[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Tô até criando um post com essa dúvida em outro tópico. Tem as tais controladoras de fan , mas existe uma enorme variedade de preços e modelos. Não sei como funciona e se dá pra vc controlar.
Nunca tive isso, mas agora com gabinete micro ATX onde será necessário mais que os 2 coolers extras que sempre usei eu tô na dúvida do que faço.
Uma boa opção são as placas com sinal pwm, mas detalhe o curva será igual pra todas as fans conectadas nessa placa.

Uma boa opção são as placas com sinal pwm, mas detalhe o curva será igual pra todas as fans conectadas nessa placa.

É justamente minha dúvida rs... Dá uma lida se possível:

Pessoal, acabei de comprar um gabinete Silverstone micro ATX modelo PS15 (esse aqui: https://www.silverstonetek.com/product.php?pid=822&area=en )

Sempre tive gabinetes comuns mid tower onde tive no máximo 2 fans extras (uma na frente puxando o ar frio de fora e outra atrás como exaustor) que sempre deram conta do recado, mesmo quando eu fazia overclock extremo. Sempre usei as entradas disponíveis na placa-mãe e nunca tive nenhum tipo de controlador de fan. Mas agora estou pensando em usar 3 fans extras (2 na frente e 1 atrás) a princípio e minha placa-mãe não possui 3 entradas disponíveis.

Sobre controladores de fan, eu não entendo NADA, mas NADA mesmo... Eles são apenas um hub pra te permitir instalar mais fans ou dependendo do modelo o controlador te permite diminuir a velocidade de rotação de cada fan ou mesmo desligá-los?
A ideia seria ter algum controle manual na rotação porque o PC ocioso não precisaria de 3 fans trabalhando a 1800 rpm. E no meu PC o vilão em termos de barulho aqui é justamente uma ventoinha da Cooler Master que tem na parte frontal do meu gabinete. Adoraria poder diminuir a rotação dela se fosse possível.

Pelo o que li na descrição do anúncio, parece que esse aí que vc mostrou permite regular a velocidade por um programa né?
Ia comprar 3 ventoinhas da Cooler Master SickleFlow 120 led na Pichau ontem a noite, mas resolvi esperar e acabou ficando indisponível. E lá tava bem mais barato que em outros lugares.

Pelo o que li na descrição do anúncio, parece que esse aí que vc mostrou permite regular a velocidade por um programa né?
Ia comprar 3 ventoinhas da Cooler Master SickleFlow 120 led na Pichau ontem a noite, mas resolvi esperar e acabou ficando indisponível. E lá tava bem mais barato que em outros lugares.
Tava vendo essa controladora aqui https://www.coolermaster.com/catalog/coolers/rgb-accessories/masterfan-argb-and-pwm-hub/
Deve haver algo sem o argb, mas pra quem tem e usa deve ser até melhor.

Desafio solucionar essa questão, uma vez que muito embora seja fácil usar um cabo split, se as fans forem de marcas ou modelos diferentes elas se comportarão de forma diversa. Em outras palavras, enquanto uma estiver a 800 RPM, a outra vai estar a 1200 e assim por diante.
Mas o pmw não só controla o percentual de funcionamento? Se sim, não dá pra esperar que setado em 50% ele funcione igual pra uma fan de 1200 rpm e outra de 1800 rpm.
Eu tenho noia com coisas de marcas diferentes dentro do pc, eu compraria tudo mesmo modelo até. :vish:

Edit: achei esse na amazon americana mas não acho no site da própria cooler master: Amazon product ASIN B0822NW3P9

Última edição:
Tava vendo essa controladora aqui https://www.coolermaster.com/catalog/coolers/rgb-accessories/masterfan-argb-and-pwm-hub/

Mas o pmw não só controla o percentual de funcionamento? Se sim, não dá pra esperar que setado em 50% ele funcione igual pra uma fan de 1200 rpm e outra de 1800 rpm.
Eu tenho noia com coisas de marcas diferentes dentro do pc, eu compraria tudo mesmo modelo até. :vish:

Edit: achei esse na amazon americana mas não acho no site da própria cooler master: Amazon product ASIN B0822NW3P9
Cada fam possui um projeto próprio. Já o cabo pmw se limita a enviar à fonte determinada corrente elétrica, controlada pela placa-mãe (se nela ligada). Assim, fans diferentes vão se comportar de forma diferente dependendo a corrente elétrica recebida. Daí a diferença de rotação.

Acho dinheiro demais pra gastar nisso rs.

Um outro colega me deu a ideia de usar isso aqui ( https://produto.mercadolivre.com.br...itter-fan-pwm-4-pinos-p3-multi-cooler-pwm-_JM ) caso a minha placa-mãe tenha ajustes na bios que façam a regulagem da rotação dos coolers do gabinete.

