[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Então o meu é da Corsair, o Spec Delta RGB. Ele é bonito, espaçoso, até veio com umas fans rgbs mas o painel da frente esquenta um bocado a minha cpu, fiz o teste jogando the witcher 3 por 30 min sem o painel frontal deu uma difença de 8 graus nas temperaturas, ai to na duvida se colocar fans melhores resolveriam ou trocar de gabinete seria melhor. Mas acho que vo começa pelas fans e se não der certo troco o gabinete, se não for abusar, vc indicaria algum?
Mas em quanto está ficando as temps jogando?

Se me falar que baixou de 75 pra 67 eu te falo que está bom, continua como está, mas tiver baixo de 98 pra 90 ai eu considero um problema

Mas em quanto está ficando as temps jogando?

Se me falar que baixou de 75 pra 67 eu te falo que está bom, continua como está, mas tiver baixo de 98 pra 90 ai eu considero um problema
Então eu to com o ryzen 3600 sem o all core boost rodando a 3600 mhrz ele tá pegando 60° se eu travo ele a 4100 ai já vai pra 70° a placa 2060 super 72° no full load e não passa disso o problema rola tb no idle ele fica 37 sem a tampa da frente e com ela sobre pra 47, ce acha que tá ruim?

Então eu to com o ryzen 3600 sem o all core boost rodando a 3600 mhrz ele tá pegando 60° se eu travo ele a 4100 ai já vai pra 70° a placa 2060 super 72° no full load e não passa disso o problema rola tb no idle ele fica 37 sem a tampa da frente e com ela sobre pra 47, ce acha que tá ruim?
As temperaturas estão boas, eu não me ´reocuparia com isso.

Vc tem fans na traseira e no topo do gabinete ou só as da frente?

Só 2 na frente o gabinete veio com 5 fans mas só consegui ligar 2 até agora to esperando a controladora
É isso então, quando vc ligar todas vai melhorar.

Coloque a do fundo e a de cima como exaustores, cria um fluxo legal.

De 140mm, eu iria nas Scythe Kaze Flex 140mm. Performance melhor que as NF-A14 operando no mesmo nível de ruído, tem versão com RGB.
Rapaz, as specs dessa fan são verdadeiras mesmo? É confiável? Pois estava olhando aqui as specs dela e se você pegar todo o conjunto, ela sai dando surra em noctua, actic, coolermaster e companhia custando MUITO mais barato! :oops:

Inclusive, se realmente forem confiáveis, já irei aposentar minhas MP140 AP que estão na frontal do meu carbibe 400c.

Edit: agora tô em dúvida entre ele e o NF-A14 INDUSTRIALPPC-2000 PWM.

Vou ver se acho review aqui entre os dois.

Última edição:
Para fans intake com filtro de ar vocês usam static pressure ou airflow?

To tentando achar um fan pra fazer push/pull com meu EVGA CLC 120, mas tá difícil.

A descrição do fan que já vem com o water cooler é monstra:
  • Size: 120 x 120 x 25mm
  • Sleeve Bearing
  • Speed = 1800RPM +/- 10%
  • Airflow = 58.87 CFM (MAX)
  • Static Pressure = 2.13 mmAq (MAX)
  • Noise Level = 32.1 dB(A) (MAX)

Os da Scythe de 120mm não tem static pressure boa. Sugerem algum? Na real tem esse modelo SU1225FD12H-RP, mas 2000RPM sem PWM não rola, haha.

To tentando achar um fan pra fazer push/pull com meu EVGA CLC 120, mas tá difícil.

• Sleeve Bearing

Os da Scythe de 120mm não tem static pressure boa. Sugerem algum? Na real tem esse modelo SU1225FD12H-RP, mas 2000RPM sem PWM não rola, haha.

Boa tarde pessoal.

Recentemente adquiri um gabinete mid tower com tela mesh e estou a procura de alguns fans para ajudar no resfriamento. Eu vi esse kit da deepcool 120 que ja vem com um controlador. Dúvida, vale a pena por este preço ou seria melhor pegar algum outro kit? (minha placa mae só tem 2 ccontroladores 12v para o led)

• Sleeve Bearing

Tem um que até tem, o problema é que é barulhento pra carvalho!

SU1225FD12H-RP

Tem um que até tem, o problema é que é barulhento pra carvalho!

SU1225FD12H-RP
Acho que esse não tem PWN não, entendi que somente os que apresentam variação de RPM na descrição possuem PWM.

Esse vídeo tá com problema no aúdio, pelo menos pra mim
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já decidi as fans do gabinete: serão 2x P14 na frente e 1x P14 na traseira como exaustor. Na parte superior provavelmente não colocarei fan pra exaustor, pois aí seria uma pressão negativa, pois teria muita fan puxando e poucas jogando ar frio pra dentro do gabinete.

Meu gabinete é um Corsair carbide 400c e não cabem 3x de 140mm nele, mas cabem 3x de 120mm. O problema é que se eu usasse 3x de 120mm, a primeira de baixo jogaria mais ar no HD e fonte do que nos componentes acima, por isso não vejo muito futuro usar 3x de 120mm.

Última edição:

Já decidi as fans do gabinete: serão 2x P14 na frente e 1x P14 na traseira como exaustor. Na parte superior provavelmente não colocarei fan pra exaustor, pois aí seria uma pressão negativa, pois teria muita fan puxando e poucas jogando ar frio pra dentro do gabinete.

