[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Eu tb nunca tive, fui muito na onda de reviews gringos e de alguns forum brasileiros mesmo. Parece ter a qualidade próxima de um Noctua sem custar um rim.
Comprei o cooler Fuma 2 deles, e o gabinete está vindo com duas fans de 120mm (a parte), mas já queria encomendar mais 2 de 140mm para ter um bom fluxo de ar no gabinete Gadit X.

Eu tb nunca tive, fui muito na onda de reviews gringos e de alguns forum brasileiros mesmo. Parece ter a qualidade próxima de um Noctua sem custar um rim.
Comprei o cooler Fuma 2 deles, e o gabinete está vindo com duas fans de 120mm (a parte), mas já queria encomendar mais 2 de 140mm para ter um bom fluxo de ar no gabinete Gadit X.

Sei lá. Custa caro pra caramba também. Ao menos nos coolers de 120mm eu não vi vantagem alguma quando pesquisei e por isso acabei optando por esses SickleFlow da Cooler Master. Teria que comparar pra ver como é no caso dos coolers de 140mm.

Galera, tenho 6 fans no gabinete. Queria poder controlar a velocidade individualmente em cada uma. É possível? Vi o controlador da corsair, mas só funciona com fans da própria corsair? De todo modo, o ponto negativo é preço.

Galera, tenho 6 fans no gabinete. Queria poder controlar a velocidade individualmente em cada uma. É possível? Vi o controlador da corsair, mas só funciona com fans da própria corsair? De todo modo, o ponto negativo é preço.

Procure por algum desse tipo: https://pt.aliexpress.com/item/4001...68#1000022185#1000066058#0_668#3422#15392#377

Deve ter algum com mais entradas.

Eu ainda queria achar algum que permitisse desligar os fans. Mas se não achar, vai ser um desse tipo mesmo que vc apenas regula a velocidade.

Cara, minha MOBO (máquina está a assinatura) tem três conexões PWM, então peguei três fans PWM, que deixarei na grelha frontal para entrada de ar, e botei os fans DC, que não tem controle de temperatura, para exaustão do ar quente (traseira e parte superior). Assim, acredito que tem como controlar cada uma das PWM separadamente.

Se, por exemplo, sua MOBO for igual a minha e você quiser controlar os fans, se for usar um hub controlador, todos os modelos que eu vi até então tem uma posição para "fan master" (geralmente posição #1), que é quem manda e recebe as informações da MOBO, e os demais simplesmente espelham o que acontece no primeiro. Então, se fosse fazer o que você quer, na minha MOBO, usando 06 fans PWM, eu tentaria ligar assim:
- Hub Controlador #01 - fans frontais (entrada de ar)
- Hub Controlador #02 - fans superiores e traseiro (saída de ar)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essa opção do Danelon pareceu interessante, especialmente se permitir o controle de fans DC (que são os que eu tenho atualmente e que ficarão de exaustor na máquina após a chegada dos PWM).

Fala Galera. Beleza?

Então, tô recém finalizando minha build nova, e queria uma opinião de como otimizar ao máximo o airflow nela. Meu gabinete é um Macube 110.

qdiyM1J.png

Amanhã vou instalar o water cooler de 240 que comprei, que é o XPG Levante, e também uma fan da cooler master de 120. Serão no total 5 fans.

A minha dúvida maior é sobre o Water Cooler. Se o fluxo ficaria melhor com ele instaladona parte frontal como intake ou na parte superior como exaustor. Atualmente, com o water cooler de 120 que veio nele, o i7 10700 bate 70~80 em jogos e 90~100 em teste de renderização de vídeos (função principal). Eu queria espremer o máximo de temperatura possível com esse setup novo.

Agradeço desde já a opinião de vocês.

Fala meus consagrados, tudo na paz?

Atualmente tenho um gabinete mini tower Nox Hummer S.

Nesse gabinete uso 5 fans, sendo 2 intake e 3 exaustores.

Estava dando uma lida e vi que a pressão com essa config fica negativa, o que aumenta a quantidade de poeira dentro do gabinete (algo que não queria).
Só tem um porém, todas elas são ARGB (tenho controladora), até pensei em deixar 2 intakes e 1 exautor, mas iria ficar estranho.

Então pensei se a seguinte forma poderia ajudar: Trocar as fans (que não são controláveis) Aeolus M2 por algum outro kit ARGB com PWM. Nesse caso pensei em separar intake de exaustor, deixando o intake com mais pressão e os exaustores no mínimo possível de rotação.

Isso realmente faria diferença?

Tem algum kit nesse estilo (ARGB + PWM) que não custe um rim?

Obrigado.

O kit com 3 é mais caro pq vem com controladora:

O kit com 3 é mais caro pq vem com controladora:
Sabem se são bons? Não conhecia essa marca.