Pelas pesquisas que fiz há alguns dias, está disponível no mercado um controlador de fan e RGB da Corsair. Além de conectores para ligar as fans e RGB, já também conectores para sensores de temperaturas, que pelo que vi vem também na mesma caixa. Assim, bastaria instalar os sensores no gabinete, em locais estratégicos, e configurar como configuramos normalmente pela placa-mãe via pwm que a rotação da fan vai variar dependendo das leitura das das temperaturas. Parece que há software para controlar também o periférico pelo sistema operacional. No entanto, além de ser cara, essa solução é bem complicada a meu ver, principalmente para gabinetes pequenos, uma vez que além de ter que instalar a controladora, tem também os sensores, os cabos, etc., trazendo uma nova gama de complicações, defeitos e problemas, que talvez não seriam justificáveis via de regra, a depender da necessidade de cada um. Para meu uso pessoal, na prática não se nota uma diferença muito grande de temperatura se as fans estão no máximo, fazendo um barulho de turbina de avião, ou a 50% ou a um nível aceitável de ruído, desde que as fans sejam de média qualidade.

Acho dinheiro demais pra gastar nisso rs.

Um outro colega me deu a ideia de usar isso aqui ( https://produto.mercadolivre.com.br...itter-fan-pwm-4-pinos-p3-multi-cooler-pwm-_JM ) caso a minha placa-mãe tenha ajustes na bios que façam a regulagem da rotação dos coolers do gabinete.
Eu uso esse aqui pois acho ele bem mais seguro, pelo fato de ter alimentação extra, a entrada fan da placa mãe é apenas para o controle da rotação das fans. Na época deu nem 30 reais, acho que no ali é bem mais barato.

Até cheguei a cogitar a compra essa do link que vc postou, mas fiquei com receio da placa mãe da B.O, pois com é uma b350 básica acho que ela poderia não alimentar corretamente as fans no splitter

Eu uso esse aqui pois acho ele bem mais seguro, pelo fato de ter alimentação extra, a entrada fan da placa mãe é apenas para o controle da rotação das fans. Na época deu nem 30 reais, acho que no ali é bem mais barato.

Até cheguei a cogitar a compra essa do link que vc postou, mas fiquei com receio da placa mãe da B.O, pois com é uma b350 básica acho que ela poderia não alimentar corretamente as fans no splitter

Eu também tenho essa dúvida. O conector é feito pra 1 fan. Aí do nada o sujeito vai lá e coloca 3. :notsure:
Pra mim seria a alternativa mais simples, mas tenho esse medo.

Qual o gabinete mid tower mais alto possível com melhor preço e melhor fluxo de ar na opinião de vocês?

Rapaz, as specs dessa fan são verdadeiras mesmo? É confiável? Pois estava olhando aqui as specs dela e se você pegar todo o conjunto, ela sai dando surra em noctua, actic, coolermaster e companhia custando MUITO mais barato! :oops:

Inclusive, se realmente forem confiáveis, já irei aposentar minhas MP140 AP que estão na frontal do meu carbibe 400c.

Edit: agora tô em dúvida entre ele e o NF-A14 INDUSTRIALPPC-2000 PWM.

Vou ver se acho review aqui entre os dois.
São boas fans de 140mm avaliando o conjunto todo (preço, nível médio de ruído, performance, disponibilidade de modelo com RGB). Tenho e o único contra pra mim é o ruído elevado a 100% de velocidade. Porém, tu pode deixar em 60% e ter performance bem similar, e é o que faço (como fazia com a NF-A14 que substitui).

A NF-A14 Industrial tem performance consideravelmente melhor que ambas, porém o nível de ruído é muito maior. Não recomendo se não tiver fone de ouvido com cancelamento ou uma CPU que demande isso (i9 10900K/i9 10980XE com overclock).

Essa funciona assim, a alimentação das fans é firnecida pelo cabo sata, o cabo que é conectado na placa mãe é só o pwm, que por definição na placa mãe você consegue controlar a rotação, o único porém é que isso é aplicado em todas fans simultaneamente.

Essa funciona assim, a alimentação das fans é firnecida pelo cabo sata, o cabo que é conectado na placa mãe é só o pwm, que por definição na placa mãe você consegue controlar a rotação, o único porém é que isso é aplicado em todas fans simultaneamente.

Show. Acho que vai ser isso mesmo então. Vou esperar o gabinete chegar pra ver se ele não tem alguma controladora e os fans também. Acabei comprando só 2 mesmo e o gabinete vem com 1. Tem esse outro que uso aqui. Se rodar em rotação diferente não tem problema rs.

