[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Tava olhando esse review e o Kaze Flex 120mm se saiu muito bem no teste de gabinete (é a versão PWM), mas olhando pelas specs, o Akasa Viper parece ser até melhor sendo mais silencioso (mesmo comparando com outras versões do Kaze Flex), alguém pode confirmar se é melhor mesmo? Ou nessa faixa de preço tem melhor? Não importa se tem RGB ou não

Pelo que eu entendi são só os dois na placa mãe mesmo e esse conector branco de 4 pinos seria a tal fita RGB. No caso para usar os 4 cooler precisaria de uma controladora certo? (Aí daria para usar os 4 fans).

Para gabinetes que não possuem uma boa refrigeração de fluxo de ar, o water cooler apresenta melhor desempenho do que um CPU Cooler pelo fato de não ficar jogando ar quente do processador no centro do gabinete?
Tenho dois fans localizados na parte frontal do meu gabinete e um fan traseiro (todos em rotação máxima), mas ainda continuo atingindo temperaturas altas no processador com o coolerbox da AMD (R5 1600AF). Acho que os fans do gabinete (que vieram de fábrica com ele) não estão dando conta do recado, mas eu não queria gastar dinheiro comprando mais fans sem ter certeza de que isso vai resolver, então estou pensando em adquirir um water cooler.

Meu gabinete é um Sharkoon T9 Value

sharkoon-t9-value-edition-gaming-atx-midi-tower-case-b3.jpg
Se colocar um radiador na frente achando que vais melhorar o CPU, vai sim, em compensação, vai piorar o fluxo do gabinete como um todo.
Eu recomendo um bom Air Cooler.

Os fans frontais são realmente eficientes?

Oque é mais importante nas fans, rpm ou CFM?
Fluxo de ar: CFM para ingestão de ar.
Pressão de ar: para cooler, radiador e/ou frente de gabinetes com muita obstáculos.

Pessoal, meu gabinete é um nox hummer s, ele tem espaço pra 2 intake, e 3 exaustores (1 traseira e 2 teto).

Qual seria a melhor config? 2 entrando e 1 saindo ou colocar o max de fan possível?

Aproveitando que esse tópico é sobre refrigeração. Não tem nenhuma alma santa para me indicar, um gabinete que não estrapole os 800 reais e que seja pelo menso 6 graus mais frio que esse meu TG5 SHARKOOM (6 graus na cpu e na gpu, porque ta fazendo 32 graus direto, e está muito abafado)?

Ele está exatamente do jeito que veio, se abre a tampa de vidro a placa de vídeo diminui "10graus", isso deixando a mesma rotação de quando fechado (se eu naão mecher a rotação diminui, e ainda ganho 5 e 6 graus). É normal a troca de calor por causa do vidro, ou tem algo errado na refrigeração?

Não tem como jogar a 78~79 graus um jogo mais pesado e não tem como deixar a tampa aberta, pode entrar poeira, e sei la mais oque.

Obrigado a todos.

Seu gabinete já é bem refrigerado. Não tem milagre não amigo. Essa temperatura que vc relatou é perfeitamente aceitável pra placa de vídeo. Aqui essa lixo de torradeira da Asus chega a 85 graus e as vezes bate 87 graus em dias muito quentes a 100% de uso. Fico feliz quando estabiliza nos 82-83 graus.
E quanto mais rpm nas ventoinhas, mas poeira vai puxar. Deixando aberto obviamente entra poeira também. Não tem pra onde correr. PCs voltados para jogos são verdadeiros aspiradores de pó, independente se o gabinete tá aberto ou fechado. Não tem jeito.

Gabinete não vai resolver seu "problema" (entre aspas porque pra mim as temperaturas estão aceitáveis). Solução aí seria vender um orgão (sugiro um rim) e colocar water cooler em tudo. Os R$ 800 que vc pensa em gastar em gabinete pra não resolver o problema devem dar pra pegar um bom water cooler. Mas eu deixaria como está.