Eu tenho alguns dessa marca e são muito bons, bom fluxo de ar e silenciosos, esse modelo em específico equipam os novos watercoolers da marca.

Show mano, fiquei tentado.

Coloquei os gamdias argb que tenho a venda, se eu conseguir passar eles pra frente vou pegar um kit desse.

Eu só tenho dúvida se preciso colocar 5 fans (2 intake e 3 exaustores)

Cara, minha MOBO (máquina está a assinatura) tem três conexões PWM, então peguei três fans PWM, que deixarei na grelha frontal para entrada de ar, e botei os fans DC, que não tem controle de temperatura, para exaustão do ar quente (traseira e parte superior). Assim, acredito que tem como controlar cada uma das PWM separadamente.

Se, por exemplo, sua MOBO for igual a minha e você quiser controlar os fans, se for usar um hub controlador, todos os modelos que eu vi até então tem uma posição para "fan master" (geralmente posição #1), que é quem manda e recebe as informações da MOBO, e os demais simplesmente espelham o que acontece no primeiro. Então, se fosse fazer o que você quer, na minha MOBO, usando 06 fans PWM, eu tentaria ligar assim:
- Hub Controlador #01 - fans frontais (entrada de ar)
- Hub Controlador #02 - fans superiores e traseiro (saída de ar)

Essa opção do Danelon pareceu interessante, especialmente se permitir o controle de fans DC (que são os que eu tenho atualmente e que ficarão de exaustor na máquina após a chegada dos PWM).

Opa, muito obrigado pessoal. Dicas excelentes! Vou testar assim que chegar às fans e o hub

Amigo... vc sabe se esse tipo de controlador da para ligar fan que não tem 4 pinos? Os meus Scythe comprei de 2000 rpm / 89cfm mas não me atentei que não são PWM. Possuem conector para placa mãe, e através dela da pra controlar por DC. Mas só tenho 2 conexões e queria controlar todos que comprei rsrs.

Alias a placa de vídeo desceu a temperatura de 80c em jogos para 65 no máximo, isso fazendo 36c aqui no RS. 2 fans na frente e 1 atrás do gabinete. Muito boa qualidade deles... diria que depois do sumiço dos Akasa Viper não achei nada melhor pelo preço.

Show mano, fiquei tentado.

Coloquei os gamdias argb que tenho a venda, se eu conseguir passar eles pra frente vou pegar um kit desse.

Eu só tenho dúvida se preciso colocar 5 fans (2 intake e 3 exaustores)

Eu acho um baita exagero tantos fans. Aqui pretendo trabalhar com no máximo 3, sendo 2 na frente puxando ar frio de fora e 1 atrás funcionando como exaustor. Já acho até um certo exagero. Sempre usei apenas um frontal na parte de baixo e 1 atrás.

Amigo... vc sabe se esse tipo de controlador da para ligar fan que não tem 4 pinos? Os meus Scythe comprei de 2000 rpm / 89cfm mas não me atentei que não são PWM. Possuem conector para placa mãe, e através dela da pra controlar por DC. Mas só tenho 2 conexões e queria controlar todos que comprei rsrs.

Alias a placa de vídeo desceu a temperatura de 80c em jogos para 65 no máximo, isso fazendo 36c aqui no RS. 2 fans na frente e 1 atrás do gabinete. Muito boa qualidade deles... diria que depois do sumiço dos Akasa Viper não achei nada melhor pelo preço.

Não sei dizer amigo, mas por achismo, acho que sim.

E que inveja. Meu sonho é que esse lixo de VGA da assinatura alcançasse apenas 80 graus de temperatura. Mas aqui em full load é 85-87 graus direto depois de um tempo jogando.

Oi Gente, Boa tarde, comprei um gabinete lian li o11 dynamic, e um lian li galahad 360

possuo uma b450 m aorus, preciso comprar mais 3 fans para colocar no gabinete,com 1 controlador de fan e um de 1 rgb consigo conectar tudo na placa mãe pra sincronizar com o rgb sync?
vocês tem alguma recomendação de controlador (hub) ou fans que ja vem com as 2 opções

Alguem sabe qtos fans cabem na Asus TUF gaming B550M-Plus ? Eu já usei dois pretos de 4 pinos p/ ligar duas fans de 3 pinos, mas agora vai chegar mais dois de 140mm c/ rgb. Aquele branco de 4 pinos é p/ o fan ou rgb, ou os dois?
Vou deixar mais detalhes na imagem em spoiler.
Azul liguei o Air Cooler da CPU
Em verde estão as duas fans uma frontal e uma traseira
Em vermelho são os 4 pinos c/ a base branca.
OR3bwSK.jpg

Eu acho um baita exagero tantos fans. Aqui pretendo trabalhar com no máximo 3, sendo 2 na frente puxando ar frio de fora e 1 atrás funcionando como exaustor. Já acho até um certo exagero. Sempre usei apenas um frontal na parte de baixo e 1 atrás.