Pessoal, sou novo no forum, valeu por me aceitarmem.

To com um setup aqui e agradeceria se vocês pudessem me dar um feedback.
Comprei quatro ventoinhas, são 3x risemode RM-FN-01-BB e 1x Corsair ml120.
Atualmente, meu gabinete (Aerocool AERO 500) tem uma ventoinha e estou na dúvida se utilizo ela ou não.

Desenhei numa imagem pra ter uma ideia mais clara, tá aí:
ventoinhas.png

A disposição mais interessante a que cheguei foi essa, com 141 CFM entrando e 125 CFM saindo (quando o Corsair está no máximo, 75cfm). O que vocês acham?
Quanto ao aerocool em cima soprando para dentro, sei que é polêmico, mas meu raciocínio foi que sem uma ventoinha ali o gabinete estaria em pressão negativa, ou seja, apenas 100CFM entrando e 125CFM saindo.

Alguma dica?

Pessoal, sou novo no forum, valeu por me aceitarmem.

To com um setup aqui e agradeceria se vocês pudessem me dar um feedback.
Comprei quatro ventoinhas, são 3x risemode RM-FN-01-BB e 1x Corsair ml120.
Atualmente, meu gabinete (Aerocool AERO 500) tem uma ventoinha e estou na dúvida se utilizo ela ou não.

Desenhei numa imagem pra ter uma ideia mais clara, tá aí:
ventoinhas.png

A disposição mais interessante a que cheguei foi essa, com 141 CFM entrando e 125 CFM saindo (quando o Corsair está no máximo, 75cfm). O que vocês acham?
Quanto ao aerocool em cima soprando para dentro, sei que é polêmico, mas meu raciocínio foi que sem uma ventoinha ali o gabinete estaria em pressão negativa, ou seja, apenas 100CFM entrando e 125CFM saindo.

Alguma dica?
Não consegue colocar 3x120 na frente? Esse fan superior soprando ar pra baixo acredito que seja muito ruim.
Vai ficar criando barreira pro ar quente sair por cima (porque o ar quente sobe) e provavelmente matar a VGA com o próprio calor dela.

Não consegue colocar 3x120 na frente? Esse fan superior soprando ar pra baixo acredito que seja muito ruim.
Vai ficar criando barreira pro ar quente sair por cima (porque o ar quente sobe) e provavelmente matar a VGA com o próprio calor dela.

Não tem espaço, o gabinete tem apenas 2 espaços para ventoinha de 120mm na frente.

Estou pensando que uma opção talvez seja inverter a ordem e colocar o Corsair na frente inferior, quando ligado no máximo ele me dá uma pressão positiva com 25CFM, o que é meio pouco e teria que manter o Corsair no máximo...

Alguém sabe um setup bacana para colocar neste gabinete Matrexx-55 Mesh (https://www.kabum.com.br/produto/11...-tower-lateral-em-vidro-dp-atx-matrexx55-mesh).
Vou usar um 5800x c/ o Fuma 2 + 3060 Ti + 32gb Ram.

Pensei em adicionar uns dois fans da Artic p12 - 12cm e 1800rpm, mas será que só 2 dá conta? (pq pelo que pesquisei esse gabinete é bem fresco)
Usa 1 de 120 na traseira, 2x140 no frontal e 2x140 na parte superior, gera mais fluxo de ar com menos ruído.

Não tem espaço, o gabinete tem apenas 2 espaços para ventoinha de 120mm na frente.

Estou pensando que uma opção talvez seja inverter a ordem e colocar o Corsair na frente inferior, quando ligado no máximo ele me dá uma pressão positiva com 25CFM, o que é meio pouco e teria que manter o Corsair no máximo...
Mas você vai usar o Corsair em 100%? Pq 2400RPM parece que vai fazer uma zoada infernal.

Finalmente coloquei as Kaze Flex (modelo certo) pra rodar. Uma delas está com o verde do RGB sem funcionar.
E lá se vai mais uma novela.
Edit: usei o conector fêmea com um adaptador e funcionou.

Última edição:
Pessoal, bom dia!

Tenho um gabinete Pichau Gadit X, que conta com tela mesh frontal, tela com filtro na parte superior, e fundo 'convencional', isto é, o fluxo de ar é relativamente facilitado, e tenho instalados nesse gabinete três Deepcool RF120 Red na frontal (intake) e um Deepcool RF120 Red na traseira (exhale). Peguei esse Deepcool pelas specs dele (relativo baixo ruído - 21.9 dB(A) e moderado fluxo de ar - 48.9 CFM). O processador está com cooler box, e não faço overclock - a não ser ter ativado o XMP da BIOS para a RAM. As specs da máquina estão na assinatura.