Seu gabinete já é bem refrigerado. Não tem milagre não amigo. Essa temperatura que vc relatou é perfeitamente aceitável pra placa de vídeo. Aqui essa lixo de torradeira da Asus chega a 85 graus e as vezes bate 87 graus em dias muito quentes a 100% de uso. Fico feliz quando estabiliza nos 82-83 graus.
E quanto mais rpm nas ventoinhas, mas poeira vai puxar. Deixando aberto obviamente entra poeira também. Não tem pra onde correr. PCs voltados para jogos são verdadeiros aspiradores de pó, independente se o gabinete tá aberto ou fechado. Não tem jeito.

Gabinete não vai resolver seu "problema" (entre aspas porque pra mim as temperaturas estão aceitáveis). Solução aí seria vender um orgão (sugiro um rim) e colocar water cooler em tudo. Os R$ 800 que vc pensa em gastar em gabinete pra não resolver o problema devem dar pra pegar um bom water cooler. Mas eu deixaria como está.

Eu já fiz o teste abrindo a tampa 8~10 graus
Abrindo a frente 5~6 graus...

A minha opção seria o mesh, mas como você bem disse vaI engasgar de tanta poeira... Estou vendo um kit de 4 fan´s da sickleflow de 62 cfm, pra ver se eu consigo segurar essa temperatura..

Se não der certo, eu vou tentar arrancar o vidro e colocar uma tela. Realmente o Sharkoon é um ótimo gabinete, mas peca no fluxo de ar.

A minha opção seria o mesh, mas como você bem disse vaI engasgar de tanta poeira... Estou vendo um kit de 4 fan´s da sickleflow de 62 cfm, pra ver se eu consigo segurar essa temperatura..

Se não der certo, eu vou tentar arrancar o vidro e colocar uma tela. Realmente o Sharkoon é um ótimo gabinete, mas peca no fluxo de ar.

Se deu essa diferença toda ao abrir as tampas, o seu problema é que o gabinete está virando uma estufa, e o ar quente dos componentes não está sendo renovado.
Das duas uma, ou vai ter que encher o gabinete de fans e colocá-las pra girar alto, e aí com muito barulho, ou o procurar um gabinete com mais ventilação.
Se você conseguir colocar aí pelo menos uma fan na frente, soprando em cima da placa de vídeo, que tenha um fluxo de ar bom, e uma entrada de ar com pouca restrição na frente( nesse caso teria que ter vidro frontal removido) e colocar uma traseira e uma superior removendo ar quente ali de perto da CPU, mais uma vez com bom fluxo de ar, creio que já vai baixar bem a temperatura. Tenta fazer esse teste.

Sobre as sickleflow, já tive algumas do modelo antigo com as palhetas fumê e led azul e ela apresenta barulho de motor se for usada na horizontal,parece que nessa leva nova com argb e tudo continua o problema, que é devido ao tipo de rolamento usado. Procura relatos de quem comprou recentemente pra saber se as novas tão vindo assim mesmo, ou não, pois se estiverem é um barulho bem chato.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tava olhando esse review e o Kaze Flex 120mm se saiu muito bem no teste de gabinete (é a versão PWM), mas olhando pelas specs, o Akasa Viper parece ser até melhor sendo mais silencioso (mesmo comparando com outras versões do Kaze Flex), alguém pode confirmar se é melhor mesmo? Ou nessa faixa de preço tem melhor? Não importa se tem RGB ou não
Tenho 2 vipers no sistema. São boas fans, mas não se engane, acima de 1200 rpm já fica audível e acima de 1500 faz barulho. Rotação máxima move bastante ar mas é barulhenta, não tem milagre.

Se deu essa diferença toda ao abrir as tampas, o seu problema é que o gabinete está virando uma estufa, e o ar quente dos componentes não está sendo renovado.
Das duas uma, ou vai ter que encher o gabinete de fans e colocá-las pra girar alto, e aí com muito barulho, ou o procurar um gabinete com mais ventilação.
Se você conseguir colocar aí pelo menos uma fan na frente, soprando em cima da placa de vídeo, que tenha um fluxo de ar bom, e uma entrada de ar com pouca restrição na frente( nesse caso teria que ter vidro frontal removido) e colocar uma traseira e uma superior removendo ar quente ali de perto da CPU, mais uma vez com bom fluxo de ar, creio que já vai baixar bem a temperatura. Tenta fazer esse teste.