Não sei dizer amigo, mas por achismo, acho que sim.

E que inveja. Meu sonho é que esse lixo de VGA da assinatura alcançasse apenas 80 graus de temperatura. Mas aqui em full load é 85-87 graus direto depois de um tempo jogando.
Gabinete RGB com muitos fans é mais por estética né XD.

Mas acho que 3 ou no máximo 4 (2 in 2 out) já seria suficiente no meu gabinete que é pequeno.

Gabinete RGB com muitos fans é mais por estética né XD.

Mas acho que 3 ou no máximo 4 (2 in 2 out) já seria suficiente no meu gabinete que é pequeno.

É, eu me contento com 2 fans frontais com led branco rs. Fora que querendo ou não com essas 2 torradeiras (CPU e principalmente GPU) que tenho no PC elas serão funcionais também e não apenas bonitas. Mas já vai ser o maior número de ventoinhas que tive no gabinete em toda a minha vida (3 no total).

Eu só queria arrumar um controlador de fans que me permitisse desligar alguma fan e não apenas diminuir a velocidade. É foda...muita poeira aqui em casa. Meu PC é um aspirador de pó com essas 2 fans frontais que são totalmente desnecessárias quando não estou jogando.

Aproveitando que esse tópico é sobre refrigeração. Não tem nenhuma alma santa para me indicar, um gabinete que não estrapole os 800 reais e que seja pelo menso 6 graus mais frio que esse meu TG5 SHARKOOM (6 graus na cpu e na gpu, porque ta fazendo 32 graus direto, e está muito abafado)?

Ele está exatamente do jeito que veio, se abre a tampa de vidro a placa de vídeo diminui "10graus", isso deixando a mesma rotação de quando fechado (se eu naão mecher a rotação diminui, e ainda ganho 5 e 6 graus). É normal a troca de calor por causa do vidro, ou tem algo errado na refrigeração?

Não tem como jogar a 78~79 graus um jogo mais pesado e não tem como deixar a tampa aberta, pode entrar poeira, e sei la mais oque.

Obrigado a todos.

Fala Galera. Beleza?

Então, tô recém finalizando minha build nova, e queria uma opinião de como otimizar ao máximo o airflow nela. Meu gabinete é um Macube 110.

qdiyM1J.png

Amanhã vou instalar o water cooler de 240 que comprei, que é o XPG Levante, e também uma fan da cooler master de 120. Serão no total 5 fans.

A minha dúvida maior é sobre o Water Cooler. Se o fluxo ficaria melhor com ele instaladona parte frontal como intake ou na parte superior como exaustor. Atualmente, com o water cooler de 120 que veio nele, o i7 10700 bate 70~80 em jogos e 90~100 em teste de renderização de vídeos (função principal). Eu queria espremer o máximo de temperatura possível com esse setup novo.

Agradeço desde já a opinião de vocês.
Se você quer extrair o máximo da CPU recomendo colocar o WC na parte frontal, pois vai pegar o ar frio de fora.

Se colocar como exaustor no topo vai pegar um pouco de ar quente de dentro do gabinete, logo vai aumentar um pouco a temperatura do CPU.

Alguem sabe qtos fans cabem na Asus TUF gaming B550M-Plus ? Eu já usei dois pretos de 4 pinos p/ ligar duas fans de 3 pinos, mas agora vai chegar mais dois de 140mm c/ rgb. Aquele branco de 4 pinos é p/ o fan ou rgb, ou os dois?
Vou deixar mais detalhes na imagem em spoiler.
Azul liguei o Air Cooler da CPU
Em verde estão as duas fans uma frontal e uma traseira
Em vermelho são os 4 pinos c/ a base branca.
OR3bwSK.jpg

Para gabinetes que não possuem uma boa refrigeração de fluxo de ar, o water cooler apresenta melhor desempenho do que um CPU Cooler pelo fato de não ficar jogando ar quente do processador no centro do gabinete?
Tenho dois fans localizados na parte frontal do meu gabinete e um fan traseiro (todos em rotação máxima), mas ainda continuo atingindo temperaturas altas no processador com o coolerbox da AMD (R5 1600AF). Acho que os fans do gabinete (que vieram de fábrica com ele) não estão dando conta do recado, mas eu não queria gastar dinheiro comprando mais fans sem ter certeza de que isso vai resolver, então estou pensando em adquirir um water cooler.

Meu gabinete é um Sharkoon T9 Value

sharkoon-t9-value-edition-gaming-atx-midi-tower-case-b3.jpg

Users who are viewing this thread

Voltar