Moro em Campo Grande/MS, onde na maior parte do ano a temperatura costuma ser pouco agradável. Ainda estou sem ar condicionado no "quarto do pânico" (home studio), então junta o calor ambiente, com o calor gerado na máquina, e o bicho pega (tá, nem tanto assim)!

Jogando, CPU não passa dos 77° e GPU dos 72°. Ao renderizar um vídeo (primeiro nesta máquina), usando o VSDC Free, que parece não usar direito a GPU para a tarefa, sobrecarregando o CPU, CPU bateu 81° e GPU continuou chegando nos seus 72°.

Então, estou pensando em completar o gabinete com mais dois coolers na parte superior, para melhorar o fluxo de ar na região do VRM/CPU. Ideia é botar dois Scythe Kaze Flex 140mm pois, se as specs dele estiverem certas, o bicho é bruto (ruído máximo - 26.45 dB(A) e fluxo de ar máximo - 100.8 CFM), sendo que o mais próximo à parte frontal ficaria fazendo intake também, enquanto o mais ao fundo ficaria auxiliando o traseiro no papel de exaustor. Só vou precisar aguardar, pois perdi a promoção 'da que explode' ontem, e a diferença por cooler está cerca de 20 reais (40 no total).

Ao mais entendidos, vale a pena o investimento, ou seis coolers é over demais e não haverá muita melhoria? Alguma outra ideia?

Valeu

Galera preciso de ajuda de quem entende um pouco

tenho um gabinete da AeroCool Shard, comprei recente um 5600x que ainda não chegou e uma 3080, porem so tenho 1 fan traseira que ja vem no gabinete, e duas na parte superiror (que sã o bem mais ou menos pq são do meu gabinete antigo de 2012) , tenho um gammax 400v2 e meu 3600 ta em 80 graus no warzone com a 3080 no 1440p , e não sei o que eu faço, se compro 6 fans pra colocar onde não tem (frontal) e substittuir as que estão no PC, ou compro um gabinete com air flow melhor (lian li 215 por exemplo) que ja vem com fans, e so acrescentar, o que vocês recomendam ?

não queria gastar valores absurdos mas imagino que meu setup e desproporcinal para um gabinete de 300 reais

Pessoal, ainda na saga de um controlador de fan bom e barato... Achei esse modelo aqui no Ali: https://pt.aliexpress.com/item/4001...68#1000022185#1000066058#0_668#3422#15392#377

Alguém já usou? Sabe dizer se quando eu colocar no mínimo ele desliga as ventoinhas ou só diminui bem a velocidade?
Se alguém souber de uma opção que tenha algum interruptor pra poder desligar a ventoinha eu até preferiria.

Tava querendo um desse tipo porque um hub simples não iria me permitir controlar manualmente a velocidade ou desligar. A ideia é deixar na menor velocidade possível quando eu não estiver jogando ou mesmo desligar todas as ventoinhas pra diminuir o nível de poeira dentro do gabinete.

Fui comprar a fan da Scythe Kaze Flex de 140mm na Kabum, mas já esgotou, tem outras da marca mas não sei qual diferença, algumas vi que tem rgb. Tem muita diferença, ou tem alguma de mesmo tamanho de boa qualidade e preço parecido?

Fui comprar a fan da Scythe Kaze Flex de 140mm na Kabum, mas já esgotou, tem outras da marca mas não sei qual diferença, algumas vi que tem rgb. Tem muita diferença, ou tem alguma de mesmo tamanho de boa qualidade e preço parecido?

Eu ainda tô pra ver justificativa pra essa marca Scythe ser tão gourmetizada. Pelo menos pelas especificações eu não vejo muita coisa pra justificar o preço.

Aqui eu optei por uma Cooler Master SickleFlow e acho que tô muito bem servido. Não sei se dá pra confiar cegamente naquelas especificações que colocam no site, mas ela tem um bom compromisso entre nível de ruído e fluxo de ar. Tem modelo de 120 e 140mm.

Eu ainda tô pra ver justificativa pra essa marca Scythe ser tão gourmetizada. Pelo menos pelas especificações eu não vejo muita coisa pra justificar o preço.
Eu tb nunca tive, fui muito na onda de reviews gringos e de alguns forum brasileiros mesmo. Parece ter a qualidade próxima de um Noctua sem custar um rim.
Comprei o cooler Fuma 2 deles, e o gabinete está vindo com duas fans de 120mm (a parte), mas já queria encomendar mais 2 de 140mm para ter um bom fluxo de ar no gabinete Gadit X.

Users who are viewing this thread

Voltar