Sim está bem complicado, vou ver como vai ficar com as 4 ventoinhas novas, que estou pensando se compro ou não. Esse ar quente vai sair de dentro, por bem ou por mal. :bwahaha:

Bom, como falei, eu não faria nada no seu caso. Se vc colocar uma tela na frente no lugar do vidro, vc vai ver o pó na tela todo o dia. Sei disso porque meu gabinete tem tela na frente e 1 fan Sickleflow da Cooler Master de 120 mm (na verdade tem 2, mas o de cima tá desligado por falta de espaço na placa-mãe). Limpei ontem com um pincel e hoje já tô vendo poeira. Incomoda, mas não tem jeito. Só que eu tenho problema de temperatura com esse lixo de VGA. Vc não tem nenhum problema de temperatura, apesar dessa temperatura "altinha", digamos assim.

Se eu pudesse aqui, teria um cooler atrás jogando ar pra fora e só. Mas não dá. Tem que ter ao menos 1 cooler jogando ar pra cima dessa porcaria de VGA.

Boa tarde Senhores, utilizei a ferramenta de pesquisa mas não encontrei nada recente e semelhante ao meu caso. Estou procurando um gabinete barato/custo beneficio que consiga gerar um bom fluxo de ar através das fans frontais e se possível sem vidros na frente/lateral. Além disso também preciso de indicação de fans sem RGB para que eu possa colocar na frontal do gabinete.

Agradeço a ajuda desde já.

Boa tarde Senhores, utilizei a ferramenta de pesquisa mas não encontrei nada recente e semelhante ao meu caso. Estou procurando um gabinete barato/custo beneficio que consiga gerar um bom fluxo de ar através das fans frontais e se possível sem vidros na frente/lateral. Além disso também preciso de indicação de fans sem RGB para que eu possa colocar na frontal do gabinete.

Agradeço a ajuda desde já.

Pelo que eu entendi são só os dois na placa mãe mesmo e esse conector branco de 4 pinos seria a tal fita RGB. No caso para usar os 4 cooler precisaria de uma controladora certo? (Aí daria para usar os 4 fans).
Tenho a mesma placa, realmente pelo nível dessa b550 ela tem poucas entradas pra fans PWM.

Tem a da CPU + Um CPU OPT (espelho, tu pode usar uma fan aqui que vai ter a mesma rotação do cooler da cpu).
1 chassi fan na parte inferior da placa, perto do conector usb 2.0
1 chassi fan perto da bateria da mobo.

Vou precisar mesmo de uma controladora de fans. Dessas que vendem na China tem alguma recomendação? Ou encontra coisa pelo mesmo preço no Brasil?
Vi umas de 50 a 100 reais, tem marcas conhecidas como Cooler Master.

Vou precisar mesmo de uma controladora de fans. Dessas que vendem na China tem alguma recomendação? Ou encontra coisa pelo mesmo preço no Brasil?
Cara, comprei 3 fans raijin na tera e irei fazer 2 zonas no gabinete (1 intake e 1 exaust), pra isso comprei um hub pwm da deepcool na tera mesmo, por 25 reais, da pra ligar 4 fans nele.

https://www.terabyteshop.com.br/pro...aidas-de-3-e-4-pinos-funcao-pwm-dp-f04pwm-hub

Última edição:
Rapaz, gostei muito das P12 que comprei pro AIO. São silenciosas mesmo em velocidade máxima. :mr:

Agora pretendo botar umas P14 na frente, pois essas fans que uso atualmente da coolemaster (masterfan pro 140 ap) são barulhentas demais se comparada com as P12.

MasterFan Pro 140 Air Pressure | Cooler Master

P14 PWM - Variante: Black (arctic.de)

Vejam a diferença entre o modo "silent" das coolemaster e o máximo da Arctic.

