslocar mais ar com o mesmo nível de ruído (precisa testar melhor), mas sem RGB.
Por isso desisti de ir nessa fan.

Galera só uma dúvida como vocês fazem para usar vários fans em pmw? Tem que comprar splits mesmo, alguma indicação?
Desafio solucionar essa questão, uma vez que muito embora seja fácil usar um cabo split, se as fans forem de marcas ou modelos diferentes elas se comportarão de forma diversa. Em outras palavras, enquanto uma estiver a 800 RPM, a outra vai estar a 1200 e assim por diante.

Galera só uma dúvida como vocês fazem para usar vários fans em pmw? Tem que comprar splits mesmo, alguma indicação?

Tô até criando um post com essa dúvida em outro tópico. Tem as tais controladoras de fan , mas existe uma enorme variedade de preços e modelos. Não sei como funciona e se dá pra vc controlar.
Nunca tive isso, mas agora com gabinete micro ATX onde será necessário mais que os 2 coolers extras que sempre usei eu tô na dúvida do que faço.

Users who are viewing this thread

Voltar