Meu gabinete é um Corsair carbide 400c e não cabem 3x de 140mm nele, mas cabem 3x de 120mm. O problema é que se eu usasse 3x de 120mm, a primeira de baixo jogaria mais ar no HD e fonte do que nos componentes acima, por isso não vejo muito futuro usar 3x de 120mm.
Chegou a ver as Scythe de 140mm?

Chegou a ver as Scythe de 140mm?
Cheguei a olhar essa aqui: https://www.pichau.com.br/hardware/...scythe-kazeflex-140-pwm-1800rpm-kf1425fd18s-p

Essa que você passou eu acho muito fraca pra servir de intake, principalmente devido ao fato de ter um filtro de poeira.

essas scythe são boas, mas o cabo é tão curto que chega a ser ridiculo pra gabinete/mobo atx. Esticados beirando o limite pra chegar na placa mae :nps:

tenho 2 RGB dessas de 1800 rpm de intake num gabinete Wheel Jack sem o vidro, puxa bastante ar em 50% e são bem aceitaveis de ruido

essas scythe são boas, mas o cabo é tão curto que chega a ser ridiculo pra gabinete/mobo atx. Esticados beirando o limite pra chegar na placa mae :nps:

tenho 2 RGB dessas de 1800 rpm de intake num gabinete Wheel Jack sem o vidro, puxa bastante ar em 50% e são bem aceitaveis de ruido
Pra te ser sincero: se não fosse a questão do ruído, eu meteria logo dois PPC3000 (https://noctua.at/en/nf-a14-industrialppc-3000-pwm) ou dois PPC2000 (https://noctua.at/en/nf-a14-industrialppc-2000-pwm). Seria ar pra dar e vender entrando no gabinete.

Atualmente o modelo que uso na parte frontal do gabinete é o cooler master master fan pro de 140mm: https://www.evolutek.com.br/cooler-fan-cooler-master-masterfan-pro-140-air-pressure-140mm

Código:
Velocidade

S Mode (Silent) - 650-1,550 RPM ± 10%

Q Mode (Quiet) - 650-2,200 RPM ± 10%

P Mode (Performance) - 650-2,800 RPM ± 10%

Circulação de Ar

S Mode (Silent) - 46.2 CFM ± 10%

Q Mode (Quiet) - 64.2 CFM ± 10%

P Mode (Performance) - 82.2 CFM ± 10%

Pressão de Ar

S Mode (Silent) - 1.59 mmH2O ± 10%

Q Mode (Quiet) - 3.15 mmH2O ± 10%

P Mode (Performance) - 5.28 mmH2O ± 10%

Ruído

S Mode (Silent) - 6 / 20 dBA

Q Mode (Quiet) - 6 / 30 dBA

P Mode (Performance) - 6 / 36 dBA

Costumo usá-las no modo quiet, mas possuem pouco CFM no modo quiet (só 64.2) mas tem uma boa pressão de ar (3.15), só que são meio barulhentas nesse modo (30dBA e 2.200RPM). Isso é o que tá me motivando a trocar. A PPC2000 seria melhor que essa cooler master e com o mesmo ruído.

Vai pegar onde essas artic? Aliexpress?

To em dúvida entre elas e as Scythe "/

Na minha MOBO z279n-wifi tem duas entradas para fans: CPU_FAN e SYS_FAN. Quero ligar duas fans PWN na SYS_FAN por meio desse adaptador akasa pwm splitter, vou conseguir controlar o RPM dos fans?

Já li vários comentários sobre o SYS_FAN geralmente não ser PWM e sim só controlar por voltagem, no manual não fica claro se é PWM ou não. Quando entro na bios tanto o CPU_FAN quanto SYS_FAN possuem opção para controle por PWM/Voltage, diante disso posso afirmar que o SYS_FAN é PWM?

Hoje tenho ligado na SYS_FAN o akasa flex fp3s porém conectado a fans de 3 pinos, não consigo controlar a RPM.

Na minha MOBO z279n-wifi tem duas entradas para fans: CPU_FAN e SYS_FAN. Quero ligar duas fans PWN na SYS_FAN por meio desse adaptador akasa pwm splitter, vou conseguir controlar o RPM dos fans?

Já li vários comentários sobre o SYS_FAN geralmente não ser PWM e sim só controlar por voltagem, no manual não fica claro se é PWM ou não. Quando entro na bios tanto o CPU_FAN quanto SYS_FAN possuem opção para controle por PWM/Voltage, diante disso posso afirmar que o SYS_FAN é PWM?

Hoje tenho ligado na SYS_FAN o akasa flex fp3s porém conectado a fans de 3 pinos, não consigo controlar a RPM.

Segundo informações da Gigabyte Z270N-WIFI aqui, os conectores são híbridos permitindo controle tanto por PWM ou DC.
Inclusive na bios, creio que os conectores tem opções Auto, PWM e DC.
Segundo o site, os conectores suportam até 2 A (24 W).

Esse splitter da Akasa de 3 fans usa alimentação pelo cabo sata da fonte e o controle de rotação só funciona com fans de 4-pinos por PWM.
Portanto não depende do limite suportado pelo conector.

Já o Akasa para 2 fans usa alimentação pelo conector e funciona tanto em PWM como DC.
Uma das entradas é a master que reporta a rotação para a placa mãe.

As fans de 4-pinos até podem ser controladas por DC, porém o recomendável é PWM.

Users who are viewing this thread

Voltar