EDIT: agora notei uma coisa: na caixa diz que a velocidade máxima das P12 é de 1800RPM, mas aqui só tá indo até 16XX conectado no H80i. :wat:

Última edição:
Quantas fans a ASUS B410 suporta? Meu já tem 3 e comprei mais 2

IMG-20210212-102027-Greatness.jpg

Chegaram as Fans Raijintek + a controladora da Deepcool que falei. Liguei os 2 da frente na controladora e no pino chassi fan 2, e a exaustor liguei no pino chassi fan 1.

alguém tem como ajudar,
ontem troquei de gabinete, antes usava o corsair 300r e agora uso o 275r
ontem eu percebi que a temperatura subiu um pouco, coisa de 6ºC, mas foi na CPU o maior aumento e as vezes ela está ficando mais quente que a VGA.
no gabinete 275r não consegui colocar um cooler em cima do Noctua, que ficaria no teto, mas será que faz tanta diferença assim?
na frente tem dois cooler da Akasa de 140mm, em cima um de 140mm da Corsair e atrás um cooler de 120mm que não lembro a marca auhauah.
se eu tirar a tampa a temperatura volta o que era antes.

Última edição:
alguém tem como ajudar,
ontem eu percebi que a temperatura subiu um pouco, coisa de 6ºC, mas foi na CPU o maior aumento e as vezes ela está ficando mais quente que a VGA.
no gabinete 275r não consegui colocar um cooler em cima do Noctua, mas será que faz tanta diferença assim?
na frente tem dois cooler da Akasa de 140mm, em cima um de 140mm da Corsair e atrás um cooler de 120mm que não lembro a marca auhauah.
Uns tempos atrás eu pesquisei sobre o Noctua com 1 e 2 fans e a diferença não passa de 3 graus entre as duas formas de uso. Tem tanta pouca diferença que a Noctua até lançou a versão de uma fan do D15, o D15S, mais barato.

alguém tem como ajudar,
no gabinete 275r não consegui colocar um cooler em cima do Noctua, que ficaria no teto, mas será que faz tanta diferença assim?
O fluxo de ar do 300r é mlehor que o do 275.

O CPU esquentou mais pois o ar quente sobe, e sem o fan superior tirando o ar fica muito ar ali

Acredito que por isso a temperatura subiu.

Subiu 6ºc de quanto pra quanto?

Se foi de 90 pra 96 é um problema, mas se foi de 60 pra 66 nem faz diferença praticamente, ainda está bemmm longe do máximo

O fluxo de ar do 300r é mlehor que o do 275.

O CPU esquentou mais pois o ar quente sobe, e sem o fan superior tirando o ar fica muito ar ali

Acredito que por isso a temperatura subiu.

Subiu 6ºc de quanto pra quanto?

Se foi de 90 pra 96 é um problema, mas se foi de 60 pra 66 nem faz diferença praticamente, ainda está bemmm longe do máximo
Antes ficava em 66c a 68c, agora fica em 70c- 74c e dando pico de 76c, antes não tinha chegado nessa temperatura.
Já a gpu praticamente a temperatura está se mantendo a mesma, nas casa dos 69c

Antes ficava em 66c a 68c, agora fica em 70c- 74c e dando pico de 76c, antes não tinha chegado nessa temperatura.
Já a gpu praticamente a temperatura está se mantendo a mesma, nas casa dos 69c
Não vejo problema no pico de 76c.

Mas se quer reduzir vai ter que melhorar o fluxo de ar interno do seu gabinete.

Tenta inverter o fluxo do ar, veja se melhora.

Bom dia. tenho dúvida. vou ter uma fonte (Redragon GC-PS003-1) com uma ventoinha (de 140mm) que joga ar para dentro dela (eu acho), sabendo disso, a ventoinha traseira (de 80mm) do meu gabinete deverá ser posicionada para jogar ar para dentro ou fora? lembrando que o gabinete tem furos apenas em uma das lateral e uns furinhos na parte inferior da frente dele (modelo do gabinete: cx-2D67), além de espaço para uma ventoinha frontal de 80 ~ 90mm.

Users who are viewing this thread

Voltar